2 João Estudo: O Amor e os Enganadores

Advertisement

Em 2 João, veremos que em sua segunda epístola, João vai demonstrar sua preocupação quanto às influências apóstatas na Igreja, mas ao mesmo tempo, alegria pelos membros que permaneceram firmes e fiéis ao evangelho.

Suas palavras ilustrarão a alegria e a gratidão que os líderes sentem por aqueles que permanecem fiéis. Ao estudarmos essa epístola, seremos fortalecidos pelos conselhos de amarmos uns aos outros, obedecermos aos mandamentos de Deus e permanecermos fiéis à doutrina de Cristo.

Advertisement

Nessa epístola João adverte contra falsos mestres que haviam entrado na comunidade e aconselha os membros a não darem ouvidos a essas pessoas nem andarem em sua companhia.

Contexto histórico

O autor se identifica como “o ancião”, e a tradição estabelece que essa epístola foi escrita por João, um dos Doze Apóstolos originais, o “filho de Zebedeu e irmão de Tiago, o maior, irmãos do trovão”.



Não se sabe ao certo quando e onde foi escrito o livro de 2 João. Se a noção tradicional de que João residiu por muito tempo em Éfeso for correta, é possível que ele tenha escrito essa epístola de lá, entre 70 e 100 d.C.

Assim como em 1 João, o apóstolo aparentemente escreveu essa epístola em resposta ao falso ensinamento de que Jesus não teria efetivamente vindo à Terra na carne.

Ele aconselhou os membros a não receberem em suas casas e congregações aqueles que ensinassem que Cristo não possuía um corpo físico. Acompanhe a seguir o estudo de todos os versículos de 2 João.

(2 João:1) O ancião

v. 1 O ancião à senhora eleita, e a seus filhos, aos quais amo na verdade; e não apenas eu, mas também todos aqueles que têm conhecido a verdade;

Advertisement

O ancião é a auto designação do idoso apóstolo João. Os anciãos eram líderes pastorais de igrejas locais (At 11:30). João pode ter exercido uma supervisão regional, como Tito sob a liderança de Paulo (Tt 1:5).

Senhora eleita é uma expressão incomum de tratamento. Provavelmente, se refere a uma congregação, visto que João muitas vezes se dirige a seus leitores na forma plural.

Quando usa o singular, ele fala coletivamente. Os primeiros cristãos reconheciam-se “eleitos” ou “escolhidos” pelo Senhor (Rm 16:13).

(2 João:2) A verdade em nós

v. 2 por causa da verdade, que habita em nós, e estará conosco para sempre


Quer Pregar Com Conhecimento Bíblico Profundo, Dominando a Oratória, com boa Dicção, Citando Versículos de Memória, sem Timidez e com total Eloquência?
(Clique Aqui e Sabia Mais)


Verdade é uma palavra favorita no Evangelho de João (usada mais de 24 vezes) e em suas cartas (usada cerca de 20 vezes). Nas cartas de João, “verdade” geralmente se refere ao evangelho de Jesus Cristo e à esfera da vida eterna na qual os cristãos entraram pela fé em Jesus.

(2 João:3) A graça, a misericórdia e a paz

v. 3 Que a graça esteja convosco, misericórdia e paz, da parte de Deus o Pai e do Senhor Jesus Cristo, o Filho do Pai, em verdade e amor.

Advertisement

João estava convicto da presença da graça, da misericórdia e da paz como sinais do favor de Deus. O apóstolo não menciona o Espírito Santo na introdução desta carta, no entanto, em outros lugares, ele deixa claro a divindade do Espírito e Seu papel de chamar a atenção para o Filho, Jesus Cristo (ver Jo 15:26).

(2 João:4) João se alegra

v. 4 Alegro-me grandemente por ter encontrado alguns de teus filhos andando em verdade, assim como recebemos o mandamento do Pai.

João tinha ouvido boas notícias sobre os membros (filhos) dessa congregação. “Filhos de Deus” como um título para os cristãos é raro em outras partes do novo testamento, mas aparece nos escritos desse autor inspirado (Jo 1:12).

(2 João:5) Amemos uns aos outros

v. 5 E agora, rogo-te, senhora, não como escrevendo um novo mandamento para ti, mas aquele que desde o princípio tivemos: Que nos amemos uns aos outros.

Assim como é necessário empenho para manter sadio o amor em um casamento, o amor numa congregação deve ser alimentado e protegido (agora, rogo-te). Jesus declarou que o amor entre os cristãos é a forma primária de seu testemunho ao mundo (Jo 13:35).


⚠️ Receba Estudos Exclusivos no Whatsapp:


(2 João:6) Este é o amor

v. 6 E este é o amor: Que andemos segundo os seus mandamentos. Este é o mandamento, no qual, como já desde o princípio ouvistes, deveis andar.

Para João, o amor não era uma afeição sentimental, mas uma expectativa ética. A definição e o padrão de amor são encontrados no ensino da Escritura, em vez de na atração pessoal ou na preferência.

(2 João:7) Os enganadores

v. 7 Porque muitos enganadores entraram no mundo, os quais não confessam que Jesus Cristo veio em carne. Este tal é um enganador e um anticristo.

Em grego, esse versículo começa com a conjunção hoti (“porque”). O amor e a obediência são cruciais porque os enganadores estão sempre prontos para desencaminharam e separar congregações que se descuidam ou se rebelam.

Advertisement

Jesus assumiu por completo a forma e a natureza humana (em carne). Alguns falsos mestres primitivos ensinavam que Jesus era inteiramente divino, mas não plenamente humano.

João declarou, em sua primeira carta, que muitos anticristos tinham surgido no mundo (1Jo 2:18). Eles buscavam lançar sementes de confusão sobre a plena divindade e a plena humanidade de Jesus.

(2 João:8) Não percais a plena recompensa

v. 8 Olhai por vós, para que não percais as coisas por que trabalhamos, mas recebais a plena recompensa.

É perigoso tornar-se apático na vida cristã ou considerar como garantido o favor de Deus. A certeza deve se assemelhar à diligência e não à presunção.

(2 João:9) Quem transgride, não tem a Deus

v. 9 Todo aquele que transgride, e não permanece na doutrina de Cristo, não tem a Deus. Aquele que permanece na doutrina de Cristo, esse tem tanto ao Pai como ao Filho.

Há sempre novas maneiras de se aplicar a doutrina de Cristo, no entanto, os fundamentos foram estabelecidos por Sua vinda e pela instrução que Ele deu aos Seguidores.

João conclama ao amor dinâmico e à fidelidade criativa, enquanto adverte contra a perversão dos ensinos apostólicos a respeito de Jesus.

(2 João:10) Não o recebais

v. 10 Se alguém vier ter convosco, e não trouxer esta doutrina, não o recebais em vossa casa, nem tampouco o saudeis.

Em 3 Jo 5-8, João incentivou o apoio a ministros cristãos itinerantes, mas isso presumia que seus ensinos fossem genuínos.

No caso de virem a ensinar falsidades, os cristãos foram chamados ao discernimento e instruídos a não dar apoio para a missão destrutiva de qualquer um deles.

(2 João:11) Feitos malignos

v. 11 Porque quem o saúda toma parte em seus feitos malignos.

0 cristão não deve se condenar “nas coisas que aprova (Rm 14:22). Acolher os falsos mestres é aprova-los (Porque quem o saúda toma parte em seus feitos malignos).

(2 João:12) Face a face

v. 12 Tendo muitas coisas para vos escrever, não quis escrever com papel e tinta; mas espero ir ter convosco e falar face a face, para que a nossa alegria seja completa.

Sobre não é meu propósito fazê-lo com papel e tinta. ver nota em 3 Jo 13.

(2 João:13) Congregação irmã

v. 13 Os filhos de tua irmã eleita saúdam-te. Amém.

A expressão filhos de tua irma eleita provavelmente se refere à congregação na qual João servia, quando ele escreveu esta carta à congregação “irmã”.

5 principais lições que aprendemos no estudo de 2 João

  1. Andar na Verdade: O autor enfatiza a importância de andar na verdade, rejeitando falsos ensinamentos e permanecendo fiel ao Evangelho de Jesus Cristo. Isso nos lembra da necessidade de discernir entre a verdade e o erro em nossa fé e prática cristã.
  2. Amor Fraternal: O apóstolo exorta os crentes a amarem uns aos outros. Esse amor não é apenas uma expressão de afeto, mas também implica em apoiar e encorajar os irmãos na fé, demonstrando cuidado mútuo e comunhão genuína.
  3. O Perigo da Decepção: João adverte sobre a ameaça dos falsos mestres, que procuram desviar os crentes da verdade. Isso nos alerta para estar vigilantes contra ensinamentos distorcidos e manter nossa fé ancorada na Palavra de Deus.
  4. Perseverança na Fé: Os crentes são encorajados a permanecerem firmes na fé, não desviando-se dos ensinamentos de Cristo. Isso nos lembra da importância de uma fé perseverante e constante, mesmo diante das adversidades e tentações.
  5. Recepção dos Mensageiros da Verdade: João instrui os crentes a receberem os mensageiros da verdade, demonstrando hospitalidade e apoio. Isso destaca a importância de apoiar aqueles que estão comprometidos com a pregação fiel do Evangelho e compartilham os mesmos valores e convicções.

Conclusão

Uma epístola curta, sucinta, assertiva, a qual João reforça ainda mais o chamado ao amor, que é a principal evidência de Deus.

Deus é amor, e é necessário que seus filhos, aqueles que o obedecem e temem, vivam em amor, para com Ele e também ao próximo.

Se amamos, obedecemos, se obedecemos, o Pai das luzes se agrada, e com o agrado dele, podemos todas as coisas naquele que nos fortalece, pois a alegria do Senhor é a nossa força.

Mas assim como acreditamos, haverão aqueles que não, e que farão de tudo para desviar a verdade dos corações, e João nos ensina que devemos evita-los e afastá-los de nosso meio, afinal Cristo nos ensinou que um pouco de fermento, por menor que seja, leveda toda a massa. Vigiemos!

2 João estudo.

Sobre o Autor

Olá, me chamo Lázaro Correia, sou Cristão, formado em Teologia e apaixonado pela Bíblia. Aqui no Blog você vai encontrar diversos estudos Bíblicos e muito conteúdo sobre vida Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *