Isaías 45 Estudo: Deus está no controle

O Isaías 45 estudo descreve como o Criador iria livrar os israelitas das mãos dos babilônios depois dos 70 anos de cativeiro que eles viveram.

Ciro, rei dos persas, recebeu uma vocação profética para tornar-se um grande rei e derrotar algumas das nações mais poderosas da terra do seu tempo, inclusive a babilônia.

Advertisement

Deus o estabeleceu desse modo para que através dele os filhos de Israel retornassem para Jerusalém a fim de reconstruí-la.

Assim, o Criador confirma mais uma vez sua soberania e controle sobre o tempo, o coração dos homens e os acontecimentos da história.

Advertisement

O que deixa lições importantes para os dias atuais, porque mesmo quando as coisas estão aparentemente bagunçadas na nossa percepção, Deus permanece com tudo sob controle. Acompanhe!

Isaías 45 estudo: Contexto histórico

O capítulo 45 de Isaías tem seu contexto no fim do cativeiro babilônico dos Israelitas. Era hora deles regressarem para casa de acordo com a promessa feita antes deste tempo de exílio.


Você ler a Bíblia todos os dias mas Não consegue Entender a Mensagem de Deus? Clique Aqui e venha Estudar Teologia Conosco de Maneira Fácil e Descomplicada! 📖


Por isso, o Senhor Deus optou por levantar o rei Ciro e guiar cada uma de suas ações para promover a restauração do povo à Jerusalém.

Então, os persas derrotaram o rei Belsazar – o mesmo que profanou os utensílios do templo – assumiram o comando da babilônia e realizaram a vontade do Altíssimo.

(Isaías 45:1) Ciro, o ungido pelo Criador

v. 1 Assim diz o Criador a seu ungido, a Ciro, cuja mão direita eu tenho sustentado, para subjugar nações perante ele. E eu afrouxarei os lombos de reis, para abrir perante ele os portões duplos. E os portões não estarão fechados.

Advertisement

Deus chamou Ciro de Seu ungido. A palavra hebraica pode ser traduzida como “Messias” em português.

O uso aqui é metafórico para o invisível comissionamento divino desse rei terreno com vista à sua atuação como um libertador real do Seu povo.

No antigo Oriente Próximo, quando um deus segurava com firmeza a mão direita de alguém, isso indicava favor especial, comissionamento, orientação e dotação divina de capacidade.


Quer Pregar Com Conhecimento Bíblico Profundo, Dominando a Oratória, com boa Dicção, Citando Versículos de Memória, sem Timidez e com total Eloquência?
(Clique Aqui e Sabia Mais)


(Isaías 45:2) A ação de Deus para que Ciro se estabeleça como um grande rei

v. 2 Eu irei antes de ti e farei os lugares tortuosos retos. Eu quebrarei em pedaços os portões de bronze, e cortarei em partes as barras de ferro.

Deus fará com que as fortes defesas das cidades inimigas caiam diante de Ciro. Ele aplanará os lugares tortuosos lugares ásperos planos e também tem a palavra monte para apressar o seu ataque.

(Isaías 45:3) As conquistas de Ciro provenientes da intervenção divina

v. 3 E te darei os tesouros da escuridão e as riquezas escondidas dos lugares secretos, para que tu possas saber que eu, o Criador, o qual te chama pelo teu nome, sou o Deus de Israel.

Advertisement

À medida que Ciro derrota as nações (inclusive os medos, os líbidos e os babilônicos), as riquezas delas passarão para ele.

Esses tesouros estavam escondidos do mundo e assim não associados às trevas e são considerados secretos.

(Isaías 45:4) O motivo de Ciro ser escolhido por Deus

v. 4 Por amor do meu servo Jacó e de Israel, meu eleito, eu tenho te chamado pelo teu nome. Eu tenho te dado um sobrenome, embora tu não me tenhas conhecido.


⚠️ E-book Grátis para Pregadores ⚠️:


As ações de Deus em relação a Ciro não têm nada a ver com o amor de Deus por Ciro ou pelos persas. Ele os usará em benefício do Seu povo a quem Ele chama de servo (ver nota em Is 44:1).

O fato de Deus nomear e chamar Ciro revela que o rei persa estava sob o Seu controle. O fato de Deus poder antecipar o nome de Ciro por intermédio de Isaías também revela a capacidade de Deus para ler o futuro.

Advertisement

(Isaías 45:5-7) A soberania de Deus

v. 5 Eu sou o Criador e não há ninguém mais, não há outro Deus fora de mim. Eu te cinjo, embora tu não me tenhas conhecido.

v. 6 Para que eles possam saber, desde o nascer do sol e desde o oeste, que não há outro fora de mim. Eu sou o Criador e não há outro.
v. 7 Eu formo a luz e crio escuridão, eu faço paz e crio o mal, eu o Criador faço todas estas coisas.

Ninguém deveria atribuir esses grandes atos de redenção a nenhum outro deus além de Yahuah, o único Deus verdadeiro.

O Seu senhorio não é apenas sobre Israel, mas sobre o mundo inteiro (desde o nascer do sol e desde o oeste).

Advertisement

Ele está no controle não somente das coisas boas, mas também das coisas difíceis que ocorreram na história.

(Isaías 45:8) Deus está no controle

v. 8 Descei vós céus, desde cima, e que os céus derramem justiça; que se abra a terra e que ela produza salvação; e que a justiça surja juntamente; Eu, o ­Criador, criei isto.

Esse versículo descreve algo mais do que fecundidade literal; ele fala sobre como, sob a ordem de Deus, o futuro verá a terra moralmente repleta.


Domine a Arte de Elaborar e Pregar Sermões Expositivos, Temáticos e Textuais, para Ensinar com Profundidade, Clareza e Fidelidade as Escrituras!
(Clique Aqui e Confira)


(Isaías 45:9) A contenda com o Criador é ilógica

v. 9 Ai daquele que contende com seu Criador! Deixe o caco contender com os cacos da terra. Dirá o barro para aquele que o modela: O que fazes tu? Ou tua obra: Ele não tem mãos?

Sobre oráculos ai, ver notas em Is 1:4 e Is 5:8-30. Os seres humanos são os cacos e Deus é o oleiro. Essa imagem lembra aos seres humanos o seu devido lugar na relação com Deus.

Pode haver aqui uma alusão a Gn 2:7 quando Deus toma o pó da terra e forma Adão. Os mitos do antigo Oriente Próximo de Atrahasis e Enuma Elish descrevem os seres humanos como produtos do barro.

Advertisement

Onde o relato bíblico e os relatos do antigo Oriente Próximo diferem profundamente é no segundo elemento que forma os seres humanos.

Na Bíblia, Deus usou o Seu próprio sopro, indicando uma visão elevada da humanidade. Nos relatos da Mesopotâmia, o segundo elemento era o sangue de um deus demônio, expressando uma visão inferior da vida humana.

(Isaías 45:10) É antinatural viver em desacordo com a vontade de Deus

v. 10 Ai sobre aquele que diz para seu pai: O que tu geras como pai? Ou para a mulher: O que tens tu dado à luz?


A Chave para Interpretar todos os Gêneros e Contextos da Bíblia de modo Simples, porém com muita Profundidade…
(Clique Aqui e Acesse)


A segunda metáfora de Deus como pai ou a mulher e Sua criação humana como o filho também expressa uma relação de poder desequilibrada.

Um bebê não questiona o seu nascimento mais do que um caco questiona a sua criação. Então, por que razão Israel questionaria o plano de Deus?

Advertisement

(Isaías 45:11) Deus é indomesticável

v. 11 Assim diz o Criador, o Santo de Israel, e Criador dele: Perguntai-me de coisas que virão concernentes a meus filhos e concernente ao trabalho de minhas mãos, demandai vós a mim.

Sobre o Santo de Israel, ver nota em Is 1:4.

(Isaías 45:12) O comando do Criador

v. 12 Eu tenho feito a terra e criado o homem sobre ela. Eu, precisamente, minhas mãos, têm estendido os céus e todo seu exército eu tenho comandado.

Sobre estendido os céus, ver nota em Is 42:5.

Advertisement

(Isaías 45:13-14) A missão de Ciro

v. 13 Eu o tenho elevado em justiça e eu dirigirei todos os caminhos dele. Ele edificará minha cidade e deixará ir meus cativos, não por preço nem por recompensa, diz o Senhor dos Exércitos.

v. 14 Assim diz o Criador: O trabalho do Egito e o comércio da Etiópia e dos sabeus, homens de estatura, chegarão a ti e eles serão teus. E eles te seguirão, em correntes eles chegarão, e eles se prostrarão ante a ti. Eles farão súplica a ti, dizendo: Certamente, Deus está em ti e não há nenhum outro, não há nenhum outro Deus.

O Egito e a Etiópia (Cuxe; ver nota em Is 18:1-7) eram nações associadas ao vale do Nilo. Os sabeus eram uma tribo árabe.

Esse versículo antecipa um tempo em que essas nações estrangeiras reconhecerão que o Deus dos israelitas é o único Deus verdadeiro.

Advertisement

(Isaías 45:15) Deus age misteriosamente na nossa percepção

v. 15 Verdadeiramente, tu és um Deus que escondes a ti mesmo, oh! Deus de Israel, o Salvador!

Sobre Deus Se escondendo, ver nota no versículo 19.

(Isaías 45:16) A adoração aos ídolos termina em vergonha

v. 16 Eles serão envergonhados e também confundidos, todos eles. Eles irão para a confusão juntamente os que são fabricantes de ídolos.

Envergonhados serão os que confiam em ídolos porque sua confiança é colocada no lugar errado.

(Isaías 45:17-18) A salvação eterna de Israel

v. 17 Israel, porém, será salvo no Criador com uma eterna salvação. Vós não sereis envergonhados nem confundidos por toda a eternidade.

Advertisement

v. 18 Porque assim diz o Criador que criou os céus; Deus, ele mesmo, que formou a terra e a fez. Ele a tem estabelecido, ele não a criou em vão, ele a formou para ser habitada. Eu sou o Altíssimo e não há nenhum outro.

A declaração de que Deus não criou o mundo para ficar despovoado (terra… vão) pode ser uma polêmica contra um mito do antigo Oriente Próximo, segundo o qual os seres humanos só foram criados depois que os deuses menores entraram em greve deixando de cavar canais de irrigação e assim precisaram de uma força de trabalho.

(Isaías 45:19) A clareza e assertividade das palavras do Criador

v. 19 Eu não tenho falado em segredo, em um lugar escuro da terra. Eu não disse à semente de Jacó: Buscai-me em vão. Eu, o Criador, falo justiça. Eu declaro coisas que são corretas.

Embora Deus Se esconda, no sentido de estar muito acima da criação (v. 15), Ele busca relacionamento com Suas criaturas e Se dá a conhecer a elas.

(Isaías 45:20) Aproxime-se de Deus

v. 20 Congregai-vos e vinde; aproximai-vos juntamente, vós sobreviventes das nações. Eles nada sabem, os que erigem suas imagens de madeira esculpida, e oram a um deus que não pode salvar.

A descrição de povos e nações como sobreviventes pode implicar um prévio julgamento contra eles.

(Isaías 45:21-25) O cumprimento da palavra

v. 21  Contai vós e trazei-os para perto. Sim, permiti que eles tomem conselho juntamente. Quem tem declarado isto desde tempo antigo? Quem tem contado isto desde aquele tempo? Não tem sido eu, o Criador? E fora de mim não há nenhum outro Deus. Um Deus justo e um Salvador, não há nenhum além de mim.

v. 22 Olhai para mim, e sereis salvos, todos os confins da terra, pois eu sou Deus e não há nenhum outro.

v. 23 Eu tenho jurado por mim mesmo, a palavra é saída da minha boca em justiça e não será revogada, tal que diante de mim todo joelho se dobrará e toda língua prestará juramento.

v. 24 Certamente alguém dirá: No Criador eu tenho justiça e força, sim, para ele os homens virão e todos os que estão enfurecidos contra ele serão envergonhados.

v. 25 No Criador toda a semente de Israel será justificada e se gloriará.

O desafio para declarar e apresentar provas indica que essa passagem possui um contexto jurídico.

A questão envolve a capacidade dos deuses para revelar o futuro.

Conclusão

O Isaías 45 estudo deixa uma coisa muito clara para o nosso coração, isto é: Deus sempre esteve e sempre estará no controle de tudo que diz respeito a nossa história.

Por muitas vezes, podemos achar que Deus não olha para nós, por conta do nosso sofrimento constante ou anseios não alcançados.

Porém, o Criador não é injusto para esquecer das suas promessas e pode na verdade está trabalhando algo em você nesse momento.

Uma coisa é certa: se Deus não está mudando sua situação, Ele está mudando você de algum modo.

Portanto, continue confiando no cuidado divino, o controle não mudou de mãos em nenhuma circunstância de toda a história e não é agora que esse ciclo irá mudar.

Deus permanece fiel e no controle de tudo.

Isaías 45 estudo.

Sobre o Autor

Olá, me chamo Lázaro Correia, sou Cristão, formado em Teologia e apaixonado pela Bíblia. Aqui no Blog você vai encontrar diversos estudos Bíblicos e muito conteúdo sobre vida Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *