Salmo 3 Estudo: Confiança Absoluta em Deus em meio as adversidades

Em Salmo 3 estudo, trata-se de um dos 14 salmos (3, 7, 18, 30, 34, 51, 52, 54, 56, 57, 59, 60, 63, 142) ligados diretamente por causa de seus títulos, que contêm eventos específicos da vida de Davi.

Embora os títulos mencionem eventos específicos da vida de Davi – neste caso, a vez em que Davi fugiu de Absalão, seu filho – o conteúdo deste salmos é variado.

Advertisement

Por esta razão, o povo de Deus que se depara com a variedade de circunstâncias da vida discutidas nestes salmos pode se identificar com as palavras do autor e ser abençoado.

O episódio da revolta de Absalão e da fuga de Davi está registrado em 2 Samuel 15-18. Davi estava sofrendo por causa das ações de seu filho (2Sm 18:33), mas neste salmo ele mostrou que dependia de YAHUAH, seu libertador daqueles que o atacavam.

(Salmo 3:1-2) Davi orando ao Pai

v1 Pai, como aumentaram aqueles que me perturbam! Muitos são aqueles que se levantam contra mim.

v2 Há muitos que dizem da minha alma: Não há salvação para ele em Deus. Selá.



Nestes versículos, a raiz hebraica rbb aparece três vezes: aumentaram, “rabuu” no v1 e muitos (rabbim), que aparece duas vezes, uma em cada versículo.

Esta é a mesma raiz usada quando o Criador ordenou à humanidade que se multiplicasse na terra (Gn 1:28) e quando o Altíssimo prometeu a Abraão que multiplicaria seus descendentes (Gn 17:2).

O problema neste salmo é que a situação se inverteu, e quem estava se multiplicando eram os inimigos do Criador e de Seu servo.

Advertisement

Estes inimigos são os agressores que ativamente atacam o salmista e declaram que o Eterno não irá resgatá-lo.

Nos salmos de lamentação, os ataques ao salmista e os ataques ao Criador estão intimamente ligados e, com frequência, são usados como um apelo a que o Pai aja por amor a Sua própria reputação.

(Salmo 3:3) Escudo de Davi

v3 Mas tu, ó YWHW, és um escudo para mim, a minha glória, e o exaltador da minha cabeça.


Quer Pregar Com Conhecimento Bíblico Profundo, Dominando a Oratória, com boa Dicção, Citando Versículos de Memória, sem Timidez e com total Eloquência?
(Clique Aqui e Sabia Mais)


A figura do Criador como escudo é comum, principalmente nos Salmos (18:30), (Sl 115:9), (Sl 144:2). Ela representa proteção em tempos de ataque.

Já a descrição de Pai como sendo a glória de um homem é mais rara. A palavra hebraica kavod costuma ser usada com referência à reputação ou importância de alguém, sendo traduzida como “honra”.

Seu uso aqui parece indicar que o salmista descobriu sua importância e honra em seu relacionamento com Yahuah, e não em sua própria força.

Advertisement

(Salmo 3:4) Clamei ao Criador

v4 Clamei ao Criador com a minha voz, e ele me ouviu do seu santo monte. Selá,

A palavra ouviu expressa a ideia de ação concluída no hebraico, mas aqui parece se usada para indicar a confiança de que o Criador sempre responde. O santo monte é Sião, o lugar em que o Altíssimo habitava no meio de Seu povo (Jl 3:17).

(Salmo 3:5-6) Confiança no Pai

v5 Eu me deitei e dormi; acordei, porque o Altíssimo me sustentou.
v. 6 Não terei medo de dez milhares de pessoas que se puseram contra mim ao meu redor.


⚠️ Receba Estudos Exclusivos no Whatsapp:


Deitei e dormi são maneiras poéticas e tangíveis de se descrever um estado de segurança. Só uma pessoa que se sente segura é capaz de dormir tranquila, sem pensamentos perturbadores.

Salmo 4:8 faz uso da mesma combinação de verbos e acrescenta a expressão “em paz”. O salmista estava confiante de que tornaria a acordar porque o próprio Yahuah o sustentava.

A segurança do salmista era independente de suas circunstâncias, mesmo ele estando cercado de inimigos. A confiança na proteção do Criador não depende das circunstâncias.

(Salmo 3:7-8) A salvação pertence ao Soberano

v7 Levanta-te, ó Criador; salva-me, ó meu Pai; porque atingiste a todos os meus inimigos sobre o osso malar; quebraste os dentes dos ímpios.
v8 A salvação pertence ao Altíssimo; tua bênção está sobre teu povo. Selá.

Embora o clamor do salmista ao Criador esteja no v4, é o v7 que identifica o conteúdo de sua súplica. O pedido é muito breve, composto de dois imperativos: levanta-te e salva-me.

O primeiro imperativo descreve uma mudança de estado, do descanso para a ação. A ação que traz salvação é expressa em termos vívidos. O v8 contém uma verdade teológica atemporal: só se pode confiar em Yahuah para salvar Seu povo.

Advertisement

Conclusão

O Salmo 3 estudo retrata muito bem qual deve ser a nossa postura diante das adversidades impostas pela vida.

O justo sempre terá aflições diante de si, mas a maneira como ele reage ao problema, com ou dúvida, é que será determinante nesses momentos.

O salmista Davi sempre encontrou forças em Deus em situações desfavoráveis porque reconhecia o tamanho da dificuldade sem menosprezar o poder e a grandeza do seu Senhor.

Como vimos no estudo, ele estava sendo perseguido pelo próprio filho e ainda ouviu diversas falas maledicentes de outras pessoas, o que deixou ele profundamente angustiado.

Porém, ele não tinha dúvidas sobre a ação divina na sua vida para protegê-lo e guiá-lo.

Deus está acima de qualquer suspeita e livra todos aqueles que confiam no poder que há em suas mãos.Toda tentação é humana, mas o livramento, por sua vez, é sobrenatural.

Por isso, quando as coisas não estiverem indo bem, procure conversar sinceramente com seu Pai Celestial.

Deus está contigo em todos os dias da sua vida e pode livrá-lo de qualquer aflição à medida que você decide não dar espaço aos sentimentos ou dúvidas, mas se esforçar para confiar em seu poder.

Quer uma dica para ler em seguida?

Salmo 3 estudo.

Sobre o Autor

Olá, me chamo Lázaro Correia, sou Cristão, formado em Teologia e apaixonado pela Bíblia. Aqui no Blog você vai encontrar diversos estudos Bíblicos e muito conteúdo sobre vida Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *