1 João 5 Estudo: O Amor, a Fé e a Certeza da Vida Eterna

Em 1 João 5, veremos que João começa tratando, novamente, sobre o amor a Deus e a obediência, onde uma batalha espiritual é travada e se quisermos a vitória, teremos de crer. A única forma de vencermos o mundo é através da fé!

Quando Cristo ressuscitou, a eficácia de nossa fé foi confirmada como testemunho, através do Espírito e pela sua palavra. Temos a certeza de que, sobre qualquer situação, podemos orar a Deus e Ele nos prontamente nos ouvirá.

Advertisement

Ao encerrar, o apóstolo do amor nos ensina sobre os diferentes pecados, sobre seus pesos, nos explicando como agir.

Contexto histórico

Vimos João nos advertir em discernir a procedência dos espíritos ao prová-los. Falando sobre o amor, ele aprofunda ainda mais a união entre o homem, Deus e o seu próximo, explicando que o amor de Deus somente é comprovado ao amarmos nosso semelhante.



Encerrando o capítulo, ele disse que o amor de Cristo por nós é o exemplo maior que devemos seguir, porque Ele nos amou a ponto de se entregar na cruz pela vida de cada um de nós. Acompanhe a seguir o estudo completo de 1 João 5.

(1 João 5:1-3) O amor guarda os mandamentos

v. 1 Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo, é nascido de Deus; e todo aquele que ama aquele que o gerou, também ama ao que dele foi gerado.

v. 2 Nisto sabemos que amamos os filhos de Deus, quando amamos a Deus e guardamos os seus mandamentos.

v. 3 Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são pesados.

Advertisement

O amor a Deus não está separado da obediência aos seus mandamentos. Os mandamentos de Deus ensinam o Seu povo a fazer aquilo que o Senhor aceita como agradável (Rm 12:1-2).

O conhecimento de Deus transforma a vontade humana, fazendo com que deveres outrora pesados fiquem leves e fáceis de efetuar (Mt 11:30).

(1 João 5:4) A fé vence o mundo

v. 4 Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé.

O que é nascido se refere a pessoas transformadas e renovadas pela fé.


Quer Pregar Com Conhecimento Bíblico Profundo, Dominando a Oratória, com boa Dicção, Citando Versículos de Memória, sem Timidez e com total Eloquência?
(Clique Aqui e Sabia Mais)


(1 João 5:6) Água e sangue

v. 6 Este é aquele que veio por água e sangue, a saber, Jesus Cristo; não apenas por água, mas por água e por sangue. E o Espírito é o que testifica, porque o Espírito é a verdade.

As palavras veio por água e sangue provavelmente se referem ao batismo e à morte de Jesus. O Espírito é o que testifica por intermédio do testemunho de João quanto ao significado desses eventos na vida de Jesus.

Advertisement

João esteve presente tanto no batismo como na crucificação de Jesus. Além disso, Jesus prometeu o Espírito Santo a João e aos demais discípulos para ajudá-los no entendimento (Jo 16:13).

(1 João 5:9) Testemunho de Deus é maior

v. 9 Se recebemos o testemunho dos homens, o testemunho de Deus é maior; porque este é o testemunho de Deus, que ele testificou de seu Filho.

Tanto a lei judaica como a romana dependiam de testemunhas que dessem um testemunho claro para a determinação dos fatos em um processo judicial.

(1 João 5:10) Crer no Filho

v. 10 Aquele que crê no Filho de Deus tem em si mesmo o testemunho; aquele que não crê em Deus faz dele um mentiroso, porquanto não crê no testemunho que Deus deu de seu Filho.

Ao falar do testemunho que Deus deu, depois de escrever que é o Espírito quem dá testemunho (v. 6,8), João afirma que o Espírito Santo é Deus.


⚠️ Receba Estudos Exclusivos no Whatsapp:


(1 João 5:11) Vida eterna em Cristo

v. 11 E este é o testemunho: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho.

João fala do testemunho que está no cristão (v. 10). Os cristãos possuem uma crescente certeza do dom que receberam (vida eterna) e sua fonte (seu Filho).

(1 João 5:12) O Filho é a vida

v. 12 Aquele que tem o Filho tem a vida; e aquele que não tem o Filho de Deus não tem a vida.

Não há salvação à parte da fé em Cristo.

Advertisement

(1 João 5:13) A certeza da vida eterna

v. 13 Estas coisas escrevi a vós que credes em o nome do Filho de Deus, a fim de que saibais que tendes a vida eterna, e para que creiais em o nome do Filho de Deus.

A certeza da vida eterna é um dos principais objetivos de João ao escrever esta carta.

(1 João 5:14-15) Ele nos ouve

v. 14 E esta é a confiança que temos nele, que se pedirmos alguma coisa, conforme a sua vontade, ele nos ouve.
v. 15 E se sabemos que ele nos ouve, em tudo o que pedimos, sabemos que temos as petições que dele desejamos.

A resposta mais profunda à oração é saber que ele nos ouve. Sabemos que alcançamos dele as petições que desejamos.

Para os cristãos, a oração busca comunhão com o Pai mais do que a aquisição de favores ou a satisfação de desejos.

(1 João 5:16) O pecado que leva a morte

v. 16 Se alguém vir o seu irmão pecar um pecado que não seja para morte, deverá orar, e Deus dará vida àquele cujo pecado não é para morte. Há um pecado que leva à morte, eu não digo que se deve orar por este.

Um pecado que não é para morte, (cp. v.17) é um pecado para o qual é possível o perdão (1Jo 1:9). Pecado que leva à morte pode ser ofensas declaradas a Deus contra as quais boa parte de 1 João adverte.

João pode estar falado da apostasia (afastar-se de Jesus; negando a fé apostólica). João chamou seus leitores a deixarem essas ofensas e ofensores nas mãos de Deus, em vez de agonizam em oração a respeito deles. “Morte” significa morte espiritual e eterna separação de Deus.

(1 João 5:18) O maligno não lhe toca

v. 18 Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não peca; mas o que é gerado por Deus guarda-se a si mesmo, e o maligno não lhe toca.

Sobre não peca, ver nota em 1Jo 3:6.

(1 João 5:19) O mundo jaz no maligno

v. 19 E nós sabemos que somos de Deus, e que todo o mundo jaz no maligno.

Sabemos se refere tanto a apóstolos como João como a seus leitores. Todo o mundo jaz no maligno de Satanás, no entanto, o seu reino está passando e se dissipando (1Jo 2:8).

(1 João 5:20) O que é verdadeiro

v. 20 E sabemos que o Filho de Deus veio, e nos deu um entendimento, que podemos conhecer aquele que é verdadeiro; e nós estamos naquele que é verdadeiro, ou seja, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus, e a vida eterna.

Com a expressão este é o verdadeiro Deus, João afirma claramente a plena divindade de Cristo.

(1 João 5:21) Guardai-vos dos ídolos

v. 21 Filhinhos, guardai-vos dos ídolos. Amém.

Esse versículo final da carta tem intrigado os intérpretes há muitos séculos. O termo ídolos pode ser uma abreviação para todas as mentiras, erros, ódio e rebelião contra os quais esta carta adverte – na esperança de que seus leitores encontrem satisfação para a alma no verdadeiro conhecimento de Cristo.

5 importantes lições que podemos aprender em 1 João 5

  1. Vitória pela Fé: João enfatiza que nossa fé em Jesus Cristo é a chave para superar o mundo. Isso nos lembra que, ao confiarmos em Cristo, podemos vencer as tentações, adversidades e influências do mundo ao nosso redor.
  2. A Importância da Oração: João destaca a eficácia da oração em conformidade com a vontade de Deus. Isso nos lembra da importância de manter uma vida de comunhão com Deus por meio da oração, confiando que Ele ouve e responde às nossas petições.
  3. A Segurança da Salvação: João reafirma a certeza da salvação daqueles que creem em Jesus Cristo. Isso nos traz consolo e segurança, sabendo que nossa salvação está firmemente garantida pela obra redentora de Cristo e não pode ser perdida.
  4. O Testemunho Interno do Espírito Santo: João nos lembra que o Espírito Santo habita em cada crente, testificando a verdade da filiação divina. Isso nos encoraja a ouvir e obedecer à orientação do Espírito em nossa vida diária, confiando em Sua direção e consolo.
  5. Permanecer no Conhecimento de Deus: João destaca a importância de conhecer a Deus e manter-se firme em Sua verdade. Isso nos desafia a buscar um relacionamento mais profundo com Deus por meio do estudo da Sua Palavra e da comunhão com outros crentes, a fim de crescer em nossa fé e maturidade espiritual.

Conclusão

Uau, como João é cuidadoso ao ensinar sobre o tema do amor, ao guardarmos os mandamentos de Deus, demonstramos com nosso testemunho, não somente a Deus (que é a parte mais importante) mas também confessamos aos homens que uma vida de santidade e submissão a Deus tende a nos tornar melhores, e isso será visível no meio deles, quando perguntarem porque somos “diferentes”.

Por meio da fé, exercitamos o nosso amor, amando a Deus a quem não vemos, mas cremos estar incondicionalmente ao nosso lado, e ao próximo, aceitando seus erros, orando e intercedendo pela vida dela e o fortalecendo na mesma fé que nos levou a se achegar a ele.

A certeza da salvação, da vida eterna que temos por meio do sacrifício de Jesus no madeiro deve ser o maior bem que possuímos, que não importa o que vivemos nessa terra, sejam alegrias ou aflições, seja sorrindo ou chorando, esse curto espaço de tempo aqui, neste mundo, é passageiro.

Nossa vida está escorrendo pelos dedos das mãos e não há nada que podemos fazer para impedir, o que devemos ter em mente é: não vivermos por aquele punhado de água na palma de nossa mão, mas sim, pelo oceano do Reino inabalável que nos espera!

Ele nos ouve, antes mesmo que a palavra venha a nossa boca, Ele já conhece o que vamos pedir, por isso devemos estar em constante comunhão com seu Espírito, assim, nossas orações serão aceitas, porque pediremos aquilo que está no centro da vontade dele.

João nos diz que o mundo jaz no maligno, tudo aquilo que é oferecido por ele não satisfaz um coração que almeja as coisas do alto, e se estamos firmes, o maligno não tem o poder de nos tocar, o diabo não tem a arma (pecado) para nos atingir e assim, fugirá de nós!

Ele encerra dizendo que devemos guardar o que é verdadeiro, Jesus, e nos abster e vigiar com os ídolos, e não estava falando de imagens feitas de mãos de homens, mas de tudo aquilo que toma o lugar de Deus no trono de nossa vida. Ele não divide sua glória com ninguém! Glória a Deus!

1 João 5 estudo.

Sobre o Autor

Olá, me chamo Lázaro Correia, sou Cristão, formado em Teologia e apaixonado pela Bíblia. Aqui no Blog você vai encontrar diversos estudos Bíblicos e muito conteúdo sobre vida Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *