Gênesis 35 Estudo: Betel e uma Mudança Interior

Neste capítulo de Gênesis 35 estudo, veremos que Deus ordena que Jacó suba à Betel, para, ali, habitar e erigir um altar. Também, mandou que fosse determinado a sua família e, aos que os acompanhavam, que fossem lançados fora os falsos deuses.

Deus, traz terror às cidades vizinhas, a fim de que não os perseguissem. Noutro episódio, vindo Jacó à Padã-Arã, Deus e abençoa e renova sua aliança, lhe chamando, agora, Israel, oportunidade em que este, mais uma vez, levanta um altar de adoração.

Advertisement

Ao partirem de Betel, Raquel, dá a luz a Benjamim e morre. Rúben, se deita com Bila, concubina de seu pai. Por fim, Jacó vai até Isaque que, farto de dias, falece e, então, é sepultado.

Gênesis 35 estudo: Contexto histórico

No capítulo 34, de Gênesis, Diná, filha de Jacó, ao sair, para observar as filhas da terra, é abusada por Siquém, filho de Hamor. Porém, a bíblia relata que, apesar da atrocidade que cometera, Siquém passou a amá-la e solicitou ao seu pai que esta fosse tomada como sua esposa e, assim, foram ter com Jacó.

Advertisement

Os irmãos de Diná, ao saberem do ocorrido, dolosamente, condicionam concederem sua irmã em casamento e tornarem-se um só povo, apenas, se os Siquemitas fossem circuncidados e, assim, o fizeram.

No terceiro dia, após a circuncisão, Simeão e Levi, matam aqueles homens, vez que fragilizados pela dor, além de Siquém e Hamor e, ainda, saqueiam toda a cidade e fazem os meninos e mulheres cativos.


Você ler a Bíblia todos os dias mas Não consegue Entender a Mensagem de Deus? Clique Aqui e venha Estudar Teologia Conosco de Maneira Fácil e Descomplicada! 📖


Jacó, ao saber, se indigna e teme, uma vez que os filhos o fizeram odioso pelos moradores daquela região.

Capítulo 1-3

1 E DISSE Deus a Jacó: Levanta-te, sobe a Betel, e habita ali (em essência, é o que o Senhor havia dito a Jacó que fizesse quando ele retornou pela primeira vez a Canaã; estar fora da Vontade de Deus, como o estava Jacó, sempre convida à catástrofe!);

e fiz ali um Altar ao Deus que te apareceu, quando fugias de teu irmão, Esaú. (Quase dez anos transcorreram desde que Jacó tinha voltado para a Terra Prometida. Nesse tempo, há dez anos passados, o Senhor havia dito a Jacó: “Retorna à tua Terra, Eu sou o Deus de Betel”. O Senhor não lhe disse: “Eu sou o Deus de Sucote”. Mas como Jacó demorou a obedecer este mandato! E lhe custou muito caro.)

Advertisement

2 Então Jacó disse à sua família, e a todos os que com ele estavam: Tirai os deuses alheios que há entre vós, e purificai-vos, e mudai as vossas vestes (quando Jacó se inteira do que tem que cumprir publicamente com Deus em Betel, dá-se conta de uma vez de que não poderia trazer os ídolos para dentro de Casa; e, em consequência, ele manda sua família entregar a todos os deuses estranhos que tinham em suas mãos e em suas orelhas, e os sepultou sob um carvalho em Siquém.

Estes ídolos haviam sido trazidos da Mesopotâmia pelos servos de Jacó, ou adotados em Canaã, ou talvez adotados pelas mulheres que foram capturadas durante o problema ocorrido recentemente).

Jacó sobe a Betel

3 E nos levantemos, e subamos a Betel (agora, por fim, Jacó “sobe a Betel”; física e moralmente, sem dúvida foi uma ascensão; mas quão lento ele tinha sido durante os últimos dez anos para obedecer a este mandato! Se Jacó tivesse ido rapidamente para Betel, quando ele deixou a Síria, e se tivesse “morado” ali, como foi mandado, quanto pecado e tristeza teriam sido evitados!);


Quer Pregar Com Conhecimento Bíblico Profundo, Dominando a Oratória, com boa Dicção, Citando Versículos de Memória, sem Timidez e com total Eloquência?
(Clique Aqui e Sabia Mais)


e farei ali um Altar ao Deus que me respondeu no dia da minha  e foi comigo  no caminho que andei. (O “Altar” era um Tipo de Cristo e da morte que Ele morreria na Cruz para redimir a humanidade caída.

Foi o elemento central da relação do homem com Deus nos tempos do Antigo Testamento, e continua sendo na atualidade, na forma da Cruz. Se a Cruz é tirada, ignorada ou posta de lado de qualquer modo, então deixa de ser a Fé que Deus reconhece. A Fé que Deus reconhece é a que está ancorada justamente na Cruz [Rm 6.3-14].)

4 Assim deram a Jacó todos os deuses estranhos que havia em poder deles, e os brincos que estavam em suas orelhas; e Jacó os escondeu debaixo de um carvalho que estava junto a Siquém. (Em Siquém, Jacó guardou o seu Salvador e a sua Salvação para si mesmo, e permitiu à sua família e à sua casa reter seus ídolos. Mas isto não será permitido se Deus é reconhecido e confessado publicamente como o Deus de Betuel. Os “deuses estranhos têm que ir!”)

Advertisement

5 E partiram; e o terror de Deus foi sobre as cidades que havia em seus arredores, e não seguiram após os filhos de Jacó (o Senhor os protegia, ou eles teriam sido assassinados por inimigos que os rodeavam).

Chegou Jacó a luz

6 E chegou Jacó Luz, que está na terra de Canaã, que é Betel, ele e todo o povo que com ele estava.
7 E Edificou ali um Altar, e chamou o lugar El-Betel (o “Deus da Casa de Deus”); porquanto ali tinha lhe aparecido Deus, quando fugia de seu irmão (uns trinta anos antes).

8 Então morreu Débora, a ama de Rebeca, e foi sepultada ao pé de Betel, debaixo de um carvalho; e que se chamou o seu nome Alom-Bacute (“o carvalho do pranto”. Rebeca era a mãe de Jacó; sem dúvida, ele estava muito perto de Débora, que foi uma serva de sua mãe durante muitos anos; ele sentia saudades enormes).


⚠️ E-book Grátis para Pregadores ⚠️:


9 E apareceu Deus outra vez a Jacó, quando havia retornado de Padã-Arã, e o abençoou (isso foi feito uns dez anos antes, quando Jacó lutou com o Senhor. Note que o Senhor não apareceu para Jacó enquanto ele estava em Sucote, apenas falou com ele e disse que deveria deixar o lugar. A Revelação do Senhor, com respeito à bênção, não pode chegar para nós a menos que estejamos no centro da Vontade de Deus).

10 E lhe disse Deus: O Teu nome é Jacó; não se chamará mais o teu nome, Jacó, mas Israel será o teu nome; e Ele (Deus) chamou o seu nome Israel (a confirmação do nome dado a Jacó há uns dez anos, em Peniel, foi feita; possivelmente porque o Patriarca temia que ele tivesse invalidado a Bênção; mas os dons e a chamada de Deus são dados sem arrependimento).

Advertisement

E Deus ainda lhe disse mais

11 Eu sou o Deus Todo-poderoso (El Shaddai, que é todo suficiente) : Frutifica e multiplica-te (o que só se pode fazer com as Bênçãos do Senhor); uma Nação, sim, um conjunto de nações procederá de ti, e reis sairão dos seus. lombos (e assim foi);

12 E a Terra que Eu dei a Abraão e a Isaque, darei-a a ti, e à tua descendência depois de ti darei a Terra. (Satanás tem lutado contra isto desde aquele tempo até agora. Os últimos de uma longa linha de opositores são os Palestinos; entretanto, que todos saibam que o que Deus diz que vai acontecer, acontecerá. Na Era do Reino vindouro, Israel possuirá tudo o que Deus prometeu, e totalmente.)
13 E Deus se foi dele, do lugar onde com ele tinha falado.

14 E Jacó erigiu uma coluna no lugar onde tinha falado com ele, uma coluna de pedra (um Tipo de Cristo); e derramou sobre ele uma Oferta de Libação (a primeira menção a uma “Oferta de Libação” nas Escrituras), e jogou azeite sobre ela. (Esta Pedra prefigura Cristo como a Rocha da Eternidade, ungida com o Espírito Santo, tipificado pelo azeite, e cheio do gozo de Deus, tipificado pela “Oferta de Libação”).
15 E chamou Jacó o nome daquele lugar onde Deus tinha falado com ele, Betel (Casa de Deus).

BENJAMIM

16 E partiram de Betel; e havia ainda um pequeno espaço de caminho para chegar a Efrata, quando deu à luz Raquel, e houve trabalho da casa de Siquém, e saíram em seu parto.

Advertisement

17 E aconteceu que, quando estava no mais trabalhoso do parto, disse-lhe a parteira: Não temas, porque também terás este filho (a parteira está falando da profecia dada a Raquel quando nasceu José: “acrescentar-me-á o Senhor outro filho” [Gn 30.22-24]).

18 E quando a sua alma partia (pois morreu), chamou o seu nome Benoni; mas seu pai o chamou Benjamim. (A natureza das dores o chama “Benoni”, que quer dizer “filho das minhas dores”. A Fé o chama “Benjamim”, que quer dizer “filho da minha mão direita”. O quadro profético mostra que Ele primeiro seria o “Varão das Dores” e, depois, o “Varão a Mão direita de Deus”).

19 Assim morreu Raquel, e foi sepultada no caminho de Efrata, que é Belém (ela foi sepultada onde nasceria o Filho de Deus, 1.700 anos depois).


Domine a Arte de Elaborar e Pregar Sermões Expositivos para Ensinar com Profundidade, Clareza e Fidelidade as Escrituras!
(Clique Aqui e Confira)


20 E Jacó pôs uma coluna sobre a sua sepultura; esta é a coluna da sepultura de Raquel até o dia de hoje.

21 Então partiu Israel (ao longo do Capitulo, o Patriarca é chamado de Jacó, exceto nos Versículos 21-22, onde três vezes o Espírito o chama de Israel.

Que estranho! Parece uma contradição à sabedoria humana! Jacó é o seu nome debilidade; Israel, o de força; e, entretanto, ele é chamado de Israel mesmo quando em contato com vagabundos e desonrosos? Quanto somos débiles, e Ele, forte [2Co 12.10]), e estendeu a sua tenda além de Migdal Eder.

Advertisement

22 E aconteceu que, enquanto Israel morava naquela terra, foi Rúben e deitou-se com Bila a concubina de seu pai que chegou a conhecer Israel. E os filhos de Jacó eram doze (com este pecado, Rúben, o primogênito, invalidou a primogenitura; Jesus não nasceria dessa linhagem, e sim da Tribo de Judá):

23 Os filhos de Lia: Rúben, o primogênito de Jacó, e Simeão, Levi, Judá, Issacar e Zebulom;
24 Os filhos de Raquel: José e Benjamim;
25 E os filhos de Bila, serva de Raquel: Dã e Naftali;

26 E os filhos de Zilpa, serva de Lia: Gade e Aser. Estes foram os filhos de Jacó que nasceram em Padā- Arā. (Os doze filhos de Jacó estão listados aqui, os quais encabeçaram as Tribos de Israel, com Manassés e Efraim tomando o lugar de José, somando um total de treze. Na realidade, haveria treze Tribos, contando com a de Levi, a qual era da Tribo Sacerdotal.)


⚠️ Receba Estudos Exclusivos no Whatsapp:


A MORTE DE ISAQUE

27 E veio Jacó Isaque, seu pai, a Manre, à cidade de Quiriate-Arba, que é Hebrom, onde habitaram Abraão e Isaque.

28 E foram os dias de Isaque, cento e oitenta anos (180 anos).

Advertisement

29 E expirou isaque o espírito, e morreu, e foi recolhido ao seu povo, já ancião e farto de dias; e Esaú e Jacó, seus filhos, o sepultaram. (Puseram Isaque junto a seus grandes antepassados, no lugar de sepultura da família, em Macpela, onde jaziam os corpos sem vida de Abraão e de Sara, esperando a Ressurreição; ao mesmo tempo, o seu espírito estava junto deles numa pátria melhor, ou seja, a Celestial. Jacó estava com Isaque quando ele morreu, e Esaú veio até o sepulcro.)

Gênesis 35 estudo.

Sobre o Autor

Olá, me chamo Lázaro Correia, sou Cristão, formado em Teologia e apaixonado pela Bíblia. Aqui no Blog você vai encontrar diversos estudos Bíblicos e muito conteúdo sobre vida Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *