Oseias 2 Estudo: Deus Permanece Fiel, Mas e Você?

Em Oseias 2, é trazido em detalhes uma forte mensagem do Pai dada ao povo de Israel. Em diversos versos, Deus fala por meio do seu profeta sobre os deslizes dos israelitas desde de sua saída do Egito.

Eles são comparados com uma prostituta, porque abandonaram seu “marido” que é o Criador, para se relacionar com vários outros deuses.

Advertisement

O povo subverteu princípios e valores previamente estabelecidos na criação do homem. Uma vez que foram alertados sobre o compromisso que deveriam ter com Deus na Lei de Moisés.

Então, o Altíssimo proferiu sua punição para os infiéis, deixando bem claro que, da mesma forma que eles expuseram seu “marido”, pecando contra Deus, seriam expostos diante de seus amantes.



Como também, enfatizando outros sofrimentos que Israel sofreria por conta de tamanho pecado. Mas, ainda assim, Deus em sua misericórdia fala sobre a renovação de aliança que eles teriam apesar de tudo.

Contexto Histórico

O contexto histórico de Oseias 2 trata-se da continuação da figura de linguagem introduzida pelo Criador no capítulo 1.

Deus ordenou que o profeta Oseias se casasse com uma prostituta chamada Gósen e ele o fez. Eles tiveram filhos e cada um deles, bem como o casamento em si, representou o adultério feito pelos israelitas contra Deus e o que aconteceria por causa disso.

Neste capítulo, Deus concretiza sua ideia ao dizer por meio do profeta tudo aquilo que pensava sobre o comportamento do povo.

Advertisement

A punição é pesada, mas o Criador ainda permaneceu com o mesmo intuito de outrora, ao querer restaurar mais uma vez sua aliança com Israel. Acompanhe a seguir o estudo de todos os versículos de Oseias 2.

(Oseias 2:1-2) Primeira ordem de arrependimento no livro de Oseias

v. 1 Dizei a vossos irmãos: Ami; e a vossas irmãs: Ruama.

v. 2 Pleteia com tua mãe, pleteia; pois ela não é minha esposa, e eu não sou seu marido; e afaste ela as suas prostituições da sua vista, e os seus adultérios de entre os seus seios;

Aqui está a primeira ordem de arrependimento no livro de Oseias (Os 4:15), (Os 6:1), (Os 10:12), (Os 12:6), (Os 14:1-9), seguida por versículos que alternam juízo.


Quer Pregar Com Conhecimento Bíblico Profundo, Dominando a Oratória, com boa Dicção, Citando Versículos de Memória, sem Timidez e com total Eloquência?
(Clique Aqui e Sabia Mais)


Os filhos, que representam o povo comum de Israel, são persuadidos a repreender sua mãe, que representa a liderança da nação. Portanto, o divórcio de Israel não é o fim da esperança e seu castigo não é a última palavra.

(Oseias 2:3) Israel em pobreza

v. 3 para que eu não a deixe nua, e a ponha como no dia em que nasceu, e a faça como um deserto, e a torne como uma terra seca, e a mate de sede.

Advertisement

Israel é retratado em completa pobreza e humilhação. Era comum na antiguidade retratar os exilados sendo levados nus (Is 20:1-6).

(Oseias 2:4) Idolatria

v. 4 E eu não terei misericórdia de seus filhos, porque eles são filos de prostituições.

O povo iria sofrer individualmente por causa da idolatria da nação. Portanto, eles deveriam fazer o que pudessem para “repreender” sua nação.

(Oseias 2:5) “Amantes” de Israel

v. 5 Porque sua mãe se prostituiu; aquela que os concebeu se comportou vergonhosamente, porque ela disse: Irei atrás de meus amantes, que me dão o meu pão e a minha água, a minha lã e o meu linho, o meu óleo e a minha bebida.

Os amantes de Israel eram outros deuses (ídolos). Israel “pensava” que eles iriam suprir suas necessidades.


⚠️ Receba Estudos Exclusivos no Whatsapp:


(Oseias 2:7) Restauração da nação

v. 7 Ela irá atrás de seus amantes, mas não os alcançará; ela os buscará, mas não os encontrará; então ela dirá: Irei e retornarei ao meu primeiro marido, porque eu estava melhor do que agora.

O objetivo de Deus castigar Israel por tê-Lo abandonado (Os 1:2) era restaurar a nação.

(Oseias 2:8) Líderes pagãos

v. 8 Portanto, ela não sabia que eu lhe dei o grão, e o vinho, e o azeite, e que lhe multipliquei a prata e o ouro, que eles prepararam para Baal.

Os líderes tinha levado o povo a buscar Baal e a confiar nele (6 vezes em Os, 74 no antigo testamento) em vez de Yahuah, o verdadeiro Deus.

Advertisement

Yahuah não apenas criou Israel e o libertou da escravidão do Egito como também o abençoou, suprindo suas necessidades de grão… vinho e azeite e até mesmo dando-lhe o luxo da prata e do ouro.

O verbo traduzido como sabia é usado 16 vezes em Oseias, mais do que nos outros Profetas Menores (v 20; Os 5:4).

O verbo hebraico ba’al significa “casar, governar, possuir” e está relacionado ao substantivo bem como a lugares em que este deus era adorado, como Baal-Peor.

Essa variedade de termos ocorre 229 vezes no antigo testamento. O nome aparece 7 vezes em Oseias; todas, exceto uma, referem-se ao deus cananeu.

(Oseias 2:9) Mensagem do Eterno para Israel

v. 9 Portanto, retornarei, e tirarei o meu grão a seu tempo e o meu vinho na sua estação, reaverei a minha lá e o meu linho, dados para cobrir a sua nudez.

O termo hebraico correspondente a retornarei é basicamente o mesmo que no v. 7. Se Israel não voltasse para seu marido, o Criador, Ele iria levar de volta Suas bênçãos.

(Oseias 2:10) Castigos por desobedecer o Pai

v. 10 E agora descobrirei a sua lascívia diante dos olhos dos seus amantes, e ninguém a livrará da minha mão.

Sobre descobrirei a sua lascívia, comprar v.3 (Is 47:1-3), (Jr 13:22), (Ez 16:36-37), (Ez 23:29). O substantivo traduzido como “lascívia” se refere literalmente às partes íntimas da mulher. O castigo de Israel incluiria a vergonha de ter seus pecados expostos para todo mundo ver.

(Oseias 2:11) Apesar da idolatria

v. 11 E farei com que toda a sua alegria cesse, os seus dias festivos, as suas luas novas, e os seus shabats, e todas as suas festas solenes.

Apesar de sua idolatria, o povo manteve a hipocrisia de “adorar” Yahuah. A religiosidade externa pode continuar viva ainda que a verdadeira fé esteja morta.

(Oseias 2:12) Expondo a mentira em que Israel acreditava

v. 12 E destruirei as suas vinhas e as suas figueiras, de que ela diz: Estas são as minhas recompensas que os meus amantes me deram; eu, pois, farei delas uma floresta, e os animais do campo as comerão.

Este versículo repete o v. 5, expondo a mentira em que Israel acreditava – que as bênçãos que Yahuah lhe dava (v.8) eram apenas o pagamento dos serviços que ela prestava aos ídolos.

(Oseias 2:13) Termino das palavras de repreensão deste capítulo

v. 13 Eu a visitarei nos seus dias Baalins, nos quais ela lhes queimou incenso, e se adornou com suas brincos e suas joias, e ela foi atrás de seus amantes, e se esqueceu de mim, diz o Criador.

As palavras de repreensão (v. 1-13) terminam com o refrão profético comum, diz o Criador. A seguir temos a promessa de Deus de redenção a restauração final nos v. 14-23.

(Oseias 2:14-15) Início da promessa de redenção deste capítulo

v. 14 Portanto, eis que eu a atrairei, e a levarei para o deserto, e lhe falarei com carinho.

v. 15 E lhe darei as suas vinhas dali, e o vale de Acor, por porta de esperança; e ali ela cantará, como nos dias de sua juventude, e como no dia em que subiu da terra do Egito.

Nos escritos dos profetas, a palavra portanto geralmente inicia o anúncio de juízo após uma acusação de pecado. Ela é usada desta maneira nos v. 6 e 9. Aqui, porém, após a acusação dos v 12-13 começa um anúncio de salvação.

O pecado de Israel não resultará apenas em juízo; por causa das promessas do pacto de Deus, ele também resultará em salvação.

A palavra hebraica midbar significa deserto (v. 3). O lugar de juízo, “o deserto”, também será lugar de salvação.

Lhe farei com carinho significa literalmente “falar ao seu coração”. Esta expressão também aparece quando José tranquiliza suas irmãos, assegurando seu perdão e favor aos que lhe tinham feito mal (Gn 50:21), (Gn 34:3), (Jz 19:3), (Is 40:2).

Embora Israel tivesse se esquecido de Yahuah, Ele a traria de volta ao deserto, onde renovaria e restauraria sua fé como costumava ser em sua juventude (Os 13:5). Acor significa “problemas” e faz alusão ao problema que Acã causou a Israel (Js 7:24), (Is 65:10).

(Oseias 2:16-20) Nação de Israel

v. 16 E será que naquele dia, diz o Criador, tu me chamarás de Meu Marido, e não mais de Baal.

v. 17 Pois tirarei os nomes dos baalins da sua boca, e não mais serão lembrados pelos seus nomes.

v. 18 E naquele dia farei um pacto para eles com os animais do campo, e com as aves do céu, e com as coisas rastejantes do chão; e da terra quebrarei o arco, e a espada, e a batalha, e os farei deitar em segurança.

v. 19 E eu te desposarei para sempre; sim, eu te desposarei comigo em justiça, e em juízo, e em benignidade, e em misericórdia.

v. 20 E eu te desposarei também em fidelidade, e tu conhecerás ao Criador.

Estes versículos são paralelos ao v. 2. Apesar de Yahuah ter declarado que a geração de Oseias não era mais Sua esposa e que Ele não era mais seu marido, chegaria o dia em que Yahuah renovaria o pacto.

A nação de Israel, então convertida, diria novamente que Yahuah é seu Marido e Ele lhe daria a certeza de Seu compromisso permanente com ela, Sua esposa.

Explicação de Oseias 2:16-17

A expressão diz o Criador se repete nos v. 16 e 21 para repetir o uso no v. 13 e destacar a mudança radical de Israel: de amante de Baal para esposa restaurada de Yahuah.

O substantivo hebraico ba’al quer dizer “marido” e também é o nome do deus cananeu ( ver nota no v. 8 e Dt 24:4).

Muitas vezes a religião popular de Israel misturou conceitos e práticas de adoração a Baal com a adoração a Yahuah, prática idólatra que irritava o Criador, pois profanava Seu nome (Lv 18:21), (Lv 20:3), (Ez 20:39).

No dia em que Israel finalmente se convertesse, Deus iria remover a promiscuidade de Israel (v. 2) tirando de seu vocabulário toda e qualquer menção aos baalins (o plural indica que a adoração a Baal ocorria em diversos lugares) (Zc 13:2).

Explicação de Oseias 2:18

Animais do campo… aves do céu e coisas rastejantes do chão alude a Gn 1:20-25, (Gn 8:17-19) e também Os 2:12.

Pacto se refere, de maneira figurada, à paz que Deus fará entre homens e animais selvagens (Jó 5:23), (Is 11:6-9), (Ez 34:25).

(Oseias 2:21-23) Deus ouve os pedidos de socorro de Israel

v. 21 E acontecerá naquele dia que eu ouvirei, diz o Criador; eu ouvirei os céus, e eles ouvirão a terra.
v. 22 E a terra ouvirá o trigo, e ao vinho, e ao azeite, e eles ouvirão Jezreel.

v. 23 E a semearei para mim na terra, e terei misericórdia dela, que não obteve misericórdia; e eu direi àquele que não era meu povo: Tu és meu povo; e eles dirão: Tu és meu Deus.

Estes versículos fazem paralelo a Os 1:3-2 ao citar os três filhos de Oseias. Deus irá ouvir aos pedidos de socorro de Israel e à necessidade de chuva na terra.

De forma geral, Jezreel significa “derramamento de sangue”, porém aqui significa “Deus planta” (Os 1:10) e se refere a Israel.

5 principais lições que aprendemos no estudo de Oseias 2

  1. Amor Inabalável de Deus: O relacionamento entre Oseias e Gômer espelha o amor incondicional de Deus por seu povo, apesar de suas infidelidades. Isso nos lembra da constante busca de Deus pelo retorno de seu povo, mesmo quando o abandonam.
  2. Consequências do Pecado: As consequências das ações pecaminosas de Gômer são evidentes em sua vida e na vida de seus filhos, ilustrando os resultados prejudiciais do afastamento de Deus e do pecado em nossas vidas.
  3. Restauração e Perdão: Mesmo diante das infidelidades de Gômer, Oseias a recebe de volta e a restaura, mostrando a natureza compassiva e perdoadora de Deus. Isso nos ensina sobre a disponibilidade de Deus para nos perdoar e restaurar quando nos arrependemos.
  4. Fidelidade de Deus às Promessas: Deus renova sua aliança com Israel, mesmo após seu pecado, prometendo restaurá-los e abençoá-los. Isso destaca a fidelidade de Deus às suas promessas e seu compromisso contínuo com seu povo, apesar de suas falhas.
  5. Chamado ao Arrependimento: Oseias chama Israel ao arrependimento e retorno a Deus, enfatizando a necessidade de reconhecer o pecado, voltar-se para Deus e buscar uma vida de retidão e comunhão com ele. Isso nos lembra da importância do arrependimento e da busca contínua por uma vida santa diante de Deus.

Conclusão

O estudo de Oseias 2 nos ensina a não sermos mais infiéis ao nosso Senhor. O povo de Israel abandonou completamente seu “marido” e viveu como bem quis durante muito tempo. Abandonaram a fonte de águas vivas para depender de alguns poços extremamente limitados.

Da mesma forma, quando somos infiéis ao Criador vivemos de um modo limitado, bem aquém do nosso verdadeiro potencial. Deus nos formou e nos colocou neste mundo com uma identidade, com um propósito.

Sendo assim, só encontraremos prazeres momentâneos e muito sofrimento quando distantes daquilo que ele previamente estabeleceu para nós.

Contudo, o Senhor ainda perdoa sua infidelidade e deseja integrá-lo de volta ao seu propósito. Ele é misericordioso e sempre permanecerá fiel, porque não pode negar a si mesmo, mas e você?

Bem, está nas suas mãos ter um compromisso genuíno com Deus e assumir em sua vida o que Ele estabeleceu especificamente para você. Portanto, seja santo e fiel ao Senhor!

Oseias 2 estudo. Homem lendo uma bíblia na imagem de fundo, logo do blog escrito estudo bíblico online e 5 estrelinhas.

Sobre o Autor

Olá, me chamo Lázaro Correia, sou Cristão, formado em Teologia e apaixonado pela Bíblia. Aqui no Blog você vai encontrar diversos estudos Bíblicos e muito conteúdo sobre vida Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *