Mateus 9 Estudo: A Cura e o Perdão

Em Mateus 9, veremos que são relatadas as diversas curas e perdões por parte de Jesus Cristo, o autor conta como algumas pessoas trouxeram paralíticos a Jesus para que ele pudesse curá-lo.

Porém, antes de proclamar a cura, o Senhor declarou que os pecados do homem haviam sido perdoados. Isso desagradou os advogados, que acusaram cuidadosamente Jesus de blasfêmia porque só Deus pode perdoar pecados.

Advertisement

Além disso, Jesus sabia o que todos nós pensávamos e provou sua autoridade, ele ordenou ao homem que se levantasse e andasse, e foi assim que aconteceu.

Contexto histórico

De acordo com o contexto, Mateus era filho do cobrador de impostos Alfeu, também chamado Levi, os nomes duplos são comuns entre os judeus, então não há dúvida de que Levi e Mateus são a mesma pessoa.



Além disso, Levi provavelmente mudou seu nome para Mateus quando se tornou discípulo de Jesus. Mateus poderia ser responsável por cobrar pedágios comerciais ou impostos de pesca no Mar da Galiléia com enormes taxas arrebatadas de galileus em dificuldades. Acompanhe a seguir o estudo completo de Mateus 9.

(Mateus 9:1) A ida à cidade

v. 1 E, entrando no barco, passou para o outro lado, e chegou à sua cidade.

Cafarnaum era a sua cidade, o centro de operações de Seu ministério (ver nota em Mt 4:13).

(Mateus 9:2) O paralítico

v. 2 E eis que lhe trouxeram um homem paralítico, deitado em um leito; e Jesus, vendo a fé deles, disse ao paralítico: Filho, tem bom ânimo, teus pecados são perdoados. 

Advertisement

Em outra parte, Jesus sustentou que a enfermidade não é necessariamente uma consequência direta do pecado de uma pessoa (Jo 9:1-3).

Vendo a deles implica que a fé pessoal (“deles” incluía a paralítico e seus amigos) era necessário para se receber a cura e o perdão de Jesus. Para a associação de fé pessoal com os milagres de Jesus, ver os versículos 22,28-29 – Mt 8:13.

No capítulo 9, Jesus curou pessoas, e eram elas: um paralítico (v. 1-8), dois cegos (v. 27-31), e uma pessoa que não podia falar (v. 32-34).

Uma audiência judaica que conhecesse as profecias do antigo testamento reconheceria estes milagres como o cumprimento de Is 35:5-6.


Quer Pregar Com Conhecimento Bíblico Profundo, Dominando a Oratória, com boa Dicção, Citando Versículos de Memória, sem Timidez e com total Eloquência?
(Clique Aqui e Sabia Mais)


(Mateus 9:3) Os escribas

v. 3 E eis que, alguns dos escribas disseram consigo: Este homem blasfema.

Os escribas era uma corporação de estudiosos qualificados na cópia e interpretação do antigo testamento. Eles se viam como os guardiões das tradições judaicas.

Advertisement

Os escribas consideraram o pronunciamento que Jesus fez de perdão como sendo blasfemo, porquanto só Deus pode perdoar pecados. Ao afirmar este direito divino, Jesus colocou-se como Deus (Mc 2:7).

(Mateus 9:4) O Senhor conhece todos os nossos pensamentos

v. 4 Mas Jesus, conhecendo-lhes os pensamentos, disse: Por que pensais mal em vossos corações?

A capacidade de Jesus de conhecer os pensamentos secretos dos escribas implica conhecimento sobrenatural.

(Mateus 9:5) O Senhor perdoa e cura

v. 5 Pois, o que é mais fácil, dizer: Os teus pecados são perdoados; ou dizer: Levanta-te e anda?

Jesus provou Sua autoridade para perdoar pecados ao remover as consequências físicas do pecado.


⚠️ Receba Estudos Exclusivos no Whatsapp:


(Mateus 9:6) O poder do filho do homem

v. 6 Mas, para que saibais que o Filho do homem tem poder sobre a terra para perdoar pecados (ele disse então ao paralítico): Levanta-te, toma o teu leito, e vai para tua casa.

Jesus associou Sua autoridade para perdoar pecados à Sua identidade como Filho do homem (ver nota em Mt 8:20).

Embora os judeus do primeiro século não associassem perdão de pecado ao Messias, Is 53 mostrava que o Messias oferecia o sacrifício que realizaria a expiação pelos pecados de todos. Mateus faz alusão a isso em Mt 8:17 (ver também Mt 20:28).

(Mateus 9:7-8) A glorificação de Deus

v. 7 E ele levantando-se, foi para sua casa.
v. 8 Mas a multidão, vendo isso, maravilhava-se, e glorificaram a Deus, que dera tal poder aos homens.

Advertisement

Embora outros indivíduos não compartilhem da autoridade de Jesus para perdoar pecados, Jesus conferiu à autoridade aos Seus discípulos para curar doenças e enfermidades (Mt 10:1).

O assombro da multidão mostra que os escribas eram incapazes de realizar tais milagres mesmo reivindicando ser porta-vozes autorizados de Deus.

(Mateus 9:9-10) Mateus segue a Jesus

v. 9 E passando Jesus dali, viu assentado na coletoria um homem, chamado Mateus, e disse-lhe: Segue-me. E ele, levantando-se, o seguiu.

Textos paralelos (Lc 5:27) identificam este coletor de impostos como sendo Levi. Muitos judeus tinham dois ou três nomes.

Mateus significa “Dádiva de Yahweh”, e isso pode ter sido um apelido dado por Jesus a Levi (Mt 16:17-18) para fazê-lo lembrar que sua conversão e chamado era dádivas de Deus. Muitos intérpretes acreditam que este versículo identifica Mateus como o autor deste Evangelho.

(Mateus 9:11) Os fariseus questionam sobre os republicanos

v. 11 E os fariseus, vendo isso, perguntaram aos seus discípulos: Por que come o vosso Mestre com os publicanos e pecadores?

Os publicanos eram odiados por muitos judeus do primeiro século porque serviam ao governo romano opressor e muitas vezes abusavam de sua autoridade para seu próprio ganho financeiro.

(Mateus 9:12-13) Jesus vê a necessidade de quem precisa

v. 12 Jesus, porém, ouvindo isso, disse-lhes: Os sãos não têm necessidade de médico, mas sim os que estão enfermos.

v. 13 Ide, pois, e aprendei o que significa isto: Eu quero misericórdia, e não sacrifício; porque eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores ao arrependimento.

Oseias 6:6 é um texto importante em Mateus, já que é citado duas vezes (ver Mt 12:7). Em seu contexto original, o versículo queria dizer que o sacrifício não asseguraria expiação para alguém que buscasse a misericórdia de Deus, mas não a estendesse aos outros.

Jesus muitas vezes insistiu em que aqueles que buscam o perdão do Senhor devem também oferecê-lo aos outros (Mt 6:14).

As duas citações de Os 6:6 são as únicas ocasiões em que Mateus usa o termo sacrifício. Em outras partes, quando se refere ao sacrifício, ele usa o termo “oferta” (Grego. doron).

Isso é apropriado porque a morte de Jesus foi o único sacrifício verdadeiro que garantiu a expiação dos pecados (Mt 8:17).

Mateus desejava que cristãos judeus, que continuavam a praticar rituais no templo, considerassem seus sacrifícios como ofertas que expressam gratidão pelo perdão já recebido por meio de Jesus, e não como atos que efetuam expiação.

(Mateus 9:14-15) Questionamentos sobre o jejum

v. 14 Então vieram ter com ele os discípulos de João, dizendo: Por que nós e os fariseus jejuamos com frequência, mas os teus discípulos não jejuam?

v. 15 E disse-lhes Jesus: Podem os convidados do noivo estar de luto, enquanto o noivo está com eles? Mas dias virão, em que lhes será tirado o noivo, e então hão de jejuar.

A presença do Messias deu aos discípulos uma alegria irreprimível, e ela era inconsistente com o jejum.

(Mateus 9:16-17) Devemos remendar apenas o  que precisa ser remendado

v. 16 Nenhum homem põe remendo de pano novo em roupa velha, porque o remendo rompe a roupa, e faz-se pior a rotura.

v. 17 Nenhum homem coloca vinho novo em odres velhos; do contrário os odres se rompem, o vinho se derrama, e os odres se perdem; mas coloca-se vinho novo em odres novos, e assim ambos se conservam.

As imagens de um remendo contraindo-se e rasgando uma roupa que pretendia reparar e de uma frágil vasilha de couro (odre) rompendo-se por causa dos gases liberados pela fermentação do vinho descrevem a incompatibilidade entre o ensino tradicional judaico e o ensino de Jesus.

(Mateus 9:18-20) Jesus continua fazendo seus milagres

v. 18 Enquanto ele ainda lhes dizia essas coisas, eis que chegou um certo governante e o adorou, dizendo: Minha filha faleceu agora mesmo; mas venha e impõe tua mão sobre ela, e ela viverá.

v. 19 Levantando-se, pois, Jesus, o seguiu, e também foram os seus discípulos.

v. 20 E eis que uma mulher que havia já doze anos, padecia de um fluxo de sangue, chegando-se por detrás dele, tocou na orla de sua veste.

A condição desta mulher a deixava permanentemente impura (Lv 25:15-31 – Is 64:6). A penalidade por entrar no templo enquanto a pessoa estivesse impura variava desde 40 chicotadas até a morte por apedrejamento.

A orla presa nos quatro cantos do manto exterior era prescrita em Nm 15:38-39 e Dt 22:12 como um lembrete dos mandamentos de Deus.

(Mateus 9:21-24) Jesus cura através da fé

v. 21 Pois ela dizia consigo: Se eu tão somente tocar a sua veste, eu ficarei sã.

A presença lamentadores e “instrumentistas” v. 12, indica que a menina tinha morrido há algum tempo e que seu funeral já havia começado.

A palavra dorme implica que a morte é um estado do qual os cristãos serão despertados na ressurreição (1Ts 4:13-14).

(Mateus 9:25-27) Filho de Davi

v. 25 Mas quando as pessoas foram colocadas para fora, ele entrou, a tomou pela sua mão, e a menina se levantou.

Sobre o significado de Filho de Davi, ver nota em Mt 1:1. A cura dos cegos recorda Is 35:5-6 e confirma a identidade de Jesus como Messias.

(Mateus 9:28-29) A fé e os milagres

v. 28 E, quando ele chegou à casa, os homens cegos se aproximaram dele; e Jesus perguntou-lhes: Credes vós que eu possa fazer isto? Disseram-lhe: Sim, Senhor.
v. 29 Então ele tocou nos seus olhos, dizendo: conforme a vossa fé vos seja feito.

Sobre o relacionamento entre a e os milagres de cura de Jesus, ver nota no v. 2.

(Mateus 9:30-32) Outros milagres

v. 30 E seus olhos foram abertos; e Jesus rigorosamente lhes ordenou, dizendo: Vede para que nenhum homem saiba isto

v. 31 Mas eles, saindo, espalharam a sua fama por toda aquela terra.
v. 32  Enquanto eles saíam, eis que lhe trouxeram um homem mudo possuído por um demônio.

A cura de um homem mudo recorda Is 35:5-6 e confirma a identidade de Jesus como Messias (ver notas em v. 2 e 27).

(Mateus 9:33-34) Jesus expulsa os demônios

v. 33 E, o demônio sendo expulso, o mudo falou; e as multidões se maravilharam, dizendo: Nunca se viu algo assim em Israel.

v. 34 Os fariseus, porém, diziam: Ele expulsa os demônios pelo príncipe dos demônios.

Em razão de não poderem negar os repetidos exorcismos de Jesus, os fariseus tentaram rejeitá-los como evidência do pacto de Jesus com Satanás. Jesus mais tarde mostrou o quão injusta era essa acusação (Mt 12:25-32).

(Mateus 9:35) Jesus andou por todas as aldeias

v. 35 E Jesus foi por todas as cidades e aldeias, ensinando nas suas sinagogas, pregando o evangelho do reino, e curando todas as enfermidades e todas as doenças entre o povo.

Sobre o ministério de Jesus na região da Galileia. Estes dois versículos muito semelhantes colocam entre parênteses Mt 4:23 como uma unidade literária singular.

(Mateus 9:36) A multidão segue Jesus

v. 36 E, ele vendo as multidões, moveu-se com compaixão delas, porque estavam exaustas e dispersas, como ovelhas que não têm pastor.

As palavras como ovelhas que não tem pastor recordam Ez 34. Elas implicam que a condição espiritual de Israel refletia as falhas de seus pastores espirituais.

Ao mostrar compaixão pelas ovelhas abusadas e negligenciadas do rebanho de Deus, Jesus identificou-se como o Pastor do povo de Deus, o Senhor e Servo de Davi (Ez 34:11-16).

(Mateus 9:37-38) O Senhor da seara

v. 37 Então ele disse aos seus discípulos: A seara verdadeiramente é grande, mas poucos são os trabalhadores.

v. 38 Orai, pois, ao Senhor da seara, que envie trabalhadores para a sua seara.

Ao enviar os Doze em Mt 10:5, Jesus identificou-se como o Senhor da seara. Uma vez que textos do antigo testamento e paralelos rabínicos apresentavam Yahweh como o Senhor da colheita em descrições do julgamento escatológico (Is 18:4-5), esta identificação implica fortemente a divindade de Jesus (Mt 3:11-12).

5 importantes lições que podemos aprender em Mateus 9

  1. O poder de cura de Jesus: Neste capítulo, Jesus demonstra seu poder de curar enfermidades físicas e espirituais, mostrando que ele é capaz de restaurar a saúde tanto do corpo quanto da alma.
  2. A importância da fé: Em várias ocasiões, Jesus destaca a importância da fé para receber cura e perdão. Ele elogia a fé da mulher que tocou em sua vestimenta e a fé dos amigos que trouxeram o paralítico.
  3. A compaixão de Jesus pelos pecadores: Jesus não apenas cura enfermidades físicas, mas também perdoa pecados e demonstra compaixão pelos pecadores, mostrando que veio para salvar aqueles que estão perdidos.
  4. A oposição dos fariseus: Este capítulo também destaca a oposição dos fariseus e líderes religiosos a Jesus, que questionam sua autoridade e criticam suas ações de cura e perdão.
  5. O chamado para seguir Jesus: Mateus narra a chamada de Mateus para seguir Jesus e se tornar um de seus discípulos, destacando que o convite de Jesus se estende até mesmo aos pecadores e excluídos da sociedade.

Conclusão

Portanto, Jesus foi muito claro e então explicou o significado de sua vinda à terra e o propósito de sua missão: “Não vim chamar justos, mas pecadores”.

Após isso, os discípulos de João Batista questionaram que os discípulos de Jesus não jejuavam regularmente de uma maneira particular.

O mestre respondeu que era o resultado de sua própria presença com eles, mas chegaria o dia em que teriam que jejuar. Ele estava se referindo ao dia de sua crucificação e retorno ao céu.

Mateus 9 estudo.

Sobre o Autor

Olá, me chamo Lázaro Correia, sou Cristão, formado em Teologia e apaixonado pela Bíblia. Aqui no Blog você vai encontrar diversos estudos Bíblicos e muito conteúdo sobre vida Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *