1 Samuel 3 Estudo: O Chamado Profético

Em 1 Samuel 3, veremos que Deus chamava Samuel, porém, por não conhecer a voz do Senhor, por nunca lhe ter falado, ele se confunde, entendendo ser o sacerdote a lhe chamar. Eli, então, compreende se tratar do Senhor e orienta o menino a como deveria responder.

Samuel assim o faz e Deus lhe fala, expondo o que faria a Eli. Samuel temia contar tudo o que ouvira ao sacerdote, porém este requereu que o menino lhe falasse. Samuel, então, revela a ele o que Deus lhe havia anunciado.

Advertisement

Por fim, as escrituras revelam que crescia Samuel e o Senhor era com ele. Todo Israel sabia que ele realmente era profeta e Deus, assim, continuou a aparecer em Siló, vez que manifestava Sua palavra por meio de Samuel. Acompanhe a seguir o estudo completo de 1 Samuel 3.

(1 Samuel 3:1) A retenção dos dons

v. 1 E o menino Samuel ministrava ao SENHOR diante de Eli. E a palavra do SENHOR era preciosa naqueles dias: não havia nenhuma visão aberta. 



 Sobre ministrava, ver nota em 1Sm 2:8. As visões não eram frequentes em razão da corrupção geral nesse tempo.

Deus podia reter a Sua palavra de pessoas que mostravam por sua conduta que elas não desejavam recebê-la.

(1 Samuel 3:2-3) A lâmpada

v. 2 E sucedeu, naqueles dias, quando Eli estava deitado em seu lugar, e os seus olhos começavam a ficar tão turvos que ele não conseguia mais enxergar;

v. 3 e antes da lâmpada de Deus se apagar no templo do SENHOR, onde estava a arca de Deus, e Samuel estava deitado para dormir; 

Advertisement

 A lâmpada de Deus devia queimar do entardecer até de manhã (Ex 27:21), portanto, o fraseado sugere um momento logo antes do amanhecer.

(1 Samuel 3:4-6) Deus chama Samuel

v. 4 que o SENHOR chamou Samuel; e ele respondeu: Aqui estou eu. 
v. 5 E ele correu até Eli, e disse: Aqui estou eu, pois me chamaste. E ele disse: Não chamei, deita-te novamente. E ele foi e se deitou. 

v. 6 E o SENHOR chamou mais uma vez: Samuel. E Samuel se levantou e foi até Eli, e disse: Aqui estou eu, pois tu me chamaste. E ele respondeu: Não chamei, meu filho; deita-te novamente. 

 Quando o Senhor chamou Samuel, o jovem confundiu a voz com a de Eli.


Quer Pregar Com Conhecimento Bíblico Profundo, Dominando a Oratória, com boa Dicção, Citando Versículos de Memória, sem Timidez e com total Eloquência?
(Clique Aqui e Sabia Mais)


(1 Samuel 3:7) A inexperiência de Samuel

v. 7 Ora, Samuel ainda não conhecia o SENHOR, nem ainda a palavra do SENHOR lhe havia sido revelada.

O texto agora explica o motivo pelo qual Samuel não reconheceu o chamado de Deus – nenhuma visão ou voz tinha lhe sobrevivido antes.

Advertisement

(1 Samuel 3:8) A terceira chamada

v. 8 E o SENHOR chamou Samuel novamente, pela terceira vez. E ele se levantou e foi até Eli, e disse: Aqui estou eu, pois tu me chamaste. E Eli percebeu que o SENHOR havia chamado a criança. 

Depois da terceira vez, Eli suspeitou que Samuel pudesse estar ouvindo a voz de Deus. Talvez ninguém mais estivesse presente no complexo do tabernáculo.

(1 Samuel 3:9) A instrução de Eli

v. 9 Por isso disse Eli a Samuel: Vai, deita-te; e sucederá que, se ele te chamar, tu dirás: Fala, SENHOR; pois o teu servo ouve. Assim, Samuel foi e se deitou em seu lugar. 

 As palavras de Eli sugeridas a Samuel: Fala, SENHOR; pois o teu servo ouve,, provê uma oração modelo para aqueles que buscam seguir a vontade de Deus.

(1 Samuel 3:10) A dupla menção

v. 10 E o SENHOR veio, e levantou-se, e chamou, como das outras vezes: Samuel, Samuel. Então, Samuel respondeu: Fala, pois teu servo ouve. 


⚠️ Receba Estudos Exclusivos no Whatsapp:


A dupla menção Samuel, Samuel pode indicar urgência, como aconteceu com Abraão no monte Moriá (Gn 22:11), com Moisés diante da sarça em chamas (Ex 3:4), ou com Saulo de Tarso no caminho para Damasco (At 9:4).

(1 Samuel 3:11) Uma notícia ruim

v. 11 E o SENHOR disse a Samuel: Eis que uma coisa farei em Israel, diante da qual zumbirão ambos os ouvidos de cada um que a ouvir. 

 A frase zumbiram ambos os ouvidos de cada um que a ouvir significa literalmente “os dois ouvidos de todos os que ouvirem a respeito tinir (retinir ou estremeceram),” indicando uma reação a uma notícia horrorosa (2Rs 21:12).

(1 Samuel 3:13) A negligencia de Eli

v. 13 Pois eu lhe disse que julgarei sua casa para sempre pela iniquidade que ele conhece; porque os seus filhos fizeram-se vis, e ele não os refreou.

Advertisement

Eli bem que tentou deter os seus filhos (1Sm 2:23-25), mas aparentemente suas palavras vieram depois de ele ter permitido os abusos deles por um longo tempo.

(1 Samuel 3:14) A iniquidade de Eli

v. 14 E, por isso, jurei à casa de Eli, que a iniquidade da casa de Eli não será purgada com sacrifício, tampouco com oferta, para sempre. 

A expressão “não será purgada” também pode ser traduzida como “será expiada”.

(1 Samuel 3:15) O temor de Samuel

v. 15 E Samuel permaneceu deitado até a manhã, e abriu as portas da casa do SENHOR. E Samuel temeu apresentar a visão a Eli. 

Samuel temeu apresentar a visão a Eli, provavelmente porque Eli tinha servido de protetor e mentor de Samuel e Samuel não desejava transmitir-lhe notícias tristes.

(1 Samuel 3:16-17) A imposição de Eli

v. 16 Então Eli chamou Samuel, e disse: Samuel, meu filho. E ele respondeu: Aqui estou eu. 

v. 17 E ele disse: Que coisa é que o SENHOR te disse? Rogo-te que não a ocultes de mim; que Deus assim te faça, e ainda mais, se ocultares de mim qualquer coisa de todas as coisas que ele te disse. 

 As palavras de Eli soam ásperas, mas provavelmente pretendiam encorajar Samuel a contar todos os detalhes dessa revelação. Esta era a forma padrão de juramento (2Sm 3:35).

(1 Samuel 3:18) Samuel relata a mensagem divina

v. 18 E Samuel lhe contou todo detalhe e dele nada ocultou. E ele disse: É o SENHOR; que Ele faça o que lhe parecer bem. 

 As palavras do Senhor a Samuel confirmaram a palavra anterior que Eli tinha recebido de um homem de Deus (1Sm 2:27-36).

(1 Samuel 3:20) A fama de Samuel

v. 20 E todo o Israel, desde Dã até Berseba, soube que Samuel fora estabelecido para ser um profeta do SENHOR. 

 As cidades de Da e Berseba essencialmente marcavam as fronteiras norte e sul de Israel, respectivamente, distanciadas entre si cerca de 186 quilômetros (2Sm 3:10; 24:2).

(1 Samuel 3:21) A fidelidade divina

v. 21 E o SENHOR apareceu novamente em Siló; pois o SENHOR revelou-se a Samuel em Siló pela palavra do SENHOR. 

