Efésios 4 Estudo: A Unidade em Cristo
Em Efésios 4, veremos que Paulo falará sobre como proceder em Cristo, sendo promotores da paz, da união e não o contrário. Devemos ser influenciados pelo Espírito, dirigidos por seu amor. Jesus distribuiu dons e talentos na igreja de forma que cada cristão seja útil para o crescimento da Igreja.
Não podemos viver na prática do pecado, devemos nos despir do velho homem e seus vícios. O pecado entristece ao Espírito, então, se quisermos ter um bom relacionamento com Ele, precisamos respeitá-lo.
Contexto histórico
Paulo está falando sobre a revelação do antigo mistério de Deus, mostrando que o evangelho de Jesus Cristo, revelou o plano redentor de Deus para a humanidade de forma perfeita e eficaz.
Ele descreve em que situação a graça de Deus o encontrou. Ele, “o menor dos menores de todos os santos”, passou a anunciar o evangelho.
A intenção desta graça é revelar a partes da formidável sabedoria de Deus. Paulo ora para que os Efésios cresçam no conhecimento de Jesus e compreendam a amplitude do amor de Deus. Acompanha a seguir o estudo completo de Efésios 4.
(Efésios 4:1-2) Fé em sua missão
v. 1 Portanto eu, o preso do Senhor, rogo-vos que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados,
Esta exortação é uma transição maior na carta entre a afirmação que declara a fé da igreja e a declaração de sua missão. Paulo insistiu que a conduta do cristão deve ser digna de seu chamado por Deus.
(Efésios 4:3-6) Guardar a unidade
v. 3 procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz.
v. 4 Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação;
Os cristãos têm a responsabilidade de preservar a unidade no corpo de Cristo. Os sete “um” enumerados nestes versículos são o fundamento sobre o qual o Deus Trino une a igreja.
O plano de Paulo pode ser visto do ponto de vista da obra de um só Espírito criando um só corpo, um só Senhor Jesus Cristo criando uma só esperança, uma só fé e um só batismo, e um só Deus Pai criando um só povo de Deus.
(Efésios 4:6) Um só Deus e Pai
v. 6 um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e através de todos, e em todos vós.
Um só Deus e Pai de todos lembra os cristãos de que Deus é um, e portanto a igreja deve ser uma.
(Efésios 4:7) Diversidade
v. 7 Mas a cada um de nós a graça foi dada, segundo a medida do dom de Cristo.
Paulo fundamenta a diversidade dentro da unidade da igreja. Deus concedeu uma medida de graça a cada cristão como dom de Cristo.
(Efésios 4:8) Dons aos homens
v. 8 Pelo que ele diz: Quando subiu ao alto, levou cativo o cativeiro, e deu dons aos homens.
Este versículo é uma alusão a Sl 68:18. A essência deste salmo é que o vencedor de uma guerra tem o direito de receber dons do povo que conquistou e que lhe está sujeito.
Paulo quis dizer que Cristo venceu Seus inimigos (pecadores não redimidos) e lhes deu dons, sendo Paulo o exemplo perfeito. Vencedor do pecado e da morte, Cristo concede dons a Seus novos e dedicados seguidores, Seus cativos.
(Efésios 4:9-10) Cristo ressurreto
v. 9 (Agora que ele ascendeu, que é, senão o que também descendeu primeiro às partes inferiores da terra?
v. 10 Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para cumprir todas as coisas).
⚠️ Receba Estudos Exclusivos no Whatsapp:
Paulo enfatizou que o Cristo ressurreto e exaltado agora concede toda plenitude de Suas bênçãos à igreja e ao universo (Ef 1:10).
(Efésios 4:11) Os 5 ministérios
v. 11 E ele mesmo deu alguns para apóstolos, e alguns para profetas, e alguns para evangelistas, e alguns para pastores e professores,
Esta descrição se refere mais a pessoas dotadas (com dons naturais que podem ser aperfeiçoados e usados em prol do Reino) do que a dons espirituais (contrastar com o que Paulo quis dizer em Romanos 12).
São lista “dos cinco grupos de pessoas dotadas: apóstolos, profetas,” evangelistas, pastores e professores. Apóstolos e profetas são fundamentais no trabalho da igreja (ver nota em Ef 2:20).
O termo apóstolos indica principalmente pessoas enviadas com uma missão de Deus. Os apóstolos também eram porta-vozes de Deus, trazendo novas revelações e entendimento à igreja.
Os profetas revelavam aos cristãos a vontade de Deus para o presente (proclamação) e prediziam o futuro (profecia). Todos os apóstolos eram profetas, mas nem todos os profetas foram apóstolos.
Os evangelistas tinham o dom de espalhar o evangelho e plantar igrejas. Eles proclamavam as boas novas com palavras e ações, e instruíam outros no evangelismo.
Os pastores e professores tinham responsabilidades parecidas. Os pastores supervisionavam, confortavam e guiavam a igreja, pastoreando-a (At 20:28).
Os professores instruam e ajudavam a aplicar a revelação de Deus à vida da igreja, Seu trabalho era transmitir os ensinamentos revelados à igreja (1Co 15:3-4), e não trazer novas percepções inspiradas, como os profetas.
Os mestres são indispensáveis na edificação da igreja, precisamos deles para capacitar os cristãos a distinguir falsas doutrinas do ensino verdadeiro.
(Efésios 4:12) O propósito
v. 12 para o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para a edificação do corpo de Cristo,
O propósito das pessoas dotadas é equipar outras para o ministério. No texto grego, os v. 11-16 formam uma das muitas frases longas de Efésios. Às vezes, o termo traduzido como aperfeiçoamento era usado com o sentido de consertar” e “restaurar”.
(Efésios 4:13) Unidade na fé
v. 13 até que todos cheguemos à unidade da fé e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura da plenitude de Cristo;
O objetivo do ministério é fazer com que os cristãos alcancem três objetivos:
- A unidade da fé e o pleno conhecimento do Filho de Deus;
- Maturidade; e
- A plenitude de Cristo.
Maturidade e unidade são medidas em termos de relacionamento do corpo com a Cabeça, Cristo.
(Efésios 4:14) Crianças
v. 14 para que não sejamos mais crianças, atiradas para lá e para cá, e carregadas por todo vento de doutrina, pela artimanha e astúcia dos homens que ficam à espreita para enganar.
Quando as pessoas dotadas capacitam a igreja, a comunidade da fé evidencia estabilidade na teoria e na prática.
(Efésios 4:15) O cabeça é Cristo
v. 15 Antes, dizendo a verdade em amor, cresçamos em todas as coisas naquele que é a cabeça, Cristo,
Dizendo a verdade em amor pode ser traduzido literalmente como “sendo verdadeiro em amor”. Quando a igreja é fiel no falar a verdade em amor, ela desenvolve relacionamentos transparentes em que as pessoas edificam e abençoam umas às outras.
(Efésios 4:16) Corpo ajustado
v. 16 do qual todo o corpo, bem ajustado e compactado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a eficaz operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor.
No final das contas, a igreja irá crescer até ser semelhante a Cristo em todos os aspectos, com cada cristão se ajustando e apoiando o outro.
Cada membro do corpo precisa funcionar adequadamente para que o corpo cresça. A palavra portuguesa “harmonia” vem do termo grego traduzido aqui como ajustado e compactado.
(Efésios 4:17-19) Estilo de vida gentio
v. 17 E, portanto, digo isto e testifico no Senhor, para que não andeis mais como andam também os outros gentios, na vaidade da sua mente;
v. 18 com seu entendimento obscurecido, separados da vida de Deus, pela ignorância que há neles, pela cegueira do seu coração,
v. 19 os quais, havendo perdido todo o sentimento, se entregaram à lascívia, para cometerem toda impureza com ganância.
Esta seção da carta ensina a parte prática do v. 1. As exortações de Paulo condenaram o estilo de vida anterior dos leitores.
O conteúdo da exortação é um evidente paralelo do costume dos cristãos primitivos de tirar as roupas velhas antes de colocar roupas novas para entrar na água do batismo.
A figura é parecida com a de Cl 3:5-11, exceto pelo fato desta passagem contrastar a vida celestial com a vida terrena. A passagem de Efésios contrasta o estilo de vida antigo com a nova vida em Cristo.
(Efésios 4:20-21) Aprendam de Cristo
v. 20 Mas vós não aprendestes assim a Cristo;
v. 21 se é que o tendes ouvido e por ele fostes ensinados, como a verdade está em Jesus,
Paulo descreve a verdade totalmente como Cristo, que é o caminho, a verdade e a vida (Jo 14:6).
(Efésios 4:22-24) Velho homem
v. 22 que, concernente ao procedimento anterior, vos despojeis do velho homem, que é corrupto segundo as cobiças do engano;
É comum Paulo descrever quem os cristãos já são e destacar também o que eles devem se esforçar para ser.
O paradoxo prático é que, apesar de já sermos livres do castigo eterno do pecado, só obtemos a libertação da nossa antiga maneira de viver (a vida de pecado) na busca diária de obediência e pureza. É esse o compromisso de estilo de vida que todo cristão é chamado a fazer.
(Efésios 4:25-31) Deixem os pecados
v. 25 Por isso deixai a mentira e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros.
Paulo dá cinco exemplos do que significa viver uma nova vida no contexto do relacionamento com outras pessoas.
Todos os exemplos contêm um mandamento negativo e um positivo, bem como o princípio espiritual por trás destes mandamentos. Todas as ordenanças de Paulo estão fundamentalmente centradas em Deus.
(Efésios 4:32) Compassivos por causa de Cristo
v. 32 E sede amáveis uns para com os outros, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou por causa de Cristo.
Paulo usou um trocadilho para ilustrar o que que queria dizer. Os cristãos são chamados a ser compassivos (Gr. chrestos) por causa de Cristo (Gr. Christos).
5 importantes lições que podemos aprender em Efésios 4
- Unidade na Diversidade: Paulo destaca a importância da unidade entre os crentes, enfatizando que somos um só corpo em Cristo, apesar de nossas diferenças. Isso nos lembra de valorizar e respeitar a diversidade entre os irmãos na fé, mantendo a unidade do Espírito na paz.
- Maturidade Espiritual: Paulo exorta os crentes a crescerem na fé, abandonando as práticas do passado e se renovando em mente e espírito. Ele enfatiza a importância de uma vida cristã madura, caracterizada pelo amor, santidade e verdade.
- Dons Espirituais para o Serviço: Paulo ensina que Cristo concedeu dons espirituais à igreja para a edificação do corpo de Cristo. Ele destaca a diversidade de dons e ministérios, cada um com o propósito de capacitar os crentes para o serviço mútuo e o crescimento espiritual.
- Falar a Verdade em Amor: Paulo nos lembra da importância de falarmos a verdade em amor, evitando a mentira e a ira. Ele enfatiza a necessidade de edificar uns aos outros com palavras que promovam o crescimento espiritual e a unidade na fé.
- Vida Transformada pelo Espírito: Paulo incentiva os crentes a viverem uma vida digna do chamado que receberam, sendo cheios do Espírito Santo e vivendo em amor, perdão e humildade. Ele destaca que uma vida transformada pelo Espírito se manifesta em atitudes e comportamentos que refletem a imagem de Cristo.
Conclusão
Concluindo, agora que sabemos que somos membros da família de Deus e temos acesso a suas promessas e somos seus herdeiros, Paulo nos fez algumas advertências.
Como devemos nos esforçar para viver de acordo com essa vocação, sendo humildes, amáveis, pacientes e que saibamos suportar as dificuldades dos nossos irmãos.
A exortação é para que vivamos unidos pelo vínculo gerado entre nós pelo Espírito. Está escrito há “um só Deus e Pai de todos”, variamos na forma, mas não no sentimento.
Tudo que é feito deve ser feito para a glória de Deus, que exige de nós que vivamos como irmãos em unidade e amor. Prontos para a edificação mútua, tendo a Jesus como o cabeça. Que nosso valor seja a vontade de Deus e não a nossa própria vontade. Amém.
Sobre o Autor
0 Comentários