Tito 1 Estudo: Instruções a Tito

Neste capítulo de Tito 1 estudo, veremos que Paulo procura dar a Tito instruções específicas para organização da Igreja em Creta. O desafio era lidar com mestres insubordinados e a perversão das pessoas.

Normalmente, Paulo se apresenta como “servo de Cristo”, apenas na sua carta a Tito ele se apresenta como “servo de Deus”.

Advertisement

A referência “a Tito, meu verdadeiro filho em nossa fé comum” demonstra o amor que Paulo sentia por ele. Destaque feito a fé e ao conhecimento produzidos pelo novo nascimento.

Tito 1 estudo: Contexto histórico

Essa epístola foi escrita por Paulo a Tito, líder local da Igreja, e contém seus conselhos que permanecem sempre atuais. Paulo escreve que a “esperança da vida eterna” se deve a uma promessa feita por Deus “antes dos tempos dos séculos”.

Ele ensina que os santos devem aguardar “a bem-aventurada esperança” da exaltação e da Segunda Vinda.

Paulo também escreve a Tito sobre a “lavagem da regeneração” e sobre a “renovação do Espírito” em alusão à ordenança do batismo e ao efeito purificador do recebimento do dom, ordenanças preparatórias para sermos “feitos herdeiros segundo a esperança da vida eterna”.



(Tito 1:1-4) Servo de Deus

v. 1 Paulo, servo de Deus e apóstolo de Jesus Cristo, segundo a fé dos eleitos de Deus e o conhecimento da verdade, que é segundo a piedade, 

v. 2 em esperança da vida eterna, a qual Deus, que não pode mentir, prometeu antes do começo do mundo, 

v. 3 mas, a seu tempo, manifestou a sua palavra pela pregação que me foi confiada segundo o mandamento de Deus, nosso Salvador. 

Advertisement

v. 4 A Tito, meu próprio filho, segundo a fé comum: Graça, misericórdia e paz, da parte de Deus o Pai e da do Senhor Jesus Cristo, nosso Salvador.

Às vezes, “escravo” é traduzido como servo, entretanto, o primeiro termo é mais forte e traduz melhor o original. A terminologia rígida é intencional.

Paulo costumava usar este vocábulo para se referir a si mesmo (Rm 1:1) e a outros cristãos (1Co 7:22; ver também 2Pe 1:1). Esta terminologia também é comum para líderes do antigo testamento.


Quer Pregar Com Conhecimento Bíblico Profundo, Dominando a Oratória, com boa Dicção, Citando Versículos de Memória, sem Timidez e com total Eloquência?
(Clique Aqui e Sabia Mais)


Segundo a fé traduz uma expressão difícil. A ideia é que o propósito do apostolado de Paulo era ver pessoas vindo à fé e crescendo nela e no conhecimento da verdade. A palavra “verdade” se refere especificamente ao evangelho, e o evangelho conduz à piedade.

(Tito 1:5) A função de Tito

v. 5 Por esta causa te deixei em Creta, para que pusesses em ordem as coisas que ainda restam e estabelecesses anciãos em cada cidade, como já te mandei: 

Sobre anciãos, ver notas em 1Tm 3:1 .

Advertisement

(Tito 1:6) Os requisitos dos líderes

v. 6 Aquele que for irrepreensível, marido de uma só esposa, tendo filhos crentes, não acusados de libertinagem ou rebeldia. 

Sobre marido de uma esposa, ver nota em 1Tm 3:2. Tendo filhos crentes não obriga, mas supõe que tais homens provavelmente tinham filhos em casa debaixo de sua autoridade.

A palavra “crentes” também pode ser traduzida como “fiéis”. Isso levanta uma questão importante: “É obrigatório que os pastores tenham filhos cristãos ou filhos “fiéis” e obedientes em geral?”.


⚠️ Receba Estudos Exclusivos no Whatsapp:


Esta palavra e suas formas relacionadas em 1 Timóteo, 2 Timóteo e Tito geralmente se referem a ter fé salvadora, e não apenas ser “obediente”.

Contudo, o contexto é o principal ponto para se entender qual variação da palavra está subentendida. A ênfase deste contexto está em um homem cumprir bem seus deveres.

Nenhum pai é capaz de garantir a conversão de seus filhos. O melhor que ele pode fazer é garantir que eles se comportem de maneira “obediente” enquanto estiverem debaixo de sua supervisão. Além disso, a passagem paralela de 1 Timóteo 3 fala apenas de filhos comportados, e não convertidos.

Portanto, Paulo estava exigindo que os pastores controlassem o comportamento de seus filhos, não permitindo que eles fossem conhecidos por libertinagem ou rebeldia.

(Tito 1:9) Capaz pela sã doutrina

v. 9 retendo firme a fiel palavra, que lhe foi ensinada, para que seja capaz, pela sã doutrina, tanto de admoestar como de convencer os contradizentes.

Era comum os escritores antigos enfatizarem um item de uma lista colocando-o no início ou no final, bem como dando a ele uma atenção mais longa do que aos demais termos.

Advertisement

Paulo fez exatamente isso aqui. Ele usou apenas umas poucas palavras para os itens dos v. 6-9, mas o último ponto é mais longo e mais complexo em sua gramática.

Com isso, Paulo estava enfatizando a importância do “bispo”(v.7) ser capaz de ensinar. Os v. 10-16 deixam claro o motivo dessa exigência.

(Tito 1:12) Decadência de Creta

v. 12 Um deles, seu próprio profeta, disse: Os cretenses são sempre mentirosos, bestas ruins, ventres preguiçosos. 

No mundo antigo, Creta era conhecida por sua decadência moral. O historiador antigo Políbio escreveu que era “quase impossível encontrar… conduta pessoal mais traiçoeira e política pública mais injusta do que em Creta.

Cícero também afirmou, “Os princípios morais são tão divergentes que os cretenses… consideram assaltos nas estradas algo digno”.

(Tito 1:14) Fábulas judaicas

v. 14 não dando ouvidos às fábulas judaicas, nem aos mandamentos de homens que se desviam da verdade. 

Sobre fabulas, ver nota em 1Tm 1:4. Paulo não declara qual o conteúdo específico das “fabulas” e mandamentos que ele tinha em mente neste versículo, mas em Tito o falso ensino está mais explicitamente associado ao contexto judaico (v. 10) do que em 1 e 2 Timóteo.

(Tito 1:15) Mente e consciência contaminadas

v. 15 Para os puros, todas as coisas são puras, mas para os contaminados e infiéis, nada é puro; antes, até sua mente e consciência estão contaminadas. 

Essa declaração faz lembrar o ensino de Jesus (Lc 11:41) e escritos anteriores de Paulo (Rm 14:20). À luz da origem judaica deste falso ensino e do contexto do uso anterior de semelhante vocabulário por Jesus e Paulo, é bem provável que o problema aqui fossem as leis judaicas de restrições alimentares.

Os falsos mestres pareciam preocupados com essa pureza ritual, mas apesar disso estavam contaminados com sua própria incredulidade e pecado.

(Tito 1:16) Professam que o conhecem, mas nas obras, o negam

v. 16 Eles professam que conhecem a Deus, mas com as obras o negam, sendo abomináveis e desobedientes, e reprovados para toda boa obra.

As obras dessas pessoas provavam definitivamente que elas não eram cristãs, apesar de dizerem que conhecem a Deus. Paulo não hesitou em fazer tal julgamento.

As três descrições no final do versículo resumem o comportamento que provou que elas não conheciam de fato a Deus.

Conclusão

Concluindo, o bom testemunho de um cristão verdadeiro ao ministério deve ser confirmado pelo seu exemplo de vida. As características que Tito deveria antes de nomear os líderes da igreja são listadas por Paulo.

Ele alerta que pessoas gananciosas, beberrões, caloteiras, arrogantes e mulherengos não podem ser dirigentes da congregação.

Lidar com mestres insubordinados poderia levar a congregação a ruína se não fosse administrado com sabedoria.

Muitos falsos ensinamentos sobre a circuncisão, de casa em casa com pregação gananciosa levavam as famílias por caminhos contra a verdade de Cristo.

A instrução a Tito era de permanecer na palavra de Deus, exortar e repreender essas pessoas para que parassem de ensinar perversamente o povo de Deus.

Paulo esclarece a Tito os diferentes tipos de pessoas: os puros e os impuros. Os puros têm a mente de Cristo pois estão cheios do Espirito que os inspiram a pensar nas coisas do alto, eternas, já os impuros estão tem a mente corrompida, vivendo nos seus pecados.

Não conseguem discernir a graça e a justiça de Deus. Trazendo para os dias de hoje, devemos seguir as instruções de Paulo, que são atemporais, e se o fizermos, receberemos o galardão pela obediência aos verdadeiros mandamentos daquele que é o criador do Universo.

Tito 1 estudo.

Sobre o Autor

Olá, me chamo Lázaro Correia, sou Cristão, formado em Teologia e apaixonado pela Bíblia. Aqui no Blog você vai encontrar diversos estudos Bíblicos e muito conteúdo sobre vida Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *