Lucas 5 Estudo: Os Ensinamentos de Uma Pescaria

Em Lucas 5 veremos que é transmitido a experiência dos discípulos em uma pescaria, e mesmo com toda experiência e talento para a pesca, naquele dia especificamente eles não estavam conseguindo ter sucesso na pesca.

Estavam Tiago, Pedro, João e André e estavam muito frustrados, pois já havia horas que eles estavam ali sem nenhum resultado. Jesus se encontrava em um dos barcos e pregando nesse momento, e essa passagem nos ensina que devemos ter fé e obediência, mesmo diante do caos que se apresenta.

Advertisement

Mesmo quando tudo parece perdido Jesus está lá nos chamando para um relacionamento mais intimo com ele! E cabe a nós entender que muitas vezes as coisas não acontecem no nosso tempo e sim no tempo de Deus.



Contexto histórico

Essa passagem ocorreu no lago de Genesaré é o lago da Galileia (localmente chamado de “Mar” da Galileia). E os discípulos naquela época se alimentavam e sustentavam-se através da pesca, então havia uma preocupação muito grande quando eles não conseguiam pescar. E foi justamente o que ocorreu nesse dia e no final das contas Jesus os ensinou a exercitar a sua Fé. Acompanhe a seguir o estudo completo de Lucas 5.

Lucas 5:1-3: Jesus pregava junto ao lago

Lago de Genesaré é outro nome para o mar da Galileia, também chamado de mar de Tiberíades (Jo 6:1), (Lc 21:1). O barco que Jesus escolheu pertencia a Simão Pedro, cuja sogra Ele curara recentemente (Lc 4:38-39). Jesus sentando-se no barco; esse era a postura normal de um mestre.

Lucas 5:4-7: Mesmo diante do improvável eles lançaram as redes novamente


Quer Pregar Com Conhecimento Bíblico Profundo, Dominando a Oratória, com boa Dicção, Citando Versículos de Memória, sem Timidez e com total Eloquência?
(Clique Aqui e Sabia Mais)


Apesar de seus esforços naquela noite terem sido inúteis, Pedro obedeceu com fé à ordem de Jesus (mas, sobre a tua palavra, eu lançarei a rede). Sua fé foi recompensada com uma pesca tão grande que as redes se rasgaram e os barcos quase afundaram.

Advertisement

Lucas 5:8-11: Jesus pede para que eles não temam


⚠️ Receba Estudos Exclusivos no Whatsapp:


O fato de Pedro ter percebido o poder divino de Jesus a Sua santidade através da pesca foi basicamente o mesmo que aconteceu com Jó (Jó 42:6) e com Isaías (Is 6:5). Junto com Simão Pedro, Tiago e João compunham o círculo íntimo de Jesus (Lc 9:28), (Mt 26:37).

Jesus usou a grande pesca para ilustrar o tipo de impacto evangelístico que Simão Pedro teria (“tu pescarás homens“; ver nota em At 2:41 e At 4:4).

Lucas 5:12-14: A purificação

Jesus correspondeu à fé de um homem cheio de lepra (um homem com uma grave doença de pele) e imediatamente o curou.

Todavia, Ele não queria que a notícia do prisse a Lei de Moisés referente à purificação (Lv 14:1-32) e deixasse que a prova visível de sua cura fizesse o serviço do testemunho verbal diante do sacerdote judeu.

Lucas 5:15-16: A cura das enfermidades

Estes versículos ilustram a diferença entre a vida pública e a vida privada de Jesus no início de Seu ministério. Por um lado, multidões O ouviam pregar e eram curadas de suas enfermidades. Por outro, Jesus costumava ir atrás de lugares isolados onde pudesse orar sem ser interrompido.

Lucas 5:17-20: O perdão dos pecados

Os fariseus eram o grupo religioso judeu legalista. Os doutores da lei de Moisés também eram conhecidos como “escribas”; eram basicamente advogados que trabalhavam junto com os fariseus. Esses líderes tinham ouvido sobre a pregação de Jesus e Seu poder… para curá-los e decidiram que Ele precisava ser observado com muito cuidado.

Advertisement

A persistência dos amigos do paralítico em levá-lo à presença de Jesus revelou grande . Contudo, Jesus deu atenção à principal necessidade do paralítico – o perdão de pecados por meio da fé no Filho de Deus.

Lucas 5:21-25: Jesus conhece nossos pensamentos

Os fariseus e os mestres da lei entenderam que Jesus estava agindo como se fosse Deus ao dizer que perdoara os pecados do paralítico. Eles não acreditaram que Jesus era Deus e ainda por cima consideravam suas alegações como blasfêmias.

Jesus percebeu os seus pensamentos porque conhece o que há no homem (Jo 2:25). No v. 23, Jesus mostrou qual era o centro da dúvida deles.

Era muito mais fácil simplesmente dizer os teus pecados foram perdoados do que curar um paralítico, pois não havia prova visível dos pecados terem sido perdoados.

Para provar que tinha poder para fazer o milagre invisível de perdoar pecados, Jesus fez o milagre visível de curar o paralítico: digo-te: Levanta-te… e vai para tua casa. O homem imediatamente ficou de pé e foi para casa glorificando a Deus.

Lucas 5:26: Os milagres de Jesus

Junto com toda multidão que estava ali, os fariseus e os mestres da lei ficaram maravilhados ao ver o milagre de Jesus. Parece que o sujeito de glorificavam a Deus também inclui os fariseus e mestres da lei que não creram.

Simplesmente não havia como negar a maravilha do que Jesus fizera, mas submeter-se a Ele a às vastas implicações de Suas alegações era algo totalmente diferente.

Lucas 5:27-28: O comprometimento

O publicano ficava sentado em uma cabine de cobrança (coletoria) e arrecadava impostos e direitos (neste caso, provavelmente sobre a estrada internacional que passava pela Galileia).

Levi é outro nome para Mateus (Mt 9:9), (Mt 10:3). Ele demonstrou o mesmo comprometimento de discipulado que Simão, Tiago e João (deixando tudo… o seguiu; ver nota nos v. 8-11).

Lucas 5:29-30: Os publicanos e pecadores

Levi mostrou abertamente que tinha se tornado discípulo de Jesus. Ele deu uma grande festa em Sua homenagem e convidou amigos publicanos.

Advertisement

Os fariseus e os mestres da lei (ver nota nos v. 17-20) focaram enfurecidos porque os cobradores de impostos eram considerados ritualmente impuros.

Os publicanos e pecadores (outros ritualmente impuros) era socialmente proibidos para os judeus piedosos. Apesar de ser judeu como eles, Levi era desprezado porque trabalhava para o governo romano.

Lucas 5:31-32: A fé e o arrependimento

Jesus chamou os fariseus e seus aliados de justos e os sãos. Em contraste, Ele chamou os publicanos e seus associados de pecadores e enfermos. Jesus não quis dizer que os fariseus eram justos de verdade, e sim que eles se achavam justos.

Por outro lado, aqueles que os fariseus consideravam pecadores se deram conta de que estavam espiritualmente doentes e precisando desesperadamente de um médico espiritual que pudesse levá-los ao arrependimento (ver Lc 3:2-3). Portanto, Jesus tinha maior consideração pelos doentes e pecadores.

Lucas 5:33: A importância do Jejum

v. 33 E lhe disseram: Por que jejuam os discípulos de João muitas vezes, e fazem orações, e semelhante os discípulos dos fariseus, mas os teus comem e bebem?

Os fariseus ficaram ofendidos com o comportamento dos discípulos de Jesus, ao compará-los com seus discípulos e com os de João Batista.

Jesus não era contra o jejum (Mt 4:2), (Mt 6:16-18), mas ao mesmo tempo permitia que Seus discípulos fossem a banquetes (comem e bebem) como o de Levi (ver nota nos v. 29-30). Isso contrastava e muito com a rigorosa agenda de jejum dos fariseus.

Eles jejuavam duas vezes por semana (Lc 18:12), quatro vezes por ano para lembrar da destruição de Jerusalém pelos babilônicos (Zc 8:19), no Dia da Expiação (Lv 16:29) e quantas vezes mais achassem necessário.

Lucas 5:34-35: Casamento e o Jejum

Jesus comparou a questão do jejum a um casamento, sendo Ele o noivo. Não era adequado jejuar em meio à alegria do casamento nem antes do divino noivo lhes ser tirado.

Lucas 5:36-37: As parábolas de Jesus

Jesus contou duas parábolas. A primeira empregava o princípio de que não se pode remendar roupa velha com tecido de roupa nova. O remendo estraga a roupa nova e não se ajusta à roupa velha.

Logo após lidar com a controvérsia em relação ao jejum, Jesus ilustrou o ponto de que Sua mensagem era radical (roupa nova) e não servia de remendo para a forma existente de judaísmo (roupa velha).

Lucas 5:38-39: A preservação do vinho

A princípio, a segunda parábola de Jesus tem o mesmo objetivo da primeira, mas ela não para por aí. O vinho novo (não totalmente fermentado) não pode ser colocado em vasilha de couro velho, porque rebentará a vasilha velha.

O vindo novo (a mensagem de Jesus) deve ser colocado em odres novos (a igreja de Jesus Cristo; ver Mt 16:18). Mas havia uma explicação natural para o fato de muitos dos ouvintes de Jesus continuarem apegados ao judaísmo: o vinho (as tradições já estabelecidas do judaísmo) velho (adequadamente fermentado e envelhecido) tem saber melhor (é mais familiar e mais confortável).

5 importantes lições que podemos aprender em Lucas 5

  1. O Poder do Chamado de Jesus: Jesus chamou seus primeiros discípulos, Pedro, Tiago e João, para deixarem tudo e segui-lo. Isso nos ensina sobre o poder transformador do chamado de Jesus em nossas vidas. Ele nos chama a deixar para trás nossas próprias vontades e seguir seu propósito para nós.
  2. A Importância da Obediência à Palavra de Jesus: Mesmo que Pedro inicialmente duvidasse, ele decidiu obedecer a Jesus e lançar as redes novamente, resultando em uma pesca milagrosa. Isso destaca a importância da obediência à palavra de Jesus, mesmo quando parece não fazer sentido aos nossos olhos.
  3. A Necessidade de Humildade: Quando Pedro reconheceu a grandeza de Jesus diante do milagre da pesca, ele se humilhou e reconheceu sua própria indignidade. Isso nos lembra da importância da humildade diante de Deus e de reconhecer nossa dependência total dele em todas as áreas de nossas vidas.
  4. O Chamado para Testemunhar e Fazer Discípulos: Jesus disse a Pedro e seus companheiros que de agora em diante pescariam homens. Isso nos desafia a compartilhar o evangelho e fazer discípulos, levando outros a conhecerem a Jesus e seguirem-no.
  5. A Demonstração do Poder de Jesus sobre a Natureza: O milagre da pesca milagrosa mostra o poder de Jesus sobre a criação. Isso nos lembra que Jesus é Senhor sobre todas as coisas, e podemos confiar nele para suprir todas as nossas necessidades, físicas e espirituais.

Conclusão

Portanto, nessa passagem podemos observar vários ensinamentos e, além disso, vários milagres realizados por Jesus diante da fé daqueles que necessitavam de cura. Mas observe que, todos eles são feitos diante da Fé, sem fé o senhor não consegue operar milagres.

E muitas vezes por estarmos passando por alguma situação como foi o caso dos discípulos, acabamos por deixar que nossa fé seja abalada e isso não deve acontecer, devemos confiar e acreditar que o senhor é conosco.  

Porém, se deixamos que isso aconteça, o senhor fica impossibilitado de operar os milagres em nossas vidas e isso nos ensina que devemos confiar no senhor e que muitas vezes aquela situação difícil que estamos passando, tem um proposito maior.

Lucas 5 estudo.

Sobre o Autor

Olá, me chamo Lázaro Correia, sou Cristão, formado em Teologia e apaixonado pela Bíblia. Aqui no Blog você vai encontrar diversos estudos Bíblicos e muito conteúdo sobre vida Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *