Versículos sobre Família [Bíblicos e Com Comentários]

Deus criou a família para ser à base de nossas vidas, e para que juntos a gente consiga evoluir como um todo, com a guia de Deus e sua imensa sabedoria.

Advertisement

Por essa razão, separamos alguns versículos sobre família, para que você possa edificar a sua alma e dos seus com a palavra que Deus nos deixou.

O Senhor abençoa e guia as famílias que o buscam e que são fieis a ele e a sua palavra. Por essa razão, é importante que os pais ensinem a seus filhos o caminho do Senhor, para que a base seja construída e repassada de geração em geração.

Advertisement

Versículos sobre Família

Acompanhe a seguir os principais versículos bíblicos sobre família.

1. Marcos 10:6-9

6 “Porém, no princípio da Criação, Deus os fez macho e fêmea (não a partir do princípio da Criação per si, mas a partir do princípio da Criação da humanidade).”

7 “Por isso (tem a ver com o modo em que o homem e a mulher foram criados e, portanto, como devem viver) deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á à sua mulher (desaprova totalmente o estilo de vida homossexual).”

8 “E serão os dois uma só carne (uma das razões pelas quais o adultério e a fornicação são tão ímpios); e assim já não serão mais dois, mas uma só carne (a Vontade de Deus levada à sua bela e lógica conclusão).

9 “Portanto, o que Deus uniu (coloca o selo da aprovação de Deus na união matrimonial; e falamos do núcleo familiar com marido, esposa e filhos), não o separe o homem (há só duas bases Bíblicas para o divórcio e casar-se novamente: 1. Fornicação [Mt 5.32]; e, 2. Abandono por motivos espirituais [1Co 7.14-15]).

Advertisement

2. Gênesis 2:24

“Portanto, deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher (considera-se esta Passagem uma declaração inspirada da lei do matrimônio), e serão ambos uma só carne (aponta a uma unidade de pessoas, e não somente para um conjunto de corpos, uma comunidade de interesse ou reciprocidade de afetos).

3. Salmos 127:3-5

3 “Eis que os filhos são herança da parte do Senhor, e o fruto do ventre, o seu galardão. (A “casa” construída pelo Senhor será cheia de filhos, construída com pedras vivas – uma multidão de pecadores redimidos que nenhum homem pode contar [1Pe 2.5]).”

4 “Como setas na mão do valente, assim são os filhos tidos na juventude. (Deus está construindo a casa espiritual dos filhos. O “Valente” é o Senhor Jesus Cristo. Estes filhos amados e impulsionados por Ele serão mais do que vencedores).”

Advertisement

5 “Bem-aventurado o homem que enche deles a sua aljava! Não será envergonhado quando falar com os seus adversários à porta. (“O Homem” é Jesus Cristo. O grande preço pago [por Ele] no Calvário não foi em vão. Milhões de pessoas afluíram e juntaram-se à Sua bandeira, e as portas do Inferno não tem prevalecido contra elas [Mt 16:18]).”

4. Salmos 103:17-18

17 “Mas a misericórdia do Senhor é desde a eternidade até a eternidade sobre os que O temem, e a Sua justiça, sobre os filhos dos filhos (o sentido deste Versículo é que não há confiabilidade no homem, mas há grande confiabilidade na “Misericórdia do Senhor”).”

18 “Sobre os que guardam a Sua Aliança e os que se lembram dos Seus Mandamentos, para os cumprir. (Deus não mostrará e, de fato, não pode mostrar Sua Misericórdia aos que desprezam a Sua Palavra).”

5. Josué 24:15

“E se vos parece mal servir ao Senhor, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram os vossos pais, quando estavam do outro lado do rio, ou aos deuses dos Amorreus, em cuja terra habitais; porém, eu e a minha casa serviremos ao Senhor (o guerreiro não pode responder por outros, mas responde por si mesmo, e a sua resposta deveria ser a resposta de cada ser humano na Terra).”

6. Gênesis 1:28

“E Deus os abençoou (no que se refere à capacidade de reproduzir),

Advertisement

e lhe disse Deus: Frutificai e multiplicai-vos, e tornai a encher a Terra (a frase “tornai a encher” suporta a ideia de uma criação antiga na Terra, antes de Adão e Eva; segundo Isaías 14 e Ezequiel 28, Lúcifer governou este mundo por um período indeterminado de tempo, e o fez em Justiça e Santidade como um formoso Anjo criado por Deus; se, de fato, governou o mundo nessa época, esta é a afirmação para argumentar que tinha de existir algum tipo de criação na Terra para que ele governasse; e frase “tornai a encher” se refere a essa criação);

e dominai sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre todos os animais que se movem sobre a Terra.

7. Provérbios 1:8-9

8 “Ouve, meu filho, a instrução de teu pai e não desprezes o ensinamento da tua mãe,

9 “Porque serão adorno de graça sobre a tua cabeça e colares ao teu pescoço. (O Livro começa com uma declaração dupla: sobre o temor de Deus no Versículo 7 deste Provérbio, e sobre a obediência aos pais, que formam o fundamento de uma relação justa tanto para com Deus quanto para com o homem.

Colares de ouro ao redor do pescoço indicam dignidade e cidadania; portanto, o sentido desta Passagem é que o senhorio dos homens deve ser precedido pela fidelidade aos mandamentos de Deus, o que demonstra a consagração dos pais à Palavra de Deus e a submissão dos filhos aos pais Piedosos).

8. Deuteronômio 6:6-7

6 “E estas palavras que Eu hoje te ordeno, estarão sobre o teu coração (Alexander diz: “Quando o verdadeiro amor para com Deus existe no coração, isso, por si mesmo, manifestará a Sua vontade, pela guarda com diligência dos Seus Mandamentos; o Crente só pode guardar os Mandamentos do Senhor se entender que Cristo é a Fonte, enquanto a Cruz é o Meio; quando a nossa Fé está apoiada exclusivamente em Cristo e na Cruz, o Espírito Santo faz com que guardemos os Mandamentos);

7 “E as ensinarás a teus filhos, e falarás delas estando em tua casa, e andando pelo caminho, e ao te deitar, e quando te levantar (a Palavra de Deus deve ser o critério para todas as coisas; a ordem não mudou, ainda é a mesma atualmente).”

9. Provérbios 22:6

“Instrui o menino no caminho em que deve andar; e, mesmo quando for velho, não se afastará dele. (A palavra [traduzida como] “instrui” significa “edificar ou cercar com uma sebe”.

Advertisement

É como edificar um muro ao redor de uma criança; e nesta cerca devem estar envolvidas duas coisas: “a criança e a Bíblia”. Este é “o caminho em que [o menino] deve andar”.)”

10. Efésios 6:4

“E vós, pais, não provoqueis à ira a vossos filhos (refere-se ao fato de que os pais devem criar seus filhos com amor e não o contrário), mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor (criá-los nos caminhos do Senhor; que dizer, de acordo com a Sua Palavra).”

11. Efésios 6:1-2

1 “E vós filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo (isso quer dizer estar debaixo da autoridade. E também, refere-se aos pais que conhecem a Deus. Se não, eles têm que obedecer tanto quanto possível, contanto que não viole as Escrituras).”

2 “Honra a teu pai e a tua mãe (isso é muito importante porque o Governo da família foi projetado para ser uma imitação do Governo de Deus, que é o primeiro Mandamento com Promessa).”

12. Êxodo 20:12

“Honrai a teu pai e a tua mãe, para que os teus dias se prolonguem na terra que o Senhor teu Deus te dá (honrar ao pai e a mãe capacita a pessoa para honrar a Deus; os primeiros cinco Mandamentos tem a ver com a sua obrigações do homem para com Deus, enquanto os últimos cinco tem a ver com a sua obrigação para com o seu próximo).

13. Efésios 5:33

“Assim também vós, cada um em particular, ame a sua própria mulher como a si mesmo (o marido deve amar a sua esposa como parte integral de si mesmo, segundo o conceito Divino da união matrimonial), e a mulher reverencie o marido (Isso quer dizer reconhecer e respeitar a posição dele como líder espiritual da família.

Se o marido ou a esposa exigem de seu cônjuge o que Si Cristo pode suprir, sendo isso a causa da maioria dos problemas matrimoniais, a pressão se tornará intolerável. Nenhum ser humano pode cumprir o que Só Cristo pode fazer).”

14. Eclesiastes 9:9

“Goza a vida com a mulher que amas, todos os dias da vida da tua vaidade, que te são dados debaixo do sol, todos os dias da tua vaidade; porque esta é a tua parte nesta vida e de teu trabalho com que tens trabalhado debaixo do sol.

(Não há proveito nesta vida quando se está fora da vontade de Deus. Todo o restante, independente de sua aparente glória, riqueza ou grandeza, é “vaidade”. Repetidas vezes, Salomão volta à futilidade desta vida sem Deus).”

15. Provérbios 17:6

“Coroa dos velhos são os filhos dos filhos, e a honra dos filhos são seus pais. (Uma das coisas mais alegres na vida de um avô são os seus netos).”

16. Provérbios 24:27

“Prepara a tua obra fora, e aparelha-a no campo, e depois edificarás a tua casa. (“Toma cuidado primeiro de atender ao negócio, e o negócio “edificará tua casa”).

17. Efésios 4:32

“Antes, sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros (sejam rápidos para perdoar), como também Deus vos perdoou em Cristo (o perdão de Cristo a nós tem que ser sempre a base do nosso perdão a outros).”

18. 1 Timóteo 5:8

“Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família (apresenta o Apóstolo em particular do dever dos filhos para com uma Mãe viúva), negou a Fé (refere-se ao fato de que se alguém for realmente salvo, agirá de acordo com essas regras estabelecidas pelo Espírito Santo por intermédio de Paulo), e é pior do que o infiel (isso carrega o significado de que até mesmo um infiel, que se refere a alguém que não crê em Cristo, vive em muitos casos segundo um código que manda cuidar da sua família).”

19. 1 Timóteo 5:4

“Mas, se alguma viúva tiver filhos, ou netos, aprendam primeiro a exercer Piedade para com a sua própria família, e a recompensar seus pais (fala da família como tendo essa responsabilidade, e não a Igreja); porque isso é bom e agradável diante de Deus (descreve isso como sendo o Caminho de Deus; cada família é responsável pelos seus próprios membros, e cada membro dela deve cuidar dos outros).”

20. Provérbios 15:27

“Perturba a sua casa o avarento, mas o que aborrece as dádivas viverá. (O amor ao dinheiro é a raiz de todos os males. Isto significa que a mensagem de avareza de hoje em dia “perturba” a casa de Deus).”

21. Provérbios 17:17

“Em todo o tempo ama o amigo; e o irmão para a hora da angústia é nascido. (Há muitos amigos que o são quando lhes convém; quando as tormentas vêm, eles escapam.

Entretanto, um verdadeiro amigo continuará a “amar”, independente das circunstâncias e situações. Estes são poucos e raros).

22. Isaías 49:15

15 “Pode uma mulher esquecer-se tanto de seu filho ao qual deu à luz, que não se compadeça dele, do filho do seu ventre? Embora ela possa se esquecer dele, Eu, contudo, não Me esquecerei de ti (o Senhor fala de Israel como o seu “filho”.

A analogia é derivada de uma mulher que ama o seu filho, “o filho do seu ventre”. Ela o ama, não importa qual seja a sua aparência, nem o que ele fez.

O Espírito Santo então diz que o amor de Deus é ainda maior que esse; embora, algumas mães “possam se esquecer”, Ele diz, “Eu, contudo, não Me esquecerei de ti”).

23. Salmo 133:1

“Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união! (Há dois tipos de união: A variedade feita pelo homem, e a que só pode ser feita Por Deus, que sempre terá a Cruz com seu fundamento).”

24. 1 João 4:20

“Se alguém diz: Eu amo a Deus, e aborrece a seu Irmão, é mentiroso (como Tiago disse, “deita alguma fonte de um mesmo manancial água doce e água amargosa?” [Tg 3.11]).

Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu? (Se um Cristão não ama alguém que porta a Imagem Divina, a quem ele vê e conhece, como pode ele amar a Deus, a Imagem de Quem ele porta, embora não O vendo?).”

25. Provérbios 6:20

“Guarda, meu filho, o mandamento de teu pai e não deixes o ensino de sua mãe (advertência contra o mal religioso, e não do moral, nesta quarta e última seção do Capítulo).”

26. 1 Coríntios 1:10

“Paulo, chamado a ser Apóstolo (essa Chamada apresenta o líder titular da Igreja e diz respeito à Mensagem; em outras palavras, cada Apóstolo chamado recebeu do Espírito Santo uma área de autoridade especial quanto à sua Mensagem) de Jesus Cristo, pela Vontade de Deus (pela Própria Nomeação e Vontade de Deus), e o Irmão Sóstenes (Atos 18.17).”

27. Atos 16:31

“E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu (dá a mais bela explicação da Salvação que jamais poderia ser dada), e a tua casa (quer dizer que a Salvação não está limitada somente ao carcereiro, e sim disponível à toda a família dele também, se cumprissem as condições da Fé em Cristo que lhes é exigida).”

28. Mateus 19:19

“Honra a teu pai e a tua mãe, e amarás a teu próximo como a ti mesmo (este último Mandamento foi tirado de Lv 19.18; não era uma parte dos Dez originais, mas na verdade resumia todos os Mandamentos que tratavam do próximo).”

29. Provérbios 27:10

“Não deixes o teu amigo, nem o amigo de teu pai; e não entres na casa de teu irmão no dia da tua adversidade. Melhor é o vizinho perto do que o irmão que está longe.

(No momento em que uma pessoa se achega a Cristo, a sua lealdade, a sua afeição e os seus relacionamentos mudam. Como resultado, os seguidores leais de Cristo se tornam mais próximos que os próprios familiares consanguíneos [que não conhecem o Senhor]).

30. Provérbios 10:1

“O filho sábio alegra seu pai, mas o filho insensato é a tristeza de sua mãe. (O “filho sábio” é alguém que segue a Palavra de Deus e, assim, alegra o seu pai terreno e o seu pai celestial. Este filho é contrastado com o “filho insensato”, o qual é seu oposto).”

31. Provérbios 23:24-25

24 “Muito se alegrará o pai do justo, e o que gerou um sábio se alegrará nele (a alegria de um pai é conceber um filho justo e honesto).

25 “O teu pai e a tua mãe se alegrem, e a que te gerou se regozije. (Este Provérbio informa que a aspiração dos pais deve ser quanto ao seu filho. Aquele que faz da Bíblia o seu instrutor e guia será um sábio. Só isto trará regozijo e alegria aos pais).

32. Lucas 11:13

“Pois se vós, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos (quer dizer que um pai terreno certamente não daria a seu filho uma pedra se ele lhe pedi-se pão, etc.), quanto mais dará o Pai Celestial o Espírito Santo àqueles que Lho pedirem? (Está se referindo à Bondade de Deus, e ao fato de que tudo da Deidade nos vem por meio da Pessoa do Espírito Santo; e tudo o que Ele faz para nós está baseado na Cruz de Cristo, e na nossa Fé nessa Obra Concluída).

33. 1 João 3:2

2 “Amados, agora somos filhos de Deus (somos agora tão “filhos de Deus” quanto o seremos depois da Ressurreição), e ainda não se manifestou o que havemos de ser (nossa condição atual como “Filho de deus” não é como seremos na vinda da Ressurreição).

Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a Ele (fala de sermos glorificados); porque O veremos como Ele é (os olhos físicos num corpo mortal não conseguem contemplar essa Glória; isso só sera possível para olhos em corpos glorificados).

Conclusão

Desse modo, podemos perceber a importância da família e de nós sabermos repassar esse conhecimento para os nossos filhos e netos.

 Além disso, devemos nos edificar e investir energia em conservar nossa família, e como fazer isso? Os versículos sobre família ajudam muito, por isso, leia sempre que possível para consolidar ainda mais sua mente na direção do Senhor e do que ele quer de nós.

Versículos sobre família.

Sobre o Autor

Olá, me chamo Lázaro Correia, sou Cristão, formado em Teologia e apaixonado pela Bíblia. Aqui no Blog você vai encontrar diversos estudos Bíblicos e muito conteúdo sobre vida Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência na navegação. Mais informações.