Levítico 1 Estudo: Os Sacrifícios

Neste capítulo de Levítico 1 estudo, vemos o Senhor mandando que Moisés orientasse o povo sobre as ofertas a serem levadas ao tabernáculo. Elas deveriam ser de gado, rebanho ou de gado miúdo.

O Senhor orienta que deveria ser macho e sem defeito, trazido à porta da tenda, devendo ser colocada a mão sobre a cabeça do holocausto, para expiação. Então, o animal deveria ser imolado perante o Senhor e o sangue aspergido no altar.

Advertisement

Os sacerdotes eram responsáveis por colocar a lenha e o fogo. Se fosse gado miúdo, seria imolado ao lado do altar, para o lado norte.

A oferta, também, poderia ser de ave, sendo rola ou pombinho, sendo que, o sacerdote, lhe destroncaria a cabeça e faria os demais procedimentos para queimá-la, no altar.

Advertisement

Levítico 1 estudo: Contexto histórico

No último capítulo, de Êxodo, vimos o levantamento do tabernáculo e tudo sendo posicionado, conforme as orientações do Senhor. Deus orientou que o templo e tudo que havia nele fosse ungido.

Moisés colocou o Testemunho dentro da arca. Por fim, a nuvem cobriu e encheu o lugar. Após isso, quando a nuvem se erguia, os israelitas prosseguiam, do contrário, aguardavam a subida da nuvem.


Você ler a Bíblia todos os dias mas Não consegue Entender a Mensagem de Deus? Clique Aqui e venha Estudar Teologia Conosco de Maneira Fácil e Descomplicada! 📖


(Levítico 1:1) O tabernáculo

v. 1 E o SENHOR chamou Moisés, e falou com ele do tabernáculo da congregação, dizendo:

Tabernáculo da congregação se refere à tenda do tabernáculo erigido sob a supervisão de Moisés no monte Sinai (Ex 40), e não à tenda provisória usada apenas para comunicação (Ex 33:7).

Moisés devia ter ficado do lado de fora da tenda (Ex 40:34-35), mas depois ele e Arão tornaram a entrar (Lv 9:23).

Advertisement

O período entre a construção da estrutura e a saída do Sinai foi de 48 dias (Nm 10:11), o que inclui todos os eventos de Levítico e os preparativos para partir em Nm 1:1-10.

(Levítico 1:2) Uma oferta ao Senhor

v. 2 Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: se algum de vós oferecer uma oferta ao SENHOR, oferecereis as vossas ofertas de gado, de manada e de rebanho.

Oferecer(Heb. grava)… oferta (Heb. gordon) é um jargão que descreve qualquer oferta apresentada ao Senhor [Corba” em Mc 7:11].


Quer Pregar Com Conhecimento Bíblico Profundo, Dominando a Oratória, com boa Dicção, Citando Versículos de Memória, sem Timidez e com total Eloquência?
(Clique Aqui e Sabia Mais)


Rebanho (Heb, behemah) é o termo comum para gado domesticado e ovelhas, fazendo distinção de aves (v. 14).

(Levítico 1:3) O sacrifício queimado

v. 3 Se a sua oferta for um sacrifício queimado do rebanho, que ele ofereça um macho sem defeito; ele a oferecerá de sua própria vontade à porta do tabernáculo da congregação, perante o SENHOR. 

O sacrifício queimado (Heb. oloh) é a primeira das cinco ofertas regulares: oferta queimada, alimento, paz, pelo pecado e pela culpa.

Advertisement

As três primeiras eram ofertas voluntárias e as duas últimas eram obrigatórias. A oferta queimada era pela pecaminosidade geral (não específica) do ofertante.

O termo ‘olah significa “uma ascensão”(Hebe “oloh; “ascender”), provavelmente indicando a fumaça que subia do animal queimado.

A oferta queimada também era conhecida como oferta preparada no fogo,” porque era totalmente consumido no altar (v. 9), exceto o couro (Lv 7:8), expressando a dedicação total da pessoa a Deus.


⚠️ E-book Grátis para Pregadores ⚠️:


Por estar tão frequentemente associado ao altar deste sacrifício, o próprio altar às vezes era chamado de “altar da oferta queimada” (Lv 4:7). Ele indica o homem do povo, não os sacerdotes, identificados como “descendentes de Arão” (v.5,7,11).

O macho sem defeito do rebanho era culturalmente considerado o mais valioso e, portanto, o mais apropriado para ser a oferta mais preciosa a Deus (Ml 1:13-14).

Advertisement

Seja aceito indica o animal, não o ofertante. “Aceito” (Heb. rotson) significa favor divino, mostrando que a pessoa recebeu o perdão (v. 4).

(Levítico 1:4) Transferência de culpa

v. 4 E ele colocará a sua mão sobre a cabeça da oferta queimada, para que esta seja aceita por ele, para fazer expiação por ele.

Ao colocar a mão sobre a cabeça, o homem do povo simbolicamente transferiu sua culpa ou se identificava com a morte da vítima (Lv 16:21).

O resultado era propiciação (Heb. kopper), que significava apaziguamento (reconciliação) com Deus (Gn 32:20) ao remover (expiação) pecados e Impurezas (Dia da Expiação, Lv 16:30″propiciação Rm 3:25).

Advertisement

(Levítico 1:5) A aspersão do sangue

v. 5 E ele matará o novilho perante o SENHOR; e os sacerdotes, filhos de Arão, trarão o sangue e espargirão o sangue ao redor e sobre o altar que está à porta do tabernáculo da congregação. 

O próprio ofertante cortava o pescoço do novilho 2Rs 10:7; Talmude O’Sacerdote aspergia o sangue ao redor e sobre o altar, significando que a vida do animal pertencia a Deus.

Perante o SENHOR identifica vários lugares: a entrada do pátio (Lv 4:4), a área do altar, dentro do pátio (Lv 4:18), o véu dentro da tenda, que separava o Santo lugar do Lugar Santíssimo, onde ficava o altar de incenso, e os utensílios do Santo lugar (Lv 24:3).


Domine a Arte de Elaborar e Pregar Sermões Expositivos, Temáticos e Textuais, para Ensinar com Profundidade, Clareza e Fidelidade as Escrituras!
(Clique Aqui e Confira)


(Levítico 1:6) O couro do animal

v. 6 E ele esfolará a oferta queimada, e a partirá nos seus pedaços. 

A retirada da pele fornecia couro ao sacerdote (Lv 7:8).

(Levítico 1:9) A limpeza do sacrifício

v. 9 mas a sua entranha e as suas pernas serão lavadas na água; e o sacerdote queimará tudo no altar; para ser um sacrifício queimado, uma oferta feita por fogo, de cheiro suave ao SENHOR. 

Advertisement

Lavar os órgãos internos e as pernas (abaixo dos joelhos) removia a imundície, tornando o sacrifício cerimonialmente adequado para Deus.

Sacrifício queimado é a tradução tradicional, mas pode significar uma “oferta de alimento” em geral.

Cheiro suave é uma expressão comum mostrando que o Senhor aceitou a oferta (Gn 8:21); incenso suave (Êx 30:7) explica o aroma aprazível que mascarava o cheiro do cadáver queimado.


⚠️ Receba Estudos Exclusivos no Whatsapp:


A tradução grega do antigo testamento (home melodias) também descreve o sacrifício de Cristo (Ef 5:2) e as ações de graças cristãs (Fp 4:18).

(Levítico 1:11) A direção

v. 11 E ele o matará ao lado do altar, em direção ao norte, perante o SENHOR; e os sacerdotes, os filhos de Arão, espargirão o seu sangue ao redor e sobre o altar. 

Advertisement

Cordeiros eram a oferta queimada mais comum. A direção norte do altar era reservado especialmente para eles (também oferta pelo pecado, Lv 4:24) talvez porque precisasse de menos espaço que os novilhos, que eram mortos “perante o SENHOR”, isto é, no lado maior, o lado leste, voltado para a entrada do tabernáculo da congregação (Lv 1:5).

Conclusão

Os sacrifícios serviam para remissão dos pecados, comunhão e gratidão. Vemos, noutras ocasiões, sendo revelado pelas escrituras que, esta, já era uma prática comum.

No Éden, quando Adão e Eva pecam, Deus sacrifica um animal para cobrir-lhes a nudez (Gênesis 3:21), o que muitos entendem como uma alusão ao sacrifício de Cristo, na Cruz, o qual nos cobriu de nossa vergonha (pecado).

Após, vemos Caim e Abel oferecendo sacrifícios, sendo que, apenas o de Abel, fora aceito, porque trouxe das primícias de seu rebanho e a gordura (Gênesis 4:4-5).

Advertisement

De igual forma, Abraão sacrificaria seu filho, crendo que Deus proveria o cordeiro para o holocausto (Gênesis 22).

Este sacrifício, precisava ser de um animal, macho, sem defeito. O adorador precisava colocar a mão sobre o animal, como forma de substituição, de identificação. O ato deveria ser realizado por fé.

Aquele seria o momento em que um ser inocente, substituiria outro culpado. A morte de um culpado, não teria o poder de remir o pecado. Ademais, os sacrifícios eram uma forma de apontar para Cristo.

João, quando o viu pela primeira vez o descreveu como o Cordeiro, que tira o pecado do mundo (João 1:29).

Advertisement
Levítico 1 estudo.

Sobre o Autor

Olá, me chamo Lázaro Correia, sou Cristão, formado em Teologia e apaixonado pela Bíblia. Aqui no Blog você vai encontrar diversos estudos Bíblicos e muito conteúdo sobre vida Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *