2 Timóteo 4 Estudo: Despedida de Paulo

Neste capítulo de 2 Timóteo 4 estudo, veremos que Paulo abrirá o coração intensamente, como nunca tinha feito. Este é, com certeza, um dos textos mais profundos do cristianismo.

O apóstolo dos gentios está prestes a sofrer o martírio pelas mãos do maligno Imperador Nero. Antes, ele colocará Timóteo sob juramento diante de Deus, de que pregará a Palavra e somente ela, em qualquer tempo.

Advertisement

Avisa a Timóteo de que sua partida está muito próxima, mas com a consciência tranquila e alma em paz: “Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé”, ele exclamará. Que exemplo!

Fazendo alguns pedidos, dentre eles, que o jovem deveria se apressar para visitá-lo, ele encerrará a carta. Lucas estava com Paulo nos seus últimos dias, muitos discípulos o haviam abandonado, e ele gostaria de ver o Seu amado filho na fé antes de ver a Jesus Cristo “face a face”.

Advertisement

2 Timóteo 4 estudo: Contexto histórico

Paulo deu uma descrição sobre a humanidade nos últimos dias, o seu comportamento maligno, uma lista detalhada de atitudes que corromperão os corações.

Ele alerta dos falsos mestres, os impostores, mas Timóteo segue sendo a alegria de seu coração, o seu exemplo e testemunho.


Você ler a Bíblia todos os dias mas Não consegue Entender a Mensagem de Deus? Clique Aqui e venha Estudar Teologia Conosco de Maneira Fácil e Descomplicada! 📖


Ele ensina como apegar-se palavra e a praticá-la, para o crescimento, desenvolvimento e amadurecimento da fé. A palavra ministrada pelo Espírito é a viva e atuante voz de Deus para nós!

(2 Timóteo 4:1-2) A promessa de Timóteo

v. 1 Conjuro-te, pois, diante de Deus e do Senhor Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, na sua aparição e no seu reino; 

v. 2 que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, reprove, repreendas, exortes com toda longanimidade e doutrina. 

Advertisement

Estes versículos fluem naturalmente de 2Tm 3:10-17. A forte declaração de 2Tm 3:15-17 sobre o poder salvador e edificador da Escritura leva à ordem de proclamar esta Palavra.

A menção do fato de vivermos debaixo do olhar de Deus, de que este Deus é Juiz, a segunda vinda de Cristo (aparição) e a realidade de que Ele já reina sobre seu reino só aumentam a solenidade desta missão.

(2 Timóteo 4:3) Comichão nos ouvidos

v. 3 Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, conforme as suas próprias concupiscências, amontoarão para si mestres, tendo comichão nos ouvidos;


Quer Pregar Com Conhecimento Bíblico Profundo, Dominando a Oratória, com boa Dicção, Citando Versículos de Memória, sem Timidez e com total Eloquência?
(Clique Aqui e Sabia Mais)


Como Paulo já havia dito a Timóteo como reagir quando essas coisas acontecessem, parece que ele não estava se referindo apenas a um futuro distante, mas a uma situação que achava que Timóteo iria enfrentar ou já estava enfrentando.

(2 Timóteo 4:4) Verdade por fábulas

v. 4 e desviarão os seus ouvidos da verdade, voltando às fábulas. 

Fábulas não é o conteúdo do falso ensino, e sim uma descrição deste ensino como algo fantasioso e sem fundamento sério (1Tm 1:4).

Advertisement

(2 Timóteo 4:6) Paulo prediz sua partida

v. 6 Porque já estou pronto para ser oferecido, e o tempo da minha partida está próximo.

Ao mencionar para ser oferecido, Paulo usou a linguagem sacrifical do antigo testamento para se referir a sua própria morte (Gn 35:14). Isso sugere que o apóstolo se via sacrificando sua vida pela causa do evangelho.

(2 Timóteo 4:8) Coroa de justiça

v. 8 Desde agora, me é estendida uma coroa de justiça, a qual o Senhor, o justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amam a sua aparição.  


⚠️ E-Book Grátis para Pregadores ⚠️:


Coroa da justiça provavelmente significa “a coroa que consiste em justiça”, referindo-se ao estado final de justiça dos cristãos.

Portanto, essa coroa não será entregue apenas a Paulo, mas a todos os que amarem a sua aparição, isto é, a todos os cristãos.

Advertisement

(2 Timóteo 4:10) Demás o abandona

v. 10 Porque Demais me desamparou, amando este mundo presente, e partiu para Tessalônica; Crescente, para a Galácia, Tito, para a Dalmácia.

Paulo perseverou apesar do sofrimento (2Tm 1:11-12) porque tinha uma perspectiva eterna, mas Demais o abandonou porque estava amando este mundo.

(2 Timóteo 4:11) Paulo volta a aprovar Marcos

v. 11 Só Lucas está comigo. Toma Marcos e traze-o contigo, porque ele me é proveitoso no ministério.

Antes Paulo tinha desaprovado Marcos (At 15:36-40), mas agora desejava sua presença e o considerava proveitoso no ministério.

Advertisement

(2 Timóteo 4:14) Paulo se lamenta por Alexandre

v. 14 Alexandre, o caldeireiro, me fez muito mal; o Senhor lhe recompense segundo as suas obras. 

Não é possível identificar com certeza que Alexandre é este. Em 1Tm 1:20, Paulo mencionou um Alexandre que tinha sido excomungado. É possível que ele ainda estivesse em Éfeso causando problemas.

Ou, como Alexandre foi identificado como caldeireiro (artífice em bronze) e há evidências de que havia uma associação deles em Trôade, poderia ser um outro Alexandre que morava em Trôade. Isso explica o fato de ele aparecer aqui logo após Paulo pedir que Timóteo fosse até Trôade.


Domine a Arte de Elaborar e Pregar Sermões Expositivos, Temáticos e Textuais, para Ensinar com Profundidade, Clareza e Fidelidade as Escrituras!
(Clique Aqui e Confira)


(2 Timóteo 4:16) Paulo perdoa todos

v. 16 Na minha primeira defesa, ninguém estava comigo; antes, todos me desampararam. Oro a Deus que isto lhes não seja imputado. 

Ao perdoar os outros, Paulo seguiu o ensino e o modelo de Jesus (Lc 23:34), o exemplo de Estêvão, a quem Paulo vira morrer (At 7:60), e seu próprio ensino (1Co 13:5).

(2 Timóteo 4:17) Boca do leão

v. 17 Mas o Senhor estava comigo e fortaleceu-me, para que, através de mim, a pregação fosse totalmente conhecida e todos os gentios a ouvissem; e fui salvo da boca do leão.

Advertisement

Ser libertado da boca do leão era uma metáfora bíblica comum para ser salvo de um grande perigo (Sl 22:21).

(2 Timóteo 4:19) Agradecimentos

v. 19 Saúda a Prisca, e a Áquila, e à casa de Onesíforo.

“Prisca” é uma variante de Priscila. Esta é uma referência a Priscila e Áquila, mencionados várias vezes junto com Paulo (p.ex., Rm 16:3).


⚠️ Receba Estudos Exclusivos no Whatsapp:


(2 Timóteo 4:21) Venha antes do inverno

v. 21 Procura vir antes do inverno. Saúdam-te Êubulo, Prudente, Lino, Cláudia, e todos os irmãos. 

Este versículo repete a essência do v. 9. As viagens na região Mediterrânea costumavam ser suspensas durante o inverno porque o clima gerava más condições tanto em terra como no mar.

Advertisement

Portanto, se Timóteo não tivesse chegado até lá, haveria demoras e ele não poderia vir “depressa” [v. 9).

(2 Timóteo 4:22) Benção apostólica

v. 22 O Senhor Jesus Cristo seja com o teu espírito. A graça seja convosco. Amém.

Paulo também usou a expressão seja com o teu espírito na conclusão de Gl 6:18. Não parece haver grande diferença de significado em relação a sua saudação mais comum, “seja convosco” (Rm 16:20).

Conclusão

Enfim, Paulo deixa meio que uma carta de despedida a Timóteo. Até mesmo nesse momento ele extrai de seu discípulo um juramento perante Deus de que ele continuará a pregar e a viver o evangelho verdadeiro, advertindo dos tantos mestres falsos que deturparam o a verdade pelas ilusões, fábulas, levando o tal “comichão” aos ouvidos da igreja.

Advertisement

E não tem sido diferente hoje, em nosso tempo. Igrejas que pregam prosperidade em troca de dízimos e ofertas exorbitantes, hipergraça, Jesus é somente amor, pecado liberado, entre outras heresias.

Meios diferentes mas o mesmo objetivo, o diabo não é criativo porém, insistente. Se despedindo, faz agradecimentos a inúmeras pessoas e nos dá mais um exemplo, de reconhecer todos aqueles que o ajudaram no seu ministério, honrando seus nomes que provavelmente passariam despercebidos se não fossem lembrados por ele. Que servo! Que líder! Que testemunho!

2 Timóteo 4 estudo.
Advertisement

Sobre o Autor

Olá, me chamo Lázaro Correia, sou Cristão, formado em Teologia e apaixonado pela Bíblia. Aqui no Blog você vai encontrar diversos estudos Bíblicos e muito conteúdo sobre vida Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *