Salmo 19 Estudo: A Comunicação de Deus Com Seus Filhos

Neste capítulo do Salmo 19 estudo, é tratado de uma explicação simplificada de como é a comunicação divina, e ele ocupa um lugar especial nas escrituras por sua apresentação objetiva das principais maneiras que Deus se revela aos homens.

Esse Salmo foi citado muitas vezes ao longo dos séculos por sua importância em relação a como Deus fala com seus filhos.

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Ele é dividido em três partes principais, a primeira focando a revelação natural, a segunda falando sobre a revelação especial ou verbal, e a terceira tratando de implicações práticas na nossa vida, ou seja, há muita riqueza.

Salmo 19 Estudo: Contexto histórico

Trata-se de um salmo de sabedoria, que celebra a palavra de Deus no contexto da criação. Desse modo, tanto é um salmo da criação quanto um salmo da Torá, ambos são vistos como subgrupos dos salmos de sabedoria.

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O poema se inicia nos céus, depois fala da Palavra, e culmina no coração do servo de Deus. Entenda melhor através deste estudo.

(Salmo 19:1) Declaração da glória de Deus

v. 1 Os céus declaram a glória de Deus; e o firmamento mostra o trabalho das suas mãos.


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Embora céus possas se referir á morada de Deus, aqui a expressão é esclarecida por firmamento, que é o que se pode ver da perspectiva dos que vivem na terra.

“Firmamento” é a mesma palavra hebraica que em (Gn 1:6-8) indica o espaço que separava as águas de águas.

Ás vezes, a criação é personificada como uma testemunha do agir de Deus no meio de Seu povo, principalmente do relacionamento do pacto que Deus tem com eles (Dt 4:26).

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Neste contexto, uma parte específica da criação é personificada, declarando e proclamando uma mensagem.

O paralelismo entre a glória de Deus e o trabalho das suas mãos indica que as obras da criação são demonstrações (ou provas) da glória de deus (Sl 50:6).

(Salmo 19:2-3) O conhecimento e a voz do Senhor

v. 2 Dia a dia profere discurso, e noite a noite mostra conhecimento.


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v. 3 Não  discurso nem linguagem onde sua voz não seja ouvida.

Profere discurso significa, literalmente, “jorrar” ou “borbulhar”. Esta expressão é usada com mais frequência com relação a nascentes e fontes de águas.

A importância do termo aqui parece ser que o discurso nunca para. O conceito é intensificado pelos termos dia e noite em duplicata. A mensagem é proclamada o tempo todo, sem parar, há discurso.

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Embora o mesmo termo hebraico apareça nos dois versículos, ele é usado de maneira diferente. No primeiro caso, ele significa linguagem.

Portanto, é uma mensagem com conteúdo claramente definido, mas que não é comunicada com palavras de língua humana.

(Salmo 19:4-6) As palavras do Senhor vão por todo o mundo

v. 4 Sua linha vai por toda a terra, e as suas palavras ao fim do mundo. Neles ele pôs um tabernáculo para o sol,


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v. 5 Que é como um noivo vindo de sua câmara, e regozija como um homem forte para correr uma corrida.
v. 6 Sua saída é desde o fim do céu, e seu circuito até os fins dele; e não há nada escondido de seu calor.

O v.2 diz que a mensagem é proclamada em todo tempo, já este versículo acrescenta que ela atinge todos os lugares.

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A palavra correspondente a mundo não é a palavra que costuma indicar terra (como no primeiro verso); ela denota uma terra seca capaz de dar sustento á vida (Sl 9:8), em outras palavras, o mundo não habitado. No tempo e no espaço, ninguém consegue fugir da mensagem; todos prestarão contas dela (Rm 1:20).

O fato de que não há nada escondido do sol reforça a ideia de que a mensagem da glória de Deus é tão óbvia quanto aquilo que há de mais evidente e poderoso na criação de Deus.

(Salmo 19:7-9) A perfeição das obras do Senhor

v. 7 A lei do SENHOR é perfeita, convertendo a alma; o testemunho do SENHOR é certo, tornando sábio os simples.
v. 8 Os estatutos do SENHOR são retos, alegram o coração; o mandamento do SENHOR é puro, ilumina os olhos.
v. 9 O temor do SENHOR é limpo, durará para sempre; os julgamentos do SENHOR são verdadeiros e justos juntamente.

A mudança de tema entre os v. 1-6 e os v. 7-14 parece abrupta. No entanto, o elemento comum aos dois casos é a revelação de Deus a Si mesmo e de Seus propósitos á humanidade.

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Na primeira parte do salmo, a revelação de Deus é Sua criação (revelação geral), ao passo que na segunda parte, trata-se das palavras que Deus transmitiu somente a Seu povo (revelação especial). Sobre a palavra hebraica torah como lei.

Perfeita é um termo que se costuma utilizar em relação a sacrifícios aceitáveis a Deus por serem “sem defeito” (Lv 1:3), mas também pode denotar a obra perfeita de Deus (Dt 32:4). Alegram o coração indica a restauração da força e da vitalidade (1Rs 17;22).


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Ilumina os olhos parecer ser uma expressão incomum, mas faz ligação entre luz e verdade, ou mais especificamente, entre o conhecimento e o entendimento da verdade (Sl 119:106).

O temor do Senhor é o único ponto da lista que envolve a resposta humana á lei de Deus, e não alei de Deus em si.

O conceito de temor do Senhor envolve obedecer a Deus com uma atitude de humildade e reverência (Sl 76:7).

Sua inclusão no fim da lista indica a relação entre temer Yahweh e conhecer e entender Sua verdade (Pv 1:7).

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(Salmo 19:10-11) As doces recompensas do Senhor

v. 10 Mais desejados são eles do que o ouro, sim, do que muito ouro fino; e também mais doces do que o mel e o favo.

v. 11 Além disso, por eles é o teu servo advertido; e em guardá-los  grande recompensa.


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Ouro e mel eram mercadorias de valor no mundo antigo, mas as palavras de Deus valiam ainda mais (Sl 119:103).

Advertência e recompensa são benefícios de se conhecer a lei de Deus, porque trazem bênção para Seus servos e impedem que eles se desviem do caminho da justiça (Pv 4:18).

(Salmo 19:12-13) Pedido de livramento dos erros e falhas

v. 12 Quem pode entender seus erros? Purifica-me tu das falhas secretas.

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v. 13 Guarda teu servo também dos pecados presunçosos; que eles não tenham domínio sobre mim. Então serei reto, e serei inocente de grande transgressão.

Erros e falhas secretas representam os pecados que acontecem com ou sem a devida instrução.

A pergunta é retórica e pressupõe uma resposta negativa. Por causa disso, estes pecados demandam contínua purificação.

Os pecados presunçosos são diferentes porque precisam ser evitados, caso contrário farão com que a pessoa seja “eliminada” do meio de Deus e Seu povo (Nm 15:30-31).

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(Salmo 19:14) A aceitação das nossas palavras para o Senhor

v. 14 Que as palavras da minha boca e a meditação do meu coração sejam aceitáveis à tua vista, ó SENHOR, minha força e meu redentor.

O pedido final é que o falar e o pensar do salmista (meditação, da raiz hebraica ) fossem aceitáveis a Deus.

A linguagem do sacrifício é usada para mostrar que devemos viver nossas vidas como um sacrifício a Deus (Rm 12:1).

Conclusão

Sendo assim, portanto, quando olhamos para a natureza podemos observar a criação do Senhor e isso é motivo para buscar conhecimento do Criador.

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Da mesma forma, quando olhamos para as escrituras, conseguimos admirar a sabedoria que Deus revelou para que todos nós tenhamos a oportunidade de seguir um caminho de retidão e sabedoria embasada nele.

Sendo assim, devemos dar a devida importância ao Criador e à sua palavra, e que sua mensagem penetre os nossos corações e guie as nossas vidas hoje e sempre.

Salmo 19 estudo.

Sobre o Autor

Olá, me chamo Lázaro Correia, sou Cristão, formado em Teologia e apaixonado pela Bíblia. Aqui no Blog você vai encontrar diversos estudos Bíblicos e muito conteúdo sobre vida Cristã.

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