Gênesis 28 Estudo: Deus se Revela a Jacó

Advertisement

Neste capítulo de Gênesis 28 estudo, veremos que Isaque chama a Jacó e o abençoa, mais uma vez, dando-lhe a determinação de que partisse para Padã-Arã, à casa do pai de Rebeca e, de lá, tomasse uma das filhas de Labão por esposa.

Vendo, Esaú, que o pai não aprovava a aliança com as mulheres de Canaã, vai e toma por mulher Maalate, filha de Ismael. Tendo partido Jacó, ao dormir, viu uma escada, em que os anjos de Deus subiam e desciam.

Advertisement

Deus fala com ele, lhe apresentando a aliança que havia feito com Abraão. Chamou, Jacó, aquele lugar de Betel. Jacó faz um voto com o Senhor.

Gênesis 28 estudo: Contexto histórico

No capítulo 27, de Gênesis, vimos que, num plano sugerido por Rebeca, Jacó engana seu pai e toma a bênção da primogenitura de seu irmão, Esaú.

Ao se deparar com o ocorrido, Isaque aduz a Esaú que ele seria servo do irmão e este chora. Rebeca, ao ver a ira do filho mais velho, orienta que Jacó fuja para casa de seu irmão, Labão.

Capítulo 1-4

1 ENTÃO Isaque chamou Jacó, e o abençoou, e ordenou-lhe dizendo: Não tomes mulher das filhas de Canaã (não era a Vontade de Deus para Esaú nem para Jacó que se casassem com”as filhas da terra”, mas, agora que Jacó era o objeto da Bênção-sendo, deste modo, o escolhido com respeito à primogenitura, o que tinha que ver com o Redentor vindouro ao mundo, foi imperativo que ele não se casasse com uma das donzelas Cananitas, como tinha feito seu irmão, Esaú.

Advertisement

Especialista em Pregação Bíblica Ensina Elaborar Sermões Impactantes em 30 Dias Até Mesmo Para Quem Vai Pregar Pela Primeira Vez!
(Clique Aqui e Saiba Mais)


A linhagem delas era da linhagem amaldiçoada de Canaã. Em contrapartida, Jacó deveria tomar como esposa uma das filhas de Labão, irmão de sua mãe).

2 Levanta-te, vai a Padā-Arā, à casa de Betuel, pai de tua mãe, e toma ali mulher das filhas de Labão, irmão de tua mãe (agora temos o começo do trato específico de Deus com Jacó; agora começa a “formação de um homem”).

3 E o Deus Onipotente te abençoe, e te faça frutificar, e te multiplique, até que sejas uma multidão de povos (a designação “Deus Onipotente” significa “El Shaddai”, que promete proteção e companheirismo”);

4 E te dê a Bênção de Abraão, e à tua descendência contigo, para que herdes e possuas a terra de tuas peregrinações, que Deus deu a Abraão (Paulo fala da “Bênção de Abraão” [Gl 3.14] significa “Justificação pela Fé”; refere-se ao pecador crente que é justificado diante de Deus simplesmente tendo Fé em Cristo e no que Cristo fez na Cruz por nós)

Isaque

5 Assim despediu Isaque a Jacó, o qual se foi a Padā-Arā, a Labāo, filho de Betuel, Arameu, irmão de Rebeca, mãe de Jacó e de Esaú (Isaque parece estar voltado para o caminho da Fé completamente; já não há um intento de substituir Esaú por Jacó nem de minguar os privilégios do último, pois, com ânimo afável, ele abençoa o’filho menor e the confirma a posse de todas a Bênçãos Abraâmicas).

Advertisement

6 E vendo Esaú que Isaque tinha abençoado Jacó, e que o tinha enviado a Padã-Arã, para tomar mulher dali para si;e que, quando o abençoou, tinha-lhe ordenado, dizendo: Não tomarás mulher das filhas de Canaã (Esaú, não sabendo nada do caminho da Fé, concluiu erroneamente que o motivo pelo qual Isaque deu a Jacó a bênção foi porque ele [Esaú] casou-se com uma Cananita):


Quer Pregar Com Conhecimento Bíblico Profundo, Dominando a Oratória, com boa Dicção, Citando Versículos de Memória, sem Timidez e com total Eloquência?
(Clique Aqui e Sabia Mais)


7 E que Jacó tinha obedecido a seu pai e à sua mãe, e havia ido a Padā-Arā (a “obediência” mencionada aqui, de Jacó, era o oposto do que fez Esaú)?

9 E se foi Esaú a Ismael, e tomou para si por mulher, além das suas outras mulheres, Maalate, filha de Ismael, filho de Abraão, irmã de Nebaiote. (De fato, Ismael já tinha morrido há vários anos atrás; portanto, Esaú foi à família de Ismael.

A verdade é que Ismael não estava mais perto de ser aceito do que as filhas de Canaã. Ele havia sido rejeitado há muito tempo pelo Espírito Santo e tinha sido expulso da família [espiritual] de Abraão. Representa todo Crente que não entende o verdadeiro caminho da Fé e tenta edificar o seu julgamento sobre as obras da carne. E, se o Crente não entender a Cruz, sem exceção, irá à carne.)

A VISÃO DE JACÓ

10 E partiu, pois, Jacó de Berseba, e foi a Harã (Jacó está sozinho, mas Deus e todos os Santos Anjos estão com ele,como veremos).

Advertisement

11 E chegou a um lugar, e dormiu ali, porque já o sol se havia posto; e tomou uma das pedras daquele lugar, e a pôs por seu travesseiro, e se deitou naquele lugar (o “sono” representa ele cessando sua atividade pessoal, e Deus começando a Sua atividade Pessoal; Jacó tem muito o que aprender, e começará aqui).

12 E sonhou, e eis uma escada que estava apoiada na Terra,cujo topo tocava no Céu; e eis que os Anjos de Deus que subiam e desciam por ela (num certo sentido, a “escada” Te representa Cristo. Ele é o único Caminho para o Céu; Ele mencionou isso no começo do Seu Ministério [Jo 1.51]);


⚠️ E-book Grátis para Pregadores ⚠️:


13 E eis que o SENHOR estava no alto dela, O qual disse: Eu sou o SENHOR, o Deus de Abraão, teu pai,o’Deus de Isaque; a terra em que estás deitado, lha darei a ti e à tua descendência (as palavras “no alto dela” no Hebraico original pode ser lida como “junto a ele”. Não só desciam os Anjos pela escada até Jacó, mas também Deus mesmo desceu por esta escada de glória e parou junto a ele.

Ao Patriarca, destituído e com uma pedra como travesseiro, literalmente saindo à força desta terra, agora é dito isto pelo Senhor: “Lha darei a ti e à tua descendência”. Só a Fé poderia aceitar tal promessa.)

A única Bênção

14 E será a tua descendência como o pó da terra, e te estenderei ao ocidente, e ao oriente, e ao norte, e ao sul;e todas as famílias da Terra serão benditas em ti e em tua descendência (tudo isto fala de Cristo, Que é a única Bênção; Seu Evangelho, por meio da Cruz, séria e, de fato, foi, para todo o mundo).

Advertisement

15 E eis que Eu estou contigo, e te guardarei por qualquer lugar que fores, e te farei tornar para esta terra; porque não te deixarei, até que tenhas completamente o que te tenho falado (o Senhor havia dito a Jacó: 1. Estou contigo; 2. Guardar-te-ei; 3. Te farei tornar para esta terra; e 4. Não te deixarei, até que tenhas completamente o que te tenho falado. Essas mesmas promessas são para nós também!).

16 E despertando Jacó de seu sono,disse Certamente o SENHOR está neste lugar, e eu não sabia (pela primeira vez, o Senhor Se revela a Jacó; esta é a noite em que Jacó se tornou “nascido de cima”; tudo isto nos diz que todas as esperanças da carne têm que morrer antes que o Espírito possa nos revelar adequadamente).

17 E teve medo, e disse: Quão terrível é este lugar! Este não é outro lugar senão a Casa de Deus, e esta é a Porta do Céu (poderia ser traduzido como: “Quão assombroso é este lugar!”; à”Porta do Céu” é Jesus Cristo).

18 E se levantou Jacó cedo pela manhã, de madrugada, e tomou a pedra que tinha posto por seu travesseiro,e a pôs por coluna, e derramou azeite em cima dela (a “pedra” é um Tipo de Cristo; o “azeite”serve como símbolo do Espírito Santo; sem dúvida, Jacó foi inspirado pelo Senhor a fazer isto).

