Gênesis 28 Estudo: Deus se Revela a Jacó

Neste capítulo de Gênesis 28 estudo, veremos que Isaque chama a Jacó e o abençoa, mais uma vez, dando-lhe a determinação de que partisse para Padã-Arã, à casa do pai de Rebeca e, de lá, tomasse uma das filhas de Labão por esposa.

Vendo, Esaú, que o pai não aprovava a aliança com as mulheres de Canaã, vai e toma por mulher Maalate, filha de Ismael. Tendo partido Jacó, ao dormir, viu uma escada, em que os anjos de Deus subiam e desciam.

Advertisement

Deus fala com ele, lhe apresentando a aliança que havia feito com Abraão. Chamou, Jacó, aquele lugar de Betel. Jacó faz um voto com o Senhor.

Gênesis 28 estudo: Contexto histórico

No capítulo 27, de Gênesis, vimos que, num plano sugerido por Rebeca, Jacó engana seu pai e toma a bênção da primogenitura de seu irmão, Esaú.

Ao se deparar com o ocorrido, Isaque aduz a Esaú que ele seria servo do irmão e este chora. Rebeca, ao ver a ira do filho mais velho, orienta que Jacó fuja para casa de seu irmão, Labão.

Capítulo 1-4

1 ENTÃO Isaque chamou Jacó, e o abençoou, e ordenou-lhe dizendo: Não tomes mulher das filhas de Canaã (não era a Vontade de Deus para Esaú nem para Jacó que se casassem com”as filhas da terra”, mas, agora que Jacó era o objeto da Bênção-sendo, deste modo, o escolhido com respeito à primogenitura, o que tinha que ver com o Redentor vindouro ao mundo, foi imperativo que ele não se casasse com uma das donzelas Cananitas, como tinha feito seu irmão, Esaú.



A linhagem delas era da linhagem amaldiçoada de Canaã. Em contrapartida, Jacó deveria tomar como esposa uma das filhas de Labão, irmão de sua mãe).

2 Levanta-te, vai a Padā-Arā, à casa de Betuel, pai de tua mãe, e toma ali mulher das filhas de Labão, irmão de tua mãe (agora temos o começo do trato específico de Deus com Jacó; agora começa a “formação de um homem”).

3 E o Deus Onipotente te abençoe, e te faça frutificar, e te multiplique, até que sejas uma multidão de povos (a designação “Deus Onipotente” significa “El Shaddai”, que promete proteção e companheirismo”);

Advertisement

4 E te dê a Bênção de Abraão, e à tua descendência contigo, para que herdes e possuas a terra de tuas peregrinações, que Deus deu a Abraão (Paulo fala da “Bênção de Abraão” [Gl 3.14] significa “Justificação pela Fé”; refere-se ao pecador crente que é justificado diante de Deus simplesmente tendo Fé em Cristo e no que Cristo fez na Cruz por nós)

Isaque

5 Assim despediu Isaque a Jacó, o qual se foi a Padā-Arā, a Labāo, filho de Betuel, Arameu, irmão de Rebeca, mãe de Jacó e de Esaú (Isaque parece estar voltado para o caminho da Fé completamente; já não há um intento de substituir Esaú por Jacó nem de minguar os privilégios do último, pois, com ânimo afável, ele abençoa o’filho menor e the confirma a posse de todas a Bênçãos Abraâmicas).

6 E vendo Esaú que Isaque tinha abençoado Jacó, e que o tinha enviado a Padã-Arã, para tomar mulher dali para si;e que, quando o abençoou, tinha-lhe ordenado, dizendo: Não tomarás mulher das filhas de Canaã (Esaú, não sabendo nada do caminho da Fé, concluiu erroneamente que o motivo pelo qual Isaque deu a Jacó a bênção foi porque ele [Esaú] casou-se com uma Cananita):


Quer Pregar Com Conhecimento Bíblico Profundo, Dominando a Oratória, com boa Dicção, Citando Versículos de Memória, sem Timidez e com total Eloquência?
(Clique Aqui e Sabia Mais)


7 E que Jacó tinha obedecido a seu pai e à sua mãe, e havia ido a Padā-Arā (a “obediência” mencionada aqui, de Jacó, era o oposto do que fez Esaú)?

9 E se foi Esaú a Ismael, e tomou para si por mulher, além das suas outras mulheres, Maalate, filha de Ismael, filho de Abraão, irmã de Nebaiote. (De fato, Ismael já tinha morrido há vários anos atrás; portanto, Esaú foi à família de Ismael.

A verdade é que Ismael não estava mais perto de ser aceito do que as filhas de Canaã. Ele havia sido rejeitado há muito tempo pelo Espírito Santo e tinha sido expulso da família [espiritual] de Abraão. Representa todo Crente que não entende o verdadeiro caminho da Fé e tenta edificar o seu julgamento sobre as obras da carne. E, se o Crente não entender a Cruz, sem exceção, irá à carne.)

Advertisement

A VISÃO DE JACÓ

10 E partiu, pois, Jacó de Berseba, e foi a Harã (Jacó está sozinho, mas Deus e todos os Santos Anjos estão com ele,como veremos).

11 E chegou a um lugar, e dormiu ali, porque já o sol se havia posto; e tomou uma das pedras daquele lugar, e a pôs por seu travesseiro, e se deitou naquele lugar (o “sono” representa ele cessando sua atividade pessoal, e Deus começando a Sua atividade Pessoal; Jacó tem muito o que aprender, e começará aqui).

12 E sonhou, e eis uma escada que estava apoiada na Terra,cujo topo tocava no Céu; e eis que os Anjos de Deus que subiam e desciam por ela (num certo sentido, a “escada” Te representa Cristo. Ele é o único Caminho para o Céu; Ele mencionou isso no começo do Seu Ministério [Jo 1.51]);


⚠️ Receba Estudos Exclusivos no Whatsapp:


13 E eis que o SENHOR estava no alto dela, O qual disse: Eu sou o SENHOR, o Deus de Abraão, teu pai,o’Deus de Isaque; a terra em que estás deitado, lha darei a ti e à tua descendência (as palavras “no alto dela” no Hebraico original pode ser lida como “junto a ele”. Não só desciam os Anjos pela escada até Jacó, mas também Deus mesmo desceu por esta escada de glória e parou junto a ele.

Ao Patriarca, destituído e com uma pedra como travesseiro, literalmente saindo à força desta terra, agora é dito isto pelo Senhor: “Lha darei a ti e à tua descendência”. Só a Fé poderia aceitar tal promessa.)

A única Bênção

14 E será a tua descendência como o pó da terra, e te estenderei ao ocidente, e ao oriente, e ao norte, e ao sul;e todas as famílias da Terra serão benditas em ti e em tua descendência (tudo isto fala de Cristo, Que é a única Bênção; Seu Evangelho, por meio da Cruz, séria e, de fato, foi, para todo o mundo).

15 E eis que Eu estou contigo, e te guardarei por qualquer lugar que fores, e te farei tornar para esta terra; porque não te deixarei, até que tenhas completamente o que te tenho falado (o Senhor havia dito a Jacó: 1. Estou contigo; 2. Guardar-te-ei; 3. Te farei tornar para esta terra; e 4. Não te deixarei, até que tenhas completamente o que te tenho falado. Essas mesmas promessas são para nós também!).

16 E despertando Jacó de seu sono,disse Certamente o SENHOR está neste lugar, e eu não sabia (pela primeira vez, o Senhor Se revela a Jacó; esta é a noite em que Jacó se tornou “nascido de cima”; tudo isto nos diz que todas as esperanças da carne têm que morrer antes que o Espírito possa nos revelar adequadamente).

17 E teve medo, e disse: Quão terrível é este lugar! Este não é outro lugar senão a Casa de Deus, e esta é a Porta do Céu (poderia ser traduzido como: “Quão assombroso é este lugar!”; à”Porta do Céu” é Jesus Cristo).

Advertisement

18 E se levantou Jacó cedo pela manhã, de madrugada, e tomou a pedra que tinha posto por seu travesseiro,e a pôs por coluna, e derramou azeite em cima dela (a “pedra” é um Tipo de Cristo; o “azeite”serve como símbolo do Espírito Santo; sem dúvida, Jacó foi inspirado pelo Senhor a fazer isto).

Betel

19 E chamou o nome daquele lugar Betel, embora o nome primeiro daquela cidade fosse Luz (“Betel” significa “Casa de Deus”; “Luz” significa “separação”; o Senhor pode tornar a “Luz” uma “Casa de Deus”, mas só quando o Crente está separado do mundo).

20 E fez Jacó um voto (o primeiro voto registrado na Bíblia), dizendo: Se Deus for comigo (devemos ler: “Visto que Deus está comigo”), e me guardar nesta viagem que irei, e me der pão para comer, e vestes para vestir;

21 E se eu voltar em paz à casa de meu pai (livre das ameaças vingativas de Esaú); o SENHOR será o meu Deus;

22 E esta pedra (que representa Cristo), que tenho posto por coluna, será Casa de Deus (tudo isto prepara a cena para que o Espírito Santo faça do Crente o Seu Santuário; tudo foi possível pela Cruz [Jo 14.16-20]); e de tudo o que me deres, certamente apartarei para Ti o dízimo.

(Obviamente significa que Jacó deu o dízimo de seus vastos rebanhos de ovelhas e de gado ao Senhor como um sacrifício. Se, de fato, foi o caso, encontramos agora Jacó que oferece sacrifícios num grau como nenhum outro. Se o dízimo que propomos dar ao Senhor não avança, a grande Mensagem de Jesus Cristo, e Ele Crucificado”[1Co 1.23;2.2], é que não estamos na realidade dando o dízimo.

A primeira ocasião que se menciona na Bíblia quanto a dizimar foi quando Abraão entregou os dízimos a Melquisedeque, que era um Tipo de Cristo como nosso grande Sumo Sacerdote. Jesus se converteu nisto ao morrer na Cruz como um Sacrifício [Gn 14.18-20];portanto, ambas as ocasiões de entregar os dízimos remetem à Cruz.)

Conclusão

Vemos, neste capítulo, sendo exposta, mais uma vez, a carnalidade de Esaú, a qual sempre o impulsionou. Desta vez, o vemos cheio de ciúmes, no intuito de vingar-se de seu pai, tomando por esposa a filha de Ismael.

Neste ponto, vale lembrar que, fazia parte da aliança, que Deus havia feito com Abraão, não se casarem ou darem-se em casamento com estrangeiros.

Vemos, ainda, Deus se revelando a Jacó. Com isso o Senhor lhe apresenta a aliança feita Abraão e expõe que estaria com ele, motivando-o a se relacionar e obedecer.

Assim como Isaque, Jacó partia para um futuro desafiador e precisava saber onde deveria encontrar refúgio.

Ele estaria partindo para a casa de um homem que lhe enganaria e se aproveitaria de seu trabalho e sua honestidade. Ele seria tratado em sua própria ofensa e precisava conhecer sua fonte de forças.

Apesar de todos os erros, Jacó, ao visualizar a presença de Deus, reage a ela, erigindo uma coluna. Estas atitudes, sinalizavam um memorial, no caso, da aliança com Deus e seu favor. Jacó responde com uma promessa de devoção ao Senhor. Chama atenção o caráter revelador e pessoal de Deus.

Como vimos, anteriormente, o Senhor havia se manifestado desta mesma forma a Isaque, porém não deixou de fazê-lo, também, a Jacó, ainda que este já conhecesse a promessa através de seu pai.

Todos fomos comissionados (Mateus 28:16-20). Hoje, temos livre acesso a Sua presença e Ele deseja se relacionar intimamente com os seus escolhidos. Ele tem uma revelação especial para cada um, basta que nos acheguemos (Efésios 3:12).

Gênesis 28 estudo.

Sobre o Autor

Olá, me chamo Lázaro Correia, sou Cristão, formado em Teologia e apaixonado pela Bíblia. Aqui no Blog você vai encontrar diversos estudos Bíblicos e muito conteúdo sobre vida Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *