Plano de Leitura da Bíblia em 3 meses

Advertisement

Você sabia que existe um plano de leitura da Bíblia em 3 meses? Pode parecer pouco tempo, mas com dedicação você consegue realizar sua meta em apenas 90 dias.

A promessa de ler a Bíblia completa no ano novo é bem comum entre os cristãos e muitos procuram um plano de leitura da Bíblia em 1 ano, mas com o passar dos dias a maioria desanima.

Porém com os planos de leitura da bíblia é possível conseguir atingir seu objetivo ainda esse ano.Além disso, ler a bíblia constantemente e conhecer a palavra de Deus é importante para o crescimento espiritual.

É justamente essa leitura que nos ensina a história e que nos guia enquanto cristãos. Então, se você quer adquirir esse hábito tão importante, nós vamos te ajudar apresentando alguns planos de leitura da bíblia.

Advertisement

Plano de leitura da bíblia em 3 meses

90 dias é pouquíssimo tempo para ler a bíblia, mas nada impossível. Para começar é preciso ter em mente que esse plano de leitura da bíblia em 3 meses vai exigir muito tempo de dedicação.

Até porque, se você não sabe, a bíblia evangélica, por exemplo, possui 66 livros, e a bíblia católica, que contém 7 capítulos a mais, possui 77 livros.



Ou seja, se você for fazer a soma de todos os capítulos, são exatos 1.330 capítulos para a bíblia católica e 1189 para a evangélica.

Independentemente do tipo da bíblia não tem segredo, é bastante conteúdo, mas sendo algo totalmente possível de ler em apenas 3 meses.

Desse modo, para você conseguir ler tudo isso, será necessário a leitura de pelo menos 12 capítulos por dia, ou seja, podemos afirmar que cerca de 1 hora de leitura.

Advertisement

Você pode dividir a bíblia em dias ou apenas garantir que todos os dias da semana cumpra a meta dos 12 capítulos. Isso contando os fins de semana.

Uma estratégia para não tornar a leitura cansativa é dividir dentro do próprio dia, como por exemplo ler 4 capítulos pela manhã, 4 na parte da tarde e mais 4 antes de dormir.

Ou você pode começar o dia lendo menos, e ir aumentando a quantidade de capítulos no decorrer do dia, de acordo com a sua disponibilidade de tempo.



Outros planos de leitura em 3 meses

Como você conseguiu ver anteriormente, sabemos que o correto é que você faça a leitura de no mínimo 12 capítulos por dia.

No entanto, saiba que você pode mudar essa conta e assim criar planos, que deixarão mais leves alguns dias da sua semana.

Assim, se você deseja ler muito a bíblia para ter acesso a palavra de Deus, mas tem uma vida corrida, isso não será mais um problema. Confira alguns exemplos de planos que você pode ter:

Plano 1

Nesse primeiro plano, a ideia é que você fique com uma quantidade menor de capítulos para ler, para não tornar algo cansativo, devido a rotina diária.

Advertisement

Desse modo, você pode separar os 5 principais dias da semana, que é de segunda a sexta, para ler apenas 10 capítulos.

Chegando no fim de semana, no sábado, você aumenta a quantidade para 15 capítulos, e no domingo, que provavelmente seja o seu dia mais livre da semana, você faz a leitura de 19 capítulos.


⚠️ Receba Estudos Exclusivos no Whatsapp:


O plano ficará assim:

SegTerQuaQuiSexSábDom
10 c10 c10 c10 c10 c15 c19 c

Se você deseja diminuir a carga de capítulos diários, podemos te indicar conhecer o plano de leitura da bíblia em 6 meses.

Plano 2

É muito comum que algumas pessoas prefiram tirar o final de semana para refletir a sua leitura no final de semana, ou rever as partes principais. Sendo assim, saiba que no plano de leitura da bíblia em 3 meses isso é totalmente possível.

Você precisará se apertar um pouco mais na semana, lendo 16 capítulos em 4 dias, e um dia da semana, lendo 20 capítulos.

Esse dia da semana, você pode aproveitar um dia que você esteja de folga, ou até mesmo tenha uma maior disponibilidade de leitura.

Um exemplo desse plano, pode ser assim:

SegTerQuaQuiSexSábDom
16 c16 c16 c20 c16 c

Por onde é melhor começar lendo a bíblia?

Para quem está começando a frequentar igrejas ou quer se aprofundar mais na história da bíblia pode parecer difícil começar a leitura. Dessa forma, de nada adianta ter um plano, se há muitas dificuldades sobre como ler a Bíblia. Muitas vezes nem sabemos por onde começar, mas nós vamos te ajudar.

Advertisement
  • Comece lendo o novo testamento: Ele conta a história de jesus e da igreja após sua morte, isso pode te ajudar a entender melhor tudo que será lido.
  • Leia Provérbios: O livro de Provérbios traz ensinamentos que são úteis mesmo nos dias de hoje e que são muito valiosos.
  • Intercale os livros: A bíblia não é um livro que precisa ser lido em ordem. Então você pode ler um livro do novo testamento e voltar para ler Gênesis, por exemplo.
  • Crie o hábito da leitura Bíblica: Mesmo que esteja cansado, tente ler pelo menos um capítulo por dia. Isso é o suficiente para te ajudar a criar o hábito da leitura.
  • Não se preocupe com o tempo: Lembre-se que mais importante que concluir o objetivo em pouco tempo é conseguir cumpri-lo e compreender a leitura.

Considerações finais

Se você estava procurando um plano de leitura em 3 meses, que realmente é funcional, e vai te ajudar nesse processo de aproximação com a palavra de Deus, esse é o lugar certo.

Plano de leitura da Bíblia em 3 meses. Homem lendo a Bíblia ao ar livre.

Sobre o Autor

Olá, me chamo Lázaro Correia, sou Cristão, formado em Teologia e apaixonado pela Bíblia. Aqui no Blog você vai encontrar diversos estudos Bíblicos e muito conteúdo sobre vida Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *