Gênesis 26 Estudo: A Persistência e a Aprovação de Isaque

Em Gênesis 26, veremos que, sobrevindo fome sobre a terra, Isaque vai à Gerar ter com o rei Abimeleque. Deus ordena que Isaque não desça ao Egito e, anuncia, que seria com ele, vez que o daria aquela terra. Isaque fica em Gerar.

Sendo-lhe perguntado sobre Rebeca, Isaque a apresenta como sua irmã. Abimeleque descobre que Rebeca era esposa de Isaque e ordena que o povo não a tocasse. Isaque enriqueceu, naquele lugar. Por inveja, os filisteus entulham todos os seus poços.

Advertisement

Então, Isaque saiu a acampar-se no vale de Gerar e, ao cavar e encontrar água, por duas vezes, os pastores daquela cidade disseram-lhe que aqueles eram seus poços, até que, na terceira tentativa, não gerou-se contenda.

Deus renova a aliança de Abraão com Isaque. Abimeleque e Isaque fazem aliança. Esaú se casa com duas filhas de Elom, o heteu.



Contexto histórico

No capítulo 25, de Gênesis, vemos o falecimento de Abraão e a descendência de Ismael. Também, vemos que Rebeca era estéril e, Isaque, clama a Deus, que os abençoa com gêmeos: Esaú e Jacó. Deus revela a Rebeca que Jacó lideraria a família.

Num outro episódio, já crescidos, Isaque prepara um guisado e, Esaú, exausto, após retornar do campo, pede que o irmão o dê de comer.

Jacó pede que, em troca, Esaú lhe venda o direito de primogenitura e, este, ao considerar que, naquele momento, aquele direito de nada lhe aproveitaria, aceita, sob juramento. Jacó, então, dá de comer a seu irmão. Acompanhe a seguir o estudo de todos os versículos de Gênesis 26.

Capítulo 1-5

1 E houve fome na terra, além da primeira fome que foi nos dias de Abraão (não é tão difícil conseguir derrubar a fé de um Crente; um assunto tão pequeno, como uma fome, é suficiente). E se foi Isaque a Abimeleque, rei dos Filisteus, em Gerar (“Abimeleque” é um título parecido com “Presidente” ou “Faraó”; portanto, não era o mesmo homem com quem tratou Abraão; um período de 80 anos ou mais já tinha se passado).

Advertisement

2 E apareceu-lhe o SENHOR, e lhe disse: Não desças ao Egito; habita na terra que eu te disser (se for desastroso para a Vida Espiritual de um Cristão “descer ao Egito, será perigoso descer a Gerar”, porque é uma casa de transição que conduz ao Egito).

3 Habita nesta terra (a Terra de Promessa), e estarei contigo, e te abençoarei (a Bênção estava condicionada a ficar na “Terra Prometida”, tal como A Bênção é condicional na atualidade no sentido espiritual);

porque a ti e à tua descendência darei todas estas terras, e confirmarei o juramento que jurei a Abraão teu pai. (Norton diz: “A razão pela qual Isaque pôde herdar a Promessa e desfrutar da Presença e da Bênção de Deus era por Abraão ter obedecido a Deus, cumprido as obrigações que Deus lhe tinha imposto e os requisitos, mandamentos, regras e instruções que Deus lhe deu”.

Muitas vezes, nossas bênçãos estão apoiadas na obediência de outra pessoa. Não devemos esquecer isso, pensando que é só por nossa grande fé.)


Quer Pregar Com Conhecimento Bíblico Profundo, Dominando a Oratória, com boa Dicção, Citando Versículos de Memória, sem Timidez e com total Eloquência?
(Clique Aqui e Sabia Mais)


4 E multiplicarei a tua descendência como “as estrelas do céu, e darei à tua descendência” todas estas terras; e todas as nações da Terra serão benditas em tua descendência (basicamente, o Senhor reafirma a Promessa que Ele já havia feito a Abraão, a qual Ele dá agora a Isaque).

5 Porquanto ouviu Abrão a Minha Voz, e guardou o Meu Preceito, os Meus Mandamentos, os Meus Estatutos e as Minhas Leis. (Em essência, o Senhor está dizendo a Isaque que, se ele quer continuar desfrutando das Bênçãos de Deus, ele tem que continuar com o mesmo tipo de fé e obediência, como o fez seu pai, Abraão. Infelizmente, a maioria da Igreja moderna está tentando mudar este”fato”).

Advertisement

ABIMELEQUE

6 Habitou, pois, Isaque em Gerar. (Não há indicação de que o Senhor disse a Isaque para ir a Gerar. A indicação é que ele foi para lá segundo o seu próprio desejo e direção. Os acontecimentos comprovam isso.)

7 E os homens daquele lugar perguntaram a respeito de sua mulher; e ele disse: É minha irmã; (o Patriarca pratica aqui o engano, exatamente como o fez seu pai, Abraão. Realmente Isaque sabia em detalhes do episódio com seu pai no Egito e como era incorreta a sua ação. Então, porque seguiu o mesmo curso?)

porque tinha médico ele,os homens daquele lugar me matem por causa de Rebeca; porque era de formoso aspecto. (O Filho de Deus nunca deve agir como resultado do “medo”, mas sempre de um posicionamento de “fé.”)

8 E aconteceu que, depois que ele esteve ali por muitos dias, Abimeleque, rei dos Filisteus, olhando por uma janela, viu Isaque,que brincava com Rebeca, sua mulher. (Seu engano foi descoberto. O Senhor sempre deixa uma “janela”).

9 E chamou Abimeleque a Isaque, e disse: Eis que na verdade ela é tua mulher, como, pois, disseste: É minha irmã? Isaque então lhe disse: Porque dizia eu: Possivelmente morrer por causa dela. (De novo, o emissário principal de Deus na Terra é humilhado. De fato, o pecado humilha sempre.)


⚠️ Receba Estudos Exclusivos no Whatsapp:


10 E Abimeleque disse: Por que nos tem feito isto? Por pouco teria dormido alguém deste povo com a tua mulher,e houveras trazido sobre nós um pecado. (Matthew Henry disse: “Não há nada para se imitar, ou mesmo para se desculpar, na negação de Isaque como sua esposa.

A imparcialidade do historiador sagrado não registra isso para nossa advertência, e sim para demonstrar que a Justiça não vem pela Lei, mas sim pela Fé em Cristo”.)

O pecado de Isaque

11 Então Abimeleque ordenou a todo o povo,dizendo:Quem tocar neste homem ou em sua mulher, certamente morrerá. (O pecado de Isaque foi maior que o pecado de seu pai, Abraão. Embora nenhum pecado seja justificável, Isaque já tinha diante de si um exemplo desagradável; portanto, não havia desculpas para o que fez.)

12 E semeou Isaque naquela terra, e colheu naquele ano cem medidas por uma, pois lhe abençoou o SENHOR. (Damo-nos conta de que Deus abençoou materialmente Isaque, mas também nos damos conta de que há uma vasta diferença entre as bênçãos materiais e as bênçãos espirituais.)

Advertisement

13 E o varão se engrandeceu, e foi enriquecendo e engrandecendo-se até fazer-se muito poderoso (nunca julguemos que a condição de uma pessoa com o Senhor é correta com base nas circunstâncias de prosperidade).

14 E teve possessão de ovelhas, e possessão de vacas, e muita gente de serviço; a ponto de os Filisteus o invejavam. (Um varão pode, como Isaque, chegar a ser rico em Gerar, mas não registrado que Jeová tenha aparecido a Isaque em Gerar apareceu-lhe antes que ele se fosse para lá [em Laai-Rói] e, de fato, na mesma noite do dia em que ele partiu).

15 E todos os poços que os servos de Abraão, seu pai, tinha aberto em seus dias os Filisteus os entulharam e encheram de terra (fizeram-no depois da chegada de Isaque).

16 E disse Abimeleque a Isaque: Aparta-te de nós, porque muito mais poderoso que nós te tens feito.

ISAQUE, O CAVADOR DE POÇOS

17 E Isaque se foi dali; assentou as suas tendas no vale de Gerar,e habitou ali. (Vemos que Isaque ainda não estava no lugar onde o Senhor o queria, enquanto ele habitou na Terra que ocupava. Ele ainda estava em Gerar,que é território Filisteu.

Quantos nós vemos repletos das Bênçãos de Deus, mas não têm a Presença de Deus, que tinham sido cavados nos dias de Abraão, seu pai, e que os Filisteus tinham entulhado depois da morte de Abraão Desses poços estavam entulhados há muito tempo);

e os chamou pelos nomes que seu pai os tinha chamado (os povos nessa parte do mundo, tanto naquele tempo como “às 19 E os servos de Isaque cavaram naquele” vale, e acharam ali um poço de águas vivas).

20 E os pastores de Gerar. com os pastores de Isaque, dizendo: Esta água é nossa; por isso se chamou o nome daquele poço Eseque (*contenda*), porque tinha brigado com ele (muitas vezes, a oposição que nos é feita por parte de quem está se opondo, embora seja errada, é usada pelo Senhor para promover a Sua Causa em nossa vida).

(Vários anos de luta e de contenda seriam evitados se Isaque tivesse procurado, de coração, o Senhor no início, com respeito ao seu lugar de habitação. O Senhor queria que o Patriarca estivesse em Berseba.) 23 E dali subiu a Berseba. 

24 E lhe apareceu o SENHOR naquela mesma noite (imediatamente quando saiu Isaque de Geradores e foi a Berseba, que era onde os não temas, que Eu sou contigo, e Eu te abençoarei, e multiplicarei a tua descendência por amor a Abraão, Meu servo.

O Senhor tinha como propósito que Isaque imitasse seu pai, por isso Ele elogia Abraão como sendo um exemplo. Além disso, refere-se a Abraão, já morto, como alguém que não deixou de existir. De fato, Abraão, nesse mesmo momento, estava no Paraíso, junto com Abel, Enoque, Noé e provavelmente muitos outros.)

25 E edificou ali um Altar (este tipificado por Cristo e o preço que Ele pagaria. De fato, “Jesus Cristo, e Este Crucificado” era sobre o que tudo se tratava e é sobre tudo que se trata na atualidade.

Isaque não construiu um Altar em Gerar, porque a Cruz o Nome do SENHOR haruma diferença entre invocar o Nome do Senhor quando a gente está fora da Vontade de Deus e quando se está no centro da Vontade de Deus;este”invocar” se apoia na fé e mou all a sua tenda (porque estang all a sua tenho)

e os servos de Isaque cavaram ali um poço (a palavra Hebraica que se utiliza aqui significa que eles abriram o pouco que [os Filisteus] tinham entulhado ou fechado por violência ou por negligência).

A ALIANÇA

26 E Abimeleque Veio a ele desde Gerar, com Auzate, amigo dele, e Ficou, capitão do seu exército (Abimeleque procura agora a paz com “Isaque, porque o temor do Senhor está em Isaque, pois que vós me aborrecentes, e me repelistes de vós? Williams diz: “É quando Isaque se separa definitivamente dos homens de Gerar que vinham procurando bênção, através dele, da parte de Deus.

Todo o tempo em que Isaque habitava entre eles, não se registrava que eles se aproximavam dele deste modo. Esta é uma das muitas lições na Bíblia que ensina ao Cristão: que a maneira melhor de ajudar o mundo é quando se está vivendo se eles responderam,

Vimos que, na verdade, o SENHOR está contigo (a Mão do Senhor está agora sobre Isaque para poder e amparo; anteriormente não tinha sido assim; foi muito óbvio até para os inimigos do Patriarca), e por isso dissemos: Haja agora juramento entre nós, entre nós e ti; e façamos aliança contigo (uma aliança havemos tocado, e como somente temos te feito bem, e te deixamos ir em paz:Tu és agora o bendito do SENHOR.

(Abimeleque teve suficiente inteligência para dar-se conta de que Isaque já era o “bendito do Senhor” e que ele deveria agir de acordo. Infelizmente, muitos na Igreja moderna não têm tanto discernimento espiritual como esse príncipe pagão de antigamente.)

30 Então ele lhes fez banquete, e comeram e beberam (a aliança foi feita).

31 E se levantaram de madrugada, e juraram um ao outro; e Isaque os despediu, e eles partiram dele em paz.

32 E naquele mesmo dia, aconteceu que vieram os servos de Isaque, e lhe deram novas informações sobre o pouco que tinham cavado, e lhe disseram: Água achamos. (A água aqui simboliza a Água da vida que o Senhor Jesus Cristo proporcionará à “Semente” de Abraão, Isaque e Jacó.)

33 E o chamou Seba (que quer dizer “o poco do juramento”; simboliza a Aliança feita pelo Senhor com Abraão a respeito da redenção); por isso o nome daquela cidade é Berseba até o dia de hoje.

AS ESPOSAS DE ESAÚ

34 E, quando Esaú era da idade de quarenta anos, tomou por mulher a Judite, filha de Beeri, o Heteu,e a Basemate,filha de Elom, o Heteu (estas donzelas eram da linhagem do Cam e de Canaã, que foram amaldiçoados [Gn 9.25-26]; nesse momento o Senhor reconheceu somente a linhagem de Sem, porque através de Sem viria o Messias).

5 principais lições que aprendemos no estudo de Gênesis 26

  1. Fé e Promessas de Deus: O capítulo 26 destaca a importância da fé em Deus e na Sua promessa. Isaque, filho de Abraão, confia nas promessas divinas e permanece na terra que Deus lhe prometeu, mesmo enfrentando desafios e obstáculos. Isso nos ensina a confiar nas promessas de Deus e a permanecer firmes na fé, mesmo quando as circunstâncias parecem adversas.
  2. Deus é Fiel às Suas Promessas: Vemos mais uma vez a fidelidade de Deus em cumprir Suas promessas a Abraão, abençoando Isaque abundantemente na terra que Ele lhe havia prometido. Essa lição nos lembra que Deus é fiel e digno de confiança em todas as circunstâncias, e podemos confiar que Ele cumprirá Suas promessas em nossas vidas.
  3. Consequências da Mentira: O episódio em Gerar, onde Isaque mente sobre Rebeca ser sua irmã, ressalta as consequências negativas da mentira e da falta de confiança em Deus. A mentira de Isaque coloca sua esposa e sua própria vida em perigo, mostrando que a desonestidade pode causar danos irreparáveis e minar a bênção de Deus em nossas vidas.
  4. Conflito e Reconciliação: O capítulo também aborda conflitos entre Isaque e os filisteus de Gerar devido aos poços que Isaque havia cavado. No entanto, Isaque escolhe evitar conflitos e busca a paz, recuando quando necessário e buscando soluções pacíficas para resolver os problemas. Isso nos ensina sobre a importância da paz e da reconciliação em nossos relacionamentos, buscando resolver conflitos de maneira sábia e amorosa.
  5. Prosperidade na Adversidade: Apesar dos desafios que Isaque enfrenta, como a escassez de água e a oposição dos filisteus, Deus o abençoa abundantemente e o faz prosperar. Essa lição nos lembra que, mesmo em meio às dificuldades e oposições, Deus pode nos abençoar e nos fazer prosperar se permanecermos fiéis a Ele e confiarmos em Suas promessas.

Conclusão

Neste capítulo, vemos que sobrevinha fome sobre a terra. Então, Deus dá ordem para que Isaque não descesse ao Egito, mas permanecesse onde ele mostrasse e promete que estaria com seu servo.

Vemos, então, que, Isaque, habita em Gerar. Ali ele enfrenta diversas situações desafiadoras, como ter os poços de água de seu pai entulhados, contendas quando buscava novos poços.

Podemos visualizar, claramente, que Isaque estava sendo tentado a sair daquele local que Deus o designara.

Porém, a palavra mostra que Isaque persistiu, até que encontrou poços, sem que houvesse contenda. Então, o Senhor lhe aparece e confirma Sua aliança com ele, como um sinal de aprovação.

As escrituras nos ensinam que provações produzem perseverança e, perseverança, produz aprovação (Romanos 5:3-5).

Ao ser aprovado, Isaque recebe a confirmação da promessa feita a seu pai, de que seria uma grande nação. Como ele, todos temos a promessa da terra prometida.

Se perseverarmos, seremos salvos (Marco 13:13)! Deste modo, cave quantos poços forem necessários. Deus o ajudará a encontrar água (forças) para permanecer em obediência e conquistar aquilo que Ele lhe reserva.

Gênesis 26 estudo.

Sobre o Autor

Olá, me chamo Lázaro Correia, sou Cristão, formado em Teologia e apaixonado pela Bíblia. Aqui no Blog você vai encontrar diversos estudos Bíblicos e muito conteúdo sobre vida Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *