Isaías 45 Estudo: Deus está no Controle

Em Isaías 45, veremos como o Criador iria livrar os israelitas das mãos dos babilônios depois dos 70 anos de cativeiro que eles viveram. Ciro, rei dos persas, recebeu uma vocação profética para tornar-se um grande rei e derrotar algumas das nações mais poderosas da terra do seu tempo, inclusive a babilônia.

Deus o estabeleceu desse modo para que através dele os filhos de Israel retornassem para Jerusalém a fim de reconstruí-la. Assim, o Criador confirma mais uma vez sua soberania e controle sobre o tempo, o coração dos homens e os acontecimentos da história.

Advertisement

O que deixa lições importantes para os dias atuais, porque mesmo quando as coisas estão aparentemente bagunçadas na nossa percepção, Deus permanece com tudo sob controle. Acompanhe!

Contexto histórico

O capítulo 45 de Isaías tem seu contexto no fim do cativeiro babilônico dos Israelitas. Era hora deles regressarem para casa de acordo com a promessa feita antes deste tempo de exílio. Por isso, o Senhor Deus optou por levantar o rei Ciro e guiar cada uma de suas ações para promover a restauração do povo à Jerusalém.



Então, os persas derrotaram o rei Belsazar – o mesmo que profanou os utensílios do templo – assumiram o comando da babilônia e realizaram a vontade do Altíssimo. Acompanhe a seguir o estudo completo de Isaías 45.

Isaías 45:1: Ciro, o ungido pelo Criador

v. 1 Assim diz o Criador a seu ungido, a Ciro, cuja mão direita eu tenho sustentado, para subjugar nações perante ele. E eu afrouxarei os lombos de reis, para abrir perante ele os portões duplos. E os portões não estarão fechados.

Deus chamou Ciro de Seu ungido. A palavra hebraica pode ser traduzida como “Messias” em português. O uso aqui é metafórico para o invisível comissionamento divino desse rei terreno com vista à sua atuação como um libertador real do Seu povo.

No antigo Oriente Próximo, quando um deus segurava com firmeza a mão direita de alguém, isso indicava favor especial, comissionamento, orientação e dotação divina de capacidade.

Advertisement

Isaías 45:2: A ação de Deus para que Ciro se estabeleça como um grande rei

v. 2 Eu irei antes de ti e farei os lugares tortuosos retos. Eu quebrarei em pedaços os portões de bronze, e cortarei em partes as barras de ferro.

Deus fará com que as fortes defesas das cidades inimigas caiam diante de Ciro. Ele aplanará os lugares tortuosos lugares ásperos planos e também tem a palavra monte para apressar o seu ataque.

Isaías 45:3: As conquistas de Ciro provenientes da intervenção divina

v. 3 E te darei os tesouros da escuridão e as riquezas escondidas dos lugares secretos, para que tu possas saber que eu, o Criador, o qual te chama pelo teu nome, sou o Deus de Israel.

À medida que Ciro derrota as nações (inclusive os medos, os líbidos e os babilônicos), as riquezas delas passarão para ele. Esses tesouros estavam escondidos do mundo e assim não associados às trevas e são considerados secretos.


Quer Pregar Com Conhecimento Bíblico Profundo, Dominando a Oratória, com boa Dicção, Citando Versículos de Memória, sem Timidez e com total Eloquência?
(Clique Aqui e Sabia Mais)


Isaías 45:4: O motivo de Ciro ser escolhido por Deus

v. 4 Por amor do meu servo Jacó e de Israel, meu eleito, eu tenho te chamado pelo teu nome. Eu tenho te dado um sobrenome, embora tu não me tenhas conhecido.

As ações de Deus em relação a Ciro não têm nada a ver com o amor de Deus por Ciro ou pelos persas. Ele os usará em benefício do Seu povo a quem Ele chama de servo (ver nota em Is 44:1).

Advertisement

O fato de Deus nomear e chamar Ciro revela que o rei persa estava sob o Seu controle. O fato de Deus poder antecipar o nome de Ciro por intermédio de Isaías também revela a capacidade de Deus para ler o futuro.

Isaías 45:5-7: A soberania de Deus

v. 5 Eu sou o Criador e não há ninguém mais, não há outro Deus fora de mim. Eu te cinjo, embora tu não me tenhas conhecido.

v. 6 Para que eles possam saber, desde o nascer do sol e desde o oeste, que não há outro fora de mim. Eu sou o Criador e não há outro.
v. 7 Eu formo a luz e crio escuridão, eu faço paz e crio o mal, eu o Criador faço todas estas coisas.

Ninguém deveria atribuir esses grandes atos de redenção a nenhum outro deus além de Yahuah, o único Deus verdadeiro.

O Seu senhorio não é apenas sobre Israel, mas sobre o mundo inteiro (desde o nascer do sol e desde o oeste). Ele está no controle não somente das coisas boas, mas também das coisas difíceis que ocorreram na história.


⚠️ Receba Estudos Exclusivos no Whatsapp:


Isaías 45:8: Deus está no controle

v. 8 Descei vós céus, desde cima, e que os céus derramem justiça; que se abra a terra e que ela produza salvação; e que a justiça surja juntamente; Eu, o ­Criador, criei isto.

Esse versículo descreve algo mais do que fecundidade literal; ele fala sobre como, sob a ordem de Deus, o futuro verá a terra moralmente repleta.

Isaías 45:9: A contenda com o Criador é ilógica

v. 9 Ai daquele que contende com seu Criador! Deixe o caco contender com os cacos da terra. Dirá o barro para aquele que o modela: O que fazes tu? Ou tua obra: Ele não tem mãos?

Sobre oráculos ai, ver notas em Is 1:4 e Is 5:8-30. Os seres humanos são os cacos e Deus é o oleiro. Essa imagem lembra aos seres humanos o seu devido lugar na relação com Deus.

Advertisement

Pode haver aqui uma alusão a Gn 2:7 quando Deus toma o pó da terra e forma Adão. Os mitos do antigo Oriente Próximo de Atrahasis e Enuma Elish descrevem os seres humanos como produtos do barro.

Onde o relato bíblico e os relatos do antigo Oriente Próximo diferem profundamente é no segundo elemento que forma os seres humanos.

Na Bíblia, Deus usou o Seu próprio sopro, indicando uma visão elevada da humanidade. Nos relatos da Mesopotâmia, o segundo elemento era o sangue de um deus demônio, expressando uma visão inferior da vida humana.

Isaías 45:10: É antinatural viver em desacordo com a vontade de Deus

v. 10 Ai sobre aquele que diz para seu pai: O que tu geras como pai? Ou para a mulher: O que tens tu dado à luz?

A segunda metáfora de Deus como pai ou a mulher e Sua criação humana como o filho também expressa uma relação de poder desequilibrada.

Um bebê não questiona o seu nascimento mais do que um caco questiona a sua criação. Então, por que razão Israel questionaria o plano de Deus?

Isaías 45:11: Deus é indomesticável

v. 11 Assim diz o Criador, o Santo de Israel, e Criador dele: Perguntai-me de coisas que virão concernentes a meus filhos e concernente ao trabalho de minhas mãos, demandai vós a mim.

Sobre o Santo de Israel, ver nota em Is 1:4.

Isaías 45:12: O comando do Criador

v. 12 Eu tenho feito a terra e criado o homem sobre ela. Eu, precisamente, minhas mãos, têm estendido os céus e todo seu exército eu tenho comandado.

Sobre estendido os céus, ver nota em Is 42:5.

Isaías 45:13-14: A missão de Ciro

v. 13 Eu o tenho elevado em justiça e eu dirigirei todos os caminhos dele. Ele edificará minha cidade e deixará ir meus cativos, não por preço nem por recompensa, diz o Senhor dos Exércitos.

v. 14 Assim diz o Criador: O trabalho do Egito e o comércio da Etiópia e dos sabeus, homens de estatura, chegarão a ti e eles serão teus. E eles te seguirão, em correntes eles chegarão, e eles se prostrarão ante a ti. Eles farão súplica a ti, dizendo: Certamente, Deus está em ti e não há nenhum outro, não há nenhum outro Deus.

O Egito e a Etiópia (Cuxe; ver nota em Is 18:1-7) eram nações associadas ao vale do Nilo. Os sabeus eram uma tribo árabe.

Esse versículo antecipa um tempo em que essas nações estrangeiras reconhecerão que o Deus dos israelitas é o único Deus verdadeiro.

Isaías 45:15: Deus age misteriosamente na nossa percepção

v. 15 Verdadeiramente, tu és um Deus que escondes a ti mesmo, oh! Deus de Israel, o Salvador!

Sobre Deus Se escondendo, ver nota no versículo 19.

Isaías 45:16: A adoração aos ídolos termina em vergonha

v. 16 Eles serão envergonhados e também confundidos, todos eles. Eles irão para a confusão juntamente os que são fabricantes de ídolos.

Envergonhados serão os que confiam em ídolos porque sua confiança é colocada no lugar errado.

Isaías 45:17-18: A salvação eterna de Israel

v. 17 Israel, porém, será salvo no Criador com uma eterna salvação. Vós não sereis envergonhados nem confundidos por toda a eternidade.

v. 18 Porque assim diz o Criador que criou os céus; Deus, ele mesmo, que formou a terra e a fez. Ele a tem estabelecido, ele não a criou em vão, ele a formou para ser habitada. Eu sou o Altíssimo e não há nenhum outro.

A declaração de que Deus não criou o mundo para ficar despovoado (terra… vão) pode ser uma polêmica contra um mito do antigo Oriente Próximo, segundo o qual os seres humanos só foram criados depois que os deuses menores entraram em greve deixando de cavar canais de irrigação e assim precisaram de uma força de trabalho.

Isaías 45:19: A clareza e assertividade das palavras do Criador

v. 19 Eu não tenho falado em segredo, em um lugar escuro da terra. Eu não disse à semente de Jacó: Buscai-me em vão. Eu, o Criador, falo justiça. Eu declaro coisas que são corretas.

Embora Deus Se esconda, no sentido de estar muito acima da criação (v. 15), Ele busca relacionamento com Suas criaturas e Se dá a conhecer a elas.

Isaías 45:20: Aproxime-se de Deus

v. 20 Congregai-vos e vinde; aproximai-vos juntamente, vós sobreviventes das nações. Eles nada sabem, os que erigem suas imagens de madeira esculpida, e oram a um deus que não pode salvar.

A descrição de povos e nações como sobreviventes pode implicar um prévio julgamento contra eles.

Isaías 45:21-25: O cumprimento da palavra

v. 21  Contai vós e trazei-os para perto. Sim, permiti que eles tomem conselho juntamente. Quem tem declarado isto desde tempo antigo? Quem tem contado isto desde aquele tempo? Não tem sido eu, o Criador? E fora de mim não há nenhum outro Deus. Um Deus justo e um Salvador, não há nenhum além de mim.

v. 22 Olhai para mim, e sereis salvos, todos os confins da terra, pois eu sou Deus e não há nenhum outro.

v. 23 Eu tenho jurado por mim mesmo, a palavra é saída da minha boca em justiça e não será revogada, tal que diante de mim todo joelho se dobrará e toda língua prestará juramento.

v. 24 Certamente alguém dirá: No Criador eu tenho justiça e força, sim, para ele os homens virão e todos os que estão enfurecidos contra ele serão envergonhados.

v. 25 No Criador toda a semente de Israel será justificada e se gloriará.

O desafio para declarar e apresentar provas indica que essa passagem possui um contexto jurídico. A questão envolve a capacidade dos deuses para revelar o futuro.

5 importantes lições que podemos aprender em Isaías 45

  1. Deus é o Soberano sobre Todas as Nações: O capítulo destaca como Deus chama Ciro, um rei pagão, como seu ungido para libertar seu povo e reconstruir Jerusalém. Isso nos lembra que Deus é soberano sobre todas as nações e pode usar quem Ele desejar para cumprir Seus propósitos.
  2. Deus usa até Mesmo os Ímpios para Cumprir Seus Propósitos: Apesar de Ciro não ser um crente em Yahweh, Deus o escolheu e o capacitou para realizar Sua vontade. Isso nos ensina que Deus pode usar até mesmo pessoas ímpias para realizar Sua obra, mostrando Sua capacidade de transformar situações aparentemente negativas em algo bom.
  3. Deus é o Criador e Controlador de Todas as Coisas: O capítulo enfatiza a soberania e o poder de Deus como o Criador do céu e da terra. Ele é descrito como aquele que formou a luz e criou a escuridão, o bem e o mal. Isso nos lembra que Deus está no controle de tudo e que podemos confiar em Seu governo soberano sobre o mundo.
  4. Deus Convida Todos a Voltarem-se para Ele: Deus convida todas as nações a se voltarem para Ele e serem salvas. Ele é descrito como o único Deus verdadeiro que oferece salvação a todos que o buscam. Isso nos lembra da universalidade do convite de Deus para a salvação e Sua disposição em receber todos que se arrependem e o buscam.
  5. Deus é Justo e Fiel em Suas Promessas: O capítulo destaca a fidelidade de Deus em cumprir Suas promessas ao povo de Israel, mesmo quando parecem impossíveis de se realizar. Isso nos encoraja a confiar na fidelidade de Deus em nossas próprias vidas e a acreditar que Ele cumprirá todas as Suas promessas para conosco.

Conclusão

Isaías 45 deixa uma coisa muito clara para o nosso coração, isto é: Deus sempre esteve e sempre estará no controle de tudo que diz respeito a nossa história.

Por muitas vezes, podemos achar que Deus não olha para nós, por conta do nosso sofrimento constante ou anseios não alcançados.

Porém, o Criador não é injusto para esquecer das suas promessas e pode na verdade está trabalhando algo em você nesse momento. Uma coisa é certa: se Deus não está mudando sua situação, Ele está mudando você de algum modo.

Portanto, continue confiando no cuidado divino, o controle não mudou de mãos em nenhuma circunstância de toda a história e não é agora que esse ciclo irá mudar. Deus permanece fiel e no controle de tudo.

Isaías 45 estudo.

Sobre o Autor

Olá, me chamo Lázaro Correia, sou Cristão, formado em Teologia e apaixonado pela Bíblia. Aqui no Blog você vai encontrar diversos estudos Bíblicos e muito conteúdo sobre vida Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *