3 João Estudo: Perseverança

Neste capítulo de 3 João estudo, veremos que João elogiará a Gaio, um membro que permaneceu fiel durante um período em que muitos se rebelaram contra os líderes da Igreja.

Os ensinamentos de João podem ajudar-nos a compreender a apostasia que ocorreu na Igreja primitiva, além de nos inspirar a permanecer leais aos nossos líderes mesmo em meio à oposição.

Advertisement

Em 3 João, veremos a preocupação de João quanto às influências apóstatas na Igreja. Também vemos o amor e a alegria de João por aqueles que haviam escolhido uma vida de obediência, assim como Gaio.

3 João estudo: Contexto histórico

Novamente, o autor identificou a si mesmo como “o ancião”, que tradicionalmente entende-se como sendo o Apóstolo João, o amado de Jesus.

Advertisement

Não se sabe ao certo quando e onde foi escrito. João residiu por muito tempo em Éfeso, então, é possível que ele tenha escrito essa epístola de lá, entre 70 e 100 d.C.

(3 João 1:1) Gaio

v. 1 O ancião ao amado Gaio, a quem amo em verdade.


Você ler a Bíblia todos os dias mas Não consegue Entender a Mensagem de Deus? Clique Aqui e venha Estudar Teologia Conosco de Maneira Fácil e Descomplicada! 📖


Amado é tradução literal do Gr. agopetos. Visto que Deus colocou sua afeição sobre os cristãos, eles devem cuidar intensamente uns dos outros (1Jo 4:11).

Nada se sabe ao certo de Gaio. O nome era comum no período romano e, provavelmente, ele não era uma das pessoas, com esse nome,mencionadas outras partes do novo testamento (At 19:29).

(3 João 1:2) Boa saúde e alma próspera

v. 2 Amado, eu desejo, acima de todas as coisas, que tu possas prosperar e em boa saúde, e que também a tua alma prospere.

Advertisement

Sobre amado, ver nota no versículo 1. A boa saúde e apreciada em todas as épocas, entretanto, na antiguidade, ela era ainda mais valorizada, visto que o cuidado médico podia ser ineficaz e a expectativa de vida era baixa.

Cartas remanescentes desse período contêm comumente essa felicitação prática, aqui reforçada por João com a palavra desejo.

(3 João 1:3) A alegria

v. 3 Porque me alegrei grandemente quando os irmãos vieram, e testificaram da verdade que há em ti, e como tu andas na verdade.


Quer Pregar Com Conhecimento Bíblico Profundo, Dominando a Oratória, com boa Dicção, Citando Versículos de Memória, sem Timidez e com total Eloquência?
(Clique Aqui e Sabia Mais)


A alegria é uma característica da introdução de todas as cartas de João (1Jo 1:4). As preocupações de João não lhe tiraram a alegria na fé crista.

(3 João 1:4) Filhos que andam na verdade

v. 4 Não tenho maior alegria do que a de ouvir que os meus filhos andam na verdade.

Sobre alegria, ver nota no versículo 3. A expressão meus filhos pode sugerir o fruto do paciente e fiel trabalho pastoral de João.

Advertisement

Esses filhos podem ser convertidos ou podem ser cristãos que foram encorajados por seu ministério. Andam na verdade significa viver de um modo que honra e agrada a Deus. Pode ainda se referir a viver “em Cristo”, pois Ele é “a verdade” (Jo 14:6).

(3 João 1:5) Proceder fielmente

v. 5 Amado, procedes fielmente em tudo o que fazes para com os irmãos, e para com os estranhos;

Sobre amado, ver nota no versículo 1. A fé não é apenas mental, mas é demonstrada pelo modo como os cristãos vivem. Jesus ensinou que Seus seguidores deviam ser bondosos com todas as pessoas, inclusive os estranhos; e não apenas com os amigos e parentes (Mt 5:43-48).


⚠️ E-book Grátis para Pregadores ⚠️:


(3 João 1:6) Conduzir a jornada

v. 6 estes foram testemunhas da tua caridade diante da igreja, os quais, se conduzires em sua jornada de maneira piedosa, farás bem.

Conduzir em sua jornada inclui provisão física e financeira, não apenas felicitações verbais. Esses trabalhadores a serviço do Senhor mereciam ser apoiados de modo maneira piedosa a Deus, porque estavam fazendo a obra do Senhor (Mt 10:10).

Advertisement

(3 João 1:7) Deus os sustenta

v. 7 Porque pelo seu Nome seguiram adiante, nada tomando dos gentios.

 O Nome pode se referir tanto ao próprio Deus como a Jesus. Jesus ensinou que crer nele é crer naquele que O enviou (Jo 12:44).

Esses trabalhadores contavam com o Senhorio Seu povo, a igreja, e não os. gentios, ou incrédulos, para o seu sustento.

(3 João 1:8) Cooperadores da verdade

v. 8 Portanto, devemos receber aos tais, para que sejamos cooperadores da verdade.

Advertisement

Um dos privilégios da identidade cristã é sermos cooperadores da verdade – em sincronia com aquilo que Deus está fazendo e também conservos que estão dando tudo de si para realizar a ordem de Deus.

(3 João 1:9) A insubmissão de Diótrefes

v. 9 Escrevi à igreja; mas Diótrefes, que ama ter preeminência entre eles, não nos recebe.

Escrevi provavelmente se refere a uma carta que não foi preservada, embora alguns pensem que pode tratar-se de 1 João.


Domine a Arte de Elaborar e Pregar Sermões Expositivos para Ensinar com Profundidade, Clareza e Fidelidade as Escrituras!
(Clique Aqui e Confira)


Sempre tem havido lutas por poder e posição na igreja (Mc 10:37). Diótrefes deveria ter se submetido à autoridade do apóstolo João.

(3 João 1:10) Seus feitos maliciosos

v. 10 Por isso, se eu for, lembrar-me-ei dos feitos que ele realiza, proferindo contra nós palavras maliciosas; e, não contente com isto, não recebe os irmãos, e impede os que querem recebê-los, e os expulsa da igreja.

A expressão não recebe os irmãos, contrasta com aqueles que faziam grandes coisas “pelos irmãos” no versículo 5. Diótrefes devia ser alguém com poder em sua congregação.

Advertisement

(3 João 1:11) Sigas o que é bom

v. 11 Amado, não sigas o que é mal, mas o que é bom. Aquele que faz o bem é de Deus; mas aquele que faz o mal não viu a Deus.

Sobre amado, ver nota no versículo 1. João não quer que Gaio seja como Diótrefes (não sigas o que é mal). Uma pessoa como Diótrefes pode professar a fé cristã, mas essa profissão de fé pode ser falsa (Mt 7:21-23).

(3 João 1:12) Demétrio, o mensageiro

v. 12 Demétrio, porém, tem bom testemunho da parte de todos os homens, e da parte da própria verdade, sim, e também nós testemunhamos; e vós sabeis que o nosso testemunho é verdadeiro.


⚠️ Receba Estudos Exclusivos no Whatsapp:


Possivelmente, Demétrio devia entregar esta carta, consequentemente, João assegurou a Gaio o seu caráter.

(3 João 1:13) Muitas coisas não escreverei

v. 13 Eu tinha muitas coisas para escrever, mas não irei escrever-te com tinta e pena.

Advertisement

Com as palavras não irei escrever-te, João indica que esta carta era uma medida temporária até que ele pudesse visitar pessoalmente os seus leitores.

(3 João 1:14) Face a face

v. 14 Mas acredito que ver-te-ei brevemente, e falaremos face a face. Paz seja contigo. Nossos amigos te saúdam. Saúda os amigos por nome.

Paz nos remete à palavra hebraica shalom,que indica a presença viva de Deus e Sua bênção. Nossos amigos te saúdam.

Saúda os amigos por nome nos lembram que uma das grandes alegrias da família de Deus é a comunhão de um compromisso comum com Jesus Cristo.

Advertisement

Conclusão

Em sua curta epístola, João elogia uma pessoa em particular, mas, de uma forma coletiva, entendemos que nossa perseverança em obediência e retidão a Deus são vistos, e mesmo que não seja de maneira próxima, nosso testemunho de vida chegará ao ouvido de todos.

Somos cartas vivas, como Billy Graham disse, certa vez: “Nós somos a bíblia que o mundo lê.” E assim como naquela época, ainda há hoje pessoas que acham que são donas da verdade, que deturpam e alteram a lei de Deus para servir a anseios próprios, agindo como se as ovelhas fossem sua propriedade e não de Cristo.

Jesus disse a Pedro: tu me amas? Apascenta as minhas ovelhas. Elas pertencem ao bom pastor, que deixa as 99 no campo pra buscar a que se perdeu, que possamos entender isso: o plano é dele, o tempo é dele, o agir é dele, a nós cabe apenas testemunharmos sua grande e infinita misericórdia e espalharmos o seu incondicional amor. Glória a Deus!

3 João estudo.
Advertisement

Sobre o Autor

Olá, me chamo Lázaro Correia, sou Cristão, formado em Teologia e apaixonado pela Bíblia. Aqui no Blog você vai encontrar diversos estudos Bíblicos e muito conteúdo sobre vida Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *