Isaías 55 Estudo: Busquem o Criador enquanto podem achá-lo

Advertisement

Neste capítulo de Isaías 55 estudo é tratado sobre mais uma mensagem messiânica – e também muito importante para os dias atuais – trazida pelo profeta Isaías.

Em uma continuação dos capítulos anteriores, agora ele dá ênfase às bênçãos contidas na graça de Deus.

Advertisement

O perfeito sacrifício que seria feito pelo nosso Senhor Jesus iria mudar completamente a perspectiva de quem o recebesse como o único e suficiente salvador.

Por isso, o profeta convida todos os sedentos a buscarem a vida plena e satisfatória encontrada no Criador. Acompanhe!


⚠️ Receba Estudos Exclusivos no Whatsapp:


Isaías 55 estudo: Contexto histórico

O contexto de Isaías 55 se dá em uma palavra profética de como seria a vida daqueles que ouvissem a mensagem da cruz, isto é, o evangelho da salvação.

Advertisement

De forma provocativa, o conteúdo deste capítulo realiza a dicotomia entre a vida guiada pelo Criador e a que está distante Dele.

Uma vez que os sedentos só estão neste estado porque ainda não beberam da água da vida.

A busca ao Criador, por sua vez, traz uma nova realidade para o indivíduo, além de fazê-lo viver com propósito.


Quer Pregar Com Conhecimento Bíblico Profundo, Dominando a Oratória, com boa Dicção, Citando Versículos de Memória, sem Timidez e com total Eloquência?
(Clique Aqui e Sabia Mais)


Isso porque, a graça proveniente do sacrifício do nosso Criador é transformadora e pressupõe uma vida extraordinária para quem a recebe.

(Isaías 55:1) O convite aos sedentos

v. 1 Ó, todo o que está sedento, vinde às águas, e o que não tem dinheiro; vinde vós, comprai e comei; sim, vinde, comprai vinho e leite sem dinheiro e sem preço.

Advertisement

Deus não somente dará gratuitamente água, mas também bebidas mais substanciais como leite e vinho. Essas bebidas representam o sustento espiritual e o sustento físico.

(Isaías 55:2) O esforço errado

v. 2 Por que razão gastais dinheiro naquilo que não é pão? E seu trabalho naquilo que não satisfaz? Escutai-me diligentemente e comei aquilo que é bom e permiti que as vossas almas deleitem-se com a gordura.

O povo de Deus não estava aceitando a oferta gratuita de salvação representada pela água para o sedento. As pessoas gastavam seus recursos com coisas que não traziam satisfação para a alma.


⚠️ E-Book para Pregadores ⚠️:


(Isaías 55:3) A promessa de vida almática para os ouvintes

v. 3 Inclinai vossos ouvidos e vinde a mim. Ouvi, e vossa alma viverá, e eu farei um pacto eterno convosco, as infalíveis misericórdias de Davi.

As infalíveis misericórdias de Davi é encontrada em 2 Samuel 7. A promessa inclui a afirmação de que a dinastia davídica seria estabelecida para sempre (2Sm 7:16).

Advertisement

No entanto, durante o cativeiro babilônico, a linhagem davídica de reis governando em Jerusalém terminou com Zedequias.

O Novo Testamento entendeu que a promessa incondicional se cumpriu em Jesus Cristo, um descendente de Deus.

(Isaías 55:4-5) O impacto às nações

v. 4 Eis que eu o tenho dado por uma testemunha para os povos, um líder e comandante para os povos.

v. 5 Eis que tu chamarás uma nação que tu não conheces, e nações que não te conhecem a ti correrão, por causa do SENHOR teu Deus e pelo Santo de Israel, porque ele tem te glorificado.

As promessas a Davi são estendidas para além do povo de Deus de maneira a incluir as nações. Em cumprimento ao pacto abraâmico (Gn 12:3), ela prevê um tempo em que as nações virão ao povo de Deus.

(Isaías 55:6) A urgência em relação à busca ao Criador

v. 6 Buscai vós ao Criador enquanto ele pode ser encontrado; invocai-o enquanto ele está próximo.

Advertisement

O chamado ao arrependimento possui um tom de urgência. Uma pessoa deve se arrepender antes que Deus retire Sua presença e dê início a Sua obra de julgamento.

(Isaías 55:7-9) A superioridade dos pensamentos e caminhos de Deus

v. 7 Deixe que o perverso abandone seu caminho, e o homem injusto seus pensamentos, e permita-o retornar para o Criador, e ele terá misericórdia dele. E para nosso Deus, porque ele abundantemente perdoará.

v. 8 Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem são os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Criador.

v. 9 Porque, como os céus são mais altos do que a terra, deste modo são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos e os meus pensamentos do que os vossos pensamentos. 

Deus está muito acima da humanidade em pensamento e ação. O povo de Deus é chamado a deixar seus pensamentos e atos pecaminosos (v. 7) e voltar-se para os pensamentos e atos elevados de Deus.

(Isaías 55:10-11) A palavra do Criador não retorna vazia

v. 10 Porque, como cai a chuva e a neve desde o céu, e não retornam naquela direção, porém molha a terra e a faz produzir e brotar, para que possa dar semente para o semeador e pão para o que come,


Domine a Arte de Elaborar e Pregar Sermões Expositivos, Temáticos e Textuais, para Ensinar com Profundidade, Clareza e Fidelidade as Escrituras!
(Clique Aqui e Confira)


v. 11 assim será minha palavra, que sai da minha boca. Ela não retornará para mim vazia, porém, ela fará acontecer aquilo que eu desejo, e ela prosperará na coisa para a qual eu a enviei.

A chuva cai do céu para a terra e então volta para ele, mas no processo ela supre a terra e produz fertilidade.

A mesma coisa acontece com a palavra de Deus. Ela retorna para Ele, mas no processo causa crescimento espiritual na humanidade.

(Isaías 55:12-13) A alegria encontrada no cumprimento das promessas

v. 12 Porque vós saireis com alegria e sereis conduzidos com paz. Os montes e as colinas irromperão diante de ti em canto, e todas árvores do campo baterão palmas. 

Advertisement

v. 13 No lugar do espinheiro brotará o pinheiro, e no lugar da sarça brotará a murta. E isto será para o Criador por como um memorial, e por um eterno sinal que nunca deixará de existir.

Por causa da redenção de Deus, o Seu povo e o restante da criação irromperão em jubiloso canto e a terra árida se converterá em bosques exuberantes.

Conclusão

Por fim, o Isaías 55 estudo também convida cada sedento por uma vida mais envolvida com o Criador a decidirem buscá-lo de fato.

É bem comum, acharmos que cumprir obrigações religiosas como, por exemplo, ir à Igreja em um dia da semana, é o bastante para funcionarmos no “buscar ao Criador enquanto se pode achá-lo” dito pelo profeta.

Quando na verdade, todas as nossas ações, palavras e decisões é que dizem se realmente temos buscado ao Criador, se estamos vivendo de acordo com sua vontade.

Advertisement

Existe uma vida extraordinária encontrada na integridade da fé, no coração que busca adorá-lo com uma intenção autêntica.

Portanto, seja ainda mais sedento pela presença de Deus, assuma os pensamentos e caminhos disponibilizados por Ele para sua história e viva experiências inesquecíveis daqui em diante.

Isaías 55 estudo.

Sobre o Autor

Olá, me chamo Lázaro Correia, sou Cristão, formado em Teologia e apaixonado pela Bíblia. Aqui no Blog você vai encontrar diversos estudos Bíblicos e muito conteúdo sobre vida Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *