Atos 5 Estudo: Entregue-se Inteiramente
Neste capítulo de Atos 5 estudo veremos a apresentação do contraste existente entre pessoas com o coração completo em Deus e aquelas que entregam parcialmente sua vida para Ele.
As diversas ameaças dos mestres da lei vistas na explicação de Atos 4, serviram como propulsores para levar os apóstolos a níveis mais profundos de confiança em Deus.
Nos relatos de Atos 5, a Igreja de Cristo continuava crescendo e os apóstolos viviam maravilhas extraordinárias após serem capacitados pelo Espírito Santo. Mas ao passo que a Igreja crescia a perseguição dos mestres da lei aumentava.
Além disso, dois integrantes dos crentes, Ananias e Safira, agiram de modo desprezível e como os mestres da lei dão ênfase à diferença de quem serve e não serve ao Senhor.
⚠️ Receba Estudos Exclusivos no Whatsapp:
Dessa forma, importantes ensinamentos são trazidos neste estudo para você não se contentar com uma comunhão superficial e rasa com Deus, mas buscar uma profunda intimidade com Ele.
Então acompanhe a seguir a análise completa do estudo de Atos 5 e entenda mais sobre como ter uma vida inteiramente voltada ao Senhor.
Atos 5 Estudo: Contexto Histórico
O evangelista Lucas, depois de mencionar o ato de generosidade de Barnabé no final de Atos 4, decidiu contar a história de duas pessoas que não estavam em unidade com os crentes e muito menos agindo com alguém deles.
Ananias e Safira eram membros da igreja primitiva e mesmo com tantas maravilhas operadas pelo Senhor dentre o povo, os dois não deixaram os comportamentos pecaminosos para trás e agiram de má fé.
Em seguida, o evangelista trouxe informações sobre o crescimento contínuo da Igreja, bem como o aumento do conflito entre os apóstolos e mestres da lei.
Enquanto morte, fúria e inveja foram o resultado de Ananias, Safira e dos falsos mestres daquele tempo. A alegria do Espírito Santo enchia o coração daqueles que eram completamente devotos e obedientes ao Senhor.
(Atos 5:1-11) O preço de uma entrega pela metade
¹ Mas um certo homem chamado Ananias, com sua esposa Safira, vendeu uma propriedade,
² e reteve parte do valor, sabendo-o também sua esposa; e trazendo uma carta parte, a colocou aos pés dos apóstolos.
³ Mas Pedro disse: Ananias, por que Satanás encheu o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, e retivesses parte do valor da terra?
⚠️ E-Book para Pregadores ⚠️:
⁴ Guardando-a, não ficava para ti? E, após ser vendida, não estava em teu próprio poder? Por que concebeste esta coisa em teu coração? Tu não mentiste aos homens, mas a Deus.
⁵ E Ananias, ouvindo estas palavras, caiu e entregou o espírito. E um grande temos veio sobre todos os que ouviram estas coisas.
⁶ E, levantando-se os jovens, enrolaram-no, e, carregando-o para fora, sepultaram-no.
⁷ E houve um intervalo como de três horas, e entrou sua esposa, que não sabia o acontecido.
⁸ E Pedro lhe disse: Dize-me, vendestes por tanto aquela terra? E ela disse: sim, por tanto.
⁹ Então, Pedro lhe disse: Por que os pusestes de acordo em tentar o Espírito do Senhor? Eis que os pés dos que sepultaram o teu marido estão à porta, e carregarão a ti.
¹⁰ E ela imediatamente caiu aos seus pés, e rendeu o espírito. E, entrando os jovens, acharam-na morta e a levaram, e sepultaram-na junto de seu marido.
¹¹ E houve um grande temos em toda a igreja, e sobre todos os que o ouviram estas coisas.
Ananias e Safira venderam uma propriedade para contribuir nas finanças do ministério dos apóstolos e da Igreja Cristo.
Mas pela ganância e egoísmo, os dois retiveram uma parte do dinheiro da venda e entregaram o restante do valor como se aquilo fosse tudo que eles tinham arrecadado. Eles mentiram para o Espírito de Deus, pois a oferta não era destinada aos homens mas para o Senhor.
Por isso, o Espírito Santo conduziu o apóstolo Pedro nessa situação que culminou na morte de Ananias e Safira, trazendo grande temor para todos da Igreja.
Além disso, quando alguém faz uma oferta, Deus não olha para a oferta em si mas para o coração daquele que a realizou. Jeremias 17:10 diz o seguinte:
Eu, o Senhor, examino o coração e provo os pensamentos. Dou a cada pessoa a devida recompensa, de acordo com suas ações.
Crentes como Barnabé (Atos 4:39) não ofertavam para conseguir algum reconhecimento ou benefício e o ato de ofertar era apenas uma expressão de seus corações fiéis e completamente adoradores ao Senhor.
Agora Ananias e Safira pensavam somente em si mesmos e em serem bem vistos pela Igreja.Mas o custo de não ter entregado a vida totalmente ao Senhor foi bem alto para eles. Enquanto aqueles que tinham um coração inteiro em Deus continuavam vivendo o extraordinário.
(Atos 5:12-16) O impacto da santidade da Igreja
¹² E pelas mãos dos apóstolos muitos sinais e maravilhas eram feitos entre o povo (E estavam todos unanimemente no pórtico de Salomão.
¹³ Quanto aos outros, ninguém ousava ajuntar-se com eles; mas o povo tinha-os em grande estima.
¹⁴ E muito mais crentes no Senhor eram acrescentados; multidões de homens e de mulheres).
¹⁵ De modo que levavam os enfermos para as ruas, e os colocavam em catres e em macas, para que ao menos a sombra de Pedro, quando este passasse, cobrisse alguns deles.
¹⁶ E afluía uma multidão até das cidades circunvizinhas a Jerusalém, trazendo pessoas enfermas e atormentadas de espíritos imundos, e todos eram curados.
A igreja primitiva era radical contra o pecado e o resultado disso era um contínuo crescimento. Sinais e maravilhas continuavam acontecendo em grande número e até mesmo a sombra de Pedro era o suficiente para Jesus realizar mais um milagre.
Deus só pode agir dessa forma onde há completa liberdade para Ele operar e isso só acontece quando pessoas assumem um compromisso genuíno com Ele e vivem em santidade.
No entanto, quando o Senhor e o Espírito não são recebidos na vida de alguém, o pecado continua tendo o domínio, como acontecia com os mestres da lei…
(Atos 5:17-18) A mente dos homens é deturpada pelo pecado
¹⁷ Então, levantando-se o sumo sacerdote e todos os que estavam com ele (que eram a da seita dos saduceus), e encheram-se de indignação,
¹⁸ e lançaram suas mãos nos apóstolos, e os puseram na prisão pública.
Os mestres da lei invejavam o crescimento da Igreja e a forma como Deus usava os apóstolos, o que levou eles a ordenaram novamente a prisão dos apóstolos.
Não era para esses mestres agirem assim, mas eles escolhiam dá lugar para o orgulho e para inveja ao invés de deixar Deus guiar o coração deles.
Exatamente como Caim fez na situação com o seu irmão em Gênesis 4. Caim fez o que era mau aos olhos do Senhor trazendo o pior de seu rebanho como oferta para Deus.
Agora Abel fez o que era certo e trouxe para oferecer como oferta os melhores animais do seu rebanho. Obviamente, Caim teve a oferta rejeitada e a de Abel foi aceita pelo Senhor. Mas isso deixou Caim furioso, e Deus lhe disse:
Por que você está tão furioso?”, o Senhor perguntou a Caim. “Por que está tão transtornado?
Se você fizer o que é certo, será aceito. Mas, se não o fizer, tome cuidado! O pecado está à porta, à sua espera, e deseja controlá-lo, mas é você quem deve dominá-lo.”
Advertisement
Gênesis 4:6-7
Sendo orgulhoso, ele não deu ouvidos ao Senhor e matou Abel por sentir inveja dele.
Apesar de Caim e os mestres da lei até confiarem em Deus, essa confiança não era o bastante, pois eles não entregaram os seus corações ao ponto de viverem em obediência a Ele.
A natureza pecaminosa só pode ser controlada por um coração completamente voltado para Deus e quem não se entrega totalmente a Ele em algum momento será dominado por esse instinto natural.
Quando domina alguém, o pecado não permite às pessoas enxergarem os próprios erros e deturpa sua maneira de pensar.
Mas pelo arrependimento diante da presença de Deus é possível se ver livre do poder dele.
(Atos 5:19-23) O cuidado sobrenatural de Deus
¹⁹ Mas o anjo do Senhor abriu as potas da prisão, durante a noite, e conduziu-os para fora, e disse:
²⁰ Ide, apresentai-vos no templo e dizei ao povo todas as palavras desta vida.
²¹ E, ouvindo eles isto, entraram de manhã cedo no templo e ensinavam. Mas, vindo o sumo sacerdote e os que estavam com ele, convocaram o conselho e todo o senado dos filhos de Israel, e mandaram buscá-los na prisão.
²² Mas, quando os oficiais chegaram, eles não foram encontrados na prisão. E, retornando, informaram,
²³ dizendo: Encontramos verdadeiramente a prisão fechada, com toda a segurança, e os guardas de pé diante das portas, mas, quando a abrimos, não encontramos nenhum homem dentro.
Presos e com toda a segurança guardando o cárcere, os apóstolos viram Deus cuidar deles sobrenaturalmente.
Ele enviou o seu anjo de noite para tirar os apóstolos da prisão e direcioná-los a voltarem a pregar a mensagem do evangelho logo pela manhã.
Porque o Senhor queria confundir os falsos mestres e mostrar que estava com os apóstolos.
Como Davi mencionou em um de seus Salmos, os que esperam no Senhor não serão confundidos, mas sim aqueles que transgridem sem causa.
Além disso, o cuidado sobrenatural de Deus é exclusivo para aqueles que vivem à sua vontade e Ele não iria desamparar os apóstolos naquele momento.
(Atos 5:24-33) Não deixe o seu lugar
²⁴ Ora, quando o sumo sacerdote e o capitão do templo, e os principais dos sacerdotes ouviram estas coisas, e eles duvidaram deles, e no que isto daria.
²⁵ E, chegando um, anunciou-lhes, dizendo: Eis que os homens que colocastes na prisão estão no templo, postos em pé, ensinando ao povo.
²⁶ Então, foi o capitão com os oficiais e os trouxeram sem violência, porque temiam que o povo pudesse apedrejá-los.
²⁷ E, quando os trouxeram, eles o colocaram diante do concílio. E o sumo sacerdote perguntou-lhes,
²⁸ dizendo: Não vos ordenamos expressamente que não ensinásseis nesse nome? E eis que enchestes Jerusalém com vossa doutrina, e intentais lançar o sangue desse homem sobre nós.
²⁹ Então, Pedro e os outros apóstolos responderam e disseram: Devemos antes obedecer a Deus do que aos homens.
³⁰ O Deus de nossos pais ressuscitou a Jesus, ao qual vós matastes, pendurando-o no madeiro.
³¹ A este Deus exaltou com a sua destra, para ser Príncipe e Salvador, para dar arrependimento a Israel, e perdão dos pecados.
³² E nós somos suas testemunhas acerca destas coisas, e também o Espírito Santo, o qual Deus deu aos que lhe obedecem.
³³ Quando eles ouviram isto, se enfureceram e deliberaram matá-los.
Comentário: A confiança dos apóstolos no Senhor era inabalável e mesmo diante de vários mestres daquele tempo, eles não deixaram a sua posição de servos de Deus.
Eles reforçaram o seu pensamento a respeito dos mestres, o que fez eles ficarem furiosos.
Como Caim eles queriam matar quem era agradável a Deus, mas dessa vez Deus não permitiu isso acontecer.
(Atos 5:34-39) Agindo Deus, quem impedirá?
³⁴ Então, levantando-se no conselho um certo fariseu de nome Gamaliel, doutor da lei, respeitado por todo o povo, mandou que colocassem os apóstolos para fora por um momento.
³⁵ E disse-lhes: Homens de Israel, acautelai-vos quando ao que pretendes fazer ao tocardes nestes homens.
³⁶ Porque, antes destes dias, levantou-se Teudas, dizendo ser alguém; a este se ajuntou um número de uns quatrocentos homens; o qual foi morto, e todos os que lhe obedeceram foram dispersos, e reduzidos a nada.
³⁷ Depois deste homem, levantou-se Judas da Galileia nos dias do censo, e atraiu muitas pessoas após ele; este também pereceu, e todos os que lhe obedeceram foram dispersos.
³⁸ E agora eu vos digo: Abstenham-se destes homens, e deixai-os, porque se este conselho ou esta obra é de homens, isso vai acabar em nada,
³⁹ mas, se é de Deus, não podereis destruí-los; para que não sejais achados lutando contra Deus.
Comentário: Enquanto os apóstolos não deixassem o seu lugar, o Senhor iria continuar agindo através deles e ninguém iria impedir isso.
Dessa forma, Deus usou Gamaliel naquele momento para livrá-los das mãos dos outros mestres da Lei.
Porque o Senhor não permite o seu povo passar por aflições maiores do que a sua capacidade de suportá-las e sempre dá alguma saída para ele superar a dificuldade.
(Atos 5:40-42) Alegres pela aflição
⁴⁰ E concordaram com ele. E, chamando os apóstolos, os açoitaram e lhes ordenaram que não falassem em nome de Jesus, e os deixaram ir.
⁴¹ E eles partiram da presença do conselho, regozijando-se de terem sido considerados dignos de sofrer vergonha pelo seu nome.
⁴² E diariamente, no templo e em cada casa, eles não cessavam de ensinar e de pregar a Jesus Cristo.
O discurso de Gamaliel convenceu os mestres da Lei e eles soltaram os apóstolos, mas antes disso eles mandaram açoitá-los para deixá-los amedrontados.
Entretanto, eles saíram alegres do Sinédrio, porque foram considerados dignos de serem humilhados pelo nome de Jesus.
A fé deles era madura e nem a morte, como podemos ver no estudo de Atos 6,era o suficiente para eles deixarem de cumprir a vontade de Deus.
Conclusão
Por fim, o estudo de Atos 6 convida todos para terem um coração entregue ao Senhor.
Entregar o seu coração parcialmente permite às trevas invadirem a sua vida, deixando você vulnerável ao controle do pecado.
Mas entregá-lo totalmente irá guiar você para um estilo de vida digno e que glorifica ao Senhor.
Não seja raso e nem superficial por Aquele que foi nas profundezas para salvar você.
Busque-o de todo o coração porque na presença Dele existe muito mais do que você pode imaginar.

Artigos Relacionados
Sobre o Autor
1 Comentário
Estudo Abençoado com certeza aprendi muito com o mesmo.