Levítico 24 Estudo: O Candelabro

Levítico 24 estudo.

Neste capítulo de Levítico 24 estudo, veremos que Deus ordenou a Moisés que determinasse à congregação que fosse levado azeite puro de oliveira, batido, o qual serviria para o candelabro. Deveria haver lâmpada acesa continuamente.

Advertisement

Também determinou que fossem cozidos doze pães, os quais deveriam ser colocados em duas fileiras, sobre a mesa de ouro, perante Deus, e seriam como memorial. Em seguida, narra-se a história de um filho, de uma israelita, com um egípcio, o qual blasfemou contra Deus e O amaldiçoou.

Então, os israelitas o levaram à prisão. Deus terminou que, aqueles que viram tal transgressão, colocassem as mãos sobre a cabeça do homem e toda congregação o apedrejasse. Após, o Senhor reforça algumas determinações acerca do cometimento de violência.

Levítico 24 estudo: Contexto histórico

Anteriormente, vimos que Deus faz santas convocações aos israelitas, reforçando a determinação de guarda do sábado e das festas fixas, sendo a festa da páscoa, das primícias, do pentecostes, das trombetas, o dia da expiação e a festa do tabernáculo, as quais seriam memorial, a fim de que as próximas gerações soubessem tudo o que o Senhor havia realizado.

(Levítico 24:1-4) O castiçal

v. 1 E o SENHOR falou a Moisés, dizendo: 
v. 2 Ordena aos filhos de Israel que eles te tragam óleo puro de oliveira, batido, para a luminária, para fazer com que as lâmpadas queimem continuamente.

v. 3 Fora do véu do testemunho, no tabernáculo da congregação, Arão as porá em ordem perante o SENHOR continuamente, desde a tarde até a manhã; isto será um estatuto eterno pelas vossas gerações. 

Advertisement


v. 4 Ele colocará as lâmpadas em ordem sobre o castiçal puro, perante o SENHOR continuamente. 

O castiçal era o menorá de sete braços que iluminava o Santo lugar do tabernáculo (Ex 25:31-40). A luz representava a presença de Deus com Seu povo.

Advertisement

Na Bíblia, a luz também representa Deus e Sua Palavra (Sl 27:1). A declaração de Jesus de que Ele era a luz do mundo foi polêmica entre aqueles que colocam sua fé em um menor, o qual era apenas símbolo de uma realidade superior (Jo 8:12).

(Levítico 24:5-7) Os pães da Presença

v. 5 E tomarás da farinha fina e dela assarás doze bolos; cada bolo será de dois décimos.

v. 6 E os colocarás em duas fileiras, seis em cada fileira, sobre a mesa pura, perante o SENHOR. 

v. 7 E colocarás incenso puro sobre cada fileira, que será sobre o pão por memorial; uma oferta feita por fogo ao SENHOR. 


Quer Pregar Com Conhecimento Bíblico Profundo, Dominando a Oratória, com boa Dicção, Citando Versículos de Memória, sem Timidez e com total Eloquência?
(Clique Aqui e Sabia Mais)


Os doze bolos eram chamados de “pães da Presença” (Êx 25:30). Eram uma constante recordação da provisão de Deus para os israelitas todos os dias, especialmente no período do deserto.

Advertisement

Os doze bolos representavam as 12 tribos de Israel, apontando para a totalidade da provisão de Deus. Jesus afirmou que Ele era o pão da vida (Jo 6:33), que satisfaz a fome espiritual da humanidade.

(Levítico 24:11) Uma transgressão

v. 11 E o filho da mulher israelita blasfemou o nome do SENHOR e o amaldiçoou. E eles trouxeram-no a Moisés (e o nome de sua mãe era Selomite, filha de Dibri, da tribo de Dã). 

Blasfemar o nome de Deus era blasfemar o próprio Deus, assim como louvar Seu nome era o mesmo que louvá-Lo.

Os judeus pararam de usar o nome de Yahweh porque o consideravam demasiado santo. Quando se referiam a Deus, eles o chamavam de o nome.

(Levítico 24:16) O castigo

v. 16 E aquele que blasfemar o nome do SENHOR certamente morrerá; e toda a congregação certamente o apedrejará; assim como o estrangeiro e o que é nascido na terra, quando blasfemar o nome do SENHOR, será morto. 

Advertisement

⚠️ Receba Estudos Exclusivos no Whatsapp:


O castigo pela blasfêmia era pena de morte por apedrejamento, castigo também utilizado para aqueles que adoravam Moloque (Ex 20:2).

(Levítico 24:20) O princípio da equivalência

20 quebradura por quebradura, olho por olho, dente por dente; assim como ele causou uma lesão em um homem, assim se lhe fará também

Advertisement

O princípio do olho por olho, dente por dente era uma maneira figurada de apontar para a justiça de Deus, mostrando que o castigo deveria equivaler ao crime.

Ao citar este versículo, Jesus elevou o padrão em Seu ensino sobre dar a outra face (Mt 5:38-42) oferecendo o perdão em vez do revidar.

Conclusão

Neste capítulo, vemos a orientações de Deus para que os israelitas não deixassem faltar azeite para as lâmpadas do santuário, as quais deveriam estar acesas constantemente.

Advertisement

O candelabro de ouro, que ficava no Santo Lugar, sobre a mesa de ouro, é um símbolo muito importante para os israelitas, até o dia de hoje.

Também chamado de “menorah”, apontava para Cristo, assim como todos os utensílios do santuário. A “menorah” era utilizada para iluminar o lugar, para os sacerdotes realizarem seu trabalho.

Portanto, este objeto representava Jesus, o qual seria a luz do mundo, o verbo vivo, a palavra de Deus. A igreja, também, é representada por ele (Mateus 5;14-16), vez que, sendo uma, com Cristo, propaga a luz, o caminho, a verdade (Apocalipse 1:12-20).

Por outro lado, o azeite simboliza a presença de Deus e o derramar do Espírito Santo. Deste modo, compreende-se a importância de um candelabro estar constantemente com óleo.

Advertisement

As escrituras nos mandam conservar o óleo sobre as nossas cabeças (Lucas 12:35). A igreja, sem a presença de Deus, não é capaz de ser luz, vez que, apenas em Sua presença, encontramos o remédio, o combustível, que precisamos, para alimentar a chama.

Conforme já mencionamos, as escrituras asseguram que, apenas diante do trono da graça, na presença de Deus, encontramos a própria graça e socorro para os momentos oportunos (Hebreus 4:16). Portanto, somente entrando, com fé, continuamente, em Sua presença, somos reabastecidos.

Levítico 24 estudo.
Advertisement

Sobre o Autor

Olá, me chamo Lázaro Correia, sou Cristão, formado em Teologia e apaixonado pela Bíblia. Aqui no Blog você vai encontrar diversos estudos Bíblicos e muito conteúdo sobre vida Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *