Isaías 55 Estudo: Busquem o Criador enquanto podem achá-lo

Advertisement

No capítulo 55 de Isaías, é tratado sobre uma mensagem messiânica, e também muito importante para os dias atuais, trazida pelo profeta Isaías. Em uma continuação dos capítulos anteriores, agora ele dá ênfase às bênçãos contidas na graça de Deus.

O perfeito sacrifício que seria feito pelo nosso Senhor Jesus iria mudar completamente a perspectiva de quem o recebesse como o único e suficiente salvador. Por isso, o profeta convida todos os sedentos a buscarem a vida plena e satisfatória encontrada no Criador.

Advertisement

Contexto histórico

O contexto de Isaías 55 se dá em uma palavra profética de como seria a vida daqueles que ouvissem a mensagem da cruz, isto é, o evangelho da salvação.

De forma provocativa, o conteúdo deste capítulo realiza a dicotomia entre a vida guiada pelo Criador e a que está distante Dele. Uma vez que os sedentos só estão neste estado porque ainda não beberam da água da vida.



A busca ao Criador, por sua vez, traz uma nova realidade para o indivíduo, além de fazê-lo viver com propósito.

Isso porque, a graça proveniente do sacrifício do nosso Criador é transformadora e pressupõe uma vida extraordinária para quem a recebe. Acompanhe a seguir o estudo completo de Isaías 55.

(Isaías 55:1) O convite aos sedentos

v. 1 Ó, todo o que está sedento, vinde às águas, e o que não tem dinheiro; vinde vós, comprai e comei; sim, vinde, comprai vinho e leite sem dinheiro e sem preço.

Deus não somente dará gratuitamente água, mas também bebidas mais substanciais como leite e vinho. Essas bebidas representam o sustento espiritual e o sustento físico.

Advertisement

(Isaías 55:2) O esforço errado

v. 2 Por que razão gastais dinheiro naquilo que não é pão? E seu trabalho naquilo que não satisfaz? Escutai-me diligentemente e comei aquilo que é bom e permiti que as vossas almas deleitem-se com a gordura.

O povo de Deus não estava aceitando a oferta gratuita de salvação representada pela água para o sedento. As pessoas gastavam seus recursos com coisas que não traziam satisfação para a alma.

(Isaías 55:3) A promessa de vida almática para os ouvintes

v. 3 Inclinai vossos ouvidos e vinde a mim. Ouvi, e vossa alma viverá, e eu farei um pacto eterno convosco, as infalíveis misericórdias de Davi.

As infalíveis misericórdias de Davi é encontrada em 2 Samuel 7. A promessa inclui a afirmação de que a dinastia davídica seria estabelecida para sempre (2Sm 7:16).


Quer Pregar Com Conhecimento Bíblico Profundo, Dominando a Oratória, com boa Dicção, Citando Versículos de Memória, sem Timidez e com total Eloquência?
(Clique Aqui e Sabia Mais)


No entanto, durante o cativeiro babilônico, a linhagem davídica de reis governando em Jerusalém terminou com Zedequias. O Novo Testamento entendeu que a promessa incondicional se cumpriu em Jesus Cristo, um descendente de Deus.

(Isaías 55:4-5) O impacto às nações

v. 4 Eis que eu o tenho dado por uma testemunha para os povos, um líder e comandante para os povos.

Advertisement

v. 5 Eis que tu chamarás uma nação que tu não conheces, e nações que não te conhecem a ti correrão, por causa do SENHOR teu Deus e pelo Santo de Israel, porque ele tem te glorificado.

As promessas a Davi são estendidas para além do povo de Deus de maneira a incluir as nações. Em cumprimento ao pacto abraâmico (Gn 12:3), ela prevê um tempo em que as nações virão ao povo de Deus.

(Isaías 55:6) A urgência em relação à busca ao Criador

v. 6 Buscai vós ao Criador enquanto ele pode ser encontrado; invocai-o enquanto ele está próximo.

O chamado ao arrependimento possui um tom de urgência. Uma pessoa deve se arrepender antes que Deus retire Sua presença e dê início a Sua obra de julgamento.

(Isaías 55:7-9) A superioridade dos pensamentos e caminhos de Deus

v. 7 Deixe que o perverso abandone seu caminho, e o homem injusto seus pensamentos, e permita-o retornar para o Criador, e ele terá misericórdia dele. E para nosso Deus, porque ele abundantemente perdoará.


⚠️ Receba Estudos Exclusivos no Whatsapp:


v. 8 Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem são os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Criador.

v. 9 Porque, como os céus são mais altos do que a terra, deste modo são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos e os meus pensamentos do que os vossos pensamentos. 

Deus está muito acima da humanidade em pensamento e ação. O povo de Deus é chamado a deixar seus pensamentos e atos pecaminosos (v. 7) e voltar-se para os pensamentos e atos elevados de Deus.

(Isaías 55:10-11) A palavra do Criador não retorna vazia

v. 10 Porque, como cai a chuva e a neve desde o céu, e não retornam naquela direção, porém molha a terra e a faz produzir e brotar, para que possa dar semente para o semeador e pão para o que come,

Advertisement

v. 11 assim será minha palavra, que sai da minha boca. Ela não retornará para mim vazia, porém, ela fará acontecer aquilo que eu desejo, e ela prosperará na coisa para a qual eu a enviei.

A chuva cai do céu para a terra e então volta para ele, mas no processo ela supre a terra e produz fertilidade.

A mesma coisa acontece com a palavra de Deus. Ela retorna para Ele, mas no processo causa crescimento espiritual na humanidade.

(Isaías 55:12-13) A alegria encontrada no cumprimento das promessas

v. 12 Porque vós saireis com alegria e sereis conduzidos com paz. Os montes e as colinas irromperão diante de ti em canto, e todas árvores do campo baterão palmas. 

v. 13 No lugar do espinheiro brotará o pinheiro, e no lugar da sarça brotará a murta. E isto será para o Criador por como um memorial, e por um eterno sinal que nunca deixará de existir.

Por causa da redenção de Deus, o Seu povo e o restante da criação irromperão em jubiloso canto e a terra árida se converterá em bosques exuberantes.

5 importantes lições que podemos aprender em Isaías 55

  1. Convite à busca de Deus: Este versículo nos convida a buscar a Deus de todo o coração, reconhecendo que Ele está sempre disponível para nos ouvir e nos guiar. Buscar a Deus implica em desejar conhecê-Lo mais profundamente, desenvolver um relacionamento íntimo com Ele e estar aberto para Sua vontade em nossas vidas.
  2. O arrependimento e o perdão de Deus: Isaías destaca a generosidade e a misericórdia de Deus ao oferecer perdão àqueles que se arrependem de seus pecados. O arrependimento genuíno envolve um reconhecimento sincero dos nossos erros, um desejo de mudar de direção e uma confiança na graça redentora de Deus para nos restaurar.
  3. A palavra de Deus é poderosa: Assim como a chuva faz a terra produzir frutos, a palavra de Deus tem o poder de transformar vidas e cumprir Seus propósitos. Ela é viva e eficaz, capaz de penetrar profundamente em nossos corações, trazendo convicção, conforto, orientação e crescimento espiritual.
  4. Os caminhos e pensamentos de Deus são superiores: Isaías nos lembra que os planos de Deus são muito mais altos do que os nossos, e Seus pensamentos estão além da nossa compreensão. Embora possamos nos sentir limitados em nossa compreensão, podemos confiar na sabedoria e na bondade de Deus, confiando que Ele sempre age para o nosso bem e para Sua glória.
  5. A promessa de alegria e paz: Aqueles que confiam em Deus podem experimentar alegria e paz, mesmo em meio às dificuldades, pois Ele os sustenta e os guarda com Seu amor fiel. Essa promessa nos encoraja a depositar nossa confiança em Deus, sabendo que Ele é nossa fonte de esperança e segurança em todos os momentos.

Conclusão

Por fim, Isaías 55 também convida cada sedento por uma vida mais envolvida com o Criador a decidirem buscá-lo de fato.

É bem comum, acharmos que cumprir obrigações religiosas como, por exemplo, ir à Igreja em um dia da semana, é o bastante para funcionarmos no “buscar ao Criador enquanto se pode achá-lo” dito pelo profeta.

Quando na verdade, todas as nossas ações, palavras e decisões é que dizem se realmente temos buscado ao Criador, se estamos vivendo de acordo com sua vontade.

Existe uma vida extraordinária encontrada na integridade da fé, no coração que busca adorá-lo com uma intenção autêntica.

Portanto, seja ainda mais sedento pela presença de Deus, assuma os pensamentos e caminhos disponibilizados por Ele para sua história e viva experiências inesquecíveis daqui em diante.

Isaías 55 estudo.

Sobre o Autor

Olá, me chamo Lázaro Correia, sou Cristão, formado em Teologia e apaixonado pela Bíblia. Aqui no Blog você vai encontrar diversos estudos Bíblicos e muito conteúdo sobre vida Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *