Provérbios 19 Estudo: Melhor o Pobre Sábio do Que um Rico Tolo

Neste capítulo de Provérbios 19 estudo nos são dados diversos conselhos práticos cheios de sabedoria, somos advertidos, entre outras coisas, a ter cuidado com o que falamos e expressamos.

Desse modo, diversas pessoas vivem falando sem pensar imersas pelo próprio achismo e tolice, e Deus não se agrada disso.

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Além disso, nossas palavras devem ser guiadas pela sabedoria da palavra de Deus, devemos buscar essa sabedoria e pensar antes de falar.

Há ainda muitos que passam por cima de si mesmo para estarem próximos dos ricos e tolos, e quem faz isso está imerso em ilusão, pois o Senhor diz que é melhor um pobre sábio do que um rico tolo.

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Provérbios 19 Estudo: Contexto histórico

De acordo com o contexto histórico, este provérbio apresenta a pessoa pobre sob uma luz mais favorável do que a rica em relação à sabedoria.

Desse modo, o Senhor deixa claro através da sua palavra, que não há nada de errado com o pobre e que o que importa mesmo é a sabedoria e as palavras que a pessoa proclama.


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A vida da pessoa pobre é marcada pela sinceridade, enquanto a de sucesso muitas vezes obteve sua riqueza fraudando e enganando.

(Provérbios 19:1) Melhor ser pobre e integro do que rico e perverso

v. 1 Melhor é o pobre que anda na sua integridade do que aquele que é perverso em seus lábios, e é um tolo.

Sobre pobre e integridade, (Pv 11:20); sobre provérbios melhor… do que, (Pv 15:16-17).

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(Provérbios 19:2) A importância da prudência e conhecimento

v. 2 Assim como não é bom ficar a alma sem conhecimento, peca aquele que se apressa com os seus pés.

Alma é literalmente “apetite desejo” (Pv 13:2-4). Romanos 10:2 reforça esse provérbio.

(Provérbios 19:3) O tolo tem o seu caminho pervertido

v. 3 A tolice do homem perverte o seu caminho, e o seu coração se irrita contra o SENHOR.


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A falha é do próprio insensato quando a tolice literalmente “arruína o seu caminho” (Pv 13:6), mas por ser obstinado (Pv 1:7), ele se ira contra Deus.

(Provérbios 19:4) A exclusão dos pobres

v. 4 A riqueza faz muitos amigos, mas o pobre é separado de seu vizinho.

Em ambos os casos, esses são falsos amigos (Pv 18:24). Sobre riqueza, ver “bens” em (Pv 3:9-10).

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(Provérbios 19:5) O mentiroso será punido

v. 5 A falsa testemunha não ficará impune, e aquele que fala mentiras não escapará.

Sobre não ficará impune, (Pv 6:27-29). Deus providencia para que o mentiroso não saia escapará de julgamento (Pv 11:21).

(Provérbios 19:6) A amizade falsa e com interesse

v. 6 Muitos suplicarão o favor do príncipe, e todo homem é amigo daquele que dá presentes.


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Sobre “príncipe” ver “nobre” na nota em (Pv 8:16). Suplicarão é literalmente tornar o rosto aprazível (Pv 18:5).Essa expressão é usada quando um inferior faz um pedido a um superior, tentando fazer com que esse “sorria” para ele (Êx 32:11).

Às vezes, isso é feito por meio de presentes ou ofertas (Sl 45:12), as quais podem degenerar em suborno (Pv 15:27). É melhor esperar no Senhor (Pv 29:26).

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(Provérbios 19:7) O afastamento daquele que não tem bens

v. 7 Todos os irmãos do pobre o odeiam; quanto mais se afastarão dele os seus amigos! Ele os busca com palavras e, ainda assim, elas lhe faltam.

Sobre quanto mais, (Pv 11:31). Esses amigos são como conselheiros reais (Gn 26:26) ou acompanhantes de um noivo (Jz 14:11).

(Provérbios 19:8) O que busca a sabedoria encontrará o bem

v. 8 Aquele que adquire sabedoria ama a sua própria alma; aquele que mantém o entendimento encontrará o bem.

Sobre adquire, (Pv 4:5-8), sobre sabedoria, (Pv 6:30-33). Juntando esse provérbio com (Pv 15:32), se um indivíduo ama a sua própria alma (1Sm 20:17) ele deve aceitar a disciplina e ouvir á repreensão para que possa obter sabedoria e, por fim, prosperar (achar “o bem” Pv 16:20). A alternativa é agredir-se e amar a morte (Pv 8:36).

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(Provérbios 19:9-10) O Senhor punirá os falsos testemunhos

v. 9 A falsa testemunha não ficará impune; e aquele que fala mentiras perecerá.
v. 10 O deleite não é decoroso para um tolo, muito menos um servo dominar sobre príncipes.

Sobre muito menos, (Pv 11:31). Não ficará impune significa “evidentemente errado”- não adequado ou impróprio, ameaçando a ordem social (Pv 17:7). Todavia, um servo sábio pode exceder um príncipe ímpio (Pv 17:2).

(Provérbios 19:11) A importância da discrição

v. 11 A discrição de um homem retém a sua ira, e é sua glória passar por cima da transgressão.


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Glória é literalmente um “belo adorno”, traduzido como “beleza” em (Pv 20:29). Quando por meio da discrição (Pv 1:3) uma pessoa retém a sua ira (Pv 14:29), ela adquire a admirável capacidade de passar por cima o mal que for praticado contra ela (Pv 10:12).

(Provérbios 19:12) A ira de um rei

v. 12 A ira do rei é como o rugido de um leão, mas seu favor é como o orvalho sobre a grama.

Na antiguidade, um rei detinha grande poder sobre seus súditos, ele podia ordenar que alguém fosse executado (2Sm 1:15) ou podia levantá-lo para que vivesse (2Sm 9:7).

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(Provérbios 19:13) O desgosto do filho tolo

v. 13 O filho tolo é a calamidade de seu pai, e as contendas de uma esposa são um gotejar contínuo.

Ambas as coisas irritam e frustam uma pessoa. Há uma palavra árabe relacionada com a palavra hebraica para goteira que significa “um telhado mal vedado”.

Contenda envolve conflito amargo e discórdia, discussão e dissensão, contenda e rixa (Pv 21:9).


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(Provérbios 19:14) A esposa prudente

v. 14 Casa e riquezas são a herança dos pais, e a esposa prudente vem do SENHOR.

Muitas coisas são vistas como procedendo da atividade humana, no entanto, uma esposa prudente (diferentemente da esposa briguenta v. 13) é realmente um presente de Deus (Pv 18:22).

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(Provérbios 19:15) Os “frutos” da preguiça

v. 15 A preguiça lança em profundo sono, e a alma indolente sofrerá a fome.

Sobre a ligação entre preguiça… sono e pobreza, (Pv 6:4). Num sono profundo, uma pessoa não perce aquilo que se passa ao seu redor (Gn 2:21).

(Provérbios 19:16) Quem guarda os mandamentos guarda a própria alma

v. 16 Aquele que guarda o mandamento, guarda a sua própria alma, mas aquele que despreza os seus caminhos morrerá.

Guardar vem da palavra hebraica shamar. Os mandamentos não são somente os mandamentos de Deus, mas a instrução proveniente de qualquer fonte boa.

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Igualmente, a menção de seus caminhos provavelmente não se refere diretamente aos caminhos de Deus porque Deus não é mencionado no contexto.

Desprezar os próprios caminhos tem a ver com não querer observar atentamente aquilo que se está fazendo, não assumindo a responsabilidade o oposto de certificar-se que os próprios caminhos são caminhos de Deus (Pv 8:32).

(Provérbios 19:17) As pessoas que ajudam aos pobres será recompensada

v. 17 Aquele que tem pena dos pobres empresta ao SENHOR, e aquilo que tiver dado, ele lhe pagará novamente.

Deus cuida daqueles que cuidam dos pobres (Pv 14:21).

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A recompensa (“retribuição” relacionada com shalom, “inteireza” Pv 13:13) de Deus não é necessariamente em dinheiro e não virá obrigatoriamente nesta vida.

(Provérbios 19:18) A importância de disciplinar nossos filhos

v. 18 Castiga o teu filho enquanto há esperança, e não deixes que a tua alma ceda por causa de seu choro.

O filho que não é disciplinado permanecerá preguiçoso ou insensato e perecerá- física e espiritualmente. Os pais devem ser esforçar para que isso não aconteça (Pv 3:12).

Enquanto o filho estiver vivo, ainda há esperança.

(Provérbios 19:19) A punição da ira

v. 19 Um homem de grande ira sofrerá a punição, porque se tu o livrares ainda terás de tornar a fazê-lo.

