Deuteronômio 7 Estudo: Seja santo como Ele é

No capítulo de hoje Deuteronômio 7 estudo. conta com algumas instruções do Criador para os israelitas. Como eles estavam perto de entrar na terra prometida, Deus tratou de orientá-los para que não deixassem o caminho Dele depois de pisarem em Canaã, através do seu servo Moisés.

Assim, o Altíssimo enfatiza o perigo do jugo desigual e da idolatria para integridade de Israel, bem como, os benefícios de uma vida em obediência a Ele.

Advertisement

E, reforça o ponto central da sua mensagem, isto é, provocar os israelitas a terem um compromisso genuíno e total com o seu Deus.

Portanto, nos acompanhe até o fim deste conteúdo e saiba como é importante ser santo como Ele é. Tenha uma excelente leitura!

Advertisement

Contexto de Deuteronômio 7

O contexto de Deuteronômio 7 se passa no período em que os israelitas estavam próximos de iniciar sua jornada militar dentro da terra prometida.

Moisés, guiado pelo Pai, expressa palavras de direcionamento ao povo e fala sobre comportamentos essenciais para Israel não se perder nessa nova empreitada e confiar suas vidas nas mãos de Deus.


Você ler a Bíblia todos os dias mas Não consegue Entender a Mensagem de Deus? Clique Aqui e venha Estudar Teologia Conosco de Maneira Fácil e Descomplicada! 📖


E, também lembra a misericórdia, os grandes feitos e o cuidado de Deus para os israelitas, porque o mesmo se repetiria caso eles confiassem no Altíssimo.

O convívio com os cananeus seria extremamente perigoso para os israelitas, porque eles ainda eram imaturos na e podiam facilmente se corromper.

Dessa forma, era necessário eles terem um posicionamento muito claro em seus corações e destruir completamente qualquer vínculo com os habitantes da terra prometida.

Advertisement

(Deuteronômio 7:1) As sete nações

¹ Quando o YAHUAH teu Deus te trouxer à terra que vais possuir, e tiver expulsado muitas nações de diante de ti, os heteus, e os girgaseus, e os amorreus, e os cananeus, e os ferezeus, e os heveus, e os jebuseus, sete nações maiores e mais poderosas do que tu,

As sete nações eram os habitantes de Canaã que, em alguns casos, tinham vivido ali desde os dias de Abraão (Gb 12:6), (Gn 13:7) e (Gn 15:21).

Contudo, a posse da terra por tanto tempo não lhes assegurou o direito a ela, pois, no plano de Deus, desde eras passadas, Canaã tinha sido concedida a Abraão e seus descendentes (Gn 12:1).


Quer Pregar Com Conhecimento Bíblico Profundo, Dominando a Oratória, com boa Dicção, Citando Versículos de Memória, sem Timidez e com total Eloquência?
(Clique Aqui e Sabia Mais)


Agora, tinha chegado a hora de desapossar esses povos para que Israel, a descendência de Abraão, pudesse tomar o lugar que é seu por direito.

(Deuteronômio 7:2) A Guerra Santa

² e quando o YAHUAH teu Deus as entregar diante de ti, tu as ferirás, e as destruirás completamente; não farás pacto algum com elas, nem lhes exibirás misericórdia;

Destruirás completamente traduz um verbo hebraico que tem o significado técnico de colocar alguém ou alguma coisa sob banimento (charam), um aspecto daquilo que pode ser descrito como “guerra santa” ou “guerra de Yahuah”.

Advertisement

Esta guerra era iniciada pelo Criador para exterminar os seus alvos ou trazê-los para a sua posse ou sob o seu domínio.

A natureza religiosa ou teológica deste tipo de guerra é aparente pela presença dos sacerdotes e da arca do pacto sempre que Deus ordenava o seu uso (Dt 20:1-4 e Js 6:1-5).

(Deuteronômio 7:3-4) Proibição do casamento com ímpio

³ tampouco estabelecerá casamentos com elas; não darás tua filha ao seu filho, nem a sua filha tomarás a teu filho.


⚠️ E-book Grátis para Pregadores ⚠️:


Porque elas fariam com que teu filho deixasse de me seguir, para servir a outros deuses; e a ira de YAHUAH se acenderá contra vós, e vos destruirá repentinamente.

A proibição contra casamentos entre Israel e as nações visava proteger Israel de servir a outros deuses.

Advertisement

Fazendo alusão a este texto, Paulo ordenou: “Não estejais unidos em jugo desigual com incrédulos”, e em seguida, fez uma ligação com a idolatria quando perguntou que harmonia Cristo teria com Belial ou o santuário de Deus com os ídolos (2Co 6:14-16).

(Deuteronômio 7:5) Assim lidareis com elas

Mas assim lidareis com elas: destruireis os seus altares, e quebrareis as suas imagens, e derrubareis os seus bosques, e queimareis a fogo as suas imagens de escultura.

E quebrareis as suas imagens, normalmente de pedra, assinalavam locais considerados santos em razão da aparição ali da divindade.

Por vezes, era edificadas pelo povo de Deus (Gn 28:18-22), (Êx 24:4), mas geralmente estavam associadas ao culto de Baal (Êx 23:24) e (2Rs 18:4).

Advertisement

Aserá (seus bosques), a principal deusa do panteão cananeu, era representada, às vezes, como uma árvore viva (Dt 16:21) e (Mq 5:14) porém, mais frequentemente como um poste de madeira (1Rs 14:15,23), (2Rs 17:10,16) e (Is 17:8). Ambos os objetos simbolizavam ritos de fertilidade e outros rituais dos mais grosseiros.

(Deuteronômio 7:6-7) Porque és um povo santo para Deus

Porque és um povo santo para o YAHUAH teu Deus, YAHUAH teu Deus te escolheu como povo especial para si mesmo, acima de todos os povos que há na face da terra.

YAHUAH não derramou seu amor sobre vós, nem vos escolheu, porque era mais numeroso do que qualquer outro povo, pois vós éreis menos em número do que todos os povos,


Domine a Arte de Elaborar e Pregar Sermões Expositivos, Temáticos e Textuais, para Ensinar com Profundidade, Clareza e Fidelidade as Escrituras!
(Clique Aqui e Confira)


O termo “acima de todos os povos” traduz um substantivo hebraico (segullah) que descreve um tesouro extraordinariamente precioso.

Ele ocorreu também em Êx 19:5 quando da oferta pelo Criador do pacto mosaico para Israel no monte Sinai.

Como Criador, ele possui todos os povos, entretanto, de acordo com os seus propósitos para redimi-los, ele escolheu unicamente o povo santo de Israel como instrumento de sua graça salvadora (Rm 9:1-5) e (Rm 11:28-32).

Advertisement

(Deuteronômio 7:8) O povo especial de Deus

mas porque YAHUAH vos amou, e porque ele desejava cumprir o juramento que havia jurado aos vossos pais, YAHUAH te trouxe, com mão forte, e te resgatou da casa de servidão, da mão do Faraó, rei do Egito.

A escolha que Deus fez de Israel como “o seu povo especial” (v 6) não se baseava em qualquer mérito de Israel, mas unicamente em seu amor por eles (Dt 4:37).

A posição atual deles como iminentes herdeiros da terra da promessa era evidência de seu amor.


⚠️ Receba Estudos Exclusivos no Whatsapp:


(Deuteronômio 7:9-11) Deus é Deus

Sabe, portanto, que YAHUAH teu Deus, ele é Deus, o Deus fiel, que guarda o pacto e a misericórdia com aqueles que o amam, e guardam os seus mandamentos por mil gerações;

¹⁰ e recompensa em sua face aqueles que o odeiam, destruindo-os; e não será negligente com aquele que o odeia, ele o recompensará em sua face.

Advertisement

¹¹ Portanto, guardarás os mandamentos, e os estatutos, e os juízos, que hoje te ordeno que faças.

Mil gerações é um termo que denota um futuro imensurável e não um período específico de tempo. O ponto é que a misericórdia de Deus é ilimitada e interminável.

Embora Israel (e a humanidade em geral) pudesse revelar-se infiel para com o Altíssimo, as promessas de Deus à nação não deixarão de ser cumpridas (Dt 30:1-10), (Jr 31:31-34), (Ex 36:24-32).

(Deuteronômio 7:12-18) Consequências da obediência para com Deus

¹² Portanto, acontecerá que, se ouvirdes esses juízos, e os guardardes, e cumprires, que YAHUAH teu Deus vos guardará o pacto e a misericórdia que jurou aos teus pais;

Advertisement

¹³ e ele te amará, e te abençoará, e te multiplicará; ele também abençoará o fruto do teu ventre, e o fruto da tua terra, o teu grão, e o teu vinho, e o teu azeite, a criação das tuas vacas, e os rebanhos das tuas ovelhas, na terra que ele jurou aos teus pais que te daria.

¹⁴ Serás abençoado acima de todos os povos; não haverá homem ou mulher estéril entre ti, nem entre o teu gado.

¹⁵ E YAHUAH tirará de ti toda enfermidade, e não colocará sobre ti nenhuma das terríveis doenças do Egito, que conheceste. Mas as porá sobre todos aqueles que te odeiam.

¹⁶ E consumirás todos os povos que YAHUAH teu Deus te entregar; teus olhos não terão piedade deles, e nem servirás aos seus deuses, pois isso seria uma armadilha para ti.

Advertisement

¹⁷ Se disseres em teu coração: Estas nações são maiores do que eu, como poderei desapossá-las?

¹⁸ Não as temerás, mas te lembrarás do que YAHUAH teu Deus fez a Faraó, e a todo o Egito;

Estas bênçãos não incluem a relação fundamental do pacto com o Criador em si mesma. As promessas de Deus dependiam de se guardar e cumprir as ordenanças pactuais (Dt 28:1-4) e (Lv 26:3-13).

(Deuteronômio 7:19) Os sinais e os prodígios

¹⁹ as grandes tentações que os teus olhos viram, e os sinais, e os prodígios, e a mão forte e o braço estendido com que YAHUAH teu Deus te tirou, isso fará YAHUAH teu Deus a todos os povos que temeres.

Os sinais e os prodígios (palavras geralmente combinadas no antigo testamento (Jr 4:34), (Jr 6:22), (Jr 26:8), (Jr 29:3), (Ne 9:10), (Sl 135:9) e (Dn 6:27) eram feitos realizados pelo Criador para produzir fé em seu povo e ampará-lo em tempos de dúvida, tais como a libertação do êxodo aqui referida (Êx 7:3), (Êx 8:23), (Êx 10:2) e (Êx 11:9).

Advertisement

Jesus também efetuou sinais e prodígios que só o Messias podia realizar (Jo 2:11), (Jo 3:2), (Jo 4:54), (Jo 6:2), (Jo 20:30-31).

Todavia, sinais e prodígios também são realizados por falsos profetas (Êx 7:11), (Dt 13:1-2), de modo que, por si mesmos eles não atestavam origem divina.

(Deuteronômio 7:20-23) Os vespões

²⁰ Além disso, YAHUAH teu Deus enviará vespões entre eles, até que sejam destruídos os que restarem e se esconderem de ti.

²¹ Não te deixarás amedrontar por eles, porque YAHUAH teu Deus está no teu meio, um Deus poderoso e terrível.

²² E YAHUAH teu Deus expulsará essas nações antes de ti, pouco a pouco; não as consumas imediatamente, para que os animais do campo não se multipliquem contra ti.

²³ Mas YAHUAH teu Deus as entregará a ti, e as destruirá com grande destruição, até que sejam destruídas.

Os vespões são provavelmente uma metáfora para forças militares (Dt 1:44) e (Is 7:18-19) ou outros meios, naturais ou não, que o Criador usaria para expelir os residentes ilegais da terra.

(Deuteronômio 7:24) E entregará os reis em tua mão

²⁴ E entregará os seus reis na tua mão, e destruirás seu nome de debaixo dos céus; não haverá homem capaz de ficar de pé diante de ti, até que tu os destruas.

A ameaça de apagar seu nome dos inimigos de Israel indica a completa destruição deles. Quando o Altíssimo ameaçou destruir Israel por ter adorado o bezerro de ouro, Moisés declarou que se essa ameaça fosse executada, ele preferia ter seu nome riscado do livro do Pai.

O Criador respondeu que apenas aqueles que pecassem contra ele sofreriam tal destino (Êx 32:32-33).

(Deuteronômio 7:25-26) A advertência

²⁵ As imagens de escultura de seus deuses queimarás com fogo; não desejarás a prata ou o ouro que houver nelas, nem os tomará para ti, para que não te sirvam de armadilha; porque é uma abominação para YAHUAH teu Deus.

²⁶ Tampouco trarás uma abominação à tua casa, para que não sejas uma coisa amaldiçoada como ela; mas a detestarás completamente, e a abominarás completamente, porque é uma coisa amaldiçoada.

A advertência não desejarás não foi atendida por Acã, que, após a conquista de Jericó, enterrou em sua tenda a prata e o ouro roubados (Js 7:20-23).

Em razão destas coisas terem sido colocadas sob proibição (cp 7:2), elas deveriam ser transferidas como tributo ao Criador.

Qualquer israelita (como Acã) que levasse tais espólios para sua casam a exterminação que acompanhava cairia sobre eles. Este é o significado da expressão uma coisa amaldiçoada.

Conclusão

Por fim, o estudo de Deuteronômio 7 nos ensina mais uma vez como o problema está em nós e não no Criador.

Ele é santo, misericordioso e tem o plano ideal da sua vida em suas mãos, mas deixá-lo governar sua vida continua sendo uma decisão que só você pode tomar.

O Altíssimo sempre está pronto para te abençoar e o seu posicionamento diante de sua bondade, permite Ele agir em sua vida.

Então, cumpra a ordem Dele descrita nas sagradas escrituras, afaste-se dos maus caminhos e viva em santidade, para herdar a vida extraordinária que Ele tem para você.

Deus sempre vai te abençoar se você for santo como Ele é!

Deuteronômio 7 estudo

Sobre o Autor

Olá, me chamo Lázaro Correia, sou Cristão, formado em Teologia e apaixonado pela Bíblia. Aqui no Blog você vai encontrar diversos estudos Bíblicos e muito conteúdo sobre vida Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *