2 Timóteo 4 Estudo: Despedida de Paulo

Em 2 Timóteo 4 veremos, que Paulo abrirá o coração intensamente, como nunca tinha feito. Este é, com certeza, um dos textos mais profundos do cristianismo. O apóstolo dos gentios está prestes a sofrer o martírio pelas mãos do maligno Imperador Nero. Antes, ele colocará Timóteo sob juramento diante de Deus, de que pregará a Palavra e somente ela, em qualquer tempo.

Avisa a Timóteo de que sua partida está muito próxima, mas com a consciência tranquila e alma em paz: “Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé”, ele exclamará. Que exemplo!

Advertisement

Fazendo alguns pedidos, dentre eles, que o jovem deveria se apressar para visitá-lo, ele encerrará a carta. Lucas estava com Paulo nos seus últimos dias, muitos discípulos o haviam abandonado, e ele gostaria de ver o Seu amado filho na fé antes de ver a Jesus Cristo “face a face”.

Contexto histórico

Paulo deu uma descrição sobre a humanidade nos últimos dias, o seu comportamento maligno, uma lista detalhada de atitudes que corromperão os corações. Ele alerta dos falsos mestres, os impostores, mas Timóteo segue sendo a alegria de seu coração, o seu exemplo e testemunho.



Ele ensina como apegar-se palavra e a praticá-la, para o crescimento, desenvolvimento e amadurecimento da fé. A palavra ministrada pelo Espírito é a viva e atuante voz de Deus para nós. Acompanhe a seguir o estudo completo de 2 Timóteo 4.

(2 Timóteo 4:1-2) A promessa de Timóteo

v. 1 Conjuro-te, pois, diante de Deus e do Senhor Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, na sua aparição e no seu reino; 

v. 2 que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, reprove, repreendas, exortes com toda longanimidade e doutrina. 

Estes versículos fluem naturalmente de 2Tm 3:10-17. A forte declaração de 2Tm 3:15-17 sobre o poder salvador e edificador da Escritura leva à ordem de proclamar esta Palavra.

Advertisement

A menção do fato de vivermos debaixo do olhar de Deus, de que este Deus é Juiz, a segunda vinda de Cristo (aparição) e a realidade de que Ele já reina sobre seu reino só aumentam a solenidade desta missão.

(2 Timóteo 4:3) Comichão nos ouvidos

v. 3 Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, conforme as suas próprias concupiscências, amontoarão para si mestres, tendo comichão nos ouvidos;

Como Paulo já havia dito a Timóteo como reagir quando essas coisas acontecessem, parece que ele não estava se referindo apenas a um futuro distante, mas a uma situação que achava que Timóteo iria enfrentar ou já estava enfrentando.

(2 Timóteo 4:4) Verdade por fábulas

v. 4 e desviarão os seus ouvidos da verdade, voltando às fábulas. 


Quer Pregar Com Conhecimento Bíblico Profundo, Dominando a Oratória, com boa Dicção, Citando Versículos de Memória, sem Timidez e com total Eloquência?
(Clique Aqui e Sabia Mais)


Fábulas não é o conteúdo do falso ensino, e sim uma descrição deste ensino como algo fantasioso e sem fundamento sério (1Tm 1:4).

(2 Timóteo 4:6) Paulo prediz sua partida

v. 6 Porque já estou pronto para ser oferecido, e o tempo da minha partida está próximo.

Advertisement

Ao mencionar para ser oferecido, Paulo usou a linguagem sacrifical do antigo testamento para se referir a sua própria morte (Gn 35:14). Isso sugere que o apóstolo se via sacrificando sua vida pela causa do evangelho.

(2 Timóteo 4:8) Coroa de justiça

v. 8 Desde agora, me é estendida uma coroa de justiça, a qual o Senhor, o justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amam a sua aparição.  

Coroa da justiça provavelmente significa “a coroa que consiste em justiça”, referindo-se ao estado final de justiça dos cristãos.

Portanto, essa coroa não será entregue apenas a Paulo, mas a todos os que amarem a sua aparição, isto é, a todos os cristãos.

(2 Timóteo 4:10) Demás o abandona

v. 10 Porque Demais me desamparou, amando este mundo presente, e partiu para Tessalônica; Crescente, para a Galácia, Tito, para a Dalmácia.


⚠️ Receba Estudos Exclusivos no Whatsapp:


Paulo perseverou apesar do sofrimento (2Tm 1:11-12) porque tinha uma perspectiva eterna, mas Demais o abandonou porque estava amando este mundo.

(2 Timóteo 4:11) Paulo volta a aprovar Marcos

v. 11 Só Lucas está comigo. Toma Marcos e traze-o contigo, porque ele me é proveitoso no ministério.

Antes Paulo tinha desaprovado Marcos (At 15:36-40), mas agora desejava sua presença e o considerava proveitoso no ministério.

(2 Timóteo 4:14) Paulo se lamenta por Alexandre

v. 14 Alexandre, o caldeireiro, me fez muito mal; o Senhor lhe recompense segundo as suas obras. 

Advertisement

Não é possível identificar com certeza que Alexandre é este. Em 1Tm 1:20, Paulo mencionou um Alexandre que tinha sido excomungado. É possível que ele ainda estivesse em Éfeso causando problemas.

Ou, como Alexandre foi identificado como caldeireiro (artífice em bronze) e há evidências de que havia uma associação deles em Trôade, poderia ser um outro Alexandre que morava em Trôade. Isso explica o fato de ele aparecer aqui logo após Paulo pedir que Timóteo fosse até Trôade.

(2 Timóteo 4:16) Paulo perdoa todos

v. 16 Na minha primeira defesa, ninguém estava comigo; antes, todos me desampararam. Oro a Deus que isto lhes não seja imputado. 

Ao perdoar os outros, Paulo seguiu o ensino e o modelo de Jesus (Lc 23:34), o exemplo de Estêvão, a quem Paulo vira morrer (At 7:60), e seu próprio ensino (1Co 13:5).

(2 Timóteo 4:17) Boca do leão

v. 17 Mas o Senhor estava comigo e fortaleceu-me, para que, através de mim, a pregação fosse totalmente conhecida e todos os gentios a ouvissem; e fui salvo da boca do leão.

Ser libertado da boca do leão era uma metáfora bíblica comum para ser salvo de um grande perigo (Sl 22:21).

(2 Timóteo 4:19) Agradecimentos

v. 19 Saúda a Prisca, e a Áquila, e à casa de Onesíforo.

“Prisca” é uma variante de Priscila. Esta é uma referência a Priscila e Áquila, mencionados várias vezes junto com Paulo (p.ex., Rm 16:3).

(2 Timóteo 4:21) Venha antes do inverno

v. 21 Procura vir antes do inverno. Saúdam-te Êubulo, Prudente, Lino, Cláudia, e todos os irmãos. 

Este versículo repete a essência do v. 9. As viagens na região Mediterrânea costumavam ser suspensas durante o inverno porque o clima gerava más condições tanto em terra como no mar.

Portanto, se Timóteo não tivesse chegado até lá, haveria demoras e ele não poderia vir “depressa” [v. 9).

(2 Timóteo 4:22) Benção apostólica

v. 22 O Senhor Jesus Cristo seja com o teu espírito. A graça seja convosco. Amém.

Paulo também usou a expressão seja com o teu espírito na conclusão de Gl 6:18. Não parece haver grande diferença de significado em relação a sua saudação mais comum, “seja convosco” (Rm 16:20).

5 importantes lições que podemos aprender em 2 Timóteo 4

  1. Fidelidade até o fim: Paulo exorta Timóteo a pregar a Palavra de Deus “em tempo oportuno e fora de tempo”, independentemente das circunstâncias. Isso nos ensina a importância de permanecer fiéis ao chamado de Deus, mesmo diante de desafios e adversidades.
  2. Persistência na obra do ministério: Paulo encoraja Timóteo a “fazer a obra de um evangelista” e cumprir integralmente seu ministério. Isso nos lembra da necessidade de perseverar na obra do ministério cristão, mesmo quando enfrentamos obstáculos e dificuldades.
  3. Prontidão para enfrentar oposição: Paulo alerta Timóteo sobre a oposição e perseguição que ele enfrentará por causa do evangelho. Isso nos prepara para as batalhas espirituais que enfrentaremos como cristãos e nos exorta a permanecer firmes na fé diante da adversidade.
  4. Confiança na recompensa futura: Paulo expressa sua confiança na recompensa reservada para ele no céu, afirmando que “a coroa da justiça” lhe será concedida pelo Senhor. Isso nos lembra da esperança que temos em Cristo e nos motiva a viver uma vida de fidelidade e serviço a Ele.
  5. A importância das Escrituras: Paulo instrui Timóteo a trazer consigo os escritos sagrados, pois são “úteis para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a educação na justiça”. Isso destaca a importância das Escrituras como nossa fonte de orientação e autoridade na vida cristã.

Conclusão

Enfim, Paulo deixa meio que uma carta de despedida a Timóteo. Até mesmo nesse momento ele extrai de seu discípulo um juramento perante Deus de que ele continuará a pregar e a viver o evangelho verdadeiro, advertindo dos tantos mestres falsos que deturparam o a verdade pelas ilusões, fábulas, levando o tal “comichão” aos ouvidos da igreja.

E não tem sido diferente hoje, em nosso tempo. Igrejas que pregam prosperidade em troca de dízimos e ofertas exorbitantes, hipergraça, Jesus é somente amor, pecado liberado, entre outras heresias.

Meios diferentes mas o mesmo objetivo, o diabo não é criativo porém, insistente. Se despedindo, faz agradecimentos a inúmeras pessoas e nos dá mais um exemplo, de reconhecer todos aqueles que o ajudaram no seu ministério, honrando seus nomes que provavelmente passariam despercebidos se não fossem lembrados por ele. Que servo! Que líder! Que testemunho!

2 Timóteo 4 estudo.

Sobre o Autor

Olá, me chamo Lázaro Correia, sou Cristão, formado em Teologia e apaixonado pela Bíblia. Aqui no Blog você vai encontrar diversos estudos Bíblicos e muito conteúdo sobre vida Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *