Gênesis 13 Estudo: A Volta para Canaã

Neste capítulo de Gênesis 13 é mostrado Abraão e Ló se separando e revelará a ocasião em que Deus prometeu a Abraão a terra de Canaã.

Acompanharemos os eventos que ocorreram após a passagem de Abraão pela terra do Egito, que pode ser dividido em três partes: a convivência entre Abraão e Ló; a separação de Abraão e Ló e Deus promete a terra de Canaã a Abraão.

Advertisement

Gênesis 13 estudo: Contexto histórico

O escritor de Gênesis mostra a saída de Abraão do Egito. Aqui vale lembrar que Abraão nesse tempo ainda se chamava Abrão; bem como Sara, sua mulher, Sarai.

A passagem de Abraão pelo Egito foi muito complicada, a ponto de ele quase perder a própria esposa ao esconder que Sara era sua mulher.

Como resultado disso Abraão foi expulso do Egito de forma um tanto quanto vergonhosa. Agora veremos como Deus o separa de seu sobrinho, Ló, após desavenças.

Capítulo 1-4

1 SUBIU, pois, Abrão do Egito para o lado do sul (se Abrado “desceu” ao Egito, em. Gênesis 12.10, a Graça o leva a “subir” do Egito, conforme consta neste Versículo; deixou o sul para ir para o norte, voltando para Canaã), ele e sua mulher, com tudo o que tinha, e com ele Ló.


Você ler a Bíblia todos os dias mas Não consegue Entender a Mensagem de Deus? Clique Aqui e venha Estudar Teologia Conosco de Maneira Fácil e Descomplicada! 📖


2 E Abrão era riquíssimo em gado, em prata e em ouro (estas foram as Bênçãos de Deus para Abraão), mas não foi uma compensação por seu lapso de Fé.

3 E fez as suas jornadas da parte do Sul para Betel, até ao lugar onde tinha estado antes a sua tenda, entre Betel e Ai; 

Advertisement

4 Até ao lugar do Altar que outrora ali tinha feito; e Abrão invocou ali o Nome do SENHOR. (Abraão voltou para o cume do monte onde a sua tenda havia estado no início e, ali, sem dúvida, com lágrimas e vergonha, restaurou o seu chamado oferecendo um Sacrifício no Nome do Senhor.

Suas reincidências foram perdoadas, sua alma foi restaurada; ele recomeça sua verdadeira vida como um peregrino e um adorador, com sua tenda e seu Altar, os quais não tinha no Egito. Até que o Crente se volte para a Cruz, do qual o Altar é um Tipo, a verdadeira Restauração não pode ocorrer.)

ABRÃO E LÓ

5 E também Ló, que andava com Abrão, tinha ovelhas, e vacas, e tendas (Ló não parece dar-se conta de que suas bênçãos eram estritamente devido a Abraão).

6 E a terra não podia sustentá-los para que habitassem juntos; porque era muita a sua fazenda, não podiam morar em um mesmo lugar. (As propriedades do mundo geralmente causam problemas, inclusive como aconteceu aqui. Houve lutas na Igreja. De fato, a “Igreja” daqueles dias, consistia na família de Abraão e na de Ló, pelo menos é isto que sabemos.)


Quer Pregar Com Conhecimento Bíblico Profundo, Dominando a Oratória, com boa Dicção, Citando Versículos de Memória, sem Timidez e com total Eloquência?
(Clique Aqui e Sabia Mais)


7 E houve luta entre os pastores do gado de Abrão e os pastores do gado de Ló; e os Cananeus e os Ferezeus habitavam então na terra. (A luta não produziu mais mundanismo em Ló “do que produziu fé em Abraão; só evidenciou, no” caso de cada um, o que realmente existia neles. O Cananeu e o Ferezeu observaram esta “luta” como sempre o fazem. O que viram?)

8 Então Abrão disse a Ló: Ora, não haja agora contenda entre mim e ti, entre os meus pastores e os teus, porque somos Irmãos. (A inclinação para Sodoma está começando a exercer sua influência no coração de Ló. Esta “inclinação” exige os seus “direitos”, ou seja, poder escolher por si e ao acaso mesmo, o que significa não confiar em Deus para fazer a escolha.)

Advertisement

9 Não esta toda a terra diante de ti? Rogo-te que te separem de mim. Se fores à esquerda, eu irei para a direita; e se tu fores à direita, eu irei para a esquerda. (Foi uma prova tanto para Abraão como para Ló.)

10 E levantou Ló os seus olhos, e viu toda a campina do Jordão, que era toda ela bem regada; antes que o SENHOR destruísse Sodoma e Gomorra, era como o Jardim do SENHOR, como a terra do Egito na direção de Zoar (” cobiça dos olhos”).

11 Então Ló escolheu para si toda a planície do Jordão; e partiu Ló para o oriente, e se apartaram um do outro. (Ló não parece dar-se conta, assim como não se dão conta a maioria, de que ele foi abençoado por Deus por causa de Abraão.

Ele devia dizer a Abraão que tudo o que o Patriarca desejasse seria o que ele desejava. Mas, em lugar disso, Ló fez sua própria escolha;e, como o futuro demonstraria, escolheu muito imprudentemente. Quando se separou de Abraão, separou-se da Bênção.)


⚠️ E-book Grátis para Pregadores ⚠️:


12 Abrão habitou na terra de Canaã, e Ló Habitou nas cidades da planície, e foi pondo as suas tendas até chegar a Sodoma. (De forma lenta, mas segura, a obstinação de Ló o leva para a destruição, justamente como a obstinação sempre faz.)

13 Ora, os homens de Sodoma eram maus e grandemente pecadores diante do SENHOR (o Espírito Santo, por meio de Moisés,porquanto ele escreveu o texto,foi muito incisivo caracterizar Sodoma e seus habitantes).

A ALIANÇA

14 E o SENHOR disse a Abrão, depois que Ló se apartou dele (assim que Ló saiu, Deus se aproxima de Abraão): Levanta agora os teus olhos, e olhe desde o lugar onde estás, para o lado do norte e do sul, do oriente e do ocidente (o Senhor diz a Abraão que as Promessas foram dadas a ele, e não a Ló);

15 Porque toda esta terra que vês, darei-a a ti e à tua descendência, para sempre. (Os atuais Palestinos deveriam ler atentamente esta declaração: “E à tua descendência para sempre.”)

16 E farei a tua descendência como o pó da terra (Sarai era estéril;entretanto, Deus promete um número [de filhos] além da compreensão);

Advertisement

de maneira que, se alguém puder contar o pó da terra, também a tua descendência será contada. (Isto inclui não somente os Judeus que servem ao Senhor, mas também todos os Crentes Gentios que, em todos os tempos, tenham existido.)

17 Levanta-te,percorre esta terra, ao longo dela e na sua largura; porque a ti a darei (este é o caminho de Fé).

18 E Abrão, pois, removendo as suas tendas, e habitou nos carvalhais de Manre, que estão junto a Hebrom; e edificou ali um Altar ao SENHOR. (Não houve Altar em Sodoma, [cidade] que Ló escolheu. Todos os que viajam nessa direção estão em busca de algo muito distinto disso. Nunca é a adoração a Deus, e sim o amor ao mundo que os leva lá.

Abraão construiu um Altar ao Senhor, o que significa que sua Fé em Cristo se restabeleceu, e no que Cristo ia fazer para redimir a humanidade por meio da sua morte na Cruz. Hebrom ficava a 35 quilômetros [22 milhas] ao sul de Jerusalém, a caminho de Berseba.)


Domine a Arte de Elaborar e Pregar Sermões Expositivos para Ensinar com Profundidade, Clareza e Fidelidade as Escrituras!
(Clique Aqui e Confira)


Conclusão

Chegamos ao fim de mais um capítulo e vemos que as bênçãos de Deus sobre aqueles que creem nele e o obedecem, não. Abrão e Ló saem do Egito após o Faraó mandá-los embora, seguem pelo mesmo caminho até certo ponto, mas a prosperidade de ambos se tornou um obstáculo, onde os pastores já não conseguiam controlar seus rebanhos, o que era de quem.

Muitas vezes Deus quer nos separar de certas pessoas, quer encerrar ciclos, fases, estações. A decisão de Abrão era pensada em prosperar, não só ele como seu sobrinho Ló, que também era um bom administrador.

Mas, um detalhe chama a atenção na decisão de Ló: o apego ao que os olhos viam. Quando ele escolhe o lado, aparentemente, melhor, mais regado, mais plano, mais verde, demonstra claramente a diferença que tinha em relação a seu tio.

Abrão não se movia por vista, fato é que, ele pede para Ló escolher o lado, pois sabia que Deus o seguiria para onde fosse. Muitas vezes agimos como Ló, nos movemos por vista, mesmo sabendo que nossa decisão nos aproximará de Sodoma e sua iniquidade e depravação.

Que possamos mudar, e agirmos mais como Abrão, que não sabia para onde Deus o levaria, apenas confiou e Deus e mediante a isso, Ele lhe promete não só a terra, mas uma descendência extremamente numerosa, seu nome seria perpetuado por sua obediência e fé.

Mova-se por fé, escolha sempre obedecer a Deus, é melhor pagar a conta de uma espera no Senhor do que as parcelas de uma terrível escolha. Amém?


⚠️ Receba Estudos Exclusivos no Whatsapp:


Gênesis 13 estudo.

Sobre o Autor

Olá, me chamo Lázaro Correia, sou Cristão, formado em Teologia e apaixonado pela Bíblia. Aqui no Blog você vai encontrar diversos estudos Bíblicos e muito conteúdo sobre vida Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *