Mateus 17 Estudo: A Transfiguração do Senhor Jesus

Em Mateus 17, Jesus sobe a montanha com alguns de seus discípulos, especialmente Pedro, Tiago e João e lá eles testemunharam a transfiguração do Senhor.

Quando uma luz brilhante os cercou, e Moisés e Elias apareceram e aqui estão os representantes da Lei e dos Profetas, e da Nova Era, a graça que começa com Cristo.

Advertisement

 Finalmente, uma nuvem de glória veio sobre eles, e a voz do Pai clamou: “Este é o meu Filho amado, e eu me comprazo nele. Ouçam-no”.

Contexto histórico

De acordo com o contexto, o Evangelho de Mateus, Jesus trouxe o reino de Deus à terra e por meio de sua morte e ressurreição chamou seus discípulos para um novo modo de vida. Acompanhe a seguir o estudo de todos os versículos de Mateus 17.



(Mateus 17:1) Jesus e os discípulos partem para o monte

v. 1 E, seis dias depois, tomou Jesus consigo a Pedro, e a Tiago, e a João, seu irmão, e os conduziu à parte a um alto monte,

A referência a seis dias indica a rapidez do cumprimento da promessa de Jesus em (Mt 16:28), mas pode também traçar um paralelo entre a transfiguração de Jesus e a revelação que Deus fez de si mesmo a Moisés em (Êx 24:13-18).

Outros paralelos incluem a referência a uma nuvem, uma luz brilhante, um monte, e a separação de um pequeno número de homens a partir de um grupo maior.

A face de Moisés brilhou imensamente depois de seu encontro com Deus (Êx 34:29-35), assim a transfiguração de Jesus serviu para identificá-lo como o novo Moisés.

Advertisement

Isto parece confirmado pelas palavras escutai-o que ecoa (Dt 18:15), um texto da profecia de um profeta como Moisés.

Sobre o tema do novo Moisés, ver notas em (Mt 2:15). Todavia, a descrição de Jesus transcende as descrições do Antigo Testamento de Moisés glorificado.

Em (Êx 34:29-35), somente a face de Moisés ficou resplandecente e este brilho foi ocultado por seu véu. A face de Jesus teve um brilho glorioso demais para ser ocultado e as suas vestes estavam brancas como a luz.

Descrição de Jesus nesse versículo

A descrição de Jesus compara-se á descrição do Ancião de Dias em (Dn 7:9-10) e mostra que Jesus possuía a glória de Seu Pai (Mt 16:27).


Quer Pregar Com Conhecimento Bíblico Profundo, Dominando a Oratória, com boa Dicção, Citando Versículos de Memória, sem Timidez e com total Eloquência?
(Clique Aqui e Sabia Mais)


A presença de Moisés e Elias indicam que as condições necessárias para a vinda do Messias tinham sido cumpridas (Dt 18:15-19).

O pedido de Pedro para construir tabernáculos injustamente sugeriu igual tratamento para Jesus e Seus convidados.

Advertisement

A voz do Pai vinda do céu mostrou a superioridade de Jesus em relação a Moisés e Elias. Jesus é o amado filho de Deus, o objeto de Seu agrado, e o foco dos verdadeiros discípulos.

Deus falou do céu somente duas vezes em Mateus, nas duas ocasiões para expressar Seu amor por Jesus e Seu prazer em Suas obras (Mt 3:17).

Sobre o significado de Filho. A reação dos discípulos é compreensível, pois o Antigo Testamento mostra que encontros diretos com Deus inspiram medo (Is 6:1-5).

(Mateus 17:2-9) Jesus transfigura-se na frente de todos

v. 2 e transfigurou-se diante deles; e a sua face resplandeceu como o sol, e as suas vestes estavam brancas como a luz.

v. 3 E eis que lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele.
v. 4 Então, respondendo Pedro, disse a Jesus: Senhor, é bom estarmos aqui; se queres, façamos aqui três tabernáculos, um para ti, um para Moisés, e um para Elias.


⚠️ Receba Estudos Exclusivos no Whatsapp:


v. 5 E, enquanto ainda falava, eis que uma nuvem luminosa os cobriu. E da nuvem saiu uma voz que dizia: Este é o meu amado Filho, em quem me comprazo; escutai-o.

v. 6 E os discípulos, ouvindo isso, caíram sobre as suas faces, e temeram muito.
v. 7 E, vindo Jesus, tocou-os e disse: Levantai-vos, e não temais.

v. 8 E, eles levantando os seus olhos, não viram a nenhum homem, senão só a Jesus.
v. 9 Enquanto desciam do monte, Jesus lhes ordenou, dizendo: A nenhum homem conteis a visão, até que o Filho do homem seja ressuscitado dentre os mortos.

Os discípulos só poderiam relatar a transfiguração após a ressurreição, quando a natureza do reinado messiânico de Jesus ficasse clara. Esta é a terceira menção que Jesus faz de sua ressurreição neste Evangelho.

Advertisement

(Mateus 17:10-13) Jesus realiza esclarecimentos aos discípulos

v. 10 E os seus discípulos perguntaram-no, dizendo: Por que dizem então os escribas que Elias deverá vir primeiro?
v. 11 E Jesus, respondendo, disse-lhes: Em verdade Elias virá primeiro, e restaurará todas as coisas.

v. 12 Mas eu vos digo que Elias já veio, e eles não o reconheceram, mas fizeram-lhe tudo o que quiseram. Assim eles farão também sofrer o Filho do homem.
v. 13 Então compreenderam os discípulos que lhes falara de João, o Batista.

A opinião dos escribas foi motivada por (Ml 4:5). João Batista foi o cumprimento da profecia de Elias uma vez que seu ministério teve muitas similaridades ao de Elias. Ver nota em (Mt 3:1).

(Mateus 17:14-16) A multidão se aproxima do Senhor

v. 14 E, chegando à multidão, aproximou-se dele certo homem, ajoelhando-se diante dele, disse:
v. 15  Senhor, tem misericórdia de meu filho; pois é lunático e padece muito; porque muitas vezes cai no fogo, e muitas vezes na água.
v. 16 E eu o trouxe aos teus discípulos, mas não puderam curá-lo.

Tal como os homens sábios (Mt 2:11), o leproso (Mt 8:2), o pai da filha falecida (Mt 9:18) e os discípulos de Jesus (Mt 14:33), este pai adorou Jesus (Mt 4:10).

Os ataques eram provavelmente o resultado de epilepsia. A epilepsia é distinguida da possessão demoníaca em (Mt 4:24).

Contundo, Jesus reconheceu neste raro caso que os ataques resultavam da atividade demoníaca. As aparentes tendências suicidas descritas no versículo 15 mostram a influência destrutiva dos demônios.

(Mateus 17:17-18) Geração incrédula

v. 17 E Jesus, respondendo, disse: Ó geração incrédula e perversa! Até quando eu estarei contigo? Até quando vos suportarei? Trazei-mo aqui.

v. 18 E, repreendeu Jesus o demônio, que saiu dele; e desde aquela hora ficou o menino curado.

A descrição que Jesus faz de Seus próprios discípulos como uma geração incrédula e perversa é semelhante á Sua descrição dos líderes judeus que O rejeitavam (Mt 11:16).

(Mateus 17:19-21) Os discípulos fazem questionamentos ao Senhor

v. 19 Então os discípulos, aproximando-se de Jesus em particular, disseram: Por que nós não pudemos expulsá-lo?

v. 20 E Jesus disse-lhes: Por causa de vossa incredulidade; pois na verdade eu vos digo que, se vós tiverdes fé como um grão de semente da mostarda, direis a esta montanha: Remova daqui para aquele lugar, e será removido; e nada será impossível para vós. 

v. 21 Mas essa espécie não se expulsa senão pela oração e pelo jejum.

Mover um monte era uma metáfora para a realização de uma tarefa impossível (1Co 13:2). Nada daquilo que Cristo autoriza que Seus seguidores façam será possível.

O versículo 21 não aparece nos mais antigos e melhores manuscritos de Mateus. Provavelmente, ele foi incorporado com o texto paralelo em (Mc 9:29).

(Mateus 17:22-23) A profecia sobre Jesus

v. 22 Enquanto permaneciam eles na Galileia, disse-lhes Jesus: O Filho do homem será traído nas mãos dos ­homens.
v. 23 E matá-lo-ão, e ao terceiro dia ressuscitará. E eles se entristeceram grandemente.

Esta é a quarta predição que Jesus faz de Sua morte em Mateus (Mt 16:21). Cada predição acrescenta detalhes adicionais. Esta profecia acrescenta que Jesus será entregue nas mãos dos homens por um ato de traição.

(Mateus 17:24) Questionamentos acerca dos tributos

v. 24 E vindo eles para Cafarnaum, aproximaram-se de Pedro os que recebiam tributos, e perguntaram: O vosso mestre não paga tributos?

Sobre Cafarnaum, (Mt 4:13). Os tributos eram coletados de todo judeu do sexo masculino acima de 20 anos de idade e usado para a conservação do templo de Jerusalém (Êx 30:13).

Este episódio é registrado somente em Mateus e provê evidência para a data anterior a 70 d.C. de Mateus. Ver “Data” na introdução a Mateus.

(Mateus 17:25-26) Jesus alerta a Pedro

v. 25 Disse ele: Sim. E quando entrou na casa, Jesus o preveniu, dizendo: O que tu pensas, Simão? De quem cobram os reis da terra o tributo ou imposto? Dos seus próprios filhos, ou dos estrangeiros?

v. 26 E Pedro lhe disse: Dos estrangeiros. Disse-lhe Jesus: Então os filhos são isentos. 

Desde que os discípulos de Jesus eram filhos do verdadeiro Rei, eles estavam isentos da obrigação de sustentar o templo.

Isto tinha enormes implicações para os judeus cristãos. Se os impostos do templo não eram mais obrigatórios, os sacrifícios e as demais ofertas também deviam ser opcionais agora. Ver a discussão da visão de Mateus do sacrifício em “Data” na Introdução a Mateus.

(Mateus 17:27) Que lances o anzol ao mar

v. 27 Mas, para que não os ofendamos, vai ao mar, lança o anzol, e toma o primeiro peixe que subir; e abrindo-lhe a sua boca, encontrarás um estáter; toma-o, e dai-o por mim e por ti.

Apesar de Jesus insistir em que a taxa do templo não era obrigatória para Seus discípulos. Ele alegremente a pagou para evitar ofender Seus contemporâneos judeus.

Sua ação proporcionou um importante modelo para os cristãos que mais tarde lidaram com questões rituais na igreja primitiva (Rm 14:13-23).

Vários textos antigos se referem a pescadores descobrindo itens valiosos dentro de peixes.

Por intermédio de um conhecimento sobrenatural, Jesus sabia que um peixe tinha engolido uma quantidade dinheiro que era suficiente para pagar o imposto.

Ele também exerceu autoridade sobre a natureza, assegurando que o peixe iria engolir a isca que Pedro oferecia.

5 principais lições que aprendemos no estudo de Mateus 17

  1. A Transfiguração de Jesus: A transfiguração revela a glória divina de Jesus e confirma Sua identidade como o Filho de Deus. Isso nos lembra da importância de reconhecer e adorar a Jesus como Senhor.
  2. A Fé e a Oração: A incapacidade dos discípulos de expulsar o demônio ressalta a necessidade de uma fé forte e uma vida de oração constante. Isso nos ensina sobre a importância da fé e da comunhão com Deus para enfrentar os desafios espirituais.
  3. O Poder da Fé do Tamanho de um Grão de Mostarda: Jesus compara a fé do tamanho de um grão de mostarda ao poder de mover montanhas. Isso nos encoraja a cultivar uma fé simples e genuína, confiando no poder de Deus para realizar o impossível.
  4. A Importância da Humildade e do Serviço: Jesus ensina sobre a verdadeira grandeza no Reino de Deus, destacando a humildade e o serviço como características fundamentais. Isso nos desafia a buscar a humildade e a servir uns aos outros com amor e generosidade.
  5. O Pagamento do Imposto do Templo: O episódio do pagamento do imposto do templo ressalta a responsabilidade de cumprir as obrigações civis e financeiras. Isso nos lembra da importância de vivermos como cidadãos responsáveis e contribuir para o bem-estar da sociedade em que vivemos.

Conclusão

Portanto, alguns grupos propuseram forçar Jesus a ser rei, e se a notícia for divulgada, podem ser outros que propuseram fazer Jesus rei.

Além disso, a transfiguração foi um antegozo do reino, mas os discípulos ficaram intrigados e vários ensinam que Elias deve retornar antes que o Messias venha.

No entanto, Jesus explicou que Elias deveria de fato fixar todos os princípios, mas Elias veio à imagem de João Batista e seu ministério não foi aprovado.

Mateus 17 estudo.

Sobre o Autor

Olá, me chamo Lázaro Correia, sou Cristão, formado em Teologia e apaixonado pela Bíblia. Aqui no Blog você vai encontrar diversos estudos Bíblicos e muito conteúdo sobre vida Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *