Lucas
Aqui está concentrado estudos bíblicos de todos os capítulos de Lucas, agora é só escolher o capítulo e se aprofundar na palavra de Deus!
Capítulos
Lucas 1: O nascimento de João Batista é anunciado a Zacarias pelo anjo Gabriel. Maria é visitada pelo anjo e é informada de que ela conceberá Jesus, o Filho de Deus. Maria visita Isabel, e João Batista é nascido. Zacarias recupera a fala e profetiza sobre seu filho.
Lucas 2: Jesus nasce em Belém. Anjos aparecem a pastores proclamando as boas novas. Jesus é apresentado no templo e Simeão e Ana o reconhecem como o Messias. A família de Jesus retorna a Nazaré após a fuga para o Egito.
Lucas 3: João Batista prega o batismo de arrependimento e prepara o caminho para Jesus. Jesus é batizado no rio Jordão por João. A genealogia de Jesus é traçada até Adão.
Lucas 4: Jesus é tentado no deserto pelo diabo. Ele começa Seu ministério na Galileia, ensinando na sinagoga de Nazaré e realizando milagres. Ele é rejeitado em Nazaré e continua a ensinar e curar na região.
Lucas 5: Jesus chama Seus primeiros discípulos, Pedro, Tiago e João, e realiza milagres, incluindo a pesca milagrosa e a cura de um leproso. Ele é questionado sobre o jejum e responde com parábolas sobre vinho novo e remendo novo.
Lucas 6: Jesus cura um homem com a mão atrofiada no sábado, o que causa controvérsia com os fariseus. Ele ensina sobre as bem-aventuranças, amar os inimigos, julgar os outros e construir sobre a rocha. Jesus escolhe os doze apóstolos.
Lucas 7: Jesus cura o servo de um centurião romano e ressuscita o filho de uma viúva em Naim. João Batista envia mensageiros a Jesus, que testemunham sobre Ele. Jesus louva João Batista e perdoa uma mulher pecadora.
Lucas 8: Jesus viaja e ensina em várias cidades, contando parábolas sobre o semeador, a lâmpada, o grão de mostarda e a tempestade acalmada. Ele cura uma mulher com hemorragia e ressuscita a filha de Jairo.
Lucas 9: Jesus envia os doze para pregar e curar em Seu nome. Ele alimenta cinco mil pessoas com cinco pães e dois peixes e pergunta aos discípulos quem as multidões dizem que Ele é. Pedro confessa que Jesus é o Cristo.
Lucas 10: Jesus envia setenta discípulos adiante de Si para as cidades e vilas para preparar Seu caminho. Ele ensina sobre o bom samaritano e visita Maria e Marta. Jesus ensina Seus discípulos a orar e relata a parábola do amigo importuno.
Lucas 11: Jesus ensina Seus discípulos a orar o Pai Nosso. Ele expulsa demônios e é acusado de fazê-lo pelo poder de Belzebu. Jesus condena a geração incrédula e fala sobre a luz do corpo e o olho bom. Ele repreende os fariseus e doutores da lei por sua hipocrisia.
Lucas 12: Jesus adverte sobre a hipocrisia dos fariseus, ensina sobre o medo e a provisão divina, e exorta à vigilância. Ele fala sobre divisão e discórdia, e incentiva a confessar Cristo diante dos homens. Jesus ensina sobre a ansiedade e a busca do Reino de Deus.
Lucas 13: Jesus exorta ao arrependimento, contando parábolas sobre a figueira estéril e a semente de mostarda. Ele cura uma mulher encurvada no sábado, ensina sobre a natureza do Reino de Deus e lamenta sobre Jerusalém.
Lucas 14: Jesus cura um homem hidrópico no sábado e ensina sobre humildade e generosidade. Ele conta a parábola do grande banquete e fala sobre o custo de seguir a Jesus. Jesus ensina sobre o valor da renúncia e do amor pelos inimigos.
Lucas 15: Jesus conta parábolas sobre a ovelha perdida, a moeda perdida e o filho pródigo para ilustrar a alegria de Deus ao encontrar os perdidos. Ele ensina sobre o filho mais velho e a misericórdia do Pai.
Lucas 16: Jesus conta a parábola do administrador infiel para ensinar sobre a administração sábia dos recursos terrenos. Ele fala sobre servir a Deus e ao dinheiro, e adverte contra a cobiça. Jesus conta a parábola do rico e Lázaro.
Lucas 17: Jesus ensina sobre o perdão, a fé e o serviço inútil. Ele fala sobre a necessidade de fé e gratidão, e adverte sobre os sinais dos tempos e a vinda do Filho do Homem. Jesus compara Seu retorno ao tempo de Noé e Ló.
Lucas 18: Jesus conta parábolas sobre a viúva persistente e o fariseu e o publicano para ensinar sobre oração e humildade. Ele abençoa as crianças e instrui um jovem rico sobre a salvação. Jesus prediz Sua morte pela terceira vez.
Lucas 19: Jesus encontra Zaqueu, um coletor de impostos, e o chama à salvação. Ele conta a parábola das minas para ilustrar a responsabilidade de usar os dons de Deus. Jesus entra triunfantemente em Jerusalém, chorando sobre a cidade.
Lucas 20: Jesus responde às perguntas dos líderes religiosos sobre Sua autoridade e sobre o pagamento de impostos a César. Ele adverte contra a hipocrisia dos escribas e denuncia os maus tratos dos viúvos pelas autoridades religiosas. Jesus fala sobre a ressurreição dos mortos.
Lucas 21: Jesus elogia a oferta da viúva pobre e fala sobre a destruição do templo e Sua segunda vinda. Ele adverte sobre a perseguição dos discípulos e a necessidade de vigilância e oração. Jesus fala sobre os sinais do fim dos tempos.
Lucas 22: Jesus celebra a Páscoa com Seus discípulos, instituindo a Ceia do Senhor. Ele prediz a negação de Pedro e Seu próprio sofrimento e morte. Jesus é traído por Judas, preso e julgado pelo Sinédrio. Pedro nega conhecer Jesus três vezes.
Lucas 23: Jesus é levado perante Pilatos e Herodes, e é condenado à crucificação. Ele é zombado pelos soldados romanos e crucificado ao lado de dois criminosos. Jesus morre na cruz e é sepultado por José de Arimatéia.
Lucas 24: No primeiro dia da semana, as mulheres encontram o túmulo de Jesus vazio. Dois discípulos encontram Jesus ressuscitado na estrada para Emaús. Jesus aparece aos discípulos em Jerusalém, mostra-lhes Suas mãos e pés, e ascende ao céu, abençoando-os.