2 Coríntios 13 Estudo: O Poder da Verdade

Advertisement

Neste capítulo de 2 Coríntios 13 estudo, Paulo exortará para que estejam atentos, destacando que Jesus está entre eles. Falará sobre o poderoso princípio da verdade, que vem de Deus.

Declarará que não podemos nada contra ela, apenas a favor dela e terminará com recomendações aos irmãos, dando conselhos sobre aperfeiçoar o amor e a comunhão, uns com os outros.

Advertisement

2 Coríntios 13 estudo: Contexto histórico

Paulo fala sobre suas visões e que por causa delas, o Senhor Deus deu um espinho na carne, não permitindo que a soberba entre em seu coração e percebe o processo leva a fraqueza na carne, e que resulta em força espiritual, se sentindo estável na presença do Pai.

Não se tornar um peso para eles, esse é a impressão e desejo de Paulo, sendo bênção para todos. Encerra o capítulo expondo seu medo, seu temor: que os Coríntios prefiram as obras da carnalidade e que elas podem destruir a comunhão da igreja.

(2 Coríntios 13:1) Toda palavra será estabelecida

v. 1 Esta é a terceira vez que estou indo até vós. Por boca de duas ou três testemunhas toda a palavra será estabelecida.

Sobre terceira vez, ver nota em 2Co 12:14. À citação de Dt 19:15 (por boca de duas ou três testemunhas) estabeleceu um padrão para confirmar a veracidade de uma acusação. Jesus afirmou isso em Mt 18:16 como um princípio para a disciplina na igreja (1Tm 5:19).

Caso os pecadores coríntios não se arrependessem voluntariamente, Paulo iria zelar para que a congregação executasse o procedimento disciplinar correto de expor e expulsar os malfeitores.

(2 Coríntios 13:2) Não lhes pouparei

v. 2 Eu vos disse anteriormente e vos predigo, como quando estava presente, uma segunda vez; e, estando ausente agora, eu escrevo aos que antes pecaram e a todos os outros, que, se for novamente, não lhes pouparei;

Paulo não seria tolerante na terceira visita que planejava fazer aos cristãos de Corinto. Em nenhum outro lugar seu senso de autoridade apostólica é mais evidente do que neste versículo (ver nota em 2Co 1:1).

Advertisement

(2 Coríntios 13:3-4) Fraco, porém, forte em Deus

v. 3 Uma vez que buscais uma prova de Cristo que fala em mim, o qual não é fraco para convosco, mas é poderoso entre vós.

v. 4 Porque apesar de ter sido crucificado na fraqueza, contudo vive pelo poder de Deus. Porque nós também somos fracos nele, mas viveremos com ele pelo poder de Deus em vós.

Paulo se identificou com Cristo, cuja autoridade ele possuía. A crucificação de Jesus e o próprio ministério de Paulo provavam que ambos eram fracos, mas a ressurreição mostrou o poder de Cristo, do qual o apóstolo participava.

Quer Pregar Com Conhecimento Bíblico Profundo, Dominando a Oratória, com boa Dicção, Citando Versículos de Memória, sem Timidez e com total Eloquência?
(Clique Aqui e Sabia Mais)

(2 Coríntios 13:5) Examinai-vos e provai-vos

v. 5 Examinai-vos a vós mesmos se estais na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não vos conheceis a vós mesmos, de que Jesus Cristo está em vós? A menos que estejais reprovados.

Estes verbos no tempo presente (Examinai-vos, provai-vos) poderiam ser traduzidos como “continuem testando” e “continuem examinando”. O cristão nunca está livre da necessidade de se examinar continuamente (1Co 11:28).

(2 Coríntios 13:6-7) Não somos reprovados

v. 6 Mas espero que saibais que nós não somos reprovados.

Advertisement

v. 7 Ora, eu rogo a Deus que não façais nenhum mal, não para que nós pareçamos aprovados, mas para que vós façais o que é honesto, embora nós sejamos como reprovados.

A profissão de fé e a possessão de fé são duas coisas distintas. Paulo certamente teria concordado com os três testes para a certeza da salvação identificados em 1 João: o teste doutrinário (crer na verdade acerca de Jesus Cristo; 1Jo 2:22-23), o teste moral (viver de acordo com os mandamentos de Cristo; 1Jo 2:3-4) e o teste do amor (ter amor por Deus e por aqueles que são da família de Deus; 1Jo 4:7-8).

(2 Coríntios 13:9) Perfeição

v. 9 Porque nos alegramos quando estamos fracos, e vós estais fortes; e desejamos também por isto, a vossa perfeição.

⚠️ Receba Estudos Exclusivos no Whatsapp:

Toda a carta de 2 Coríntios pode ser vista como uma celebração da fraqueza de Paulo (ver 2Co 4:8-9).

(2 Coríntios 13:10) Edificar e não destruir

v. 10 Portanto, eu escrevo estas coisas estando ausente, para que, estando presente, não use de severidade, segundo o poder que o Senhor me tem dado para a edificação, e não para a destruição.

A expressão estando presente é uma referência à terceira visita de Paulo aos coríntios. Esta foi a segunda e última vez em que Paulo usou o termo poder na carta (2Co 10:8). Nos dois casos, o apóstolo observou que seu chamado era edificar, e não destruir.

(2 Coríntios 13:12) Beijo santo

v. 12 Saudai-vos uns aos outros com um beijo santo.

Cinco cartas do Novo Testamento terminam com um encorajamento a que os cristãos demonstrem afeto adequado com um beijo santo (Rm 16:16). A expressão exata desta prática varia de cultura para cultura.

Em todo caso, deve ser algo santo e que não esteja aberto a acusações de insinuação sexual ou falsidade, como no caso de Judas, que traiu Jesus com um beijo (Mt 26:48-49).

Advertisement

(2 Coríntios 13:13) Saudações finais

v. 13 Todos os santos vos saúdam.

Sobre graça, ver nota em 2Co 1:2. A bênção trinitariana (Senhor Jesus Cristo… Deus… Espírito Santo) tem sido usada com frequência para terminar cultos de adoração. Ver 2Co 1:21-22 para outras referências na carta que apontam para a Trindade.

Conclusão

O apostolo Paulo encerra a segunda carta aos Coríntios com recomendações para os cristãos, mas dentre elas ele destaca o poder da verdade.

Apesar de todas as lutas e adversidades, ele estava convicto de que nada poderia impedi-lo. Em João 14:6, o Jesus declara que Ele é a verdade. Ou seja, nada podemos contra a verdade em todos os sentidos.

Ela é absoluta e representa a vontade do Deus eterno e todos os decretos e desígnios de Deus se revelam por meio da verdade de sua palavra. Devemos guardá-la em nosso coração, praticá-la e compartilhá-la.

Apenas ela tem poder de restaurar nossas vidas, é a verdade que nos liberta de todas as amarras do Diabo e do pecado. Fomos comprados por essa verdade.

2 Coríntios 13 estudo.

Sobre o Autor

Olá, me chamo Lázaro Correia, sou Cristão, formado em Teologia e apaixonado pela Bíblia. Aqui no Blog você vai encontrar diversos estudos Bíblicos e muito conteúdo sobre vida Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *