Levítico 15 Estudo: Imundícias do Homem e da Mulher

Neste capítulo de Levítico 15 estudo, veremos que há instruções do Senhor acerca das imundícias do homem e da mulher. Qualquer homem que tivesse algum fluxo seminal no seu corpo, seria imundo por sete dias, então lavará suas vestes e se banhará em águas correntes.

No oitavo dia, deveria levar dois pombinhos ou duas rolas, ao sacerdote. Uma como oferta pelo pecado e outra para holocausto. Quem tivesse algum contato com este homem ou com algo que este homem manteve contato, deveria lavar suas vestes e seria imundo até a tarde.

Advertisement

Caso o homem tivesse emissão de sêmen, deveria se lavar e seria imundo até a tarde. A mulher que tivesse contato com o sêmen, também, deveria se banhar e seria imunda até a tarde.

Quando a mulher estivesse menstruada, ficaria imunda por sete dias. Quem a tocasse ou tocasse algo que ela havia tocado, neste período, seria imundo até a tarde e deveria se banhar.

Advertisement

Se um homem a tocasse, nestas circunstâncias, ficaria imundo por sete dias. A mulher que tivesse fluxo menstrual por mais dias que o normal, seria imundo enquanto durasse o sangramento. Tudo que tocasse seria imundo.

Quando acabasse esse sangramento, prolongado, seria de sete dias o prazo de sua purificação, sendo que, no oitavo, deveria levar duas rolas ou dois pombinhos para oferta pelo pecado e holocausto.


Você ler a Bíblia todos os dias mas Não consegue Entender a Mensagem de Deus? Clique Aqui e venha Estudar Teologia Conosco de Maneira Fácil e Descomplicada! 📖


Levítico 15 estudo: Contexto histórico

No capítulo 14, de Levítico, vemos as instruções acerca da purificação do leproso. Quando fosse verificada sua cura, seria aspergido sobre ele o sangue de uma ave, por sete vezes e realizado todo um ritual de purificação e sacrifício, ao Senhor.

Havia previsão de ofertas sacrificiais alternativas, a depender da condição financeira do curado. Verifica-se, também, que foram dadas instruções acerca do procedimento a ser realizado numa casa em que, a praga, fosse detectada.

Se ficasse constatado que se tratava de lepra maligna, a casa deveria ser derribada e suas pedras lançadas fora da cidade.

Advertisement

(Levítico 15:1-3) Impureza masculina

v. 1 E o SENHOR falou a Moisés e a Arão, dizendo: 
v. 2 Falai aos filhos de Israel, e dizei-lhes: Quando algum homem tem um corrimento do seu membro viril, por causa do seu problema, ele é impuro.

v. 3 E esta será a norma sobre a impureza pelo seu corrimento: seja o seu membro viril emitir um corrimento, ou que esteja obstruído pelo seu corrimento, será impuro.

Aqui a palavra membro viril refere-se a genitália masculina. A palavra corrimento ocorre somente em Levítico. Provavelmente o corrimento se refere a alguma infecção crônica em homens. O adjetivo impuro é usado 25 vezes em Levítico e pode se referir a impureza ética ou religiosa.


Quer Pregar Com Conhecimento Bíblico Profundo, Dominando a Oratória, com boa Dicção, Citando Versículos de Memória, sem Timidez e com total Eloquência?
(Clique Aqui e Sabia Mais)


(Levítico 15:7) Purificação de pessoas e objetos

v. 7 E aquele que tocar a carne do que tem o corrimento lavará as suas vestes, e se banhará em água, e será impuro até a tarde. 

Por Sua graça, Deus tomou providências para a purificação de pessoas e objetos afetados.

(Levítico 15:8) Um gesto de desrespeito

v. 8 E se aquele que tem o corrimento cuspir sobre aquele que é limpo, então ele lavará as suas vestes, e se banhará em água, e será impuro até a tarde. 

Advertisement

Cuspir era um gesto de extremo desrespeito, apontando não apenas para a impureza externa, mas para o coração ímpio do homem.

(Levítico 15:13) Os dias de purificação

v. 13 E quando o que tem o corrimento estiver limpo do seu corrimento, então ele contará sete dias para a sua purificação; e lavará as suas vestes, e banhará a sua carne em água corrente, e será limpo.

O fato de que um homem impuro podia ficar limpo do seu corrimento aponta para o fato de que o corrimento era uma condição clínica. 


⚠️ E-book Grátis para Pregadores ⚠️:


(Levítico 15:14-15) O sacrifício do homem

v. 14 E no oitavo dia, ele tomará duas rolas, ou dois pombinhos, e virá perante o SENHOR, à porta do tabernáculo da congregação, e os dará ao sacerdote;

v. 15 e o sacerdote os oferecerá, um para a oferta pelo pecado e o outro para oferta queimada; e o sacerdote fará expiação para ele, diante do SENHOR, por causa do seu corrimento. 

Advertisement

A oferta pelo pecado removia a impureza, ao passo que a oferta queimada restaurava o homem à comunidade de Israel.

Os animais necessários para estas ofertas são os de menor custo, duas rolas, ou dois pombo significa (Lv 5:11).

(Levítico 15:16-18) Relações sexuais

v. 16 E se a semente de cópula de algum homem sair dele, então banhará toda a sua carne com água e será impuro até a tarde. 

v. 17 E toda veste, e toda pele em que houver semente da cópula será lavada com água, e serão impuras até a tarde. 

Advertisement

v. 18 E a mulher com quem um homem se deitar com semente da cópula, ambos se banharão com água, e serão impuros até a tarde. 

A expressão sair dele pode se referir a uma ejaculação noturna (v. 16-17) ou a uma ejaculação na relação sexual (v. 18). Esta passagem não sugere que Deus considerava o sexo pecaminoso.

Pelo contrário, Deus concedeu leis para garantir que o sexo não devia fazer parte dos rituais do santuário.

Estas leis faziam um nítido contraste com as religiões do Oriente Próximo, que retratavam deuses e deusas se envolvendo em relações sexuais seus seguidores imitando-os como parte da adoração pagã no templo.


Domine a Arte de Elaborar e Pregar Sermões Expositivos, Temáticos e Textuais, para Ensinar com Profundidade, Clareza e Fidelidade as Escrituras!
(Clique Aqui e Confira)


(Levítico 15:19) Fluxo menstrual

v. 19 E se a mulher tiver um corrimento, e o seu corrimento na sua carne for sangue, ela será separada por sete dias, e qualquer que a tocar será impuro até a tarde. 

Aqui a palavra carne é um eufemismo para a genitália feminina.

Advertisement

(Levítico 15:20) A impureza advinda da menstruação

v. 20 E toda coisa sobre o que ela se deitar durante a sua separação será impuro; e tudo sobre o que ela se assentar será impuro. 

A ideia de que a menstruação tornava uma mulher impura era um conceito comum em todo o antigo Oriente Próximo. Tanto os egípcios como os persas consideravam a menstruação uma impureza cíclica.

(Levítico 15:25) Fluxo hemorrágico

v. 25 E se uma mulher tiver um corrimento do seu sangue por muitos dias fora do tempo da sua separação, ou quando tiver fluxo de sangue por mais tempo do que a sua separação; todos os dias do corrimento da sua impureza será como nos dias da sua separação; ela será impura.

Este fluxo se refere a uma condição crônica não relacionada à menstruação.


⚠️ Receba Estudos Exclusivos no Whatsapp:


(Levítico 15:31) A proteção dos israelitas

v. 31 Assim separareis os filhos de Israel das suas impurezas, para que eles não morram nas suas impurezas, quando corromperem o meu tabernáculo, que está no meio deles. 

Advertisement

“Manter” separado vem da raiz hebraica nazar, que significa “conter-se, ser um Nazireu“. Aqui ele transmite a ideia de que os israelitas deviam evitar ficar impuros para que pudessem entrar no santuário de Deus. Contaminar o santuário era motivo para pena de morte.

Conclusão

Neste capítulo vemos que, o homem, se tornava impuro em decorrência de fluxos corporais. Há o entendimento de que, o fluxo tratado, entre os versos primeiro ao quinze, correspondia a alguma doença, sendo que, apenas neste caso, em que se constatava uma provável anormalidade, é que o homem deveria sacrificar ao Senhor, após o período de purificação.

De igual forma, a mulher, seria imunda, por sete dias, no seu período menstrual, sendo que, somente em caso de hemorragia ou menstruações prolongadas, é que deveria sacrificar, quando estivesse purificada.

Com isso, chama atenção esta distinção, onde o sacrifício apenas seria exigido em situações que apontavam para alguma anormalidade.

Advertisement

Embora as relações sexuais e os fluidos corporais, naturais, tornassem a pessoa imunda, até a tarde, não exigiam sacrifícios pelo pecado, chamando atenção para a incompatibilidade existente naquilo que adoecia.

Embora não se tenha, expressamente, declarado, o critério divino em selecionar estes casos, específicos, temos que, assim como a lepra, uma hemorragia feminina, ou um fluxo corporal, anormal, no homem, demonstram algo ruim para o ser humano e denotam dificuldade no convívio social, o que está fora do plano original de Deus.

Logo, somos levados, mais uma vez, a compreender que o pecado gera impureza e consequências que nos excluem da comunhão. Embora, individualmente, “não tenhamos participação direta” nesse pecado, a queda do homem, no Éden, gerou impureza e consequências desastrosas para toda a humanidade.

Entretanto, se por Adão, fomos condenados, por Jesus, fomos resgatados (Romanos 5:19). O sacrifício perfeito, nos liga à família de Deus (Efésios 2:19-22) e, por Ele, somos santificados (1 João 1:7).

Advertisement
Levítico 15 estudo.

Sobre o Autor

Olá, me chamo Lázaro Correia, sou Cristão, formado em Teologia e apaixonado pela Bíblia. Aqui no Blog você vai encontrar diversos estudos Bíblicos e muito conteúdo sobre vida Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.