Mateus 8 Estudo: A Purificação do Leproso

O capítulo de Mateus 8 procede o Sermão da Montanha, Jesus desceu do monte com seus discípulos e aqueles que o seguiram. Diante disso, nesse momento, um leproso subiu da direção oposta, adorou ao Senhor, ajoelhou-se a seus pés e implorou que ele se curasse.

Logo, o ponto alto do encontro é quando o leproso pergunta a Jesus se ele quer curá-lo. Cristo respondeu claramente: “Eu quero. Purifique-se” (Mateus 8:3). Sua lepra foi imediatamente curada. Portanto, a dele o curou através de Jesus Cristo.

Advertisement

Contexto histórico

De acordo com o contexto, nossa visão da hanseníase é uma reminiscência dos horrores de doenças como a hanseníase, mas também é possível que outras doenças de pele fossem consideradas hanseníase. 

Os Centuriões eram oficiais romanos que governaram por um século e variavam em número de 60 a 160, mas geralmente consistiam em 80. Acompanhe a seguir o estudo completo de Mateus 8.



(Mateus 8:1-2) A multidão segue Jesus

v. 1 Quando ele desceu do monte, grandes multidões o seguiram.
v. 2 E, eis que veio um leproso, e o adorou, dizendo: Senhor, se tu queres, podes limpar-me.

É difícil identificar o tipo de doença de pele do leproso. O termo grego pode se referir a várias condições, variando desde infecções fúngicas a hanseníase.

A lei do antigo testamento exigia que os leprosos ficassem isolados da sociedade (Lv 13:45-46). Ao ajoelhar-se diante de Jesus e dirigir-se a Ele como Senhor (Gr. kurios, a tradução grega do nome hebraico Yahweh), o homem reconheceu que Jesus era muito mais que um simples homem.

Sua confiança na capacidade de Jesus curar sua condição sugere que seu ato de adoração envolvia o pleno reconhecimento da divindade de Jesus.

Advertisement

Afinal de contas, só Deus era capaz de curar leprosos no antigo testamento (Êx 4:6-7). A qualificação do homem, se tu queres, pode indicar que outros assim chamados curadores o tinham maltratado ou desapontado.

(Mateus 8:3) Jesus estende sua mão

v. 3 E Jesus estendeu a sua mão e tocou-o, dizendo: Eu quero; sê limpo. E imediatamente sua lepra foi purificada.

Embora Jesus frequentemente curasse pelo toque (v. 15), Ele podia curar por uma ordem e mesmo a grande distância da pessoa enferma (v. 5-13).

Tocar um leproso era uma expressão de ousadia e profunda compaixão. uma vez que a lei do antigo testamento proibia tal contato (Lv 5:3).


Quer Pregar Com Conhecimento Bíblico Profundo, Dominando a Oratória, com boa Dicção, Citando Versículos de Memória, sem Timidez e com total Eloquência?
(Clique Aqui e Sabia Mais)


(Mateus 8:4) O testemunho de cura

v. 4 E disse-lhe Jesus: Olha, não o digas a nenhum homem; mas vai pelo teu caminho, mostra-te ao sacerdote, e apresenta a oferta que Moisés ordenou, como testemunho para eles.

Ao ser examinado e declarado limpo pelo sacerdote, o homem curado poderia certificar-se do milagre que Jesus realizara.

Advertisement

(Mateus 8:5) O centurião implora

v. 5 E quando Jesus estava entrando em Cafarnaum, veio até ele um centurião, implorando-lhe,

Um centurião era um oficial do exército romano que comandava cerca de 100 soldados.

(Mateus 8:6-8) Jesus se prontifica a curar

v. 6 e dizendo: Senhor, o meu servo jaz em casa doente com uma paralisia, gravemente atormentado.
v. 7 E Jesus lhe disse: Eu irei e o curarei.

v. 8 E o centurião, respondendo, disse: Senhor, eu não sou digno de que entres debaixo do meu telhado, mas dize somente uma palavra, e o meu servo será curado.

A prontidão de Jesus para entrar na casa de um gentio surpreendeu o centurião, pois e lei judaica proibia os judeus de assim procederem (At 10:28).


⚠️ Receba Estudos Exclusivos no Whatsapp:


A graça de Deus para com os gentios e Sua intenção de incluí-los em Seu plano redentor é um tema proeminente em Mateus.

O centurião estava confiante que Jesus possuía a autoridade para curar o seu servo mesmo que o servo estivesse em outro local.

(Mateus 8:9-11) A fé possibilitou os milagres

v. 9 Pois eu também sou homem sob autoridade, e tenho soldados sob mim; e digo a este homem: Vai, e ele vai; e a outro: Vem, e ele vem; e ao meu servo: Faze isto, e ele o faz.
v. 10 E Jesus, ouvindo isso, maravilhou-se e disse aos que o seguiam: Na verdade eu vos digo que não tenho encontrado tão grande fé, não em Israel. 

v. 11 E eu vos digo que muitos virão do Oriente e do Ocidente, e sentarão com Abraão, Isaque e Jacó, no reino do céu.

Advertisement

O reino do céu está aberto para qualquer um que depositar sua fé em Jesus. Os cristãos gentios se equipararão mesmo aos grandes patriarcas dos judeus, Abraão, Isaque e Jacó.

(Mateus 8:12) A angústia dos que serão lançados em trevas

v. 12 Mas os filhos do reino serão lançados em trevas profunda; ali haverá pranto e ranger de dentes.

Os filhos do céu refere-se aos judeus a quem o reino fora originalmente prometido,mas que serão excluídos por terem rejeitado ao Senhor Jesus.

Lançados em trevas é uma metáfora para ruína em antigos textos judaicos. Pranto e ranger de dentes denota a angústia expressa por aqueles que sofrem o tormento eterno.

(Mateus 8:13-14) A cura do centurião

v. 13 Então Jesus disse ao centurião: Vai no teu caminho, e como tu creste, assim seja feito a ti. E o seu servo foi curado naquela mesma hora.

v. 14 E quando Jesus estava entrando na casa de Pedro, ele viu a mãe de sua esposa deitada, doente de febre.

A menção da mãe da esposa de Pedro confirma que ele era casado. Seu casamento foi fundamental para o argumento de Paulo de que os apóstolos tinham o direito de se casar e ter a própria esposa como acompanhante na obra missionário (1Co 9:5).

(Mateus 8:15) A cura instantânea

v. 15 E ele tocou-lhe na mão, e a febre a deixou; e levantou-se, e serviu-os.

A capacidade da mulher para levantar-se imediatamente e servir uma refeição indica que sua cura foi instantânea e completa.

(Mateus 8:16) A palavra de Jesus contra os espíritos

v. 16 Chegando a tarde, trouxeram-lhe muitos que estavam possuídos por demônios, e ele expulsou os espíritos com a sua palavra, e curou todos os que estavam enfermos.

A capacidade de Jesus de expelir espíritos por Sua ordem contrasta com as medidas drásticas usadas por judeus exorcistas.

Estas incluíam o uso de odores desagradáveis para expelir demônios ou de anéis no nariz para fisgá-los (Tb 6:7-8.

O fato de Jesus poder curar todos os que estavam enfermos indica que nenhuma enfermidade podia opor-se ao Seu poder curador.

(Mateus 8:17) Todos reconhecem o poder de Jesus

v. 17  Para que pudesse se cumprir o que fora dito pelo profeta Isaías, dizendo: Ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e levou as nossas doenças.

De certa forma, Jesus era capaz de curar enfermidades físicas porque sua iminente morte sacrificial obteve expiação espiritual do pecado. Toda enfermidade é, em última análise, uma consequência da escolha pecaminosa de Adão.

Jesus podia remover estas consequências porque Ele haveria de suportar a cruz a plena punição pelo pecado.

A aplicação que Mateus faz de Is 53:4 revela que ele entendia a morte de Jesus como um ato de substituição, uma expiação na qual Jesus foi “ferido por nossas transgressões” e suportou a punição por causa das “nossas iniquidades” (Is 53:5-6).

(Mateus 8:18-20) A multidão segue a Jesus

v. 18 Ora, vendo Jesus grande multidão ao seu redor, deu ordens para que passassem para o outro lado.
v. 19 E, chegando um certo escriba, disse-lhe: Mestre, seguir-te-ei para onde quer que fores.

v. 20 E Jesus lhe disse: As raposas têm tocas, e as aves do céu têm ninhos, mas o Filho do homem não tem onde deitar a sua cabeça.

Seguir a Jesus pode envolver o sacrifício dos confortos do lar. Jesus é mais que digno de tal sacrifício porque Ele é o Filho do homem.

Este título foi tirado de Dn 7:13-14 onde ele descreveu um regente de origem celestial que haveria de reinar sobre um domínio universal e eterno.

Esta era a auto designação favorita de Jesus. Ela é usada 32 vezes em Mateus.

(Mateus 8:21-22) Jesus pede que o sigam

v. 21 E outro de seus discípulos lhe disse: Senhor, permite-me ir primeiro sepultar meu pai.
v. 22 Mas Jesus disse-lhe: Segue-me, e deixa que os mortos sepultem os seus mortos.

As exigências de Jesus parecem severas para leitores modernos, pois os funerais de hoje atrasariam muito pouco um compromisso de seguir Jesus.

Todavia, os antigos sepultamentos judaicos se estendiam por todo um ano. Um ano após o enterro, o filho mais velho era obrigado a juntar os restos mortais e colocá-los em um ossuário para um segundo sepultamento.

Muitos judeus consideravam o mandamento de honrar pai e mãe como o supremo mandamento, e eles também consideravam o dar aos pais um sepultamento honroso como sua aplicação mais importante.

Jesus insistiu que segui-Lo deveria ser uma prioridade ainda maior. Uma vez que a obrigação para com os pais (Dt 13:5-6), Jesus assumiu uma prerrogativa divina em seu ensino.

(Mateus 8:23-27) Os discípulos decidem segui-lo

v. 23 E, entrando ele no barco, seus discípulos o seguiram.
v. 24 E eis que surgia uma grande tempestade no mar, de modo que o barco foi coberto com as ondas. Ele, porém, dormia.

v. 25 E vindo até ele os seus discípulos, acordaram-no, dizendo: Senhor, salva-nos; estamos perecendo.

v. 26 E ele lhes disse: Por que temeis, Oh! gente de pouca fé? Então, levantando-se, repreendeu os ventos e o mar, e fez-se grande bonança.

v. 27 Mas os homens se maravilharam, dizendo: Que espécie de homem é este, que até os ventos e o mar lhe obedecem?

A autoridade de Jesus sobre os ventos e o mar identificam-No como o Criador e Regente da natureza.

(Mateus 8:28) Os homens possuídos

v. 28  E, tendo chegado ao outro lado, à região dos gergesenos, vieram-lhe ao encontro dois homens possuídos por demônios, que saíam dos sepulcros; tão ferozes eram que nenhum homem podia passar por aquele caminho.

Manuscritos antigos de Mateus descrevem este evento como ocorrendo na região dos gadarenos. Em contraste, manuscritos antigos de Marcos e Lucas o descrevem como ocorrendo na “região dos gerasenos”.

Gadara e Gerasa estavam localizadas na mesma província. A luz disso, as diferentes leituras significam muito pouco, e elas provavelmente surgiram por conta de erros de transcrição antes que por discordância entre os textos originais dos Evangelhos.

Estas regiões eram terras gentílicas, como confirmado pela grande manada de porcos nas imediações. Os sepulcros eram covas fúnebres nas quais fugitivos por vezes se escondiam.

A presença dos possuídos por demônios entre os sepulcros indica sua obsessão por coisas profanas e impuras.

(Mateus 8:29) O filho de Deus

v. 29 E eis que clamaram, dizendo: Que temos nós contigo, Jesus, Filho de Deus? Vieste aqui atormentar-nos antes do tempo?

Enquanto discípulos de Jesus eram vagarosos para reconhecer Sua filiação divina, os demônios não o eram.

Jesus foi primeiro identificado como Filho de Deus pelo Pai por ocasião de Seu batismo (Mt 3:17). Mais tarde, Satanás reconheceu a filiação divina de Jesus (Mt 4:3).

Agora, os demônios reiteraram a identidade de Jesus. Filho de Deus era um título messiânico tirado de Sl 2:7. Os demônios também reconheceram Jesus como aquele que haveria de julgá-los e puni-los.

(Mateus 8:30-32) A manada de porcos

v. 30 E havia a uma boa distância deles uma manada de muitos porcos alimentando-se.
v. 31 Assim os demônios imploraram-lhe, dizendo: Se nos expulsas, permite-nos que entremos naquela manada de porcos.

v. 32 E ele lhes disse: Ide. E, saindo eles, entraram na manada dos porcos; e eis que toda aquela manada de porcos desceu violentamente pela encosta no mar, e pereceu nas águas.

Não mais podendo continuar sua obra destrutiva e violenta na vida desses dois homens, os demônios pediram permissão para entrar na manada de porcos onde a natureza enganadora e aniquiladora foi mostrada com toda a clareza na destruição insensata de toda a manada. Aqui está um quadro do objetivo último de Satanás para o mundo.

(Mateus 8:33-34) A destruição do rebanho por espíritos

v. 33 Os que guardavam os porcos, foram pelo seu caminho para a cidade, e contaram tudo o que acontecera aos possuídos pelos demônios.

v. 34 E eis que toda aquela cidade saiu ao encontro de Jesus, e, vendo-o, rogaram-lhe que se retirasse da sua região.

Os gentios da cidade próxima podem ter pensado que Jesus pessoalmente destruíra o rebanho como uma declaração contra a idolatria e a impureza gentílicas, e eles naturalmente temeram a destruição de outros rebanhos de valor (ver nota no v. 28).

5 importantes lições que podemos aprender em Mateus 8

  1. O Poder de Jesus sobre a Doença: Este capítulo destaca o poder de cura de Jesus, demonstrando que Ele tem autoridade sobre todas as enfermidades e doenças. Isso nos lembra que podemos confiar em Jesus para nos curar física e espiritualmente.
  2. A Importância da Fé: Em várias ocasiões, Jesus elogia a fé das pessoas que buscaram Sua ajuda. Isso nos ensina que a fé é essencial para receber as bênçãos de Deus e para testemunhar milagres em nossas vidas.
  3. O Chamado ao Discipulado: Quando Jesus chama seus discípulos, Ele os convida a segui-lo sem olhar para trás. Isso nos lembra da importância de colocar Jesus em primeiro lugar em nossas vidas e estar dispostos a abandonar tudo por amor a Ele.
  4. O Domínio de Jesus sobre a Natureza: Jesus acalma uma tempestade no mar, mostrando seu controle sobre a natureza. Isso nos ensina que podemos confiar em Jesus em meio às adversidades da vida, sabendo que Ele tem o poder de acalmar as tempestades que enfrentamos.
  5. O Chamado à Obediência: Ao curar o servo do centurião, Jesus elogia a grande fé do centurião, que reconhece a autoridade de Jesus e confia em Sua palavra. Isso nos lembra da importância de obedecer aos mandamentos de Jesus e confiar em Sua autoridade em todas as áreas de nossas vidas.

Conclusão

Portanto, os milagres de Jesus são incríveis, mas todos eles têm algo em comum: a fé. Sem a fé de todos aqueles que foram curados, nada daquilo poderia acontecer, diante disso, temos que acreditar e ter fé no Senhor Jesus e nas suas obras.

Quando os discípulos pensaram que tinham visto tudo, viram algo maravilhoso. Durante a tempestade, Jesus acordou e ordenou que o vento e o mar se acalmassem, e assim aconteceu.

Mateus 8 estudo.

Sobre o Autor

Olá, me chamo Lázaro Correia, sou Cristão, formado em Teologia e apaixonado pela Bíblia. Aqui no Blog você vai encontrar diversos estudos Bíblicos e muito conteúdo sobre vida Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *