2 Samuel 20 Estudo: A Mulher Sábia

Em 2 Samuel 20, veremos que Havia um homem chamado Seba, denominado como filho de Belial, da tribo de Benjamim, o qual se rebelou contra Davi, aduzindo que ele e sua tribo não aceitavam ao rei, razão pela qual todos os homens de Israel foram após ele.

Os homens de Judá, no entanto, seguiam a Davi. Em seguida, chegando em Jerusalém, Davi toma suas concubinas e as encerra, de modo que permaneceram como viúvas até sua morte. Após, Davi pede que Amasa convocasse os homens de Judá, pelo que ele demorou além do tempo determinado.

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Então, Davi pediu que Abisai perseguisse a Seba, sendo que Joabe também vai. Em determinado ponto, Amase veio perante eles, oportunidade em que Joabe o feriu com a espada.

Após, todos os homens passaram a seguir Joabe. Seba parou em Abel-Bete-Maaca, pelo que Joabe e seus homens começaram a levantar, contra o muro da cidade, um montão e trabalhavam para o derribar.



Neste momento, uma mulher sábia vem a Joabe e lhe roga que nada fizesse contra a cidade e, então, ela se propõe a entregar a cabeça de Seba, a jogando pelo muro.

Joabe aceita a proposta. Assim, a mulher reúne os moradores e acabam ferindo a Seba e entregando sua cabeça aos israelitas. Por fim, Joabe toca a trombeta e eles retornam para Jerusalém.

Contexto histórico

No capítulo anterior, vemos que Joabe repreende a Davi por permanecer em luto, sem, no entanto, agradecer aos seus súditos pela conquista. Ele, então, se dispõe a ter com o povo. Após, vemos que ele se coloca a transpor o Jordão, para Gilgal, oportunidade em que muitos o encontram.

Ocorre um momento de tensão entre Judá e Israel, onde Israel questiona ter sido Judá o responsável por ajudar o rei a transpor o Jordão, no entanto, eles argumentam que são parentes de Davi. As escrituras aduzem que mais dura foi a palavra de Judá. Acompanhe a seguir o estudo de todos os versículos de 2 Samuel 20.

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(2 Samuel 20:1) Seba

v. 1 E ocorreu de haver ali um homem de Belial, cujo nome era Seba, o filho de Bicri, um benjamita; e ele soprou uma trombeta, e disse: Não temos parte alguma em Davi, tampouco temos herança no filho de Jessé: cada homem para a sua tenda, ó Israel. 

 Seba, filho de Bicri, não é mencionado fora deste relato, mas é provável que fosse um dos líderes na delegação de Benjamim que escoltava Davi de volta para Jerusalém.

Ele soprou uma trombeta e chamou o povo de Israel para romper com o rei (2Sm 18:16), citando o relacionamento mais distante.

(2 Samuel 20:2) A rebelião

v. 2 Assim, todos os homens de Israel deixaram de seguir Davi, e seguiram Seba, o filho de Bicri; porém, os homens de Judá se apegaram ao seu rei, desde o Jordão até Jerusalém. 


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No calor do momento, seguir Seba parecia a muitas pessoas a coisa certa a fazer, então os homens de Israel deixaram de seguir Davi. Nesse meio tempo, os homens de Judá escoltaram Davi até Jerusalém para garantir a sua segurança.

(2 Samuel 20:3) As concubinas de Davi

v. 3 E Davi chegou à sua casa em Jerusalém; e o rei tomou as dez mulheres, as suas concubinas, as quais ele havia deixado para cuidar da casa, e as pôs sob guarda, e as alimentou, mas não entrou a elas. Assim, elas ficaram trancadas até o dia da sua morte, vivendo em viuvez. 

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 Davi compassivamente cuidou do bem-estar das dez mulheres com quem Absalão tinha se relacionado sexualmente durante sua tentativa de golpe (2Sm 16:22).

Davi nunca mais as possuiu, talvez por causa das considerações da Torá (Lv 18:15), porém, mais provavelmente para garantir que não surgisse nenhuma confusão dentro da linha real.

(2 Samuel 20:4-5) Amasa demonstra ineficiência

v. 4 Então, o rei disse a Amasa: Reúne-me os homens de Judá dentro de três dias, e estejas tu aqui presente. 

v. 5 Assim, Amasa foi reunir os homens de Judá; porém, ele tardou além da hora marcada que ele lhe havia indicado.

 Amasa, o novo comandante do exército de Davi (2Sm 19:13), recebeu ordens para reunir os homens de Judá a  fim de reprimir a revolta de Seba. O tempo era essencial, um fato que a massa aparentemente não compreendeu.


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(2 Samuel 20:6) Abisai é convocado

v. 6 E Davi disse a Abisai: Agora Seba, o filho de Bicri, far-nos-á mais mal do que nos fez Absalão; toma tu os servos do teu senhor e persegue-o, para que ele não conquiste para si cidades fortificadas e escape de nós.

Abisai foi a próxima escolha de Davi para liderar o ataque contra Seba.

(2 Samuel 20:7) A perseguição

v. 7 E ali saíram atrás dele os homens de Joabe, e os quereteus, e os peleteus, e todos os valentes; e eles saíram de Jerusalém, para perseguir Seba, o filho de Bicri.

Sobre os quereteus e peleteus, ver nota em 2Sm 8:18.

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(2 Samuel 20:8) As vestes de Joabe

v. 8 Quando eles estavam junto à pedra grande que fica em Gibeão, Amasa foi adiante deles. E as vestes de Joabe, que ele havia posto, estavam nele cingidas; e sobre ela um cinto com uma espada presa sobre o seu lombo, na sua bainha, e enquanto ele avançava, ela caiu. 

Gibeão, cerca de 6,5 quilômetros ao norte de Jerusalém, havia sido o local do encontro com as forças de Abner (2Sm 2:12-16).

Esse local possuía uma visão panorâmica do planalto central de Benjamim sendo grande o suficiente para reunir uma grande tropa de combate.

A chegada atrasada de Amasa pode ter recebido uma resposta mista por parte do exército; afinal de contas, ele tinha liderado as forças de Absalão contra Davi (2Sm 17:25).

Joabe estava presente, embora não estivesse no comando. Sua espada caiu da bainha, provavelmente um lance ilusório de Joabe para que Amasa não o visse como se estivesse sacando sua arma.

(2 Samuel 20:9) Joabe pega Amasa pela barba

v. 9 E Joabe disse a Amasa: Estás tu com saúde, meu irmão? E Joabe pegou Amasa pela barba com a mão direita para beijá-lo. 

 Joabe pegou Amasa pela barba – aproximou-se e tocou sua face como se fosse saudá-lo com um beijo.

(2 Samuel 20:10) Joabe fere a Amasa

v. 10 Porém, Amasa não prestou atenção à espada que estava na mão de Joabe; assim ele o feriu com ela na quinta costela, e derramou as suas entranhas no chão, e não voltou a atingi-lo; e ele morreu. Assim, Joabe e Abisai, o seu irmão, perseguiram Seba, o filho de Bicri.

 A espada que estava na mão de Joabe não parecia uma ameaça para Amasa porque parecia que Joabe estava simplesmente recolhendo-o após deixá-lo cair (v. 8).

(2 Samuel 20:11-12) Amasa agoniza

v. 11 E um dos homens de Joabe pôs-se de pé ao seu lado, e disse: Aquele que favorecer Joabe, e aquele que for por Davi, que siga Joabe. 

v. 12 E Amasa chafurdava-se no sangue, no meio do caminho principal. E quando o homem viu que todo o povo permanecia imóvel, ele removeu Amasa do caminho principal para o campo, e lançou um pano sobre ele, quando viu que todos os que se aproximavam dele ficavam imóveis. 

Um dos homens de Joabe convocou todos a seguir Joabe como seu líder autoproclamado e reconduzido. Abisai aparentemente consentiu com a liderança de seu irmão. Chafurdou-se, isto é, “resolvia-se no sangue”.

(2 Samuel 20:14) Abel-Bete-Maaca

v. 14 E ele foi por todas as tribos de Israel até Abel, e até Bete-Maaca, e todos os beritas; e eles foram reunidos, e também foram atrás dele.

Seba retirou-se para o extremo norte; ele foi até Abel, e até Bete-Maaca ficava a aproximadamente 48 quilômetros ao norte do mar da Galileia.

(2 Samuel 20:15) O ataque ao muro

v. 15 E eles chegaram e o sitiaram em Abel de Bete-Maaca, e eles ergueram um aterro encostado à cidade, e este ficava dentro de uma trincheira; e todo o povo que estava com Joabe golpeou a muralha, para lançá-la abaixo.

O cerco de uma cidade geralmente envolvia circundá-la, cortar seus suprimentos de comida e água, construir um aterro de assalto para sobrepujar os muros, e construir arietes para derrubar sua muralha.

(2 Samuel 20:16) Uma mulher sábia

v. 16 Então uma mulher sábia gritou da cidade: Ouvi, ouvi; dizei, rogo-vos, a Joabe: Vem aqui mais perto, para que eu possa falar contigo. 

 Esta mulher é descrita como sábia em retrospectiva por aquilo que ela fez na narrativa.

(2 Samuel 20:17) O diálogo entre Joabe e a mulher sábia

v. 17 E quando ele se aproximou dela, a mulher disse: És tu Joabe? E ele respondeu: Eu Sou Ele. Então, ela disse a ele: Ouve as palavras de tua criada. E ele respondeu: Estou ouvindo. 

Não há dúvida de que Joabe se aproximou da mulher com a devida cautela (Jz 9:50-55).

(2 Samuel 20:18-19) Os argumentos da mulher sábia

v. 18 Então ela falou, dizendo: Eles estavam acostumados a falar em tempos antigos, dizendo: Eles certamente pedirão conselho a Abel; e assim eles encerravam a questão. 

v. 19 Sou eu uma das pacíficas e das fiéis em Israel; tu buscas destruir uma cidade e uma mãe em Israel; por que queres engolir a herança do SENHOR? 

 A cidade de Abel, uma cidade de longa data na nação, tinha uma reputação de lugar onde a sabedoria geralmente encerraram disputas.

(2 Samuel 20:21) A resposta de Joabe

v. 21 A questão não é assim; mas um homem do monte Efraim, Seba, filho de Bicri por nome, levantou a sua mão contra o rei, contra o próprio Davi; entrega-mo somente, e partirei da cidade. E a mulher disse a Joabe: Eis que a sua cabeça te será lançada por sobre a muralha.

 Joabe respondeu que sua luta não era contra os habitantes da cidade, mas apenas contra Seba, a quem eles abrigavam.

(2 Samuel 20:22) A solução

v. 22 Então a mulher foi a todo o povo em sua sabedoria; e eles cortaram a cabeça de Seba, o filho de Bicri, e a lançaram para Joabe. E ele soprou uma trombeta, e eles se retiraram da cidade, cada homem para a sua tenda. E Joabe retornou a Jerusalém, para o rei.

Assim que Seba morreu, a revolta se encerrou. Sobre soprar a trombeta, ver nota em 2Sm 2:28.

(2 Samuel 20:23) Os principais de Israel

v. 23 Ora, Joabe estava sobre todo o exército de Israel; e Benaia, o filho de Joiada, estava sobre os quereteus e sobre os peleteus; 

Joabe tinha se tornado novamente comandante de todo o exército de Israel, e Davi pode ter sentido que deveria deixar as coisas como estavam.

Afinal de contas, Joabe tinha sido um elemento importante na unificação de Israel e na restauração do reinado de Davi.

Todavia, o pecado de Joabe não foi esquecido, e, mais tarde, o rei instruiu seu filho Salomão para que lidasse com ele quando se tornasse rei (1Rs 2:5-6). Sobre Benaia e os quereteus e peleteus, ver nota em 2Sm 8:18.

(2 Samuel 20:24) Adorão

v. 24 e Adorão estava sobre o tributo; e Josafá, o filho de Ailude era o escrivão; 

 Sobre o tributo aparece aqui pela primeira vez. Durante os dias de Salomão, somente não-israelitas compunham esse grupo (1Rs 9:20). Talvez ele tenha sido acrescentado mais tarde no reino de Davi. Sobre Josafá, ver nota em 2Sm 8:16.

(2 Samuel 20:25) Seva, Zadoque e Abiatar

v. 25 e Seva era escriba; e Zadoque e Abiatar eram os sacerdotes; 

 Josafá era agora assistido por Seva, que aparentemente havia substituído Seraías (8:17) como escriba. A influência de Zadoque continuaria no reinado de Salomão (1Rs 2:35), enquanto Abiatar tomaria o partido contrário a Salomão durante a transição de poder de Davi a Salomão e acabaria banido do sacerdócio (1Rs 1:7).

(2 Samuel 20:26) Ira

v. 26 e também Ira, o jairita, era o governador-mor junto a Davi.

 Ira, o jairita, desconhecido de outra forma,era governador-mor de Davi, talvez assistindo-o em questões de adoração particular, mas certamente não operando contrário aos preceitos da Torá (diferentemente de Mica em Jz 17).

5 principais lições que aprendemos no estudo de 2 Samuel 20

  1. Consequências da Rebelião: A história de Seba, o rebelde, destaca as consequências da rebelião contra o rei e o governo estabelecido. Sua revolta resultou em divisão e derramamento de sangue, mostrando os perigos da desobediência e da busca pelo poder pessoal.
  2. Lealdade e Traição: Enquanto alguns permaneceram leais a Davi, outros escolheram trair e seguir Seba. Isso destaca a importância da lealdade e da confiança mútua nas relações humanas e políticas, contrastando com os perigos da traição e da busca egoísta de poder.
  3. Justiça e Julgamento: A busca de Davi por justiça contra Seba e seus seguidores reflete a necessidade de manter a ordem e a autoridade para garantir a estabilidade e a paz na sociedade. Isso ilustra a importância do julgamento justo e do cumprimento da lei para preservar a justiça e a ordem social.
  4. Consequências da Guerra: A guerra contra Seba resultou em perdas de vidas e sofrimento para ambos os lados, destacando os custos humanos e sociais do conflito armado. Isso serve como um lembrete das consequências devastadoras da guerra e da importância da busca pela paz e reconciliação.
  5. Liderança Responsável: A resposta de Davi ao desafio de Seba mostra a importância da liderança responsável e decisiva em tempos de crise. Davi agiu rapidamente para enfrentar a ameaça à estabilidade de seu reino, demonstrando as qualidades necessárias em um líder para proteger e governar com sabedoria.

Conclusão

O capítulo traz informações relevantes e importante para o desenrolar da história de Davi. Vemos que, ao se deparar com uma nova rebelião, liderada por Seba, Davi manda que Amasa reunisse os homens, porém, ele demonstra lentidão e ineficiência no desempenho de suas funções.

Pelo que podemos presumir, Davi o havia constituído comandante de seus exércitos como uma forma de retaliação a Joabe, o qual fora o responsável pela morte de Absalão.

Constatado o fracasso de Amasa, Davi manda que Abisai liderasse os soldados de Israel, demonstrando que, mesmo diante do equívoco na substituição do comando do exército, ele, ainda, não pretendia reconduzir Joabe a seu cargo.

Contudo, adiante, vemos que Joabe acaba, traiçoeiramente, matando a Amasa e tomando a liderança na perseguição de Seba.

O capítulo se encerra apresentando uma mulher sábia, a qual fora responsável por livrar a cidade de Abel-Bete-Maaca de um massacre. Ela corajosamente aborda Joabe e lhe questiona a razão pela qual estariam intentando contra os muros de sua cidade, a qual era mãe das cidades ao redor e pacífica.

Joabe responde com respeito aquela mulher, aduzindo que sua única intenção era capturar Seba. A mulher, prontamente, soluciona aquele problema, se dispondo a lançar a cabeça do rebelde por cima do muro. Vemos que, então, ela reúne o povo, o qual cumpre aquele compromisso firmado pela mulher.

A mulher sábia de Abel-Bete-Maaca é um exemplo de coragem. Ela evita um conflito desnecessário com comunicação e pacificação.

Em tempos em que as mulheres são levadas a pensarem sobre seus papéis e, muitas vezes, acabam sendo persuadidas por ideologias que as deixam muito aquém do que realmente são capazes, esta mulher é uma grande referência.

Além dela, as escrituras estão repletas de mulheres que precisaram apenas de disposição e ação para mudarem destinos. Se Deus é quem luta pelos seus, a força física jamais será determinante.

2 Samuel 20 estudo.

Sobre o Autor

Olá, me chamo Lázaro Correia, sou Cristão, formado em Teologia e apaixonado pela Bíblia. Aqui no Blog você vai encontrar diversos estudos Bíblicos e muito conteúdo sobre vida Cristã.

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