Estudo sobre Missões: A Base Bíblica para Missões
Neste estudo sobre Missões veremos que não apenas existe uma base bíblica para missões, é certo ver um propósito a Bíblia toda.
Se Deus não tivesse se revelado na Escritura, só saberíamos que há uma Deus Criador (Salmo 19 – Rm 1:18-20) e que somos pecadores (Rm 2:14-15).
Essa revelação geral não é suficiente para nos levar ao conhecimento redentor de Deus. A Bíblia ensina que Jesus é a única resposta para a necessidade humana de salvação (Jo 3:16 – Jo 14:6 – At 4:12 – 2Co 5:21).
Todos somos pecadores por nascimento e escolha (Rm 3:23). Portanto, todos precisamos de arrependimento e novo nascimento espiritual porque o pecado nos separa de Deus.
Às pessoas não são espiritualmente neutras até que elas ouçam o evangelho e o rejeitem, como pecadoras, elas já estão condenadas e sem esperança.
Por essa razão, Deus nos deu a Bíblia para que pudéssemos conhece-Lo e torná-Lo conhecido. Tornar Deus conhecido é o de que tratam as missões.
O que a Bíblia nos ensina sobre missões
A Bíblia ensina que Deus tem um coração missionário. Depois que o primeiro casal caiu em pecado, Deus veio a Adão e Eva e proclamou o protoevangelho (primeiro evangelho), de que alguém viria para destruir a obra do Maligno (Gn 3:15).
Mais tarde, quando Deus chamou Abraão, afirmou-lhe que Ele abençoaria todas as famílias da terra por intermédio dele (Gn 12:3).
Vários salmos também revelam o desejo de Deus de que todas as nações O conheçam e O glorifiquem (Sl 67).
Em Isaias 49:6, Deus diz que é coisa pequena demais para o Cristo restaurar apenas as tribos de Israel; Ele também faria dele uma luz para os gentios.
Simeão citou esta passagem quando segurou o pequenino Jesus no templo (Lc 2:29-32). O livro de Jonas revela o bater do coração missionário de Deus, pois o Senhor enviou Jonas à pagã Nínive.
Os discípulos de Jesus ficaram surpresos quando alguns gregos quiseram vê-Lo, porém Ele anunciou que haveria de atrair todas as pessoas a Si mesmo (Jo 12:32).
Por toda a Bíblia, Deus levou pessoas de muitas nações a se juntarem ao Seu povo. Vemos isso mostrado até mesmo na linhagem de Jesus, a qual inclui antepassados gentílicos (Mt 1:1-17 – Lc 3:3-38).
Pulso missionário de Deus
Vemos o propósito e o pulso missionário de Deus em três elementos fundamentais do Evangelho: a Grande Comissão, os Grandes Mandamentos, e a Grande Compaixão.
Na Grande Comissão, Jesus desafia os Seus seguidores a fazerem discípulos de todas as nações, indo até eles, ganhando-os batizando-os, e ensinando-os a obedecerem todas as coisas que Ele ordenou (Mt 28:19-20).
Em Mateus 22:33-40, os Grandes Mandamentos nos ensinam a amar a Deus e o nosso próximo. Se amamos a Deus, obedecermos às Suas ordens e nos empenharemos para ver que o mundo todo O adore.
Se amamos o nosso próximo, desejaremos que ele possua vida eterna. Ao buscarmos imitar Jesus, a Grande Compaixão que caracteriza a Sua vida moldará também a nossa.
Marcos 6:34 mostra que Jesus se compadeceu das multidões que eram como ovelhas sem pastor. Ele disse em Lucas 19:10 que Ele veio para buscar e salvar os que estavam perdidos.
Nossa compaixão deveria nos levar até eles, e deveria nos levar a pregar o evangelho, discípulos convertidos, instruir os líderes, e plantar igrejas do Novo Testamento entre eles.
⚠️ Receba Estudos Exclusivos no Whatsapp:
Conclusão
O evangelho é o poder de Deus para a salvação de todos os que creem (Rm 1:16 – Rm 10:13), e Cristo chama cada cristão a participar de missões globais (Mt 28:19-20).
Embora todos os que invocarem Jesus serão salvos. Paulo argumenta que ninguém O invocará se primeiro não crer, nem crerá se não ouvir, nem ouvirá se alguém não for pregar, e ninguém irá pregar se não for enviado.
A Bíblia ensina todos nós temos um papel em missões, quer como “aqueles que vão” ou como “aqueles que enviam”. Nenhum é mais bíblico do que o outro e nenhum é possível sem o outro (Rm 10:13-15).
Sobre o Autor
0 Comentários