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Deve-se deixar que uma pessoa de temperamento forte (Pv 14:17) sofra asa consequências- é a única maneira de vir a aprender.

(Provérbios 19:20) Tenha sabedoria e ouve os conselhos

v. 20 Ouve o conselho, e recebe a instrução, para que no fim possas ser sábio.

Sobre no fim, (Pv 5:11).

(Provérbios 19:21) Os conselhos do Senhor devem prevalecer no coração do homem

v. 21 Há muitos propósitos no coração do homem, porém o conselho do SENHOR permanecerá.

Permanece está no literal (“ser estabelecido” Pv 15:22).

(Provérbios 19:22-23) É melhor ser pobre do que  mentiroso

v. 22 O desejo de um homem é sua bondade, é melhor um homem pobre do que um mentiroso.

v. 23 O temor do SENHOR tende à vida, aquele que o tem habitará satisfeito; não será visitado pelo mal.

A palavra hebraica chesed, traduzida como ” amor fiel” pode também significar amor perene (Pv 3:3) ou “bondade” (Pv 20:28).

Ela é usada para o fiel amor pactual que Deus tem por Seu povo (Êx 20:6). Há um homônimo de chesed que significa “vergonha”.

Se dermos a cada palavra na primeira linha uma interpretação negativa, ela poderá ser lida como “A ambição de um homem é sua vergonha”.

É melhor ser um pobre fiel do que alguém que ambiciona aquilo que não tem a mente para obtê-lo.

(Provérbios 19:24) O maleficio da preguiça

v. 24 Um homem preguiçoso esconde a sua mão em seu peito, e não tem disposição nem de levá-la à sua boca.

Sobre boca e preguiçoso, (Pv 26:15).

(Provérbios 19:25) Os benefícios do entendimento

v. 25 Bate em um escarnecedor, e o simples tomará cuidado; e reprova alguém que tenha entendimento, e ele entenderá o conhecimento.

Sobre simples, (Pv 1:4). O escarnecedor (Pv 1:22) não aprende (Pv 13:1), mas o que tenha entendimento (Pv 1:5) está disposto a aprender com a repreensão (Pv 9:8).

(Provérbios 19:26-27) O filho que traz desonra

v. 26 Aquele que aflige o seu pai, e expulsa sua mãe, é um filho que causa vergonha e traz desonra.

v. 27 Filho meu, ouvindo a instrução, cessa de te desviares das palavras do conhecimento.

O hebraico não possui “se”; em vez disso é irônico: “ouvindo…cessa de te desviares“.

Desviares é perde-se, cambalear ou desencaminhar-se (Pv 5:23) “despreza os seus caminhos” em (Pv 19:16). Sobre instrução, (Pv 1:2).

(Provérbios 19:28) O perverso ama a iniquidade

v. 28 Uma testemunha ímpia escarnece do juízo, e a boca do perverso devora a iniquidade.

O significado de escarnece do juízo é incerto. Talvez os ímpios considerem o pecado como sendo um bocado saboroso.

Ou talvez a testemunha (Pv 12:17) iniquidade (Pv 6:12) será forçada a “engolir” as consequências de suas mentiras (Pv 19:29).

(Provérbios 19:29) O juízo dos escarnecedores

v. 29 Preparados estão os juízos para os escarnecedores, e os açoites para as costas dos tolos.

O julgamento é sempre o castigo final de Deus, ele nunca se destina á correção. Os açoites são potencialmente corretivos, mas os tolos (Pv 1:22) são obstinados e não mudam.

Conclusão

Concluímos, portanto, que o Senhor nos deixou diversos ensinamentos para nos guiar em nossas vidas e caminhos.

Devemos buscar a sabedoria e o entendimento para saibamos o que falar e como agir de acordo com a vontade de Deus.

Além disso, antes de falar devemos nos perguntar: isso é sábio e construtivo? Se a resposta for não, é melhor que não fales e que repense sobre isso.

O Senhor dará justiça aos justos de coração e aos que buscam obedecer a sua palavra e sua sabedoria divina.

Provérbios 19 estudo.

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Sobre o Autor

Olá, me chamo Lázaro Correia, sou Cristão, formado em Teologia e apaixonado pela Bíblia. Aqui no Blog você vai encontrar diversos estudos Bíblicos e muito conteúdo sobre vida Cristã.

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