Betel

19 E chamou o nome daquele lugar Betel, embora o nome primeiro daquela cidade fosse Luz (“Betel” significa “Casa de Deus”; “Luz” significa “separação”; o Senhor pode tornar a “Luz” uma “Casa de Deus”, mas só quando o Crente está separado do mundo).

20 E fez Jacó um voto (o primeiro voto registrado na Bíblia), dizendo: Se Deus for comigo (devemos ler: “Visto que Deus está comigo”), e me guardar nesta viagem que irei, e me der pão para comer, e vestes para vestir;


Domine a Arte de Elaborar e Pregar Sermões Expositivos para Ensinar com Profundidade, Clareza e Fidelidade as Escrituras!
(Clique Aqui e Confira)


21 E se eu voltar em paz à casa de meu pai (livre das ameaças vingativas de Esaú); o SENHOR será o meu Deus;

22 E esta pedra (que representa Cristo), que tenho posto por coluna, será Casa de Deus (tudo isto prepara a cena para que o Espírito Santo faça do Crente o Seu Santuário; tudo foi possível pela Cruz [Jo 14.16-20]); e de tudo o que me deres, certamente apartarei para Ti o dízimo.

(Obviamente significa que Jacó deu o dízimo de seus vastos rebanhos de ovelhas e de gado ao Senhor como um sacrifício. Se, de fato, foi o caso, encontramos agora Jacó que oferece sacrifícios num grau como nenhum outro. Se o dízimo que propomos dar ao Senhor não avança, a grande Mensagem de Jesus Cristo, e Ele Crucificado”[1Co 1.23;2.2], é que não estamos na realidade dando o dízimo.

A primeira ocasião que se menciona na Bíblia quanto a dizimar foi quando Abraão entregou os dízimos a Melquisedeque, que era um Tipo de Cristo como nosso grande Sumo Sacerdote. Jesus se converteu nisto ao morrer na Cruz como um Sacrifício [Gn 14.18-20];portanto, ambas as ocasiões de entregar os dízimos remetem à Cruz.)

Advertisement

Conclusão

Vemos, neste capítulo, sendo exposta, mais uma vez, a carnalidade de Esaú, a qual sempre o impulsionou. Desta vez, o vemos cheio de ciúmes, no intuito de vingar-se de seu pai, tomando por esposa a filha de Ismael.

Neste ponto, vale lembrar que, fazia parte da aliança, que Deus havia feito com Abraão, não se casarem ou darem-se em casamento com estrangeiros.


⚠️ Receba Estudos Exclusivos no Whatsapp:


Vemos, ainda, Deus se revelando a Jacó. Com isso o Senhor lhe apresenta a aliança feita Abraão e expõe que estaria com ele, motivando-o a se relacionar e obedecer.

Assim como Isaque, Jacó partia para um futuro desafiador e precisava saber onde deveria encontrar refúgio.

Advertisement

Ele estaria partindo para a casa de um homem que lhe enganaria e se aproveitaria de seu trabalho e sua honestidade. Ele seria tratado em sua própria ofensa e precisava conhecer sua fonte de forças.

Apesar de todos os erros, Jacó, ao visualizar a presença de Deus, reage a ela, erigindo uma coluna. Estas atitudes, sinalizavam um memorial, no caso, da aliança com Deus e seu favor. Jacó responde com uma promessa de devoção ao Senhor. Chama atenção o caráter revelador e pessoal de Deus.

Como vimos, anteriormente, o Senhor havia se manifestado desta mesma forma a Isaque, porém não deixou de fazê-lo, também, a Jacó, ainda que este já conhecesse a promessa através de seu pai.

Todos fomos comissionados (Mateus 28:16-20). Hoje, temos livre acesso a Sua presença e Ele deseja se relacionar intimamente com os seus escolhidos. Ele tem uma revelação especial para cada um, basta que nos acheguemos (Efésios 3:12).

Gênesis 28 estudo.
Advertisement

Sobre o Autor

Olá, me chamo Lázaro Correia, sou Cristão, formado em Teologia e apaixonado pela Bíblia. Aqui no Blog você vai encontrar diversos estudos Bíblicos e muito conteúdo sobre vida Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *