Salmo 126 Estudo: A tristeza transformada em alegria

Neste capítulo de Salmo 126 estudo é trago o momento de euforia vivido pelos israelitas por causa da grandeza do ato divino em tirá-los da terra da babilônia.

Advertisement

Praticamente ninguém acreditava que algum dia o povo de Israel retornaria para o seu lar.

Na verdade, somente os profetas conseguiam vislumbrar esse acontecimento e ainda aguardá-lo de maneira esperançosa, apesar de estarem vivenciando uma realidade completamente contrária.

Advertisement

Isso porque, o povo israelita em geral acreditava na negligência de Deus sobre sua atual situação e que nas mãos da então nação mais poderosa da Terra eles não teriam a menor chance de retornar para casa.

No entanto, o cativeiro era um julgamento do Senhor devido aos pecados que eles cometeram outrora. E, ainda assim, o objetivo era fazê-los aprender com essa condição e mudar de atitude.

Dessa forma, no tempo certo, Deus fez os israelitas serem livres novamente e os versos contidos neste Salmo, retratam o quanto esse momento foi especial e emocionante. Acompanhe!

Salmo 126 estudo: Contexto histórico

O contexto do Salmo 126 se dá no retorno dos israelitas do exílio vivido na babilônia. Eles ficaram 70 anos como escravos na cidade, por conta de sua contínua desobediência ao Senhor.

Porém, assim que o período profético terminou – vários profetas alertaram Israel sobre este tempo – os persas dominaram a Babilônia e sob esse novo governo Deus trouxe os filhos de Israel para Jerusalém novamente.

Advertisement

⚠️ Grupo VIP de Estudos no WhatsApp:


(Salmo 126:1) Quando Deus libertou o povo

v. 1 Quando o CRIADOR trouxe do cativeiro os que voltaram a Sião, estávamos como aqueles que sonham.

Trouxe do cativeiro se refere ao retorno dos exilados da Babilônia para Jerusalém como um evento que já havia acontecido (Sl 84:6), (Sl 85:1).

Advertisement

O apelo no v. 4, “traze-nos outra vez” , é difícil, visto que o verbo supõe que a ação ainda não aconteceu.

Embora o v. 1 faça referência ao retorno de Israel, o v. 4 deve estar falando da restauração de paz e prosperidade na terra ( Sl 122:6-7).

Estávamos como aqueles que sonham indica as pessoas que ansiosamente antecipavam o futuro.

(Salmo 126:2-3) Intervenção de Deus em favor de Israel

v. 2 Então a nossa boca se encheu de riso e a nossa língua de cântico; então disseram entre os pagãos: O CRIADOR fez grandes coisas por eles.

v. 3 O Criador fez grandes coisas por nós, pelas quais estamos alegres.

Advertisement

A intervenção de Deus em favor de Israel dá testemunho de Sua onipotência e supremacia (Sl 96:3), (Sl 113:4), (Is 61:9), (Sl 66:19), (Jr 31:10), (Ez 36:23).


Conheça sua Bíblia de Forma Profunda e Descubra Como Entendê-la com Mais Facilidade!
(Clique Aqui e Saiba Mais)


(Salmo 126:4-6) Produtividade da terra

v. 4 Traze-nos outra vez do nosso cativeiro, ó Deus, como os córregos do sul.

v. 5 Aqueles que semeiam em lágrimas colherão com alegria.

v. 6 Aquele que vai adiante e chora, carregando sementes preciosas, voltará sem dúvida com regozijo, trazendo seus molhos consigo.

No v. 1 Yahuah restaura Sião como centro político e religioso; já os v. 4-6 se focam na produtividade da terra.

Os córregos do sul (Neguebe) se referem a córregos sazonais, ou wadis, que de tempos em tempos abençoavam a terra com uma repentina superabundância de água.

Junto com generosidades repentinas, como o wadi, Deus também usou processos metódicos e trabalho duro, como a agricultura.

Advertisement

Aquele que permanecer humilde diante de Deus certamente gorará de Suas bênçãos na terra.


Aprenda Como Pregar a Palavra de Deus com Sabedoria e Propriedade!
(Clique Aqui e Confira)


Conclusão

O Salmo 126 estudo traz esperança para continuarmos confiantes, apesar da falta de percepção e clareza a respeito do futuro.

Às vezes, como os israelitas, você está se sentindo abandonado e perdido ao olhar o atual cenário da sua história.

Certamente, muitos deles choraram durante os 70 anos de estadia no território babilônico, porque não tinham nenhuma perspectiva de mudança tangível.

Mas, era da vontade de Deus o povo passar por aquele sofrimento e também pode ser para você.

Apesar de nós termos aversão ao momento de dificuldade, é justamente nesse tempo que Deus quer nos amadurecer, fazendo com que a gente entenda alguns processos importantes para sairmos dali mais fortes.

As lágrimas derramadas pelos Israelitas, logo se tornaram riso, quando o Senhor tirou todo seu povo daquele lugar e eles celebram a grandeza do que Deus tinha feito.

Assim também será no fim desses tempos de incerteza, porque você vai observar que na realidade Deus estava cuidando de você, quando te permitiu passar por determinadas coisas.

Salmo 126 estudo.

Sobre o Autor

Olá, me chamo Lázaro Correia, sou Cristão, formado em Teologia e apaixonado pela Bíblia. Aqui no Blog você vai encontrar diversos estudos Bíblicos e muito conteúdo sobre vida Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência na navegação. Mais informações.