Salmo 91 Estudo: O Esconderijo do Altíssimo

Advertisement

O Salmo 91, é um poema profundamente reconfortante que expressa confiança na proteção divina e na fidelidade de Deus para com Seus fiéis. Este salmo é uma declaração poderosa de fé e segurança em meio às adversidades da vida.

Ele nos lembra que, ao confiarmos em Deus e nos refugiarmos em Sua presença, podemos encontrar segurança, paz e proteção em todos os momentos. Acompanhe a seguir o estudo de todos os versículos do Salmo 91.

Advertisement

(Salmo 91:1) A proteção de Deus àqueles que habitam debaixo de suas asa

v. 1 Aquele que habita no lugar secreto do Altíssimo, permanecerá debaixo da sombra do Onipotente.

Lugar secreto (lit. “esconderijo”) se refere à proteção do santuário (Sl 27:5), (Sl 31:20), (Sl 61:4), (Jó 40:21). Sombra denota proteção e segurança (Sl 121:5), (Is 30:2), (Sl 49:2), (Sl 51:16). Onipotente é um nome de Deus que descreve sua dupla função de sustentar e proteger.



(Salmo 91:2) O senhor como refúgio e fortaleza

v. 2 Eu direi do SENHOR: Ele é o meu refúgio e a minha fortaleza, meu Deus; nele eu confiarei.

A presença do Senhor garante a proteção do salmista. Sobre meu refúgio, ver nota no v.4.

(Salmo 91:3) Os livramentos de Deus

v. 3 Certamente ele te livrará do laço do passarinheiro e da peste perniciosa.

Peste perniciosa mostra que o salmista temia enfermidades físicas (v. 5-8).

(Salmo 91:4) A proteção de Deus

v. 4 Ele te cobrirá com as suas penas, e debaixo das suas asas confiarás; sua verdade será o teu escudo e broquel.

A figura de asas alude aos querubins que cercavam a arca do pacto. O Senhor cobre o salmista, isulando-o do perigo. “Asas”, termo figurado para “manto”, denota proteção (Sl 17:8), (Sl 36:8), (Sl 57:2), (Sl 61:5), (Sl 63:8), (Rt 2:12).

Comparar Is 40:28 para a figura da águia. Aqueles que buscam a proteção de Deus serão escudados por Sua fidelidade.

(Salmo 91:5) Não temas às flechas e tampouco a escuridão

v. 5 Tu não ficarás com medo pelo terror à noite, nem pela flecha que voa de dia.


Quer Pregar Com Conhecimento Bíblico Profundo, Dominando a Oratória, com boa Dicção, Citando Versículos de Memória, sem Timidez e com total Eloquência?
(Clique Aqui e Sabia Mais)


Sobre terror à noite, comprar Sl 121:6.

(Salmo 91:6) Para os que andam com o senhor as trevas não o acompanharam

v. 6 Nem pela peste que anda nas trevas, nem pela destruição que devasta ao meio-dia.

A peste inclui enchente, fome, granizo, fogo e qualquer coisa que ameace rebanhos e seres humanos. A destruição geralmente é personificada como um demônio. A ligação que gabia no pensamento do antigo Oriente Próximo entre espíritos malignos e enfermidades é bem provada.

O salmista procurava um abrigo seguro de ladrões, animais selvagens, perseguidores e enfermidades, todas as ameaças que havia nas trevas.

(Salmo 91:7) Mal nenhum te atingirá

v. 7 Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita; mas isso não chegará perto de ti.

Se o salmista estivesse cercado por uma enfermidade à qual seus vizinhos sucumbiram, ele experimentaria preservação pela mão do Senhor.

(Salmo 91:8) A justiça do Senhor

v. 8 Apenas com os teus olhos contemplarás, e verás a recompensa do perverso.


⚠️ Receba Estudos Exclusivos no Whatsapp:


Mesmo que o salmista fosse ser poupado, ele testemunharia a recompensa do Senhor sobre os ímpios. Deus executa juízo em proporção à medida do mal.

(Salmo 91:9) O altíssimo como refúgio e habitação

v. 9 Porque tu fizeste do SENHOR, que é o meu refúgio, o Altíssimo, a tua habitação.

Sobre refúgio, ver notas nos v. 1 e 4. A palavra hebraica que corresponde a habitação denota um lugar remoto e protegido (Sl 71:3), (Sl 90:1).

(Salmo 91:10) As pragas não te atingirão

v. 10 Nenhum mal te sucederá, nem praga nenhuma chegará perto da tua habitação.

A palavra praga (infecção, infestação, ataque) reforça o conceito de uma ameaça física critica (Lv 13:2), (Lv 14:3).

(Salmo 91:11-12) A proteção dos anjos do Senhor

v. 11 Pois ele dará aos seus anjos comando sobre ti, para te guardarem em todos os teus caminhos.
v. 12 Eles te carregarão em suas mãos, para que não tropeces o teu pé contra uma pedra.

Os anjos do Senhor são Seus mensageiros e representantes de Seu poder fora do santuário (Sl 103:20), (Gn 24:7), (Hb 1:14).

Estes seres divinos têm um poder superior, que inclui a capacidade de proteger o povo do Senhor de perigos (Gn 19:10-11), (Gn 24:40), (Is 63:9), (Dn 3:28). Sobre tropeces o teu pé contra uma pedra, ver Sl 121:3.

(Salmo 91:13) Tu não serás presa dos teus inimigos

v. 13 Tu pisarás sobre o leão e a víbora; esmagarás debaixo dos pés o leãozinho e o dragão. 

As metáforas do leão predador e da víbora venenosa sugerem criaturas que se aproximam silenciosamente de suas presas e aguardam escondidas. No antigo Oriente Próximo, muitas vezes os deuses eram retratados como criaturas.

(Salmo 91:14-16) O senhor é contigo

v. 14 Porque ele pôs o seu amor sobre mim, portanto eu o livrarei; eu o colocarei no alto, porque ele conheceu o meu nome.

v. 15 Ele clamará por mim, e eu o responderei; estarei com ele na tribulação; eu o livrarei e o honrarei.
v. 16 Com vida longa eu o satisfarei, e lhe mostrarei a minha salvação.

Aqueles que conhecem o nome de Deus estão em um relacionamento de pacto com Ele. O Senhor resgata, protege, responde, honra, satisfaz e mostra Sua salvação ao preservar e abençoar Israel (Sl 95:7-11).

5 importantes lições que podemos aprender com o Salmo 91

  1. Refúgio na presença de Deus: O Salmo 91 retrata a imagem de Deus como um abrigo seguro onde podemos nos refugiar. Essa lição nos ensina que, em meio às dificuldades e perigos da vida, podemos encontrar conforto e segurança na presença íntima de Deus. Ele é nosso lugar de descanso e proteção, onde podemos encontrar refúgio contra as tempestades da vida.
  2. Confiança na providência divina: O salmista expressa confiança na providência divina, reconhecendo que Deus é fiel em fornecer cuidado e provisão para Seus filhos. Essa lição nos lembra que podemos confiar em Deus em todas as situações, sabendo que Ele nos sustentará e nos dará o que precisamos no momento certo.
  3. Livramento em tempos de perigo: O Salmo 91 enfatiza a capacidade de Deus em nos livrar dos perigos físicos e espirituais que enfrentamos. Essa lição nos encoraja a confiar em Deus como nosso protetor, sabendo que Ele é capaz de nos livrar das armadilhas do inimigo e nos guardar em segurança.
  4. Confiar nas promessas de Deus: O salmo destaca a importância de confiar nas promessas de Deus. Ele promete estar conosco em todos os momentos e nos proteger de todo mal. Essa lição nos desafia a ancorar nossa fé nas promessas inabaláveis de Deus, mesmo quando enfrentamos circunstâncias difíceis.
  5. Vitória sobre o mal: O Salmo 91 nos assegura que, através da proteção de Deus, podemos alcançar a vitória sobre o mal e sobre os inimigos espirituais. Essa lição nos incentiva a permanecer firmes na fé, confiantes de que Deus nos dará a vitória e nos ajudará a superar qualquer adversidade que enfrentarmos.

Conclusão

Concluímos, portanto, que o Salmo 91 é uma passagem onde há promessas de proteção do Senhor Deus para conosco. Porém, para que Deus venha cumprir suas promessas em nossas vidas é necessário que tenhamos Fé e confiança nele.

Sem a fé, Deus não consegue agir em nossas vidas, entretanto, para todo aquele que crê e que o busca o achará, e será protegido debaixo de suas asas, e será livrado do laço do passarinheiro e da cobra peçonhenta. O senhor a FIEL e todas as coisas cooperam para o bem daqueles que o amam.

Com isso, o salmo 91 nos guia e nos direciona a busca-lo diante da adversidade, mas é necessário que o busquemos sempre, a fim de construir um relacionamento mais próximo com o nosso Pai e que estejamos sempre perto e em comunhão com ele.  

Salmo 91 estudo.

Sobre o Autor

Olá, me chamo Lázaro Correia, sou Cristão, formado em Teologia e apaixonado pela Bíblia. Aqui no Blog você vai encontrar diversos estudos Bíblicos e muito conteúdo sobre vida Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *