Provérbios 4 Estudo: Guarde o seu coração

Advertisement

Em Provérbios 4, veremos importantes conselhos do rei Salomão a respeito da obediência diária à instrução do pai, assim como, ao que a sabedoria sugere para nós. Além de ser um homem muito sábio para escrever palavras como essas, o rei tinha o conhecimento empírico do que estava dizendo.

Ou seja, ele escolheu ser fiel às palavras do seu pai Davi e o resultado foi uma vida bem mais assertiva em cada ação e que honrava não só o nome da família, mas também o do Senhor.

Advertisement

Desse modo, é interessante esmiuçar cada um dos versos e suas explicações, tomando para si cada um dos conselhos deixados por Salomão para que a gente possa viver bem e para a glória de Deus.

Contexto histórico

Pouco se sabe sobre o contexto de Provérbios 4, já que boa parte dos conteúdos do livro foram escritos em um período de paz, sem eventos muito relevantes na história de Israel.



Mas, sem dúvidas este provérbio é extremamente necessário para nossa construção, com diversos conselhos sobre a obediência ao que o nosso pai diz – tanto o terreno quanto o celestial – para uma vida digna. O caminho certo e o errado sempre estão apostos diante de cada pessoa e cabe a nós escolher qual trilhar. Acompanhe a seguir o estudo completo de Provérbios 4.

(Provérbios 4:1-3) A importância da obediência do filho

v. 2 porque vos dou boa doutrina, não abandoneis a minha lei.
v. 3 Porque eu era filho de meu pai, tenro e único, amado à vista de minha mãe.

Ser um filho verdadeiro implica obediência, e não meramente ser um menino. Um filho tenro é delicado e também ensinável. Amado significa ser tratado como se fosse filho único (Jr 6:26), (Am 8:10), (Zc 12:10).

(Provérbios 4:4) Guarde minhas palavras no seu coração

v. 4 Ele também me ensinava, e me dizia: Retenha o teu coração as minhas palavras; guarda os meus mandamentos, e vive.

Obedecer aos mandamentos é ouvir atentamente, reter e obedecer, também poderia ser traduzido como “guardar”.

Aqueles que guardam o seu caminho na sabedoria piedosa (v. 21, Pv 2:20), (Pv 5:2), (Pv 7:1-2), (Pv 8:32), (Pv 10:17), (Pv 16:17), (Pv 19:16), (Pv 22:5) por sua vez serão protegidos e guardados pela sabedoria ou pelo Senhor (Pv 2:8), (Pv 3:26), (Pv 6:22), (Pv 7:5), (Pv 14:3).

(Provérbios 4:5-8) A sabedoria é a principal coisa

v. 5 Adquire sabedoria, adquire inteligência; não te esqueça, nem decline das palavras da minha boca.

Há grande ênfase aqui, no fato de que sabedoria e entendimento são as aquisições mais importantes (Pv 16:16), (Pv 18:15), (Pv 23:23), (Pv 17:16) – literalmente “e com toda a tua aquisição, adquire entendimento” (Pv 4:7), ou seja, gaste todos os seus recursos para obter entendimento.


Quer Pregar Com Conhecimento Bíblico Profundo, Dominando a Oratória, com boa Dicção, Citando Versículos de Memória, sem Timidez e com total Eloquência?
(Clique Aqui e Sabia Mais)


Suprema pode também significar o princípio (Pv 1:7), a primeira coisa a se adquirir. Como com a salvação, o custo da sabedoria piedosa não é prata ou ouro.

Antes, deve-se parar de desejar qualquer outra coisa e amar… dedicar alta estima, e abraçar uma só coisa-isso é parte do que significa desistir da própria vida por alguma coisa.

Paradoxalmente, o custo é tanto nada quanto tudo (Is 55:1), (Mt 13:44-46), (Pv 16:24), (Pv 19:21), (Lc 5:11), (Fp 3:8).

(Provérbios 4:9) A sabedoria promove a glória

v. 9 Ela dará à tua cabeça uma grinalda de graça; uma coroa de glória te entregará.

A grinalda e a coroa simbolizam a graça e o favor de Deus manifestando-se visivelmente na vida de uma pessoa.

(Provérbios 4:10-21) A vereda dos justos é com a luz da aurora

v. 10 Ouve, ó meu filho, e recebe meus dizeres; e os anos da tua vida serão muitos.
v. 17 Porque eles comem o pão da impiedade, e bebem o vinho da violência.

Os ímpios se dedicam á prática do dano-isso é seu refrigério e alimento (v. 16-17). O filho é exortado e apegar-se ao bem e é advertido a nem mesmo experimentar o caminho dos maus (v. 13-15). Quantidade e qualidade de vida são os incentivos (v. 10,13,22), (Pv 8:35), (ver nota em Pv 3:22).


⚠️ Receba Estudos Exclusivos no Whatsapp:


Os justos aumentam em luz enquanto os ímpios tropeçam na escuridão (Jó 29:2-3), (1Pe 2:9), (Ap 21:23-24). Os ímpios insensatos nem sabem que há uma ligação entre pecado e punição (Pv 5:6), (Pv 7:23), (Pv 9:18), (Pv 28:22).

(Provérbios 4:22) Há vida na sabedoria

v. 22 Porque são vida para os que os acham, e saúde para toda a sua carne.

Sobre vida, ver nota em (Pv 3:22).

(Provérbios 4:23-24) Guarda o seu coração

v. 23 Guarda o teu coração com toda a diligência, pois dele provém as questões da vida.
v. 24 Afasta de ti a boca maléfica, e afasta de ti os lábios perversos.

Guardar alguma coisa é garantir que ela não escape e que esteja protegida de ataque. No hebraico, o coração é o lugar do conhecimento e também a fonte pré-consciente das decisões (Pv 27:19), (Mt 15:18).

O seu coração é quem você é, o “verdadeiro você” que dirige todos os seus pensamentos e suas emoções.

Você pode educar o seu coração (Pv 24:32)-formar e modificar conscientemente uma visão de mundo-segundo a qual decisões e ações fluirão dele (Pv 16:9), (Lc 6:45), (Rm 10:10), (2Co 9:7).

Essa educação pode ser mundana, efetuada por você mesmo, ou piedosa, efetuada pelo Espírito Santo (Pv 2:6), (Jr 24:7), (Ez 26:26-27), (At 16:14), (Rm 2:29). A inclinação do seu coração dirige sua vida mortal e determina se você entra na vida eterna (Pv 3:22).

(Provérbios 4:25-27) Olhe para o que está diante de você

v. 25 Que os teus olhos olhem para a frente, e que as tuas pálpebras olhem reto diante de ti.

A atenção não dividida ao caminho reto (Pv 17:24), (Pv 27:20) e uma determinação de nem mesmo experimentar o mal (Pv 1:15) assegura que os seus passos serão seguros.

O verbo sugere que é Deus quem os torna seguros. “Fazer seguro” é tornar estabelecido e firme, seguro, não sujeito a mudança ou á destruição (Pv 12:3 “serão estabelecidos” em Pv 16:3, Pv 24:3, Pv 25:5). Direita ou esquerda expressa toda a abrangência dos caminhos da maldade.

Isso não significa que uma via intermediária, uma acomodação, seja o bom caminho, e sim que é importante não abandonar o único bom caminho.

5 importantes lições que podemos aprender em Provérbios 4

  1. Valor da Sabedoria: O capítulo 4 de Provérbios enfatiza a importância de buscar a sabedoria e o entendimento. Isso nos ensina que a sabedoria é mais valiosa do que riquezas materiais e que devemos priorizá-la em nossas vidas.
  2. Instrução dos Pais: O autor do livro instrui seu filho a ouvir o conselho e a instrução dos pais. Essa lição destaca a importância do papel dos pais na educação de seus filhos e como essa instrução pode guiá-los no caminho da sabedoria e da retidão.
  3. Proteção da Sabedoria: O capítulo também fala sobre proteger a sabedoria e guardá-la no coração, pois ela traz vida e proteção para quem a possui. Isso nos lembra da necessidade de proteger nossos corações contra influências nocivas e de cultivar uma vida de retidão e discernimento.
  4. Atenção à Palavra de Deus: O autor exorta seu filho a prestar atenção às palavras da sabedoria e a não se desviar dela. Isso destaca a importância de ouvir e obedecer à Palavra de Deus como fonte de sabedoria e orientação para nossas vidas.
  5. Caminho dos Justos e dos Perversos: O capítulo contrasta o caminho dos justos, que brilha cada vez mais, com o caminho dos perversos, que é como a escuridão. Isso nos lembra da importância de escolher o caminho da justiça e da retidão, evitando as armadilhas do pecado e da maldade.

Conclusão

Provérbios 4 é recheado de lições importantes, no entanto, a principal delas é a seguinte: guarde o seu coração. Como o sábio diz, do nosso coração procedem todas as saídas de vida, assim, se você deixá-lo sofrer um impacto negativo todo o resto será afetado.

Ou seja, é como se o nosso coração fosse o termômetro que define o nosso estado e, que justamente por isso, deve ser protegido a qualquer custo. Então, guarde seu coração nas suas relações interpessoais e impeça grandes decepções.

Guarde o seu coração do dinheiro para que ele não te domine, porque embora seja um ótimo servo, é um péssimo Senhor.

Guarde o seu coração nos momentos difíceis, pois se essa terra for conquistada será muito complicado uma reviravolta acontecer.

Muito provavelmente, você está se perguntando: “está bem, mas como posso proteger o meu coração assim?” A resposta é: muito simples, deixe-o nas mãos certas, nas mãos do Senhor.

Se por um lado, o impacto negativo no coração afeta todo o resto, por outro, sua vida pode ser totalmente transformada quando ele é confiado a Deus.

Provérbios 4 estudo.

Sobre o Autor

Olá, me chamo Lázaro Correia, sou Cristão, formado em Teologia e apaixonado pela Bíblia. Aqui no Blog você vai encontrar diversos estudos Bíblicos e muito conteúdo sobre vida Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *