Gênesis 10 Estudo: Os Descendentes dos Filhos de Noé

Advertisement

Neste capítulo de Gênesis 10 estudo, veremos a descendência dos filhos de Noé e como se espalhou na terra após o dilúvio. O autor fornece uma lista das nações que tiveram origem através da linhagem de Noé.

Nem todos sabem que Gênesis 10 é um registro anacrônico em relação a Gênesis 11, significando que, cronologicamente, os eventos registrados no capítulo 11 de Gênesis precedem a lista das nações de Gênesis 10.

Ficará claro na medida em que lemos o texto e ele ainda mostrará a humanidade concentrada numa única região, enquanto o 10 mostrará a humanidade espalhada pela terra após a confusão das línguas na Torre de Babel.

Gênesis 10 estudo: Contexto histórico

O autor de Gênesis organizou sua narrativa dessa forma, provavelmente com o objetivo de apresentar seu conteúdo de uma forma mais lógica.

Advertisement

Ele termina Gênesis 9 mostrando Noé pronunciando bênção e maldição sobre seus filhos antes de morrer. Então, naturalmente, ele interrompe a sequência cronológica para observar o resultado da disseminação dos descendentes de Noé sobre a terra a partir de seus filhos.

1 ESTAS, pois, são as gerações dos filhos de Noé: Sem, Cão e Jafé, aos quais nasceram filhos depois do dilúvio. (A ordem era Sem, Cão e Jafé; entretanto, a ordem se inverte agora, com Jafé, como veremos, em primeiro lugar, devido à sua ascendência.)


Especialista em Pregação Bíblica Ensina Elaborar Sermões Impactantes em 30 Dias Até Mesmo Para Quem Vai Pregar Pela Primeira Vez!
(Clique Aqui e Saiba Mais)


OS FILHOS DE JAFÉ

2 Os filhos de Jafé são: Gomer, Magogue, Madai, Javā, Tubal, Meseque e Tiras.

3 Os filhos de Gomer são: Asquenaz, Rifate e Togarma.

Advertisement

4 Os filhos de Javā sāo: Elisá, Társis, Quitim e Dodanim.

5 Por estes foram repartidas as Ilhas (fronteiras) dos Gentios nas suas terras; cada qual segundo a sua língua, conforme as suas famílias, entre as suas nações. (É a primeira menção da palavra “Gentios” na Bíblia.

Originalmente se tratava de um termo geral para as “nações”, mas pouco a pouco adquiriu um sentido restringido de uso. Em ultima instancia chegou a ser aplicado a todas as nações do mundo e a todas as pessoas, com exceção dos Judeus. Este Capitulo explica a origem das nações.)

OS FILHOS DE CÃO

6 Os filhos de Cão são: Cuxe, Mizraim, Pute e Canaã.


Quer Pregar Com Conhecimento Bíblico Profundo, Dominando a Oratória, com boa Dicção, Citando Versículos de Memória, sem Timidez e com total Eloquência?
(Clique Aqui e Sabia Mais)


7 Os filhos de Cuxe são: Sebá, Havilá e Sabtá e Raamá e Sabtecá. E os filhos de Raamá: Sebá e Dedã.

8 E Cuxe gerou a Ninrode; este começou a ser poderoso na Terra. (A palavra “gerou” se refere a linhagem. A grande figura deste Capitulo é Ninrode, e a grande cidade do Capítulo é a Babilônia. Ele e sua cidade prefiguram o Anticristo vindouro e sua cidade. Pode-se supor que ele as assessorou e construiu a Torre de Babel do Capítulo seguinte. Foi ele quem dirigiu a primeira rebelião organizada contra Deus.)

Advertisement

9 Este foi vigoroso caçador diante da face do Senhor (não tem nada a ver com a caca de animais; refere-se à oposição ao Senhor);

pelo qual se diz: Assim como Ninrode, vigoroso caçador diante do Senhor. (Como foi dito, Ninrode instituiu a primeira rebelião organizada contra o Senhor, contra os caminhos do Senhor, e, portanto, contra aqueles que seguiam ao Senhor. Ele os “caçava”, possivelmente até matar, aqueles que adoravam Jeová; consequentemente, a Babilônia foi sempre uma representação de toda falsa religião, de toda falsa doutrina e de todo falso caminho.

E por isso que é conhecida como “a grande prostituta… [a mãe das prostitutas], as fornicações e as abominações da Terra” [Ap 17.1,5].)

10 E o do seu reino foi Babel (Babilônia, Ninrode fundou essa cidade), e Ereque, e Acade e Calné, na terra de Sinar.


⚠️ E-book Grátis para Pregadores ⚠️:


11 Desta terra saiu para a Assíria e edificou a Ninive, Reobote-Ir, Calá (“saiu dessa terra Ninrode para a Assíria e construiu Nínive”, o que significa que ele fundou ambas, Babilônia e Ninive).

18 E o Arvadeu, o Zemareu, e o Hamateu, e depois se espalharam as famílias dos Cananeus. (As tribos que figuram nos Versículos 16 a 18 ocuparam a Terra de Canaã e foram os maiores adversários de Israel quando esta nação tentava conquistar aquela terra.

Esses são os nomes que muito frequentemente lemos na Bíblia; referem-se à oposição contra o povo de Deus. Sem dúvida, tudo isto foi planejado por Satanás no tempo de Noé.)

19 E foi o termo dos Cananeus desde Sidom,como quem vai para Gerar até Gaza; até entrar em Sodoma e Gomorra, Admá e Zeboim, até Lasa.

20 Estes são os filhos de Cão segundo as suas famílias, segundo as suas línguas, em suas terras e em suas nações. (Satanás fará tudo quanto puder para introduzir os inimigos da sua alma dentro da sua posse prometida, como ele, em última instância, introduziu na Terra de Israel esses inimigos, os quais se opuseram enormemente ao povo de Deus.)

Advertisement

OS FILHOS DE SEM

25 E a Éber nasceram dois filhos: O nome de um foi Pelegue, porque em seus dias se repartiu a Terra, e o nome de seu irmão foi Joctã. (Sem foi da linhagem da Semente Prometida; portanto, de Sem, em ultima instância, surgiu Jesus, a Planta de Renome [Lc 3.36].

A Terra repartida nos dias de Pelegue se refere ao tempo da Torre de Babel, a confusão das línguas por Deus. O nome “Pelegue” significa “divisão”. Refere-se aqui à divisão das línguas, em lugar de a terra sendo dividida.)

32 Estas são as famílias desde Noé segundo as suas gerações, nas suas nações; e destas foram divididas as nações na Terra depois do dilúvio. (Todas as nações do mundo surgiram dos três filhos de Noé: Sem, Cão e Jafé. Como foi dito, os “filhos de Sem” deram origem ao povo Semita no mundo, o que constitui a maioria dos Judeus e Árabes; entretanto, os Judeus não reconhecem os Árabes dessa forma, consideram-nos Gentios.

Além disso, a partir dessa linhagem, “os filhos de Sem”,viria o Messias, o Salvador do mundo, o Redentor da humanidade. É irônico que, apesar de o Redentor ter vindo dessa linhagem, Ele não seja agora reconhecido como tal por um número muito maior de pessoas desta mesma linhagem.)


Domine a Arte de Elaborar e Pregar Sermões Expositivos para Ensinar com Profundidade, Clareza e Fidelidade as Escrituras!
(Clique Aqui e Confira)


Conclusão

Concluindo, neste capítulo conhecemos algumas das descendências importantes da história humana. Provavelmente a divisão das etnias estão contidas nesse estudo.

Sabemos que o berço da humanidade está na região do Iraque, norte da África, com a localização dos rios famosos que cortavam o Éden, então, Deus espalha os descendentes de Noé por toda a terra afim de povoá-la.

Mas, o coração do homem é enganoso, a semente de Adão ainda é presente, a iniquidade ainda está lá, sempre, e o inimigo sabe como acessá-la, através dos desejos, dos sentimentos, da mente de cada ser humano.

Aprendemos que vários povos se iniciam com os filhos dos filhos de Noé, africanos, árabes, asiáticos, gentios (europeus), é o início após o dilúvio.

Gênesis 10 estudo.

Sobre o Autor

Olá, me chamo Lázaro Correia, sou Cristão, formado em Teologia e apaixonado pela Bíblia. Aqui no Blog você vai encontrar diversos estudos Bíblicos e muito conteúdo sobre vida Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *