2 Samuel 11 Estudo: A Norte de Urias
Neste capítulo de 2 Samuel 11, veremos que Davi mandou que seus homens sitiassem a Rabá, porém ficou em Jerusalém. Certo dia, passeando por seu terraço, avistou a Bate-Seba, a qual tomava banho, pelo que a achou formosa.
Ele, então, mesmo após saber que se tratava da mulher de Urias, mandou mensageiros para que a trouxessem e a possuiu, de modo que ela engravidou. Davi, assim, ordenou que Joabe mandasse Urias para Jerusalém e assim se sucedeu.
Chegando Urias, após uma conversa sobre a batalha, Davi mandou que ele descesse para sua casa, porém ele repousa junto à porta da casa real, com seus homens.
Davi o questionou por que não havia ido para casa e Urias informou que não poderia repousar em seu lar, com sua esposa, enquanto seu comandante estava dormindo ao ar livre, na batalha. No dia seguinte, Davi convida Urias para comer e beber e o embriaga, contudo, nem assim ele retorna para seu lar.
O rei, então, escreve uma carta para Joabe, mandando que ele mandasse Urias na frente da maior força, na batalha, para que, sozinho, morresse.
Tendo Joabe realizado conforme a determinação de Davi, ele manda mensageiros informando sobre a morte de Urias. Davi, então, toma Bate-Seba como esposa. O capítulo se encerra expondo que o Senhor não se agradou disso.
2 Samuel 11 estudo: Contexto histórico
O rei de Amom falece, de modo que seu filho Hanum sucede o trono. Sabendo disso, numa atitude diplomática, Davi envia servos para o consolarem, no entanto, seus príncipes entendem que a atitude de Davi possuía segundas intenções.
Hanum, então, despede com grande insulto aos servos de Israel. Por conta disso, Hanum teme e prepara-se para a peleja. Davi, ao saber, também se prepara e todo o mal entendido desencadeia uma guerra. Israel acaba vencendo!
(2 Samuel 11:1) A primavera
v. 1 E sucedeu, depois de o ano ter expirado, na época em que os reis saíam para a batalha, que Davi enviou Joabe, e com ele os seus servos, e todo o Israel; e eles destruíram os filhos de Amom, e sitiaram Rabá. Davi, porém, se manteve em Jerusalém.
A primavera era uma época favorável para os reis saírem para a batalha. As plantações estavam crescendo e assim os homens não eram muito necessários para o trabalho nos campos,e as chuvas de inverno estavam diminuindo.
As forças de Davi sob o comando de Joabe já tinham suprimido a ameaça amonita (2Sm 10:14), mas o rei não podia deixá-los sem repressão.
As forças israelitas cercaram Rabá, a capital amoniata. As palavras que Davi manteve em Jerusalém não sugerem necessariamente que ele tenha cometido pecado ou insensatez por agir assim.
Seus homens podem tê-la encorajado a ficar fora da batalha (2Sm 21:15-17), e além de que Davi não havia participado por completo em algumas outras batalhas também.
(2 Samuel 11:2) Uma mulher formosa
v. 2 E sucedeu, ao cair da noite, que Davi se levantou da sua cama e caminhava sobre o terraço da casa do rei; e do terraço ele viu uma mulher se banhando; e a mulher era mui bonita de se olhar.
O terraço da casa era provavelmente no piso elevado, fornecendo ao rei uma visão dominante de Jerusalém. Ele viu uma mulher se banhando (lit. “lavando-se”).
O texto não sugere que ela fazia assim de maneira intencional, como se desejasse atrair Davi para um encontro.
(2 Samuel 11:3) Bate-Seba
v. 3 E Davi enviou a inquirir acerca da mulher. E foi-lhe dito: Não é essa Bate-Seba, a filha de Eliã, a esposa de Urias, o heteu?
O rei descobriu a identidade da mulher – ela era Bate-Seba, filha de Eliã (um dos guerreiros de elite de Davi) e esposa de Urias, o heteu (outro soldado de elite de Davi; 2Sm 23:39).
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Ela também pode ter sido a neta de Aitofel, um dos mais confiáveis conselheiros de Davi (2Sm 23:34). De qualquer forma, por ser casada, ela estava vedada ao rei.
(2 Samuel 11:4) Davi adultera
v. 4 E Davi enviou mensageiros, e a tomou; e ela adentrou a ele, e ele se deitou com ela; porquanto ela estava purificada da sua impureza; e ela retornou à sua casa.
Davi… se deitou com ela – eufemismo que indica que teve relações sexuais com a mulher. A narrativa nada diz sobre os sentimentos de Bate-Seba quanto a vir ao palácio e se sujeitar aos desejos do rei.
Aparentemente, a intenção do escritor bíblico era colocar a responsabilidade final no verdadeiro culpado – o rei de Israel.
(2 Samuel 11:5) Bate-Seba concebe
v. 5 E a mulher concebeu, e mandou contar a Davi, e disse: Estou com criança.
A notícia da gravidez de Bate-Seba apresentou um problema especial para o rei, porque o seu marido Urias estava fora combatendo os amonitas e assim não poderia ser o pai da criança.
(2 Samuel 11:6) Davi requer a presença de Urias
v. 6 E Davi enviou a Joabe, dizendo: Envia-me Urias, o heteu. E Joabe enviou Urias até Davi.
Davi enviou a Joabe sem revelar o motivo pelo qual estava convocando Urias.
(2 Samuel 11:7) Davi pede informações a Urias
v. 7 E quando Urias havia chegado até ele, Davi exigiu dele saber sobre como estava Joabe, como estava o povo, e como prosperava a guerra.
Urias deve ter imaginado por que o rei o chamara um dos valentes guerreiros de Davi – quando um simples mensageiro poderia levar notícia acerca da guerra (v. 18).
(2 Samuel 11:8) Davi manda Urias para casa
v. 8 E Davi disse a Urias: Desce à tua casa, e lava os teus pés. E Urias partiu da casa do rei, e ali seguiu-lhe uma porção de carne da parte do rei.
As palavras do rei a Urias: Desce à tua casa, e lava os teus pés, (Lit.), sugerem um tempo de suave relaxamento na casa de Urias, onde Bate-Seba poderia ter uma noite íntima com seu marido a fim de parecer que ele era o pai da criança.
Davi até mandou junto uma porção de carne – provavelmente uma comida fina e uma bebida especial.
(2 Samuel 11:10) Urias dorme à porta do palácio
v. 10 E quando contaram a Davi, dizendo: Urias não desceu à sua casa; Davi disse a Urias: Não vieste da tua jornada? Por que, então, não desceste à tua casa?
Davi… lhe perguntou sobre sua recusa a ir para casa conforme o rei o convidou a fazer, mas procurou ser cauteloso para não parecer que estivesse ansioso demais em fazer com que Urias fosse para casa.
(2 Samuel 11:11) A resposta de Urias
v. 11 E Urias disse a Davi: A arca, e Israel, e Judá habitam em tendas; e o meu senhor, Joabe, e os servos do meu senhor estão acampados nos campos abertos; entrarei eu, então, na minha casa para comer e beber e me deitar com a minha esposa? Como tu vives e como vive a tua alma, tal coisa não farei.
Urias disse como um verdadeiro soldado. Com o exército de Israel enfrentando o inimigo, ele não deixaria o campo de batalha para desfrutar do conforto do lar. Ironicamente, Urias jurou, pela propria vida do rei, caso desobedecesse a ordem de Davi.
(2 Samuel 11:12) Urias permanece em Jerusalém
v. 12 E Davi disse a Urias: Espera aqui hoje também, e amanhã eu te deixarei partir. Assim, Urias permaneceu em Jerusalém naquele dia, e no dia seguinte.
Não logrando êxito, Davi retardou o retorno de Urias por alguns dias enquanto tramava um outro plano.
(2 Samuel 11:13) Davi embriaga a Urias
v. 13 E quando Davi lhe chamou, ele comeu, e bebeu diante dele; e ele o embebedou; e, ao anoitecer, ele saiu com os servos do seu senhor para se deitar na sua cama, mas não desceu à sua casa.
Davi embebedou Urias a fim de forçá-lo a ir para casa encontrar-se com Bate-Seba, mas ele não desceu à sua casa. O rei estava ainda mais desesperado para encobrir o seu delito.
(2 Samuel 11:14) A carta de Davi
v. 14 E sucedeu, pela manhã, que Davi escreveu uma carta a Joabe, e a enviou por mão de Urias.
A carta a Joabe ordenando a morte de Urias foi entregue pela mão do próprio Urias.
(2 Samuel 11:15-16) O plano de Davi
v. 15 E ele escreveu na carta, dizendo: Colocai Urias na linha de frente da batalha mais ardente, e retirai-vos dele, para que ele possa ser ferido, e morra.
v. 16 E sucedeu, quando Joabe observava a cidade, que ele designou Urias para um local onde ele sabia que havia homens valentes.
Joabe, um general brilhante, teve de imaginar o que Urias havia feito para merecer a morte, entretanto, obedeceu a ordem de Davi.
(2 Samuel 11:18) A mensagem de Joabe
v. 18 Então Joabe mandou dizer a Davi todas as coisas a respeito da guerra;
Mensageiros (não soldados de elite como Urias; v. 6) corriam rotineiramente entre as linhas da guerra e Jerusalém para fornecer dados atualizados sobre a guerra (2Sm 18:19-23).
(2 Samuel 11:20) O relatório
v. 20 e se assim for que a ira do rei se suscite, e ele te diga: Por que vos aproximastes tanto da cidade quando lutáveis? Não sabíeis vós que eles atirariam da muralha?
Joabe sabia que Davi, por ser ele próprio um militar experiente, poderia responder de maneira furiosa se ouvisse um relatório ruim que incluísse o que ele considerava uma tática militar imprudente.
(2 Samuel 11:21) Exemplos
v. 21 Quem feriu Abimeleque, o filho de Jerubesete? Não lançou uma mulher um pedaço de uma mó da muralha sobre ele, de modo que morreu em Tebes? Por que chegastes vós perto do muro? Então dirás: Teu servo Urias, o heteu, está morto também.
O relato de Abimeleque, que morreu em consequência de um pedaço de uma mó atirada muralha, era um exemplo vívido da história de Israel (Jz 9:50-54).
Contudo, o mensageiro deve ter imaginado por que a sugestão de Joabe para dizer ao rei que Urias, o heteu, está morto também poderia acalmar a fúria de Davi. Agora, duas pessoas, além de Davi e Bate-Seba, conheciam um fragmento do segredo do rei.
(2 Samuel 11:24) A notícia da morte de Urias
v. 24 E os artilheiros atiravam da muralha sobre os teus servos; e alguns dos servos do rei estão mortos, e o teu servo Urias, o heteu, está morto também.
O mensageiro não esperou pela resposta do rei para transmitir a notícia da morte de Urias.
(2 Samuel 11:25) Davi encoraja Joabe
v. 25 Então, Davi disse ao mensageiro: Assim dirás a Joabe: Não deixes esta questão te aborrecer, porque a espada devora tanto a um, quanto a outro; faz a tua batalha mais forte contra a cidade, e derruba-a; e encoraja tu a ele.
Novamente, quando Davi falou ao mensageiro uma palavra de encorajamento para transmitir a Joabe, o enviado deve ter imaginado por que o rei teria recebido a notícia sem mesmo desafiar a estratégia de Joabe conforme o próprio comandante havia antecipado que ele poderia fazer (v. 20-21).
Como quase sempre é o caso, o pecado se mostra mais difícil de ocultar para Davi.
(2 Samuel 11:26) Bate-Seba lamenta
v. 26 E, quando a esposa de Urias ouviu que Urias, o seu marido, estava morto, ela lamentou pelo seu marido.
A descrição do texto de Bate-Seba apenas como a esposa de Urias é provavelmente intencional para acentuar o pecado de Davi.
Ela chorou por Urias, provavelmente usando vestes de lamento (Jr 6:26), lançando terra ou cinza sobre a cabeça (2Sm 1:2), sentando-se no pó (Is 47:1), jejuando (1Sm 31:13), e pranteando.
(2 Samuel 11:27) Davi se casa com Bate-Seba
v. 27 E, quando o lamento havia passado, Davi mandou trazê-la para sua casa, e ela se tornou sua esposa, e lhe deu um filho. Contudo, a coisa que Davi havia feito desagradou o SENHOR.
A duração do lamento não é dada. Israel chorou 30 dias por Moisés (Dt 34:8), mas provavelmente o luto por Urias não foi tão longo.
Davi, então, trouxe Bate-Seba para sua casa, e logo a mulher lhe deu um filho. O rei podia ter escapado à detecção de alguém que poderia denunciá-lo, no entanto, o SENHOR havia visto todo o ordálio repulsivo.
Conclusão
Vemos uma atitude condenável sendo tomada por Davi, um homem escolhido pelo Senhor. Davi vislumbra Bate-Seba em sua privacidade e, usando de autoritarismo, comete adultério.
As escrituras, em nenhum momento, ensejam que ela tenha incorrido em qualquer tentativa de sedução. Na parábola de Natã, ele a denomina como cordeirinha roubada, o que demonstra que não passou de uma vítima.
Naquele tempo, o adultério era punível com morte. Davi, na tentativa de se preservar, manda chamar Urias. Ele estava fora há muito tempo e, agora, sua esposa se encontrava grávida. Não havia outra forma de tornar esta transgressão oculta que, não, fazendo com que Urias se deitasse com sua esposa.
Ocorre que, ele se tratava de um homem íntegro. Seu nome significava “Javé é minha luz”, o que demonstra que, mesmo sendo heteu, ele adorava ao Deus de Israel.
Urias, então, não se sente à vontade para se deitar em seu lar, com sua esposa, enquanto seus companheiros estavam dormindo ao relento, na batalha.
Nem mesmo a embriaguez fez com que este homem agisse contra seus princípios. Neste momento, o abismo em que Davi havia se atirado o levou a outro tanto quanto pior, o levando a se tornar responsável pela morte de um inocente.
Veremos, adiante, que as consequências do pecado de Davi serão amargas. Mesmo um servo do Senhor é capaz de cometer erros terríveis! Davi possuía diversas mulheres, o que já demonstrava sua relativização da vontade de Deus nesta questão.
Aprendemos que, aquilo que não é tratado, se multiplica, como uma erva daninha! O pecado, uma vez enraizado, gera frutos de morte (Tiago 1:15) e seus efeitos são os mesmos em qualquer pessoa.
As implicações do mal não estão condicionadas a quem os pratica! Mesmos os “mais fortes” necessitam vigiar e fugir de sua aparência.
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