Samuel tinha demonstrado uma prontidão para receber e seguir a palavra de Deus, e assim o Senhor apareceu novamente em Siló, enquanto nos dias da infidelidade de Eli Ele não se manifestava (v. 1).

5 importantes lições que podemos aprender em 1 Samuel 3

  1. Ouvir a Voz de Deus: A história de Samuel nos lembra da importância de estarmos sensíveis à voz de Deus e prontos para obedecer a Sua direção, mesmo quando somos jovens ou inexperientes.
  2. Servir no Templo: Samuel serviu fielmente no templo desde tenra idade, mostrando-nos a importância de nos dedicarmos ao serviço de Deus e à comunidade, independentemente de nossa idade ou posição.
  3. Discernir a Voz de Deus: A narrativa destaca a necessidade de discernimento espiritual para distinguir entre a voz de Deus e outras influências. Isso nos incentiva a buscar discernimento através da oração, estudo da Palavra e comunhão com outros crentes.
  4. Importância da Palavra de Deus: A revelação de Deus a Samuel veio através de Sua Palavra. Isso enfatiza a importância de valorizarmos e estudarmos a Palavra de Deus para conhecermos Sua vontade e propósito para nossas vidas.
  5. Obediência Radical: Samuel respondeu ao chamado de Deus com prontidão e submissão, mesmo quando a mensagem era difícil de receber. Isso nos desafia a obedecer radicalmente à vontade de Deus, mesmo quando isso requer sacrifício ou mudança de direção em nossas vidas.

Conclusão

O capítulo expõe o coração obediente de Samuel, o qual, ao ouvir seu nome ser chamado, se dirigia ao sacerdote, em respeito e cumprimento às determinações que, provavelmente, lhes foram passadas.

É de se mensurar o temor de Samuel ao transmitir todas as palavras divinas a Eli, porém, sua atitude, de não esconder a mensagem, lhe permitiu conhecer mais do Senhor e testificar sobre seu chamado.

As escrituras mencionam que, naqueles tempos, as palavras do Senhor eram raras e quase não haviam visões. Samuel estaria assumindo um papel importante na nação de Israel.

O aprendiz do sacerdote Eli estava prestes a se tornar o porta-voz de Deus. Sua disposição em agir corretamente, não omitindo, apesar do medo, as palavras do Senhor, demonstrava sua aptidão para o ministério.

O chamado profético, sem dúvidas, não se trata de uma tarefa fácil. Embora haja louvor e grande honra em servir a Deus desta forma sobrenatural, vemos que os profetas não eram apenas porta-vozes de palavras doces e de esperança, mas, também, prenunciavam juízo, o que, muitas vezes, gerava revolta nos ouvintes. Prova disso, podemos mencionar, fora Jeremias, preso e odiado por anunciar a verdade.

Contudo, Samuel, neste momento, demonstrou que, apesar de sentir medo, não omitiria a mensagem divina, ainda que não agradasse o ouvinte, o que o consolidou como profeta em Israel.

Desta mesma forma, a igreja do Senhor, porta-voz de Sua palavra, não deve se omitir em transmitir a verdade.

As escrituras relatam que haverá um tempo em que a sã doutrina causará coceira nos ouvidos, pois desagradará aqueles que a ouvirem, contudo, seus anunciadores não devem deixar de transmiti-la.

As aflições, decorrentes dessa insatisfação com a mensagem, devem ser sofridas, vez que há uma coroa de justiça reservada para todos aqueles que amarem a vinda de Cristo (2 Timóteo 4:1-8).

1 Samuel 3 estudo.

Sobre o Autor

Olá, me chamo Lázaro Correia, sou Cristão, formado em Teologia e apaixonado pela Bíblia. Aqui no Blog você vai encontrar diversos estudos Bíblicos e muito conteúdo sobre vida Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *